Lugares para conhecer

Dia de São João Batista: celebrações e tradições pelo Brasil

21 de junho de 2023

Uma das festas mais animadas e esperadas do ano é o Dia de São João Batista, comemorado em 24 de junho. É uma celebração tão significativa que São João quase virou sinônimo de festa junina, principalmente no Nordeste. 

Para homenagear o Dia de São João, o Conexão123 reuniu curiosidades sobre o Santo Festeiro e dicas de destinos para comemorar a data.

Conheça com o Conexão123

São João Batista, o Santo Festeiro

São João Batista é conhecido como o “Santo Festeiro” devido às grandes festas juninas que acontecem em sua homenagem. Essas celebrações são marcadas por fogueiras, danças, comidas típicas e muita alegria. O Dia de São João Batista é comemorado em 24 de junho e as festividades se estendem por todo o mês, fazendo parte das chamadas “festas juninas”.

Festas juninas: saiba mais sobre o Dia de São João Batista | Fogueira de São João | Conexão123

As fogueiras são típicas nas festas de São João Batista

São João Batista é considerado o último dos grandes profetas de Israel e o primeiro a testemunhar publicamente sobre Jesus Cristo, na tradição cristã. Ele desempenhou importante papel na história bíblica ao anunciar a vinda de Jesus e iniciar o batismo como um símbolo de arrependimento e perdão dos pecados. Daí vem o nome: João Batista, aquele que batizava. 

Destinos para curtir o Dia de São João Batista

O Dia de São João é a segunda das três datas dedicadas aos santos homenageados nas festas juninas. O primeiro é Santo Antônio, no dia 13/6 e o terceiro é São Pedro, em 29/6. Por isso, o período é conhecido como festas juninas.

As festas juninas conquistam os foliões pela culinária típica, brincadeiras e quadrilhas, que ganham destaque com as músicas tradicionais, como o clássico “Olha Pro Céu”, de Luiz Gonzaga: “Foi numa noite igual a esta que tu me deste o coração. O céu estava assim, em festa, pois era noite de São João”.  

Alguns destinos no Brasil se destacam pela animação e tamanho das celebrações, que duram, pelo menos, 30 dias e são chamadas de Festas de São João. Entre elas estão as festas de São João de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN) e São Luís (MA). 

E todas as cidades gostam de afirmar que fazem o “maior São João do mundo”. Vamos conhecê-las melhor a seguir!

São João de Campina Grande (PB)

A festa junina de Campina Grande, na Paraíba, se define como o maior São João do mundo e, anualmente, leva muita música, dança e comidas típicas aos mais de 2 milhões de foliões que curtem o evento, que tem duração de 31 dias e muitos shows.

As apresentações de Elba Ramalho, Aviões do Forró, Wesley Safadão e muitos outros artistas consagrados já são tradição e acontecem no palco montado no Parque do Povo. Nesse espaço de 40 mil metros quadrados também acontecem as competições de quadrilhas. Elas são realizadas em uma estrutura chamada “Pirâmide”, um ambiente com decoração colorida de bandeirinhas.

São João de Caruaru (PE)

O São João de Caruaru, em Pernambuco, é nacionalmente conhecido por ser uma das maiores e melhores festas juninas do país. E não é à toa: durante 65 dias, Caruaru se transforma na “Capital do Forró”. A festa é tão grande que os pernambucanos a chamam de “o maior e melhor São João do Mundo”! 

O evento acontece desde 1984. Centenas de artistas locais e nacionais se apresentam em palcos montados pelas cidades, os chamados polos juninos: o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga (o principal), o Polo Cultural da Estação Ferroviária, o Alto do Moura e o polo itinerante pela zona rural do município, batizado de São João na Roça.

Entre os artistas que se apresentam no São João de Caruaru estão: João Gomes, Ana Castela, Zezé Di Camargo, Capim com Mel, Mastruz com Leite, Raí Saia Rodada e Joelma.

São João de Mossoró (RN)

O Mossoró Cidade Junina é o principal evento do São João de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e uma das maiores festas juninas nordestinas. As comemorações acontecem nos polos espalhados pela capital potiguar: Estação das Artes, Cidadela, Igreja de São João, Circo do Forró, Poeta Antônio Francisco e o Arraiá do Povo.

Além dos espaços com atrações musicais, o São João de Mossoró conta com festivais culturais, como o “Festival Independente de Quadrilhas Juninas”, reunindo grupos de diversas partes do Brasil. 

Para se ter ideia do tamanho do evento no São João de Mossoró, a expectativa da prefeitura é que o público deste ano chegue a 1 milhão de foliões e que as festas no município movimentem R$ 140 milhões na economia local, em 2023.  

São João em São Luís (MA)

A festa junina no estado do Maranhão começa no dia 1º de junho e segue até o fim de julho. Mas antes mesmo da abertura oficial, já acontecem festejos de “esquenta” na capital e no interior, o que coloca o São João no Maranhão como uma das maiores festas do Brasil! 

Festas juninas: saiba mais sobre o Dia de São João Batista | São João no Maranhão | Conexão123

No Nordeste, as festas juninas são chamadas de Festas de São João

Além de uma programação repleta de shows gratuitos, o São João do Maranhão conta com uma tradição famosa: o “Bumba meu boi”, uma manifestação artística da cultura popular brasileira que envolve música, dança, teatro e figurinos muito bem produzidos. 

As apresentações do Bumba meu boi durante o São João são festas muito grandes e envolvem comunidades inteiras, que se preparam o ano todo para as a celebração. Os grupos de Bumba meu boi se apresentam em praças, ruas e palcos montados nas cidades maranhenses. 

Os participantes usam trajes muito coloridos, com destaque para as indumentárias de boi, que são ricas em detalhes e enfeitadas com bordados, miçangas e espelhos. As músicas são executadas com instrumentos típicos, como a matraca, a zabumba, o pandeiro e instrumentos de sopro. 

Curiosidades sobre São João Batista

Quando você ouve falar em festa junina, as primeiras imagens que vêm à cabeça são as comidas típicas, bandeirinhas coloridas, a fogueira e as famosas quadrilhas de dançantes.

A tradição das fogueiras nas festas juninas tem origem na história de São João Batista. Segundo a bíblia, sua mãe, Santa Isabel, acendeu uma fogueira para avisar sua prima Maria, mãe de Jesus, sobre o nascimento de João. Sim: João Batista era primo, de segundo grau, de Jesus. Também foi João Batista que batizou Jesus Cristo, no Rio Jordão.

Festas juninas: saiba mais sobre o Dia de São João Batista | São João batizou Jesus | Conexão123

São João Batista batizou Jesus, seu primo, no Rio Jordão

Na noite em que Isabel deu à luz a João Batista, foi erguido um mastro em frente a casa, iluminado com uma grande fogueira. Por isso, surgiu a tradição de acender uma fogueira e de erguer o mastro com a figura de São João durante as festas juninas. 

Além disso, a associação entre fogueiras e São João Batista também tem raízes pagãs. Antes da chegada do cristianismo, muitas culturas antigas celebravam o solstício de verão (no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul) com rituais que envolviam fogueiras. Esses ritos eram realizados para celebrar a fertilidade da terra, afastar os maus espíritos e promover a colheita abundante. 

Com a cristianização dessas tradições, as fogueiras passaram a ser incorporadas às festividades de São João Batista, mantendo-se como um símbolo de celebração e proteção contra influências malignas.

Assim, a associação das fogueiras a São João Batista combina elementos religiosos e culturais, conectando-se à sua história e às tradições folclóricas que cercam as festividades juninas. As fogueiras são consideradas um símbolo de alegria, renovação, purificação e proteção, elementos essenciais para as comemorações dedicadas ao Santo Festeiro.

Como você viu, a tradição de celebrar o Dia de São João é muito forte no Brasil e festas gigantes são montadas todos os anos, com muito entretenimento e comidas deliciosas para experimentar! 

Por isso, se você ficou com vontade de conhecer as festas de São João pelo país, conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas, diárias em hotéis, passagens de ônibus, aluguel de carros e pacotes de viagem, sempre com os melhores preços. Partiu pular a fogueira!

RESPOSTAS123

As festas juninas ou festas de São João fazem referência a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa de São João, no dia 24, comemora o nascimento de João Batista.

A festa de São João Batista é comemorada no dia 24 de junho.

A missão de João Batista era anunciar a chegada do Messias e batizar pessoas no Rio Jordão.