Lugares para conhecer

Lugares para viajar no outono: descubra tesouros escondidos em cinco destinos nacionais

21 de março de 2023

Em 20 de março começa o outono, uma das estações mais encantadoras do ano. Com a queda da temperatura e a mudança das cores das árvores, muitos lugares ganham um charme especial. É a época perfeita para explorar os tesouros escondidos em destinos de natureza, como Paraty, Chapada Diamantina, Pantanal, Chapada dos Veadeiros e Jalapão.

Embora seja baixa temporada, esses destinos oferecem atrações únicas, como cachoeiras, cânions, fauna e flora abundantes, trilhas. Eles podem ser um refúgio ideal para quem busca uma conexão mais profunda com a natureza. 

Venha com o Conexão123 conhecer lugares para viajar no outono pelo Brasil e descubra as maravilhas que esses destinos tem para oferecer.

Você vai ler sobre

Vantagens de viajar no outono

Viajar no outono pode ser uma excelente opção para quem busca uma experiência tranquila, com menos turistas e preços mais em conta. A temperatura amena e a paisagem de tons alaranjados tornam a estação ainda mais atraente. 

A possibilidade de praticar atividades ao ar livre sem se preocupar com o calor intenso do verão ou com as chuvas do inverno é outra vantagem. É possível fazer caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta e outras atividades sem tanto desgaste físico.

Selecionamos cinco destinos para aproveitar o outono, lugares incríveis pelo Brasil para quem busca contato com a natureza. Confira a seguir!

O que fazer em Paraty no outono

Paraty, reconhecida como patrimônio cultural e natural da humanidade pela UNESCO em 2019, fica localizada na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo, tornando possível o acesso a partir de ambos os estados. O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, está a 240 km de distância, enquanto o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, está a 280 km de distância de Paraty.

Durante o outono, a cidade fica mais tranquila, sendo uma ótima oportunidade para explorar as trilhas da região. Uma das mais famosas é o Caminho do Ouro, construído pelas pessoas escravizadas entre os séculos XVII e XIX, tendo como base as trilhas utilizadas pelos indígenas guaianases.

A entrada para o Caminho do Ouro em Paraty encontra-se no bairro Penha, em frente à Igreja da Penha, mas é somente permitido o acesso com guias autorizados, porque o caminho atravessa propriedades privadas. 

Explore a natureza no outono: descubra tesouros escondidos em cinco destinos nacionais | Placa de projeto de revitalização na entrada do Caminho do Ouro em Paraty, no Rio de Janeiro | Conexão123

Entrada para o Caminho do Ouro, Paraty – Rio de Janeiro

Outra ótima opção para o outono em Paraty é fazer trekking pela Cachoeira do Saco Bravo. O percurso apresenta um relevo desafiador, com a necessidade de transpor dois morros. Com trechos íngremes de subida e descida, o trajeto tem 3,2 km (somando 6,4 km ida e volta) e é considerado de nível difícil, exigindo habilidade dos praticantes. 

O que fazer na Chapada Diamantina no outono

Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é um destino perfeito para quem busca contato com a natureza. Situada a 420 km de Salvador, a área ganhou esse nome devido à sua história como um importante centro de extração de diamantes no século XIX.

Durante o outono, o clima do local é ameno, as cachoeiras estão com mais água devido às chuvas de verão e caminhar pelas trilhas fica mais agradável. Entre os pontos turísticos do Parque Nacional, destaca-se o Poço Encantado, uma gruta que abriga um lago de água translúcida. Sua profundidade, que varia de 20 a 60 metros, é nítida graças à transparência da água, e a caverna se estende por 98 metros de comprimento e 49 metros de largura. 

Explore a natureza no outono: descubra tesouros escondidos em cinco destinos nacionais | Águas azuis do Poço Encantado, na Chapada Diamantina - Bahia | Conexão123

O Poço Encantado é uma gruta que abriga um lago de águas azuis translúcidas

A Cachoeira da Fumaça também é ótima nessa estação e pode ser acessada tanto por cima quanto por baixo. A opção mais comum e de fácil acesso é o topo, que oferece uma vista deslumbrante da cachoeira. Já lá embaixo, é possível tomar banho na sua cascata, mas o percurso exige mais esforço físico e tem um total de 36 km, com nível de dificuldade alto. 

O que fazer no Pantanal no outono

O Pantanal é uma das regiões mais preservadas do Brasil e um dos ecossistemas mais ricos do mundo, com uma das maiores planícies alagadas do planeta. Localizado na região centro-oeste do Brasil, ocupando territórios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, se estende por cerca de 210.000 km², sendo aproximadamente 80% de seu território em solo brasileiro, e o restante em território boliviano e paraguaio. 

O outono no Pantanal é uma estação de transição, caracterizada pelo fim do período chuvoso e início da seca. Embora ainda possa haver chuvas e temperaturas elevadas no início do outono, as noites começam a ficar mais frias. É uma época ideal para o ecoturismo no local, permitindo aos visitantes explorarem a rica flora e fauna do Pantanal.

Essa época é uma ótima oportunidade para fazer um safári fotográfico. O passeio é feito em carro adaptado e oferece segurança aos visitantes, permitindo explorar diferentes áreas para avistar as mais variadas espécies de animais. É comum observar tamanduás, jacarés, cervos, antas, capivaras, tatus, lobinhos, queixadas e diversas aves. Se tiver sorte, pode-se ter um encontro com jaguatiricas e a majestosa onça-pintada. 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros no outono

Localizada em Goiás, a cerca de 325 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é um destino perfeito para o ecoturismo. Durante o outono, a temperatura amena e o céu limpo proporcionam uma experiência única de contato com a natureza.

Explore a natureza no outono: descubra tesouros escondidos em cinco destinos nacionais | Cachoeira de Santa Bárbara com água cristalina na Chapada dos Veadeiros | Conexão123

A Cachoeira Santa Bárbara tem seus 30 metros de queda livre e um poço de águas cristalinas

São diversas opções de mirantes, trilhas e cachoeiras, como a famosa Santa Bárbara, para explorar. Situada na cidade de Cavalcante, uma das três principais cidades que abrigam o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a cachoeira se encontra em um perímetro de aproximadamente 250 mil hectares. 

Para chegar à cachoeira de Santa Bárbara, é necessário fazer uma trilha de 3 km (ida e volta), de nível fácil, em campo aberto, perfeita para ser realizada no outono. Na primeira parada você se encanta com a Santa Barbarinha, miniversão da cachoeira mais famosa. Seguindo em frente, você chega à majestosa, com seus 30 metros de queda livre e um poço de águas cristalinas. 

A trilha Saltos do Rio Preto, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, possui quatro atrativos: salto de 120 metros (apenas Mirante dos Saltos), salto de 80 metros (cachoeira do Garimpão), cachoeira do Carrossel e a Corredeiras. É uma trilha difícil, de 13 km ida e volta, com muitos declives e aclives, mas oferece a oportunidade de explorar o cerrado e observar animais silvestres.

O que fazer no Jalapão no outono

Localizado no extremo leste do estado do Tocantins, o Jalapão é uma região de cerrado e dunas, com paisagens únicas e preservadas, sendo um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. 

Durante o outono, a vegetação permanece verde e as chuvas já passaram. As temperaturas mais amenas tornam atividades como passeios pelas dunas e trilhas no cânion Sussuapara mais acessíveis.

As dunas do Parque Estadual do Jalapão são formadas pela erosão das rochas de arenito da Serra do Espírito Santo e são um dos pontos mais famosos para apreciar o pôr do sol. Uma trilha de 20 minutos leva ao topo da duna principal, de onde é possível contemplar a paisagem do “deserto” formado em meio ao cerrado. O curso d’água corta a região e as flores que embelezam o cenário.

O Cânion do Sussuapara, localizado a 12 km de Ponte Alta, é ótimo para quem chega ao Jalapão por Palmas. Com apenas 12 metros de altura, as paredes de pedra crescem em meio à vegetação do cerrado, criando uma cortina natural com água que brota durante todo o ano. A trilha para chegar lá é curta e fácil, levando apenas alguns minutos a partir do estacionamento, com uma descida final um pouco íngreme e com pedras.

Então, gostou dos cinco destinos para aproveitar o outono? Qual deles você vai escolher para a sua viagem nesta estação tão charmosa? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para pacotes de viagem e passagens aéreas. Partiu conhecer mais do Brasil?!