Lugares para comer

Tem que comer em Congonhas

7 de dezembro de 2021

A culinária mineira é conhecida, principalmente, pelos deliciosos tropeiros, tutu de feijão e frango com quiabo. Pratos bem temperados e gostinho de comida caseira são alguns dos segredos para que tantos paladares sejam conquistados pela gastronomia do estado. A cidade de Congonhas, no coração de Minas Gerais, é um lugar com fortes tradições culinárias, e que conquista seus visitantes com as delícias locais. Quer saber mais? Vem com a 123Milhas e descubra tudo o que você tem que comer em Congonhas!

Tutu de feijão

Um dos queridinhos da comida mineira é o tutu de feijão. É feito com feijão cozido e engrossado com farinha de milho ou de mandioca. É comum que seja preparado com bacon, linguiça e outras carnes. Geralmente é servido com ovos cozidos, couve e arroz.

O tutu é feito com feijão engrossado com farinha de milho ou mandioca

Casa da Ladeira

Um excelente lugar para comer tutu em Congonhas é na Casa da Ladeira. Fica ao lado do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

É no estilo self-service e você paga R$ 35* para comer quantas vezes quiser. Os pratos quentes ficam sobre um fogão a lenha, o que deixa a comida quentinha e ainda dá um charme ao local.

Também tem as sobremesas típicas de Minas Gerais, como doce de leite, goiabada com queijo (também conhecida como Romeu e Julieta), pé de moleque, arroz doce, entre outras. O buffet de doces custa R$ 10* e funciona da mesma maneira que o almoço.

A Casa da Ladeira fica aberta todos os dias, a partir das 9h. De segunda a sexta, fecha às 22h, aos sábados, à 00h, e aos domingos, às 16h.

Frango com quiabo e frango ao molho pardo

Existem dois preparos tradicionais de frango em Minas Gerais. O frango com quiabo, como o nome já sugere, tem o frango e o quiabo como ingredientes principais, que são cozidos e temperados. Os acompanhamentos mais comuns são arroz e angu.

O frango com quiabo é um dos pratos mineiros mais populares

Já o frango ao molho pardo, também conhecido como galinha ao molho pardo, usa o sangue do próprio animal no preparo. Quem nunca comeu pode estranhar, mas é delicioso e conquista muitos paladares. Também costuma ser servido com arroz e angu.

Savanas do Frango

Claro que os melhores pratos com aves são servidos no restaurante Savanas do Frango. Além das versões com quiabo e ao molho pardo, o cardápio traz também opções ao molho madeira, à parmegiana, com ora-pro-nóbis, entre outros preparos.

Tanto moradores quanto turistas frequentam o Savanas, e não poupam elogios. O angu com queijo é um dos acompanhamentos favoritos, que não pode faltar nos pratos.

O restaurante fica próximo à Ponte Rio Macaquinhos e abre todos os dias, das 11h às 15h.

Feijão tropeiro

Outro prato super famoso que leva feijão é o tropeiro. A receita leva farinha de mandioca, linguiça, ovos, torresmo, couve, alho, cebola e temperos. Também pode ser feito com outras carnes como bacon, pernil, calabresa etc.

O Tropeiro

Só pelo nome você já sabe qual é o prato mais popular no restaurante O Tropeiro! O estabelecimento conta com serviço de buffet, churrascaria, pizzaria e lanchonete. Você também pode pedir petiscos, porções e pratos executivos. Várias opções em um só lugar!

O Tropeiro fica perto do Marco Inaugural e está aberto todos os dias, das 6h às 23h.

Não deixe de ir

Bar do Robinho

Um dos melhores bares da cidade é o do Robinho! Perfeito para quem gosta de tomar cerveja gelada e comer petiscos em um ambiente bem descontraído. Ótimo para encontrar com os amigos, assistir a jogos de futebol e papear. Além de porções, também tem a opção de pratos feitos e self-service no almoço.

O Bar do Robinho está localizado próximo à Praça da Rodoviária e abre todos os dias, das 8h às 8h.

Jacubar

O Jacubar é outra opção para beber cerveja e comer porções num lugar animado. Existe desde 2005 e é bem tradicional em Congonhas. Também tem pratos feitos para o almoço, que variam entre delícias como feijoada, tropeiro, baião de dois, dobradinha etc.

Está em um ótimo ponto da cidade, próximo ao Museu de Congonhas. Abre todos os dias, das 9h à 00h. Não deixe de ir!

Gostou de conhecer melhor a gastronomia da cidade? Não esqueça de incluir os restaurantes no seu roteiro de viagem! Aproveite para escolher um hotel e saiba onde você tem que ficar em Congonhas!