Dicas para o viajante

O que é no show e suas implicações

3 de janeiro de 2020

No show é o termo usado pelas companhias aéreas para os passageiros que não se apresentam para o embarque. A expressão, de origem inglesa e que significa “não compareceu”, também é usada no ramo da hotelaria para o hóspede que tinha reserva confirmada e não efetuou o cancelamento no prazo estipulado. Neste artigo, entenda, detalhadamente, o que é no show e suas implicações.

Quando ocorre no show

O no show pode ocorrer em duas situações:

Passageiro faz o check in, mas não embarca;

Passageiro não faz o check in.

Classificações

Um no show classifica-se em voluntário e involuntário: o voluntário é aquele passageiro que, por vontade própria e sem cancelar sua reserva, simplesmente não comparece ao balcão para o embarque, o que teoricamente poderia resultar em prejuízo para o transportador.

Já o no show involuntário é aquele em que o passageiro não embarca devido a motivos alheios à sua vontade, como, por exemplo, overbooking.

Implicações

Em todos os casos de no show, a passagem comprada na 123Milhas é cancelada pela companhia aérea. Mesmo no caso de bilhetes com trechos de ida e volta, se o passageiro não embarca a ida, ocasionando o no show do trecho, consequentemente a volta também é cancelada. 

Nesse caso, a 123Milhas orienta que o cliente entre em contato com o setor de Cancelamentos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2388 8236 (opção 4) e informe o número do pedido e nome do passageiro. 

Caso haja algum valor a ser estornado (considerando o valor pago pela passagem, subtraído valores de multa, caso haja), o setor responsável informará ao cliente.

E então, compreendeu o que é no show e suas implicações? Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelos comentários.