Dicas para o viajante

Tempo de antecedência no aeroporto

27 de setembro de 2022

O dia da sua viagem se aproxima, mas fica uma pulga atrás da orelha e várias dúvidas rondam a sua cabeça: com quanto tempo de antecedência devo chegar ao aeroporto? Que horas preciso chegar para o voo? Quanto tempo antes do voo fecha o embarque? Sabemos que são diversas questões, mas fique tranquilo: o Conexão123 preparou um material completo para você descobrir o horário de chegada ideal para fazer check-in no aeroporto.

Para evitar transtornos e não perder o voo, procure chegar ao aeroporto com o tempo de antecedência indicado pela companhia aérea. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda chegar pelo menos duas horas antes para voos nacionais e três para voos internacionais.

Dependendo do caso, é possível fazer o check-in com antecedência pela internet, pois facilita todo o processo, garantindo uma viagem tranquila e segura. 

Para quem faz o check-in online, antecipadamente, há algumas vantagens. Caso não precise despachar a bagagem, o passageiro poderá ir direto para o portão de embarque e poderá escolher o assento que quiser de acordo com a disponibilidade. Poderá ainda chegar um pouco mais tarde ao aeroporto, por já ter adiantado um dos procedimentos que levam mais tempo antes de entrar no avião.

Você vai ler sobre

Tempo de antecedência no aeroporto: voos nacionais

Para que tudo dê certo, a Anac indica o tempo em que os passageiros devem se apresentar para o check-in com antecedência. É preciso se atentar às recomendações, já que elas podem mudar periodicamente.

Para voos nacionais, ou seja, para outras cidades dentro do Brasil, algumas companhias aéreas estipulam que os passageiros cheguem pelo menos duas horas e meia antes, como no caso da Latam. Já a Gol e a Azul, por exemplo, estipulam duas horas.

Em época de férias ou alta temporada, o fluxo de passageiros nos aeroportos sobe bastante, e nesse caso recomendamos chegar até um pouco mais cedo do que o estipulado, para você garantir folga no check-in e no despacho de bagagem e ainda conseguir um tempo para descansar antes do voo.

Antecedência para chegar ao aeroporto | Homem segurando seu passaporte | Conexão123

A Anac indica o tempo para os passageiros se apresentarem para o check-in com antecedência

Tempo de antecedência no aeroporto: voos internacionais

Quando falamos em viagens internacionais, o tempo de antecedência para chegar ao aeroporto precisa ser maior. Quase todas companhias aéreas solicitam que os passageiros se apresentem quatro horas antes do voo.

Dica importante: é bom saber se na data da sua viagem o seu destino é o mesmo onde vão acontecer grandes campeonatos esportivos, como Jogos Olímpicos, ou festivais internacionais de música. Nesse caso, a quantidade de pessoas efetuando check-in é enorme. Aconselhamos que os passageiros sigam as recomendações à risca. 

O check-in online, no caso de voos internacionais, também pode ajudar a adiantar o processo. Porém, como costumam ser relativos a viagens mais longas, é comum que os passageiros ainda precisem passar no balcão da companhia aérea para despachar a bagagem. Então, o melhor a fazer é obedecer às recomendações da empresa que opera a viagem. 

A Gol solicita que os passageiros cheguem 3 horas antes do voo, independentemente de ser uma rota nacional ou internacional. 

A Latam requer um tempo de 4 horas, e a Azul, 3. Ou seja, a regra varia conforme a companhia, por isso, é muito importante você conferir detalhadamente.

Como calcular o horário de pegar o avião?

Antes de qualquer voo, é importante se programar com antecedência para chegar ao aeroporto, verificar qual a melhor forma de transporte até lá e quanto tempo você vai gastar. Assim, é possível fazer um trajeto com tranquilidade e sem surpresas. Elabore o cálculo considerando o percurso e o trânsito desde o seu local de partida.

Google Maps, Waze e Moovit  são alguns dos aplicativos de tráfego que podem ajudar a prever o caminho. Mesmo assim, deixe um tempo extra para o caso de imprevistos — principalmente nas metrópoles. Normalmente há congestionamentos em época de feriados, férias e em horários de pico.

Saiba como embarcar com tranquilidade

  • Chegue ao aeroporto com a antecedência solicitada pela companhia aérea
  • Dirija-se ao balcão de check-in da sua companhia aérea, levando as malas e os documentos de identificação. Se houver mais de uma fila, peça ajuda aos funcionários que organizam o fluxo de passageiros 
  • Guarde o cartão de embarque. Ele será pedido em alguns momentos e traz informações como o número do voo e do assento
  • Do balcão de check-in, dirija-se à sala de embarque. Na entrada, é obrigatório passar por um detector de metais e deixar a bagagem de mão em uma esteira ligada a um aparelho de raio-x
  • Siga até o portão de embarque indicado no bilhete. Caso não esteja escrito lá, veja a informação no monitor que mostra a porta correspondente de cada voo
  • Veja se o número do seu voo está escrito no monitor que fica no alto do portão. Fique atento aos chamados pelo alto-falante, porque o portão pode ser alterado a qualquer momento. 
 Antecedência para chegar ao aeroporto | Mulher fazendo check-in | Conexão123

O tempo de antecedência para chegar ao aeroporto pode ser de 2 a 4 horas

E agora que você já sabe tudo sobre antecedência para chegar ao aeroporto e todas as regras e detalhes de voos nacionais e internacionais, que tal garantir já a sua passagem com a 123milhas? São inúmeras as nossas top ofertas e pacotes de viagem. Garanta já e realize a viagem dos seus sonhos com a gente!