Dicas para o viajante

Quanto tempo antes do voo preciso chegar ao aeroporto?

A data do embarque se aproxima, mas uma dúvida paira sobre sua cabeça: quanto tempo antes do voo preciso chegar ao aeroporto? Venha com a gente, descubra o horário de chegada ideal para fazer check in no aeroporto, reduzindo o tempo de espera e embarque no seu voo tranquilamente. 

Para evitar transtornos e também o risco de perder o voo, procure chegar no aeroporto com o tempo de antecedência indicado pela companhia aérea. O recomendado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é de pelo menos duas horas antes do horário marcado para voos nacionais e três horas para voos internacionais.

Algumas empresas aumentaram o tempo indicado para os passageiros se apresentarem ao check-in por conta da pandemia da Covid-19. Esse é o caso da Latam, que adotou os prazos de duas horas e meia antes do voo para viagens dentro do Brasil e quatro horas para viagens internacionais

O check-in é o momento em que a companhia aérea identifica o passageiro, despacha as bagagens e emite o cartão de embarque

Também é possível fazer o check-in com antecedência pela internet. Ele facilita o procedimento, garantindo uma viagem tranquila e segura. Se o seu objetivo é ganhar tempo, o melhor a fazer é antecipar o check-in pelo site ou aplicativo da companhia aérea.

Por que chegar ao aeroporto duas horas antes?

O check-in e o despacho da bagagem são processos relativamente demorados, pois seguem uma série de normas de segurança necessárias para que o voo aconteça sem problemas. 

Como as aeronaves obedecem a um cronograma rigoroso e restrito para decolar, os passageiros precisam chegar com antecedência ao aeroporto. Essa é a melhor maneira de evitar que algum imprevisto os impeça de embarcar.

Chegue ao aeroporto com 2h antes do horário marcado para voos nacionais e 3h para voos internacionais

Para que tudo dê certo, a Anac estipula o período para que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com antecedência. É preciso ficar atento às recomendações, pois elas podem mudar de tempos em tempos.

Esse é o caso de quando são aplicados procedimentos mais rigorosos e seguros de inspeção de passageiros, despacho de bagagens e de medidas sanitárias, por exemplo.

Em épocas de férias ou alta temporada, o fluxo de passageiros nos aeroportos sobe bastante. Nesses casos, o passageiro deve seguir a recomendação à risca: chegar com antecedência no aeroporto e verificar o horário do seu voo.

Outra dica é saber se o seu destino será o mesmo onde acontecem partidas esportivas de grandes campeonatos e festivais de música, como Jogos Olímpicos, apresentações internacionais, entre outros. São períodos em que a quantidade de pessoas para embarcar aumenta muito, consequentemente aumentando o tempo para o check-in.

Como calcular o horário para pegar avião?

Os sites das empresas aéreas e os bilhetes emitidos sempre informam o horário local no dia da viagem. Além do tempo gasto no check-in e na sala de embarque, é importante considerar outros fatores para evitar perder o voo.

É importante conferir qual a melhor forma de transporte até o aeroporto e quanto tempo você levará até lá. Faça o cálculo levando em consideração o percurso e o  trânsito desde o seu local de partida.

Evite atrasos desde a hora de sair de casa, prevendo o tempo gasto no trânsito, até chegar ao aeroporto

Google Maps e Waze são alguns dos aplicativos de tráfego que podem ajudá-lo a prever o caminho. Mesmo assim, deixe um tempo extra para o caso de imprevistos – principalmente nas metrópoles. Normalmente há congestionamentos em época de feriados, férias e em horários de pico.

No aeroporto existem outros itens que podem variar e atrasar o seu embarque, como checagem dos documentos obrigatórios para viajar, filas nos controles de raio-x, a alfândega e até mesmo a alteração de portão de embarque.

Não se esqueça de conferir o relógio na hora de visitar as lojas no duty free e fazer as compras. É fácil esquecer o horário e até perder o voo mesmo dentro do aeroporto. Fique alerta e trabalhe com uma margem de segurança, caso contrário você corre o risco de não embarcar

Com que antecedência devo chegar ao aeroporto quando viajar?

A antecedência mínima varia de acordo com a companhia aérea. Listamos abaixo as principais e seus procedimentos.

Latam

Com a pandemia, os controles sanitários para acesso às áreas de embarque estão tomando um tempo adicional e podem interferir na sua chegada para o voo. 

Para voos nacionais, ou seja, dentro do Brasil, a Latam pede que os passageiros cheguem pelo menos duas horas e meia antes do voo.

No caso de voos internacionais, a companhia aérea solicita que os passageiros cheguem com antecedência de quatro horas.

Gol

Se você vai viajar pela Gol, a companhia recomenda aos passageiros chegar no aeroporto três horas antes do voo, seja ele nacional ou internacional. 

Se precisar despachar bagagem, chegue com três horas de antecedência do seu voo para evitar filas e aglomerações. Atenção: o atendimento do check-in e despacho de bagagem no aeroporto é finalizado uma hora antes do horário do voo.

Azul Linhas Aéreas

Procure se programar para chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência ao horário do embarque de voos nacionais. No caso dos internacionais, chegue três horas antes.

Assim que chegar ao aeroporto procure o balcão da companhia para despachar as suas bagagens. Lembre-se que o check-in presencial e on-line encerra uma hora antes do horário de embarque.  

Saiba como embarcar com tranquilidade

Chegue com antecedência no aeroporto, faça check-in e aguarde o embarque no portão indicado

  • Chegue com a antecedência solicitada pela companhia aérea no aeroporto. 
  • Dirija-se ao balcão de check-in da sua companhia aérea, levando as malas e os documentos de identificação. Se houver mais de uma fila, peça ajuda aos funcionários que organizam o fluxo de passageiros. 
  • Guarde o cartão de embarque. Ele será pedido em alguns momentos e traz informações como os números do voo e do assento.
  • Do balcão de check-in, dirija-se à sala de embarque. Na entrada, é obrigatório passar por um detector de metais e deixar a bagagem de mão em uma esteira ligada a um aparelho de raios X. 
  • Siga até o portão de embarque indicado no bilhete. Caso não esteja escrito lá, veja a informação no monitor que mostra a porta correspondente a cada voo.
  • Em frente ao portão, veja se o número do seu voo está escrito no monitor que fica no alto da porta. Fique atento aos chamados pelo alto-falante, porque o portão pode ser alterado até poucos minutos antes do embarque. 

Agora você já sabe quanto tempo antes do voo você deve chegar no aeroporto e quanto tempo de antecedência é necessário para fazer check-in. Fique alerta e siga as orientações. 

Agora só escolher o destino que a 123milhas te leva para os melhores destinos nacionais e internacionais. Boa viagem!