Lugares para comer

Onde comer em São Domingos: melhores restaurantes próximos à Terra Ronca!

25 de dezembro de 2021

É certo: percorrer o mundo subterrâneo do Parque Estadual Terra Ronca traz muito prazer e abre o apetite. Mas o que comer quando visitar essa região de cavernas, grutas e cachoeiras em Goiás? Neste post, separamos os sabores goianos e os melhores restaurantes onde comer em São Domingos.

Parte do enorme parque de cavernas de Terra Ronca fica em São Domingos, cidade que abriga vários restaurantes que ficam abertos durante o dia e também à noite. Muitos deles são modestos e entusiastas do tempero regional. Outros estão instalados em pousadas e em áreas reservadas para camping na cidade. Seja qual for a sua escolha, prepare-se para comer bem!

Uma vantagem do destino é que os preços na região são bem acessíveis, inclusive para a alimentação. Partiu conhecer os melhores restaurantes de São Domingos?

 

Fazenda Colinas Restaurante

Procura um lugar para almoçar em São Domingos antes ou depois de visitar as cavernas de Terra Ronca? O restaurante da Fazenda Colinas, na Rodovia GO-110, é uma excelente opção para uma refeição completa!

Além de pratos executivos, o espaço oferece feijoada, frango caipira acompanhado de pirão, doces, sucos e frutas da estação. Atenção especial para as frutas típicas da região de Goiás. A natureza no entorno é fantástica.

O frango caipira é uma influência mineira na culinária de Goiás.

O frango caipira é uma influência mineira na culinária de Goiás.

 

Cantinho da Diana

Situado na região do povoado de São João, em São Domingos, o Cantinho da Diana é um espaço modesto e muito acolhedor no quintal da casa de uma família. E, como você já deve imaginar, é um lugar para comer o autêntico sabor da comida caseira tipicamente goiana!

Por lá, o almoço é sempre reforçado, fato que fez o espaço ganhar popularidade com o boca a boca entre os visitantes de Terra Ronca. É uma excelente opção para quem vai visitar e percorrer as trilhas do parque.

Destaque para a galinhada com pequi, feijão tropeiro e cerveja gelada. É comum a família também fornecer boas informações para dar um up no seu roteiro, com aquelas dicas que só moradores conseguem dar.

O feijão tropeiro é uma excelente opção antes de iniciar seu passeio por Terra Ronca, em São Domingos, Goiás.

O feijão tropeiro é uma excelente opção antes de iniciar seu passeio por Terra Ronca, em São Domingos, Goiás.

 

Aquarius Bar – Espetaria

Se a sua intenção é conseguir um espaço para fazer uma boa refeição à noite pela cidade de São Domingos, a Aquarius Espetaria cumpre bem esse papel. O espaço oferece lanches e petiscos deliciosos.

O espaço simples entrega muito sabor nos hambúrgueres e nas porções da casa. Por lá também são servidos caldos, ótima opção para os dias mais frios. E, claro, os espetinhos de carne acompanhados de farofa e vinagrete são o maior sucesso de lá.

O espaço também faz promoções com rodadas dobradas da melhor caipirinha e caipirosca da região. O Aquarius Bar Espetaria fica na Praça da Matriz, no centro da cidade.

O hambúrguer Vegas é um destaque no Aquarius Bar Espetaria, em São Domingos, Goiás. Créditos: Reprodução / Foto de viajante.

O hambúrguer Vegas é um destaque no Aquarius Bar Espetaria, em São Domingos, Goiás.
Créditos: Reprodução / Foto de viajante.

 

Pousada Terra Ronca

A Pousada Terra Ronca é um empreendimento onde além de estadias e opções de camping você vai encontrar um bom restaurante. O estabelecimento serve excelentes refeições caseiras.

Desde o café da manhã com muita broa de milho, frutas e quitandas variadas, passando pelo almoço com sabores tradicionais até um delicioso jantar muito elogiado pelos turistas!

Vale mencionar que por lá ainda costuma acontecer churrascos preparados pelos próprios visitantes e com apoio dos proprietários do local. Bom para entrar no clima dos moradores, né?

Os cafés da manhã com muito biscoito de queijo é marca registrada do destino goiano!

Os cafés da manhã com muito biscoito de queijo é marca registrada do destino goiano!

 

Restaurante Cantinho Goiano

No modesto Cantinho Goiano você vai deparar com um local aconchegante, com comida típica goiana, bastante tempero, sem contar o preço justo! O serviço é de self-service à quilo.

A boa pedida de sempre por lá é o tradicional “arroz com pequi de Goiás” e as carnes aceboladas de boi e porco preparadas na chapa. O Cantinho Goiano fica na rua Capitão Antônio Carlos, no Centro de São Domingos.

Um bom prato com arroz com pequi não pode faltar à mesa de um destino goiano como Terra Ronca, em São Domingos.

Um bom prato com arroz com pequi não pode faltar à mesa de um destino goiano como Terra Ronca, em São Domingos.

 

Kit lanche para levar na sua visita à Terra Ronca!

Pensando em preparar um superlanche para levar para o passeio pelo Parque Estadual de Terra Ronca!? Confira aqui uma lista com os melhores alimentos para acompanhar você nas trilhas:

  1. Água: Em qualquer ocasião que requer esforço físico, a hidratação é fundamental. Se a trilha for um pouco mais longa e exigir mais esforço carregue também um isotônico, que além de água contém carboidratos e sais minerais que incrementam o condicionamento físico.
  2. Frutas frescas: são grandes aliadas para uma alimentação rápida durante percursos mais curtos. Evite levar maçã porque pode abrir o apetite. A banana ajuda você a prevenir câimbras com o fortalecimento do cálcio. Então, não esqueça dela!
  3. Frutas secas: essas contém propriedades com grande valor nutritivo além de serem muito práticas para o armazenamento: ocupam pouco espaço e são leves. Servem muito bem para trajetos mais longos ou com necessidade de pernoite.
  4. Barra de cereais: são sempre uma boa pedida quando o assunto é reposição nutritiva durante caminhadas. Porém, há que escolher uma barrinha adequada, de preferência com pouco açúcar e alto valor nutricional. Opte também por opções caseiras. Você encontra várias receitas na internet. Basta procurar e mãos à massa!
  5. Chocolate: isso mesmo, esse é um alimento delicioso que funciona como um estimulante natural. Assim, durante o seu passeio uma boa barra de chocolate pode ajudar a repor a energia e ainda melhorar o seu humor.
  6. Biscoito: os biscoitos com cereais são uma opção leve para trajetos mais audaciosos em Terra Ronca. Fáceis de carregar, eles podem garantir nutrientes para o seu organismo durante o seu dia.
  7. Nuts de castanhas: além de gostosas, são opções de oleaginosas que ajudam muito no ganho muscular durante a prática de exercícios físicos.

Prontos para preparar a mochila e visitar esse lugar cheio de aventuras e mistérios em São Domingos? Aproveite para ler as dicas da 123Milhas com opções de acomodações para sua viagem para Terra Ronca!