Lugares para conhecer

O que fazer em Floriano (PI): pontos turísticos e passeios

4 de janeiro de 2023

Floriano é um município do interior do Piauí, muito conhecido por ser sede de uma das maiores encenações de A Paixão de Cristo, que movimenta mais de 30 mil espectadores todos os anos.

Na margem direita do rio Parnaíba, a cidade conta com opções de passeios culturais, comunitários e sustentáveis. Vamos conhecer as opções de o que fazer em Floriano!

Você vai ler sobre

Principais atrações em Floriano

Floriano é uma cidade interiorana do Piauí, banhada pelo rio Parnaíba. O município está localizado a uma distância de aproximadamente 240 km de Teresina, capital estadual, na divisa com o Maranhão. 

A cena turística de Floriano é fortalecida pelas manifestações culturais que acontecem o ano todo na cidade, como o carnaval e os festejos religiosos. Além de festas temáticas, shows e outros eventos artísticos. 

Outro ponto que ganha destaque no turismo de Floriano são os lugares para visitar e passeios para realizar, como:

  • Espaço Cultural Maria Bonita
  • Espaço Cultural Christino Castro
  • Circuito Religioso 
  • Cais do Rio Parnaíba
  • Balneário Manga
  • Comunidade Curtume
O que fazer em Floriano | Cais do Rio Paranaíba | Conexão123

O Cais do Rio Parnaíba pode ser visitado em Floriano

O que fazer em Floriano: pontos turísticos culturais

Floriano é uma cidade que muito tem a oferecer em termos histórico-culturais. Entender e apreciar os modos de expressão cultural do local é uma forma de conhecer melhor não só o município, mas também o estado. 

Por isso, vale muito a pena passar por pontos turísticos como o Espaço Cultural Maria Bonita e o Espaço Cultural Christino Castro, além de fazer o Circuito Religioso do local, passando pelas principais igrejas e pelo convento e mosteiro. 

Além disso, para uma experiência imersiva ainda mais intensa, é altamente recomendável que você experimente a culinária tradicional, em alguns dos lugares para comer em Floriano. Assim, é possível desfrutar de anos de história e cultura através dos sabores e texturas de comidas deliciosas. 

Espaço Cultural Maria Bonita – Teatro 

O Espaço Cultural Maria Bonita trata-se de uma construção histórica que, inicialmente, funcionava como uma pequena capela da chamada Colônia de São Pedro Alcântara, como o destino era chamado. A partir de 1924, com a chegada da luz elétrica na cidade, ela passou a ser a Usina Maria Bonita. 

Hoje, o lugar funciona como um centro voltado para manifestações culturais e artísticas, com apresentações no teatro do espaço. Consulte a programação na época de sua viagem. Além disso, lá é possível visitar um museu que conta a história do local. 

Endereço: Av. Esmagado de Freitas – Centro

Horário de funcionamento: consulte a programação e os horários de funcionamento junto à prefeitura de Floriano 

Espaço Cultural Christino Castro

Um casarão histórico, construído em 1915, abriga o Espaço Cultural Christino Castro, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, englobando o circuito histórico-cultural. 

Inaugurado em 2002, o espaço abriga um museu, uma biblioteca, um anfiteatro e uma loja de artesanato, se propondo a preservar a memória do local e da participação de Christino Castro, uma importante figura histórica de Floriano. O comerciante foi um dos mais prósperos do Piauí, responsável por desbravar a região sul do estado.

O Museu Zezé Castro, situado no espaço cultural, tem em seu acervo mobiliário utensílios que remontam a história da família Castro. Já a biblioteca, a única pública do território florianense, tem mais de 3 mil exemplares. 

Endereço: Av. Esmagado de Freitas – Centro

Horário de funcionamento: consulte a programação e os horários de funcionamento junto à prefeitura de Floriano

Circuito religioso 

A religião católica é amplamente professada em Floriano, principalmente por conta da colonização europeia. Assim, existem construções que podem figurar em roteiros voltados para o turismo religioso, como:

  • Igreja Nossa Senhora do Desterro: localizada no Conjunto Filadelfo Freire de Castro, próximo ao Shopping Floriano, ela possui uma arquitetura muito característica do período colonial e pode ser visitada nos horários das missas e celebrações. Consulte os horários nos canais oficiais da igreja. 
  • Catedral de São Pedro de Alcântara: fazendo parte da paisagem do centro histórico de Floriano, a catedral está situada na Praça Sebastião Martins, na Av. Getúlio Vargas – Centro. Consulte os horários de visita nos canais oficiais da catedral. 
  • Convento São Pio de Pietrelcina: o convento conta com uma capela que pode ser visitada nos horários das missas ou de outros eventos religiosos que acontecem no decorrer do ano. O local está situado na Av. São Pio, s/n, Nossa Senhora da Guia.

Além desses pontos turísticos, é interessante mencionar que parte do tour religioso em Floriano acontece na encenação de A Paixão de Cristo, um dos espetáculos mais tradicionais da cidade. 

Todo ano, na Sexta-Feira Santa, um grupo de teatro encena um dos ciclos mais marcantes da vida de Jesus Cristo, com a presença de atores nacionalmente reconhecidos. Assim, o evento acontece em uma Cidade Cenográfica, um espaço de 55.000 m² construídos especialmente para a encenação. Vale a pena ver!

O que fazer em Floriano: passeios sustentáveis e comunitários

Existem muitos passeios em Floriano voltados para a apreciação da natureza e para a vivência do turismo comunitário. Assim, os viajantes que procuram essa aproximação com a sustentabilidade podem se engajar em conhecer lugares como:

  • Cais do Rio Paranaíba
  • Balneário Manga
  • Comunidade Curtume

Vamos ver de pertinho cada um deles e descobrir como funciona a visitação desses locais?

Cais do Rio Parnaíba

O Cais do Rio Parnaíba é uma das atrações de Floriano (PI) que pode ser agradável para um passeio com a família ou com a pessoa amada, curtindo uma caminhada no início da manhã ou apreciando o pôr do sol. 

O Parnaíba tem uma importância ímpar para o município piauiense. O rio serviu, durante muitos anos, para o escoamento de mercadorias e o tráfego de embarcações. Atualmente, ainda serve de fonte de renda para os pescadores e ribeirinhos da região.

Ao redor do cais existem boas opções de bares e restaurantes para complementar a experiência, realizando refeições recheadas de sabores típicos e pratos tradicionais. 

Além disso, é por lá que ficam pontos turísticos importantes, como o Espaço Cultural Maria Bonita e o da antiga Escola Rural, a primeira do Brasil.

Endereço: Av. Esmaragdo de Freitas, 1113-1255 – Centro

Horário de funcionamento: aberto 24h por dia

Balneário Manga

Balneário Manga é um sítio ecológico onde é possível estreitar o contato com a natureza. 

Grandes pedras e uma faixa de areia branca compõem a paisagem do balneário em Floriano (PI). Trata-se de uma opção de lazer que envolve tardes agradáveis e ensolaradas de banho no rio ou de passeio com jet-ski.

O local fica no leito do Rio Parnaíba, entre a Vila da Manga (PI) e o Povoado Manga (MA). Fica em média a 45 km do centro via BR-343 (sentido Jerumenha), a entrada é à direita no KM 18, após seguir 27 km em estrada carroçal.

O que fazer em Floriano | A Paixão de Cristo | Conexão123

A Paixão de Cristo é um dos maiores eventos a céu aberto do Brasil e acontece todos os anos em Floriano

Comunidade Curtume

No Bairro Curtume, em Floriano, existe uma comunidade que é muito expressiva e importante para a cultura e o desenvolvimento do turismo local, principalmente em razão da confecção de artesanato em argila, crochê, bordado e pintura. 

A Comunidade Curtume, localizada a cerca de 3 km do centro de Floriano, pode ser visitada facilmente e oferece uma experiência de imersão cultural muito rica. 

Roteiro turístico em Floriano

Agora que já apresentamos as possibilidades de pontos turísticos e passeios de Floriano (PI), você deve estar se perguntando: como posso montar um roteiro turístico completo pela cidade piauiense sem perder nada de vista?

Leve em consideração os seguintes tópicos ao elaborar seu roteiro:

  • Planejamento financeiro para a viagem
  • Com quem e quantos acompanhantes para os passeios
  • Foco da viagem
  • Qual hospedagem se encaixa melhor em seus planos
  • Quais pontos turísticos não podem faltar

Ao responder cada uma dessas perguntas, você consegue ter uma dimensão maior do seu estilo de viagem, para, assim, delinear o roteiro turístico ideal. 

Gostou de saber mais sobre os lugares para conhecer em Floriano? Conte com a 123milhas para concretizar a sua viagem, desde a passagem aérea até a hospedagem em Floriano!

RESPOSTAS123

Em Floriano (PI), é possível desfrutar de passeios como:

  • Espaço Cultural Maria Bonita
  • Espaço Cultural Christino Castro
  • Circuito Religioso 
  • Cais do Rio Parnaíba
  • Balneário Manga
  • Comunidade Curtume

A noite de Floriano (PI) pode ser aproveitada nos bares e restaurantes, experimentando delícias regionais.

Ao visitar Floriano (PI), um dos passeios possíveis é uma caminhada no Cais do Rio Parnaíba, para apreciar o cair do sol em um dos banquinhos que estão situados às margens do rio.