Lugares para conhecer

O que fazer em Porto Seguro (BA): pontos turísticos e passeios

Recifes de corais, quilômetros de falésias, diversidade na fauna e na flora, além de muita história… O que fazer em Porto Seguro é o que não falta, com seus inúmeros pontos turísticos e passeios imperdíveis. Vamos conhecer mais?

Você vai ler sobre

O que fazer em Porto Seguro

Porto Seguro está situada no sul da Bahia. Com mais de 2 mil km² de extensão e 85 km de faixa litorânea, a cidade tem em torno de 40 praias.  

Muito conhecida como a rota preferida dos formandos de ensino médio, o município é uma ótima escolha para viajantes de todas as idades e dos mais diversos perfis. 

O que fazer em Porto Seguro | Casas coloridas em Porto Seguro (BA) | Conexão123

Descubra o que fazer em Porto Seguro, dos principais pontos turísticos até os passeios imperdíveis

É muito fácil encontrar passeios para fazer nesta cidade da costa baiana. Você pode relaxar nas praias, frequentar baladas, curtir as paisagens naturais, conhecer a história dos povos originários da região ou ver os monumentos e patrimônios tombados.

Veremos os lugares para conhecer em Porto Seguro que vão fazer da sua viagem única e especial. Vamos lá!

Pontos turísticos em Porto Seguro

É um grande privilégio visitar essa cidade, que é uma das mais bonitas do país, e desfrutar dos passeios, das praias, parques naturais e muito mais. Agora, vamos descobrir os principais pontos turísticos de Porto Seguro.

Todo o Centro Histórico do município baiano é um marco do período colonial, por isso, é um local que guarda muitas riquezas que colaboram para o entendimento da cultura brasileira. Por lá você não pode deixar de visitar as igrejas, o farol e o museu histórico. Com certeza, uma das experiências imersivas mais marcantes. 

O Memorial do Descobrimento é um local que merece a visita também. Trata-se de uma réplica em tamanho real das caravelas utilizadas na expedição de Pedro Álvares Cabral. Além do museu, você também vai conferir o Jardim Botânico com plantas raras, como, por exemplo, dendezeiros e o pau Brasil.

Pontos turísticos em Porto Seguro | Memorial do Descobrimento em Porto Seguro | Conexão123

O Memorial do Descobrimento é um dos Pontos Turísticos em Porto Seguro

Já pensou em conhecer e vivenciar a cultura indígena de perto? Isso é possível com a visita à Aldeia Indígena Pataxó, ou como também é conhecida a Reserva da Junqueira. Lá é possível conversar com alguns dos integrantes dos pataxós, praticar arco e flecha, participar de rituais, experienciar a pintura corporal e, é claro, saborear as delícias da gastronomia indígena. 

A Passarela do Descobrimento, ou Passarela do Álcool, é um dos principais lugares para conhecer em Porto Seguro. Principalmente a noite, o local funciona como o ponto da boemia da cidade, com diversos bares descontraídos para petiscar e apreciar bons drinks.  

Passeios em Porto Seguro

Dona de cenários paradisíacos, praias com água cristalina e muito sol durante o ano inteiro, é um dos destinos mais procurados. Os passeios imperdíveis em Porto Seguro vão tornar a sua viagem inesquecível. Vamos conhecer alguns deles?

O passeio de lancha em Porto Seguro é uma ótima pedida para se divertir com a família, os amigos ou seu (sua) parceiro (a), em uma tarde ensolarada. São ótimos para curtir a vista e tirar belas fotos das paisagens naturais. Durante a volta acontecem paradas rápidas para mergulho em alto mar.

Para aqueles que querem passar por todos os pontos do guia de viagem para Porto Seguro, o passeio no Parque Marinho do Recife de Fora é obrigatório. Trata-se de uma área de piscinas naturais. Perfeito para praticar snorkeling, ver corais e avistar diversos peixes diferentes.

Passeios em Porto Seguro | Praia da Coroa Vermelha em Porto Seguro | Conexão123

O Memorial do Descobrimento é um dos Pontos Turísticos em Porto Seguro

Conhecer o Arraial d’Ajuda é um dos melhores passeios em Porto Seguro. Isto porque, é um vilarejo muito lindo, localizado a dez minutos de balsa da cidade. Por lá, você pode conhecer as praias de Pitinga, do Parracho e a do Mucugê.

A observação de baleias é outro passeio imperdível em Porto Seguro. Nos meses de julho a outubro é aberta a temporada de observação de baleias jubarte no litoral. Considerados um dos maiores mamíferos marinhos do mundo, podem pesar de 35 a 40 toneladas em 16 m de comprimento. É uma experiência inenarrável ver essas gigantes do mar. 

Visitar o distrito de Trancoso é outra oportunidade que não pode passar. Um dos cartões-postais mais bonitos da Bahia, é conhecido por suas praias de magnífica beleza e pelo Quadrado, com casinhas coloridas e charmosas. É um lugar que saiu de um conto de fadas. 

Praias para visitar em Porto Seguro

Chegamos em um dos pontos principais de quem visita o litoral baiano: as praias mais bonitas de Porto Seguro. Entre elas, podemos citar:

  • Praia de Ponta Grande: Localizada em frente ao Parque Marinho de Recife, é uma praia semi deserta, com muitos coqueiros e uma faixa de gramado antes da areia. O mar é tranquilo, as águas são quentinhas e quando a maré está baixa é possível ver alguns recifes;
  • Praia de Mundaí: A mais próxima do centro da cidade, essa praia é calma em alguns momentos do ano e em outros pode oferecer ondas mais fortes, perfeita para os surfistas de plantão;
  • Praia de Taperapuã: Talvez a principal praia do destino, o local tem águas mornas, calmas e cristalinas. A areia de lá é fina e fofa. Por lá, você pode visitar as barracas famosas: TôaTôa, Axé Moi e Barramares. 

E essas são só algumas das praias para conhecer em Porto Seguro!

Ficou com vontade de ir para Porto Seguro nas férias? Confira os pacotes de viagem com preço exclusivo da 123milhas!

                           

RESPOSTAS123

Se você está com viagem marcada para o badalado município da Bahia. Veja os passeios imperdíveis em Porto Seguro:

  • Centro Histórico
  • Parque Marinho de Recife de Fora
  • Praias de Mundaí, Taperapuan, Itacimirim e Ponta Grande
  • Reserva da Junqueira
  • Parque Nacional do Pau Brasil

E muito mais!

É muito fácil encontrar o que fazer em Porto Seguro a noite. A vivência noturna da cidade é uma atração à parte, com diversão para os mais variados perfis de visitantes. Quem gosta de uma boa festa pode curtir as baladas, aqueles que optam por passeios mais amenos tem a possibilidade de fazer caminhadas noturnas pela orla ou sair para comer em um dos restaurantes em Porto Seguro, opções não faltam.

Raramente chove em Porto Seguro, mas pode ser que aconteça. Nesse caso, a diversão da sua viagem não pode parar. Por isso, que tal aproveitar um dos passeios listados abaixo:

  • Museu de Porto Seguro
  • Memorial do Descobrimento
  • Porto Plaza Shopping
  • Restaurantes cobertos
  • Centro de Cultura de Porto Seguro
  • Igrejas históricas