Notícias

FBI alerta: carregar o celular em aeroporto pode ser perigoso

6 de junho de 2023

Você sabia que carregar o celular no aeroporto pode acarretar em riscos para o usuário? É o que diz o FBI – Federal Bureau of Investigation, que pode ser traduzido como Departamento de Investigação Federal, ou simplesmente a Polícia Federal dos Estados Unidos. 

Como medida de segurança em viagens, o órgão alerta os passageiros para não carregar o celular no aeroporto – principalmente em totens públicos. De acordo com o anúncio feito pela polícia federal dos Estados Unidos, esses equipamentos de recarga podem ser utilizados por hackers para roubo de dados.

Mas você sabe como agir quando há um alerta como esse? 

O Conexão123 traz mais sobre esse alerta do FBI e quais as medidas que você pode tomar para se proteger. Acompanhe:

Conheça com o Conexão123

O que o FBI disse sobre carregar o celular no aeroporto

Quando o FBI alerta sobre a segurança, algo de importante está em pauta e principalmente quando o assunto é sobre algo tão pessoal, como o ato de carregar o celular no aeroporto

Nesse caso, o órgão informou que os totens públicos de recarga em aeroportos podem ser utilizados por hackers para roubo de dados.

Confira a nota do FBI na íntegra:

“Evitem usar estações de recarga gratuita em aeroportos, hotéis e shoppings. Indivíduos mal-intencionados descobriram formas de usar portas USB públicas para introduzir malwares e programas de monitoramento nos aparelhos.”

Você já ouviu falar no termo “juice jacking”? É o nome dado à tática de adulterar saídas de USB ou o próprio cabo conectado a uma estação de energia com um malware.

Essa prática instala vírus capaz de infectar aparelhos como smartphones e notebooks para ler, exportar e bloquear dados sensíveis, como senhas e informações de propriedade intelectual.

Até o momento, o FBI não emitiu estatísticas que contabilizem o número de ocorrências desse tipo de golpe. Mas não vale correr o risco, não é mesmo?

Inclusive, algumas outras autoridades americanas já haviam se manifestado a respeito dessa prática de ciberataque em 2019. O procurador adjunto de Los Angeles na época, o policial Luke Sisak, alertou sobre os principais cuidados que os usuários devem ter antes de conectar seu celular, tablet ou notebook em postos públicos de recarga de energia:

  • Priorizar tomadas elétricas em vez dos totens públicos
  • Usar um cabo USB próprio, de preferência um que não faça transferência de dados
  • Ter consigo uma bateria portátil comprada em uma loja de confiança
  • Selecionar apenas a opção de “somente carga”, caso apareça uma notificação em seu celular ao conectá-lo na porta USB
  • Caso haja a possibilidade, optar por dispositivos e carregadores elétricos por indução (sem fios)
  • Alterar suas senhas mais importantes após retornar de uma viagem, assim como mantenha os softwares atualizados

Além disso, as dicas de segurança também incluem evitar o uso de Wi-Fi em hotéis.

Como alternativa, você pode se proteger de possíveis invasões utilizando um VPN confiável ou configurar seu celular como um roteador (hotspot) para seu computador.

FBI Alerta: carregar o celular no aeroporto traz riscos ao usuário | Mulher carregando celular com tela preta e USB conectado no carregador | Conexão123

Quando o FBI alerta algo importante acontece: tenha cuidado ao carregar seu celular nos aeroportos

Dicas para manter a segurança em viagens

Felizmente, o “juice jacking” é uma fraude fácil de evitar. Como já dissemos, em vez de usar as estações de carregamento USB, opte por uma tomada convencional. 

Se puder levar com você o seu próprio carregador portátil de bateria ou pelo menos um cabo particular, melhor ainda.

De acordo com o alerta que o FBI soltou em relação aos passageiros que carregarem seus celulares no aeroporto, compilamos algumas dicas de como manter a segurança nas suas viagens. Dê uma olhada:

FBI Alerta: carregar o celular no aeroporto traz riscos ao usuário | Usuário utilizando celular durante o voo | Conexão123

A segurança no aeroporto é fundamental para ter uma boa viagem

  1. Coloque air tags nas bagagens para identificação e rastreamento
  2. Fotografe as bagagens e filme a pesagem antes de despachá-las
  3. Compartilhe com parentes e amigos o seu número de voo, detalhes da conexão e o endereço da sua estada
  4. Salve uma cópia dos seus documentos, como passaporte, na nuvem e também envie para seu e-mail
  5. Peça ajuda somente a funcionários identificados com crachá e uniforme
  6. Verifique sua mala assim que chegar no aeroporto de destino, conferindo se não foi violada. Caso identifique algo suspeito, vá ao guichê mais próximo para fazer um registro
  7. Sempre mostre bem o seu rosto quando ver uma câmera de segurança para facilitar a identificação do seu percurso dentro do aeroporto

Se você gostou das dicas de segurança que trouxemos, vale a pena compartilhar com seus amigos e pessoas próximas. 

Aliás, atente-se quanto à segurança pessoal e de dados durante todo trajeto, ainda mais se for a sua primeira viagem de avião!

Programando-se para sua próxima viagem? Conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas, pacotes, hotéis, bilhetes de ônibus, aluguel de carros e demais produtos e serviços turísticos com toda a praticidade e os melhores preços!

RESPOSTAS123

O FBI alerta que essa prática pode dar margem para invasores hackearem o smartphone dos viajantes, por isso, não é recomendado fazer o uso de totens públicos em aeroportos.

Não é prejudicial usar o celular enquanto ele está carregando, desde que você use o carregador apropriado e o celular esteja em boas condições.