Lugares para conhecer

Dia dos Pais: passeios históricos para pais e filhos fazerem juntos no Brasil

12 de agosto de 2022

O Dia dos Pais se aproxima, uma ótima oportunidade para ter um momento inesquecível em família. Pensando nos papais que se empolgam ao visitar lugares que guardam importantes memórias do país, o Conexão123 preparou um conteúdo com indicações de passeios históricos pelo Brasil!

Você vai ler sobre

Lugares para conhecer a história do Brasil

Uma viagem de pais e filhos estreita laços e cria momentos inesquecíveis, seja qual for o roteiro turístico – que vai depender muito das características e preferências dos viajantes. 

Se você quer saber um pouco mais da história do nosso país, não há jeito melhor do que visitar lugares que foram importantes para o desenvolvimento do Brasil. São passeios divertidos para todas as idades, desde crianças até adultos. 

Dentre os lugares para conhecer a história do Brasil, podemos destacar:

  • Paço Imperial, Rio de Janeiro (RJ)
  • Teatro Arthur Azevedo, São Luís (MA)
  • Memorial dos Povos Indígenas, Brasília (DF)

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses lugares históricos

Paço Imperial, Rio de Janeiro (RJ)

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome, o Paço Imperial é um dos pontos turísticos históricos disponíveis para visitação.

O lugar foi construído em 1743 com a finalidade, em primeiro momento, de ser Casa dos Vice-Reis do Brasil. Logo depois, com a chegada da Corte de D. João VI,  Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império.

Um pouco mais adiante na história, com a Proclamação da República, o espaço foi utilizado como Correios e Telégrafos. No ano de 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo que hoje em dia é utilizado como um centro cultural, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O local abriga exposições e mostras de nomes já consagrados e de artistas contemporâneos. Atualmente há quatro exposições em cartaz, com destaque para  Todos os Riscos, dedicada à obra de Luiz Norões (1954-1989), que faz uma retrospectiva desse artista da chamada Geração 80, com pinturas, gravuras, desenhos, poemas e documentos. A entrada é gratuita.

Por ser um dos principais marcos históricos da cidade e do país, é uma das possibilidades para curtir um roteiro de Dia dos Pais. Para ver outros pontos turísticos e passeios na Cidade Maravilhosa, acesse o material exclusivo do Conexão123 sobre o que fazer no Rio de Janeiro!

Passeios históricos para pais e filhos fazerem juntos no Brasil | Paço Imperial | Conexão123

Paço Imperial localizado na cidade do Rio de Janeiro é um do passeios históricos para fazer no dia dos pais | Foto: reprodução / Veja Rio

Endereço: Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro

Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 12h às 18h

Para curtir ainda mais o passeio, pense em procurar uma hospedagem no RJ, como o Radisson Rio de Janeiro Barra, próximo à Praia da Barra e ao Parque Olímpico, além de estar a poucos quilômetros de outras atrações da cidade.

Teatro Arthur Azevedo, São Luís (MA)

Um dos mais conhecidos de São Luís, capital maranhense, o Teatro Arthur Azevedo também é uma das principais construções para conhecer a história do Nordeste e de todo o Brasil, sendo ele o segundo mais antigo do país.

Construído em 1817, na era de ouro do ciclo do algodão, o interior do espaço apresenta uma suntuosidade própria de sua era, e nos traços arquitetônicos é possível estabelecer um vínculo com a história. 

O teatro tem capacidade para 756 pessoas, que podem ficar dispostas entre as galerias, camarotes e plateias. É um espetáculo arquitetônico e histórico que você tem que conhecer em São Luís do Maranhão!

Atualmente, o local recebe apresentações durante o ano todo, sendo que a programação cultural varia de acordo com o calendário da instituição. Você pode ver musicais, peças teatrais, danças, entre outras sessões especiais. Também é possível fazer um tour guiado pelo teatro, de terça a sábado, às 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h, 16h30, 17h e 17h30. A entrada é livre.

Endereço: R. do Sol, s/n – Centro

Funcionamento: consulte horário de funcionamento e programação histórico-cultural no site oficial do Teatro Arthur Azevedo 

Aproveite para desfrutar o máximo da sua viagem de pais e filhos, hospedando-se em um dos hotéis em São Luís do Maranhão, como o Brisamar Hotel & Spa, localizado de frente para o mar entre a Praia Ponta D’Areia e a Lagoa do Jansen.

Passeios históricos para pais e filhos fazerem juntos no Brasil | Teatro Arthur Azevedo | Conexão123

O Teatro Arthur Azevedo é uma boa construção para estar em contato com a história do Brasil em um passeio histórico | Foto: Reprodução / Flickr (Marcus Soares)

Memorial dos Povos Indígenas, Brasília (DF)

O Memorial é um edifício projetado por Oscar Niemeyer, seguindo um formato de habitação dos Yanomami chamada de maloca. Foi construído no ano de 1987 e desde então representa um grande marco na história e na cultura brasileira. Sendo assim, é um dos passeios históricos essenciais para pais e filhos. 

Em 1999, depois de diversos acontecimentos marcantes, como o assassinato do jovem indígena Galdino Pataxó, que causou grande comoção nacional, passou a funcionar de forma definitiva, com o objetivo de preservar a memória dos povos indígenas.

O acervo do museu dispõe de peças representativas de várias tribos, incluindo obras da coleção Darcy-Berta-Galvão, com exemplares da arte plumária dos Urubu-Kaapor, bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, máscaras e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.

Passeios históricos para pais e filhos fazerem juntos no Brasil | Memorial dos Povos Indígenas | Conexão123

Conheça a história dos povos originários no Memorial dos Povos Indígenas em Brasília (DF) num passeio histórico entre pais e filhos | Foto: Reprodução / Centro de Trabalho Indigenista (CTI)

É uma forma de estar em contato com a história pré-colonial, dos povos que fundaram o território que conhecemos hoje como Brasil. Por suas peças dinâmicas e pela importância da construção, é um dos lugares históricos recomendados para um passeio no Dia dos Pais

Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK

Funcionamento: aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Uma forma de aproveitar ainda mais os passeios, com o máximo de conforto, é encontrar uma hospedagem em Brasília, como o El Pilar Hotel, que tem ótimo custo-benefício.

O hotel está próximo de alguns pontos turísticos da cidade, como a Torre de TV, o Parque da Cidade e o Aeroporto Internacional de Brasília.

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros. Bora viajar?