Lugares para conhecer

Dia da Literatura Brasileira: conheça quatro destinos que inspiraram livros clássicos

28 de abril de 2023

Em 1º de maio é celebrado o Dia da Literatura Brasileira, uma homenagem ao aniversário de nascimento do escritor cearense José de Alencar, autor de romances importantes, como Iracema (1865), Senhora (1875) e O Guarani (1857). Atualmente, a data presta homenagem às autoras e aos autores da sensacional literatura nacional e é uma forma, também, de incentivar a leitura das obras do nosso país. 

Uma bela maneira de aplaudir e promover a leitura é conhecer os lugares que inspiraram clássicos da literatura brasileira. O Conexão123 vai te levar a uma viagem por destinos que motivaram quatro grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, Érico Veríssimo, Jorge Amado e Guimarães Rosa.

Conheça com o Conexão123

Lugares que foram cenários da literatura brasileira

A literatura brasileira é tão rica quanto à natureza do nosso país. As paisagens, dos pampas gaúchos às fazendas de cacau da Bahia, passando pelo cerrado e pelos casarões da antiga capital federal, foram cenário de muitos livros clássicos. 

Se quiser visitar os locais que inspiraram os nossos autores, O Conexão123 vai mostrar quatro belíssimos destinos nos quais você pode chegar diretamente de avião ou até mesmo por meio de ônibus.

O Rio de Janeiro antigo de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis

Um passeio que você não pode deixar de fazer no Dia da Literatura é pelo Rio de Janeiro do patrono da Academia Brasileira de Letras (ABL), Machado de Assis. Separe, pelo menos, dois dias para conhecer bem os locais da cidade que já foi capital federal. 

No Rio, você pode visitar os prédios da ABL (Academia Brasileira de Letras) e da Biblioteca Nacional. A ABL reúne os “acadêmicos imortais”, aqueles considerados os melhores escritores do Brasil. Eles herdam as cadeiras que recebem o nome dos patronos da literatura, como Gonçalves Dias e Castro Alves. 

A Biblioteca Nacional recebe todas as obras publicadas no Brasil. O acervo é de aproximadamente 9 milhões de exemplares, o que levou a Unesco a considerá-la uma das principais bibliotecas do mundo. O prédio que a abriga é lindo e vale a visita.

Veja quatro lugares que são cenários da Literatura Brasileira | Salão da Biblioteca Nacional | Conexão123

A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro: arquitetura imponente e acervo de todos os livros do Brasil | Foto: Divulgação

Depois de conhecer os dois baluartes da literatura nacional, é hora de visitar os lugares em que Machado de Assis usou de pano de fundo para narrar as histórias que até hoje nos deixam encantados. 

Pegue seu exemplar de “Dom Casmurro” e lembre-se da descrição do olhar de Capitu: “olhos de cigana oblíqua e dissimulada. […] olhos de ressaca”. Comece por um café na belíssima Confeitaria Colombo, no Largo da Carioca. De lá, vá até o hotel Vila Galé Rio de Janeiro, localizado na antiga Rua de Matacavalos, atual Rua do Riachuelo. 

No dia seguinte, visite a Praça Mauá, onde ficava a repartição pública em que vários personagens trabalharam. Dali, pegue o “bonde elétrico” (VLT) até o centro histórico do Rio para almoçar no Restaurante Capitu, localizado em um prédio centenário na Rua do Ouvidor. 

Após o almoço, passeie pela Cinelândia, percorrendo ruas mencionadas em vários livros do escritor e finalize no Café Capitu, simpática cafeteria instalada na casa em que Machado de Assis morou.

Garantimos que você não se decepcionará com essa experiência literária carioca. Para esse roteiro, a 123milhas tem passagens para o Rio e oferece o aluguel de carros

As missões de “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo

O “Tempo e o Vento” é uma obra épica. Três livros foram lançados por  Érico Veríssimo ao longo de 13 anos: “O Continente” (1949), “O Retrato” (1951) e “O Arquipélago” (1962).

A trilogia conta a jornada da família Terra Cambará. Mesmo sendo ficção, o “Tempo o Vento” combina elementos do romance histórico com a crônica, pois é baseado em fatos e personagens reais. A coletânea narra episódios importantes para a identidade cultural e geográfica do Rio Grande do Sul e para a formação política do estado no Brasil do período que vai da colônia, passando pelo império, até a república.

Como o Rio Grande do Sul faz parte da história narrada, o Conexão123 apresenta para você o ponto de partida da saga dos Terra Cambará: a região dos Sete Povos das Missões. Este território de ocupação dos jesuítas, habitado por pelos povos guaranis e alvo de disputas entre portugueses e espanhóis, foi escolhido por Veríssimo para relatar os conflitos e relacionamentos proibidos que dão início à trama.

Hoje é possível conhecer as ruínas das missões jesuítas dos Sete Povos das Missões no passeio ao Sítio Arqueológico de São Miguel, na cidade de São Miguel das Missões, no noroeste gaúcho. 

Veja quatro lugares que são cenários da Literatura Brasileira | Ruínas em São Miguel das Missões | Conexão123

Nas ruínas de São Miguel das Missões acontecem os episódios que dão início à saga de “O Tempo e o Vento” | Foto: Divulgação

No sítio estão as ruínas, que datam de 1735 a 1745, e o Museu das Missões, que abriga uma grande coleção de esculturas sacras dos Sete Povos. Todos os dias, os visitantes podem conferir o espetáculo “Som e Luz” que relata, em uma hora, a história do lugar.  

Conte com a 123milhas para chegar a São Miguel das Missões, um lugar para visitar no Dia da Literatura Brasileira. De avião, é possível desembarcar em Santa Maria, que fica a 260 km de São Miguel. Se você quiser conhecer ainda mais as paisagens de “O Tempo e o Vento”, pode ir de ônibus, ou de carro, a partir de Porto Alegre: são 476 km. Você passará por Lajeado, Soledade, Tapera, Cruz Alta e Ijuí.

A Ilhéus de “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado

Um escritor totalmente identificado com sua terra: esse é Jorge Amado. Ele contou a Bahia em diversos romances, muitos adaptados para a TV, o que aproximou todo o Brasil da cultura baiana. São tantas obras que é muito difícil escolher uma, mas o Conexão123 destacou um destino para ir no Dia da Literatura Brasileira: Ilhéus, cenário do romance “Gabriela, cravo e canela”.

Publicado em 1958, “Gabriela, Cravo e Canela” é um dos mais populares e reconhecidos romances de Jorge Amado. É o primeiro livro da fase das crônicas de costumes que o escritor baiano produziu tão bem, em que retrata os tipos populares, poderosos coronéis,  jagunços, trambiqueiros e mulheres sensuais. E ele escolhe o mundo do cacau para contar a história. O romance expõe o amor entre a retirante Gabriela e o comerciante árabe Nacib. 

Há muito o que fazer em Ilhéus. O Conexão123 preparou um guia completo com passeios turísticos. A cidade tem o mais extenso litoral entre os municípios baianos e é considerada a capital do cacau. Lá você pode passear pelas fazendas cacaueiras para entrar no clima do romance. 

Os amantes da literatura brasileira precisam incluir o centro histórico no roteiro. O local oferece todas as referências dos lugares frequentados pelas personagens: o cabaré Bataclan e o bar Vesúvio, onde se localiza a estátua de Jorge Amado.

E é muito fácil chegar a Ilhéus. O município conta com aeroporto. Então, pesquise aqui sua passagem para conhecer a terra de “Gabriela, Cravo e Canela”.

O cerrado de “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa

“Grande Sertão: Veredas” é a obra mais famosa do escritor mineiro. Em maio de 1952, o então médico Guimarães Rosa acompanhou uma comitiva de vaqueiros que conduzia uma boiada por um trecho da região de Minas Gerais. Mais tarde, o escritor chamaria essa região de grande sertão, dando nome ao livro. 

Muito mudou nas veredas de Guimarães Rosa, mas ainda é possível ter a experiência do autor e passear por elas, especialmente no parque que leva o nome do livro: Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na cidade de Chapada Gaúcha, em Minas Gerais. 

Chapada Gaúcha fica próxima à divisa com Goiás e Bahia, no norte de Minas. Esta é base para conhecer o parque, que conserva o bioma cerrado, que inspirou a obra do escritor mineiro. Ao chegar lá, você pode abrir seu exemplar e ler este trecho em voz alta, ao admirar a paisagem: “Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar.” 

Veja quatro lugares que são cenários da Literatura Brasileira | Veredas do Parque Nacional em Minas Gerais | Conexão123

As veredas que impressionaram Guimarães Rosa estão no Parque Nacional Grande Sertão Veredas | Foto: Divulgação

Na região, você também pode visitar o Parque Estadual de Serra das Araras e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari. Programe-se para se hospedar em um bom hotel e prestigiar eventos regionais típicos: a Festa de Santo Antônio de Serra das Araras, considerada a maior festa religiosa do interior de Minas Gerais, a Festa de Santa Cruz, as cavalgadas e o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas. 

A cidade conta também com vários atrativos naturais, como a Gruta do Coração, a Cachoeira do Rio Pardo, o Vão dos Buracos e a Vereda da Cuia.

O município fica a mais de 740 km de Belo Horizonte, percorridos em cerca de 9h. A capital mais próxima é Brasília, que fica aproximadamente a 340 km, ou 4h de viagem. Mas se a ideia é conhecer as paisagens que foram cenário dos livros de Guimarães Rosa, não se preocupe com distâncias. Com a 123milhas você pode comprar passagens rodoviárias ou alugar um carro para concretizar esse roteiro.

Já pensou no que fazer ou onde ir no Dia da Literatura Brasileira? Escolha seu livro preferido e embarque com a 123milhas para essa viagem pelas letras e belezas nacionais. 

Você pode comprar um pacote para o destino que é cenário do seu romance de cabeceira, pesquisar passagens aéreas para as cidades que motivaram as histórias, alugar um carro para percorrer o caminho das personagens ou contemplar as paisagens da janela do ônibus enquanto relê algum desses clássicos.

RESPOSTAS123

O Dia da Literatura Brasileira é 1º de maio. Nessa data, além das homenagens às escritoras e escritores brasileiros, incentiva-se a leitura.

O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor brasileiro, o cearense José de Alencar, autor de romances como Senhora e O Guarani.

A literatura brasileira representa os autores que escreveram sobre o Brasil, desde a colônia até a república. Muitos se inspiraram na cultura e nas belezas naturais brasileiras.