Lugares para conhecer

Aniversário de Porto Seguro: três curiosidades sobre a cidade

30 de junho de 2023

No dia 30 de junho, o município baiano conhecido por carregar uma parte muito importante da história brasileira faz aniversário.  

A cidade de Porto Seguro é muito cobiçada por turistas por causa de suas belas praias, emolduradas por coqueiros que dançam ao vento. Porém o município, que é a principal cidade da Costa do Descobrimento, tem muito mais a oferecer!

A cultura, culinária, alegria e energia também fazem com que o destino encanta brasileiros e estrangeiros. Então, para celebrar o aniversário de Porto Seguro, o Conexão123 separou três curiosidades sobre a cidade. Será que você já as conhece? Confira a seguir! 

Conheça com o Conexão123

História de Porto Seguro 

Porto Seguro é uma cidade localizada no estado da Bahia, no Brasil. É conhecida como o berço do descobrimento do Brasil, pois foi o local onde a frota do navegador português Pedro Álvares Cabral chegou em terras brasileiras em 1500.

A região onde hoje está Porto Seguro era habitada por povos indígenas, como os Tupiniquins e Pataxós. Após a chegada dos portugueses, Porto Seguro foi estabelecido como um ponto estratégico para a exploração e colonização da nova terra. Os conquistadores fundaram no local a primeira vila portuguesa no Brasil, chamada de “Vila de Santa Cruz” em 1534. 

No final do século XX, Porto Seguro se tornou um importante destino turístico. O Centro Histórico da cidade preserva construções coloniais, como a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e a Casa de Câmara e Cadeia, que datam dos séculos XVI e XVII.

História de Porto Seguro | Centro Histórico de Porto Seguro | Conexão123

O Centro Histórico abriga casas que residiram os portugueses, todas coloridas que hoje funcionam como lojinhas de artesanatos e restaurantes

Além de seu valor histórico, Porto Seguro também é conhecida por suas belas praias e paisagens naturais deslumbrantes. A cidade atrai turistas de todo o mundo, que buscam desfrutar do clima tropical, das águas cristalinas e das festas animadas, como o famoso carnaval de Porto Seguro.

Suas praias paradisíacas, como a Praia de Taperapuan e a Praia do Espelho, recebem milhares de visitantes todos os anos. 

Conheça 3 curiosidades sobre Porto Seguro 

Agora que você já viu um pouco da história de Porto Seguro, deu pra perceber que esse destino turístico é deslumbrante, cheio de encantos e tradições fascinantes, né? Então, confira a seguir três curiosidades sobre Porto Seguro.  

Porto Seguro abriga um dos marcos do descobrimento do Brasil pelos portugueses 

Em Porto Seguro fica o primeiro Marco do Descobrimento, um dos monumentos mais antigos do país. Segundo informações da Biblioteca IBGE, uma obra provisória foi instalada no local em 1503, três anos após Pedro Álvares Cabral pisar na região. 

Alguns anos depois, em 1506, o monumento atual, feito de mármore e com 2,5 metros de altura, foi erguido, com o objetivo de declarar a propriedade e a soberania da Coroa portuguesa.

A obra fica em cima de uma plataforma, que tem quatro rampas de acesso, e é protegida por uma redoma de vidro. Nela, há o desenho da Cruz de Malta, símbolo da coragem e virtudes cristãs, de acordo com os costumes europeus da época.

O monumento foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1968 como conjunto paisagístico e arquitetônico que faz parte do patrimônio histórico e nacional de Porto Seguro e do Brasil. O endereço para conhecer esse monumento é na Rua Dr. Antônio Ricaldi, 549.

Outro ponto de visitação para adentrar à história local é o Memorial do Descobrimento à beira-mar. Com área construída de aproximadamente 600 metros quadrados, o local conta com reproduções de ocas com utensílios indígenas e a réplica, em tamanho real, da nau (navio da época) que trouxe os portugueses ao Brasil, em 1500. 

Porto Seguro abriga uma réplica da nau portuguesa que chegou ao Brasil em 1500 | Memorial do Descobrimento | Conexão123

Réplica em tamanho real de um navio português com jardins botânicos e exposições sobre a história do Brasil

Aliás, a atração foi construída em um parque com área verde preservada e há vários animais nativos, como os saguis. Localizado na Av. Beira Mar, 800 – Orla Norte, Porto Seguro, o memorial funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 11h45, e das 13h30 às 16h45, e aos domingos, das 8h30 às 12h. 

O local oferece também uma vista panorâmica da cidade de Porto Seguro e da bela praia da Coroa Vermelha. É um lugar de grande importância histórica e cultural, atraindo turistas interessados em aprender mais sobre os primórdios da colonização do Brasil. 

Esse é um ponto turístico em Porto Seguro obrigatório para quem quer conhecer mais da história do país. 

Porto Seguro abriga uma reserva indígena 

Já pensou em conhecer e vivenciar a cultura indígena de perto? Isso é possível com a visita à Aldeia Indígena Pataxó, ou como também é conhecida a Reserva da Jaqueira.

Porto Seguro tem a oferecer muito mais do que belas praias, festas e uma boa gastronomia. Os povos indígenas que ali vivem até hoje já habitavam a terra antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses.

A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, com aproximadamente 827 hectares de território em meio à Mata Atlântica preservada, abriu as portas para receber os turistas. Lá vivem cerca de 34 famílias da linhagem Pataxó, que resguardam os costumes de seus antepassados e compartilham seu conhecimento e cultura milenares com os turistas.

Porto Seguro abriga reserva indígena | Reserva Pataxó | Conexão123

Visitar a reserva indígena de Porto Seguro é uma experiência única

Lá é possível conversar com alguns dos integrantes da aldeia, praticar arco e flecha, participar de rituais, experienciar a pintura corporal e, é claro, saborear as delícias da gastronomia indígena, como o peixe cozido na folha de bananeira. 

As visitas acontecem de segunda a sábado. São oferecidos cinco tipos de vivências dentro da reserva, com diferentes atividades e tempos de duração. Os valores variam de R$ 85 (três horas) até R$ 270 (24 horas, com pernoite). É possível estender a estada por até 7 dias (valores sob consulta).

A reserva fica a cerca de 12 km do centro de Porto Seguro e o acesso é pela BR-367, sentido Porto Seguro–Santa Cruz Cabrália (a saída fica em frente ao Barramares). 

Algumas regras importantes ao visitar a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira: 

  • As pessoas alérgicas a picadas de insetos devem levar repelente e medicamentos de uso pessoal.
  • Os visitantes devem respeitar os horários de chegada, permanência e saída, a cultura, os costumes da comunidade indígena, assim como a flora, a fauna, os horários de descanso e de algumas rotinas da aldeia. 
  • Não é permitido menores desacompanhados. 
  • Os visitantes são responsáveis por todos os seus pertences e pelo lixo gerado, devendo colocá-lo no lugar adequado. 

O programa Expedição Brasil visitou a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira e você pode conferir mais desse passeio incrível em Porto Seguro no vídeo desse episódio.

Porto Seguro tem vida noturna agitada e drink famoso 

Para além das praias, a cidade também se destaca com sua cena noturna. Não é à toa que Porto Seguro é um dos destinos preferidos de jovens estudantes de todo o Brasil em busca de agito e baladas no litoral baiano.  

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a famosa Passarela do Álcool, que hoje recebe o nome de Passarela do Descobrimento e é um dos melhores points para curtir a noite da cidade.

Ao entardecer, o lugar fica repleto de barracas de batidas, que adentram a madrugada, servindo variadas opções de bebidas e drinks

O mais famoso deles é o Capeta, coquetel criado na década de 1980 que leva uma mistura de leite condensado, vodka, canela e guaraná em pó. Uma batida clássica da região que conquista os turistas!

Por isso, quando for a Porto Seguro, não deixe de visitar a Passarela e experimentar o “capeta” baiano! E claro, aproveite todos os lugares para comer que existem no município.

Se você ficou com vontade de conhecer tudo isso de pertinho, você pode garantir um pacote de viagem para Porto Seguro! A modalidade inclui passagem de ida e volta, além de hospedagem com café da manhã.

Basta escolher o dia e mês da sua viagem. Lembre-se de que você precisa ter flexibilidade para voar de 24 horas para antes ou depois dos dias de ida e volta.

Gostou de conhecer as curiosidades de Porto Seguro? Planeje sua viagem com a 123milhas! Os melhores pacotes de viagem, passagens aéreas, hospedagens e aluguéis de carros estão aqui. Partiu?

RESPOSTAS123

O aniversário de Porto Seguro é comemorado no dia 30 de junho.

Alguns dos principais pontos turísticos de Porto Seguro são:

  • Centro histórico
  • Passarela do Descobrimento
  • Arraial d’Ajuda 
  • Trancoso