Notícias

Duas sorveterias brasileiras estão entre as 100 melhores do mundo

28 de julho de 2023

O Brasil se consagra como destino gastronômico: desta vez, com dois estabelecimentos no Norte e Nordeste, eleitos entre as melhores sorveterias do mundo pelo  guia gastronômico TasteAtlas. As sorveterias Cairu, de Belém, no Pará, e a da Ribeira, de Salvador, na Bahia, aparecem na lista das 100 mais icônicas do mundo. Saiba mais no Conexão123.

Conheça com o Conexão123

Sabores brasileiros entre os 100 mais icônicos

O guia TasteAtlas, plataforma colaborativa alimentada por viajantes e que traz as especialidades de cada região, divulgou, em 21 de julho, uma lista das 100 sorveterias mais icônicas do mundo. Entre elas, estão duas brasileiras: a Sorveteria Cairu, de Belém, no Pará, e a Sorveteria da Ribeira, de Salvador, na Bahia.

A lista não é um ranking — não traz uma escala de qual é melhor, mas mostra, a partir de votos de usuários e críticos especializados, os sabores mais icônicos em diversas categorias. As sorveterias brasileiras aparecem ao lado de estabelecimentos italianos, alemães, argentinos e franceses.

O que garantiu essa notoriedade das sorveterias do Norte e Nordeste do país são os sabores dos sorvetes: o de açaí, da sorveteria paraense, e o de tapioca, da sorveteria baiana. 

De acordo com a plataforma TasteAtlas, o que garante a colocação na lista não é só o estabelecimento em si (eles precisam ter tradição no ofício), mas, principalmente, o sabor dos sorvetes. Açaí e tapioca são ícones dos sabores brasileiros e agradaram aos jurados do guia para aparecer entre os 100 mais especiais do mundo.

Sorveteria Cairu, em Belém (PA)

Fundada em 1964, a Sorveteria Cairu é uma das mais tradicionais do Pará e já foi consagrada em outras premiações: em 2022, ficou na 32ª posição na lista das 50 melhores sorveterias do mundo, no ranking elaborado pelo Festival Mundial do Gelato. 

Brasil tem duas das 100 melhores sorveterias do mundo | Sorveteria Cairu | Conexão123

Em Belém do Pará, a Sorveteria Cairu tem sabores amazônicos de sorvete | Foto: Divulgação

No cardápio da sorveteria estão sabores típicos da Amazônia, como os das frutas bacuri, tucumã e cupuaçu com castanha do Pará. O mais pedido é o de açaí, que foi o escolhido pelos jurados do TasteAtlas. De acordo com a plataforma,  “o açaí é um símbolo de orgulho regional e um embaixador dos sabores amazônicos tanto para os locais quanto para os visitantes”. Ainda de acordo com a TasteAtlas, os sabores da sorveteria “se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, evidenciando os sabores únicos da região”.

Para conhecer a Sorveteria Cairu, uma das 100 mais icônicas do mundo, a 123milhas disponibiliza passagens aéreas para Belém do Pará

Endereço: Tv. Dom Romualdo de Seixas, 1139,  Umarizal, Belém, PA.

Sorveteria da Ribeira, em Salvador (BA)

A Sorveteria da Ribeira fica em Salvador, capital da Bahia, e foi inaugurada em 1931. O cardápio traz 65 sabores de sorvete. Além dos tradicionais, estão os de frutas brasileiras como umbu, biribiri, jaca, jenipapo, pinha, sapoti, amarena, coco verde e mangaba.

Brasil tem duas das 100 melhores sorveterias do mundo | Sorveteria da Ribeira | Conexão123

Sorveteria da Ribeira, em Salvador, conquistou os jurados com o sorvete de tapioca | Foto: Divulgação

O sabor da Sorveteria da Ribeira que conquistou os jurados da plataforma TasteAtlas foi o de tapioca. De acordo com o TasteAtlas, a sorveteria “tem uma variedade de sabores de sorvete que incluem não apenas os tradicionais, mas também frutas brasileiras exóticas. Seu sabor mais icônico é a tapioca”.

O sorvete de tapioca é feito com farinha de tapioca e misturada com gelato cremoso. Além de sabores típicos brasileiros, quem frequenta a Sorveteria da Ribeira pode apreciar o visual da praia, com barquinhos de pescadores e veleiros. 

Para conhecer a Sorveteria da Ribeira, eleita uma das 100 mais icônicas do mundo e provar o sorvete de tapioca, há voos para Salvador oferecidos pela 123milhas. Há unidades também na Praia do Forte e em Morro de São Paulo. 

Para estes destinos, a 123milhas recomenda pacotes com passagens aéreas de ida e volta, hotel com café da manhã e transfer:

Endereço: Praça General Osório , 87, Ribeira, Salvador, BA. 

A 123milhas oferece passagens aéreas para esses e outros destinos brasileiros, além de hospedagens para os viajantes conhecerem os sabores da gastronomia brasileira.