Lugares para comer

Aproveite o Prime Gourmet para curtir churrascarias no sul do Brasil

19 de maio de 2023

O churrasco no Sul é muito mais do que uma simples refeição. É uma expressão cultural e um símbolo de hospitalidade. Com muito sabor e amizade em torno do fogo, o churrasco é uma tradição que continua a ser apreciada e valorizada por gerações. 

Que tal saborear um autêntico churrasco gaúcho num belo restaurante do sul do Brasil? Ficou com água na boca? Com o Prime Gourmet você pode viver essa experiência gastronômica com descontos especiais! Confira com o Conexão123.

O que é bom é melhor em dobro! Pague 1 prato, saboreie 2.

Conheça com o Conexão123

O churrasco no Sul do Brasil

A cultura do churrasco no Sul é profundamente enraizada e representa uma tradição apreciada no Brasil todo. 

A história remonta aos tempos dos tropeiros, que utilizavam o churrasco como uma forma prática de alimentação durante suas longas viagens. Com o tempo, a refeição tornou-se parte integrante da cultura gaúcha, espalhando-se por toda a região Sul do país.

Entre os cortes de carne mais populares para o churrasco estão a picanha, o contrafilé, a costela, a fraldinha — ou vazio, como é conhecida no Sul — e a maminha. Cada corte tem suas peculiaridades e exige técnicas específicas de preparo.

Além das carnes, o churrasco pode ser acompanhado por embutidos, queijos e outras delícias, como arroz de carreteiro, feijão-tropeiro, farofa, pão de alho, salada de maionese e o famoso chimarrão, uma bebida típica da região.

Nos estados do Sul, é comum utilizar apenas sal grosso para temperar a carne. De acordo com a tradição, a simplicidade do tempero permite que o sabor natural da carne se destaque.

As carnes são tradicionalmente assadas em fogo de chão ou em churrasqueiras a carvão ou lenha. Assim, o calor e a fumaça da brasa conferem um sabor defumado característico à carne. 

E nada de pressa! O tempo e a técnica para assar são fundamentais para obter a carne no ponto ideal de suculência e maciez. A paciência e o conhecimento para controlar a temperatura e o tempo de cozimento são essenciais para um churrasco perfeito.

Vamos conhecer algumas das melhores experiências de comer churrasco no sul do país? O Conexão123 preparou um guia de restaurantes que estão com descontos especiais no Prime Gourmet

Lembre-se de que, além dessas dicas, a 123milhas oferece pacotes e promoções incríveis para você curtir as cidades onde estão localizados estes restaurantes!

Onde comer churrasco no Sul do Brasil

O viajante que passa por Santa Catarina ou pelo Rio Grande do Sul precisa viver uma experiência única: provar o churrasco da região! Os gaúchos e catarinenses levam muito a sério essa tradição. No Sul, o assador (ou churrasqueiro) é uma figura importante e respeitada. É responsabilidade dele garantir que as carnes sejam preparadas com maestria, controlando o fogo, a temperatura e o tempo de cozimento.

Tamanha tradição se reflete na qualidade dos lugares especializados em churrasco. Quando viajar para cidades como Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, você precisa ter a experiência gastronômica de saborear essa tradição. 

Churrasco no Sul | Costelão na vala | Conexão123

Assar devagar, por muito tempo e temperar com sal grosso: segredo do churrasco gaúcho

Não deixe de aproveitar as promoções dos parceiros: afinal, com a Prime Gourmet você garante descontos em restaurantes. Indicamos a seguir, as melhores churrascarias no Sul do Brasil pra você se deliciar com economia!

Tchê Churrascaria (Gramado)

Em Gramado, o churrasco é questão de honra. Principalmente na Tchê Churrascaria, tradicional até no nome. O ambiente é rústico e, ao mesmo tempo, acolhedor, todo decorado com elementos da cultura gaúcha. 

O carro-chefe do restaurante é o rodízio de carnes de altíssima qualidade, acompanhado de pratos típicos da região, como arroz de carreteiro e feijão tropeiro.

Churrasco no Sul | Tchê Churrascaria | Conexão123

O autêntico churrasco sulista é encontrado na Tchê Churrascaria, estabelecimento intimista e com ótimos sabores no cardápio

Na promoção do Prime Gourmet, na compra de um rodízio, você ganha outro de igual valor. 

Endereço: Rua Padre Carmene, 56, Gramado.

Garfo e Bombacha (Canela)

Na churrascaria mais famosa de Gramado, a Garfo e Bombacha, você verá um verdadeiro espetáculo da cultura gaúcha, literalmente. 

Logo na entrada, o famoso costelão na vala surpreende os clientes. Ele fica, pelo menos, oito horas no fogo e é uma das delícias servidas por lá. Entrando no salão, você passará pela sala do mate e poderá se servir do típico chimarrão para aproveitar uma típica experiência da região.

Churrasco no Sul | Garfo e Bombacha | Conexão123

A costela é assada por oito horas na Garfo & Bombacha | Foto: Divulgação

Ao sentar-se à mesa, a sopa de capeletti será servida. Daí, começa o deleite na gastronomia gaúcha. É a hora de provar costelão na vala e o rodízio de churrasco gaúcho! 

O buffet é no sistema self-service: você escolhe o que quer comer para acompanhar o costelão dentre uma ilha de antepastos com queijos especiais, salame e copa, saladas, arroz carreteiro, carnes diversas assadas na churrasqueira, polenta frita, lasanha, queijo coalho assado entre outra opções. 

Para sobremesa, fondue de chocolate com frutas da estação, doces típicos da culinária gaúcha, como o sagu, o arroz doce e a ambrosia.

A casa oferece ainda opções de shows, tanto no almoço, como no jantar. No almoço gaúcho, o espetáculo exalta a arte gaúcha com apresentações de danças tradicionalistas, como a chula e a dança dos facões, acompanhadas de músicas típicas. Você provará o costelão na vala ao som do acordeão, também conhecido como gaita.

Já a noite gaúcha é um jantar típico com show folclórico para acompanhar o churrasco de carnes nobres e, claro, o costelão na vala. Durante o jantar, a tradição gaúcha é interpretada ao som de músicas típicas executadas ao vivo.

Com a promoção do Prime Gourmet, você pode escolher almoço com ou sem show e jantar com noite gaúcha. 

Ao adquirir um almoço com ou sem show, você ganha outro de igual valor. E a compra da espetacular noite gaúcha com show, você ganha outra!

Endereço: Estrada do Caracol, km 02, em Canela, vizinha a Gramado.

Nostro Sabor Restaurante e Churrascaria (Balneário Camboriú)

O Nostro Sabor é um restaurante de cozinha caseira que serve comida por quilo com grelhados de segunda a sábado e, aos domingos e feriados, o delicioso churrasco na brasa. De quarta e sábado, no jantar, tem pratos a la carte. O restaurante fica a 100 metros do mar. 

Na promoção do Prime Gourmet, ao adquirir um serviço de buffet, livre ou por quilo, você ganha outro de igual valor! 

Churrasco no Sul | Nostro Sabor Restaurante e Churrascaria | Conexão123

O buffet do Nostro Sabor Restaurante e Churrascaria é super diverso e conta com opções para todos os gostos

Endereço: Av. Brasil, 2390, Centro de Balneário Camboriú.

Churrascaria Estação 101 (Itajaí)

A Churrascaria Estação 101, entre Navegantes e Itajaí, a cerca de 30 km de Balneário Camboriú, se orgulha de oferecer o autêntico churrasco gaúcho. Nesta churrascaria, você tem à disposição o buffet completo de saladas, frios, queijos e sushis e o rodízio de assados. 

No cardápio estão picanha, cupim, alcatra, fraldão, contra-filé, picanha na chapa com queijo e com alho e óleo, vitela, costela de ripa, costela janela (aquela servida na tábua e que desmancha de tão molinha), granito de angus, steak britânico, alcatra britânico, costela pururuca, panceta, picanha suína, medalhão, paleta de cordeiro, carré, pernil em pedaços, coxinha da asa de frango, coração de frango, javali e linguiças campeira e toscana.

Além dos acompanhamentos: abacaxi assado com canela, queijo bolinha com melado e pão de alho. 

Churrasco no Sul | Churrascaria Estação 101 | Conexão123

Considerada uma das melhores churrascarias de Itajaí, a Churrascaria Estação 101 não pode ficar de fora do seu roteiro gastronômico | Foto: Divulgação

Com o aplicativo Prime Gourmet, você adquire o rodízio de carnes e ganha outro de igual valor. É de dar água na boca!

Endereço: Rodovia BR 101, km 118, Itajaí.

Primavera Churrascaria (Novo Hamburgo)

Na Primavera Churrascaria você vive todas as experiências gastronômicas do autêntico churrasco gaúcho. Com mais de 65 anos de tradição, a churrascaria tem adega com mais de 120 rótulos para você escolher o vinho que melhor harmoniza com sua carne. 

Churrasco no Sul | Churrascaria Primavera | Conexão123

Churrascaria Primavera: tradição do assado gaúcho em Novo Hamburgo

As crianças podem brincar em um espaço dedicado a elas, com monitoria. No rodízio, são mais de 25 cortes de carnes. E você também pode curtir um rodízio de massas em que é oferecida uma especialidade gaúcha irresistível: a sopa de capeletti servida antes do churrasco

Ao usar o aplicativo Prime Gourmet, você adquire o rodízio de carnes e ganha outro de igual valor. 

Endereço: Rodovia BR-116, 2554, Bairro Primavera, Novo Hamburgo

Conheça o Prime Gourmet 

O Prime Gourmet é um clube de vantagens premium que confere descontos nos melhores restaurantes e também em atrações turísticas do Brasil. Ele funciona a partir de um aplicativo para smartphone, que pode ser baixado gratuitamente. 

Nos estabelecimentos participantes, na compra de dois ingressos, dois pratos ou rodízios, os assinantes pagam por apenas um. Após analisar as melhores ofertas para a região de sua escolha, o cliente pode realizar a assinatura e começar a aproveitar os vouchers!

O preço da assinatura do clube de vantagens, com o cupom de desconto da 123MILHAS, é de R$ 190 por região, que oferece de 100 a 400 ofertas exclusivas.

Para facilitar ainda mais, o aplicativo do Prime Gourmet é em formato de guia e está disponível para mais de 160 cidades no Brasil. E a melhor parte: funciona sem internet!

Confira o passo a passo para fazer parte dessa comunidade:

  1. Baixe o aplicativo na Apple Store ou Google Play.
  2. Faça o cadastro gratuitamente, selecione a região de interesse e veja as ofertas antes de comprar.
  3. Escolha o voucher que deseja utilizar e clique em “Adquira já o seu Prime Gourmet”.
  4. Insira o cupom de desconto “123MILHAS” e aproveite R$ 10 OFF.
  5. Toque no botão “utilizar” e, com a câmera, leia o QR CODE do estabelecimento.
  6. Após validar o voucher, avalie o atendimento do estabelecimento parceiro. 

Importante ressaltar que existe apenas um voucher de cada oferta dentro do guia. Não é possível utilizar os vouchers mais de uma vez no mesmo estabelecimento.

Confira as regras: 

  • Na compra de um prato principal ou ingresso, ganhe outro de igual ou menor valor.
  • Necessário duas pessoas para consumir a oferta.
  • Bebidas, entradas, sobremesas, taxa de serviço, gorjeta e couvert artístico não estão inclusos no benefício.
  • Demais diretrizes podem ser diferentes em cada estabelecimento. Verifique no local em questão as condições da oferta antes de utilizá-la.

Curtiu nossas dicas de onde comer churrasco no Sul? Conte com a 123milhas para pesquisar passagens aéreas, alugar um carro para ir até as churrascarias e reservar hotéis em Gramado, Canela ou Balneário Camboriú.

RESPOSTAS123

O churrasco no Sul é temperado, geralmente, apenas com sal grosso e assado lentamente, como é o caso da costela assada na vala.

No Sul, o churrasco também é chamado de Assado.

A cultura do pastoreio e da condução das tropas no Sul levou à tradição de comer carne assada sobre braseiros no chão.