Lugares para conhecer

Dia dos Pais: destinos no Brasil para pesca esportiva entre pais e filhos

12 de agosto de 2022

Admirar paisagens naturais exuberantes, navegar em águas importantes do ecossistema brasileiro e, de quebra, fisgar peixes enormes. A pesca esportiva (pesque e solte) conquista os turistas em virtude da oportunidade de vivenciar uma experiência única em meio à natureza. 

A modalidade ainda pode tornar-se um presente inesquecível para aqueles apaixonados pelas iscas, peixes e anzóis. Dia 14 de agosto, segundo domingo do mês, é celebrado o Dia dos Pais, e nada melhor do que passar um tempo de qualidade de pais e filhos. Partiu pescaria?

Você vai ler sobre

Pesca esportiva: as peculiaridades dessa variedade no Brasil 

Preparar a vara, colocar a isca no anzol e lançar a famosa linha de nylon na água, seja doce ou salgada. Estes passos integram parte do ritual da pesca, amadora ou profissional. 

Para além do movimento de fisgar os peixes, a pescaria engloba a oportunidade de conhecer novos lugares, navegar em importantes rios e mares, deslumbrar-se com paisagens naturais belíssimas e conviver com a fauna e a flora do local onde estiver. 

A pesca esportiva consiste no ato de capturar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Justamente por isso, os animais são devolvidos vivos à natureza. Em geral, os praticantes pescam, medem e fotografam a espécie antes de soltar na água novamente. 

A pesca esportiva no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos e apreciadores. O setor movimenta outras áreas e ainda contribui, significativamente, para os ramos de hotelaria e gastronomia. 

Inclusive, também agrega o faturamento das lojas de artigos de pesca, da indústria náutica, dos criadores de iscas vivas, entre outros. 

Conforme a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva – ANEPE (2014), a atividade gera em torno de 200 mil empregos diretos e indiretos no território nacional, incluindo hotelaria, gastronomia, guias de pesca, condutores de embarcações e mais.

Apesar de ser um esporte ainda pouco praticado no país, se comparado a outras nações, a exemplo dos Estados Unidos, de acordo com dados do Sebrae (2013), a pesca esportiva movimenta cerca de um bilhão de reais anualmente. 

Já o número de brasileiros com hábito de pescar atinge aproximadamente sete milhões, segundo a consultoria Ipsos | Marplan (2020). 

Ademais, o Brasil é reduto de imensa beleza natural e ótimos lugares para a execução da modalidade, como o rio Amazonas, o Pantanal e o rio São Francisco. 

Pensando sempre em proporcionar as melhores viagens, o Conexão123 preparou um guia com os melhores destinos para praticar a pesca esportiva, especialmente para o Dia dos Pais, que se aproxima. 

Separe as varas, prepare as iscas, arrume as malas e partiu viajar! Ah, quando for montar a bagagem, lembre-se de colocar alguns itens essenciais para uma estada mais agradável:

  • Roupas: camisetas, blusas leves, bermudas ou shorts confortáveis
  • Calçados: bota e tênis 
  • Cuidados pessoais: protetor solar, cremes pós-sol, repelente, entre outros
  • Acessórios: chapéus, máquinas fotográficas, binóculo, mochilas pequenas

Rio Amazonas, Barcelos (Amazonas)

Primeira capital da capitania de São José do Rio Negro, atual estado do Amazonas, o município de Barcelos é conhecido pelo comércio internacional de peixes ornamentais e pela pesca esportiva de tucunaré. 

Na região Norte do Brasil, a cidade, a cerca de 395 km de Manaus, fica às margens do rio Negro, afluente do rio Amazonas. Além disso, oferece outros ótimos locais para pesca, como os rios Caurés, Ererê, Cabeçudo, Castanho, Padauiri, Araca, Demin e Unini. 

Com 122.461 km², Barcelos é uma das maiores cidades do país em extensão territorial. Além disso, a tradição da atividade pesqueira da região proporciona aos viajantes excelente estrutura para a prática da modalidade esportiva. 

No destino, os visitantes contam com barcos-hotéis com sistema all inclusive, que operam pelas águas regionais para que os hóspedes possam pescar enquanto navegam. Numa semana de pescaria, o barco-hotel pode percorrer até 800 km. 

Pesca esportiva: melhores destinos no Brasil para pais e filhos | Barcelos, Amazonas | Conexão123

O município de Barcelos é conhecido como um dos principais destinos para pesca esportiva no Brasil | Foto: Personal Pesca

As principais espécies de peixes encontradas nas águas de Barcelos são os tucunarés amazônicos, essencialmente o tucunaré-açu, pirarara e pirarucu.

Inclusive, a cidade também é berço do Parque Nacional do Jaú, do Parque Estadual do Araçá e da Área de Preservação Ambiental de Mariuá, ambientes que compõem o turismo pelo destino. 

A viagem a Barcelos pode começar com a ida até a capital do Amazonas, com voos que partem de boa parte das cidades brasileiras, como, por exemplo: saindo de São Paulo para Manaus!

A partir do desembarque em terras manauaras, é preciso seguir o trajeto de barco regional até Barcelos. Conhecido como Recreio, o deslocamento com barco de três andares dura em média 30 horas. 

São três alternativas de acomodação náutica: rede, suíte ou camarote, que custam a partir de R$ 170 (por viajante), dependendo da escolha, e incluem café da manhã, almoço e jantar. Os preços podem sofrer alterações, consulte valores e informações para a época da sua ida. 

Ademais, no decorrer do ano, em geral, a temperatura varia de 24 °C a 30 °C, tornando a viagem possível em boa parte dos meses, inclusive agosto. 

Pantanal, Corumbá (Mato Grosso do Sul)

O Pantanal também oferece boas alternativas para o turismo de pesca esportiva no Brasil. Pertencente aos estados do Mato Grosso (35%) e Mato Grosso do Sul (65%), o bioma é reduto de imensa beleza natural e fauna e flora típicas do ecossistema. 

Porta de entrada dos ares pantaneiros, Corumbá é um município sul-mato-grossense próximo à fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Banhado pelo rio Paraguai, é o destino certo para praticar a pesca no Pantanal.

Inclusive, a cidade é palco do Festival Internacional de Pesca Esportiva, que ocorre anualmente no mês de maio e atrai pessoas de várias partes do globo. O evento é destinado para crianças (a partir de cinco anos) e adultos. 

Além de paisagens lindíssimas, a bacia do Paraguai também reúne aproximadamente 230 espécies de peixes, como barbados, bagre, jaús, piraputangas e pintados, o que torna a atividade na região ainda melhor.

Pesca esportiva: melhores destinos no Brasil para pais e filhos | Corumbá, Mato Grosso do Sul | Conexão123

Corumbá fica no Mato Grosso do Sul, região do Pantanal brasileiro, e abraça o segmento de pesca esportiva

Vale salientar que a pesca é liberada no local de março a outubro. Nos meses de novembro a fevereiro, a atividade é proibida para a preservação e reprodução das espécies. 

Para praticar a pesca esportiva no local, é obrigatório ter autorização ambiental. Precisa-se preencher um formulário específico, disponível nas agências do Banco do Brasil do estado do Mato Grosso do Sul ou no site do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, onde também é possível encontrar mais informações sobre a atividade. 

Pensando em viver a experiência da pesca esportiva pantaneira? O Lontra Pantanal Hotel fica às margens do rio Miranda, afluente da margem esquerda do Paraguai. 

A acomodação oferece pensão completa e infraestrutura de ponta para uma viagem inesquecível. Alguns diferenciais da hospedagem se destacam, entre eles:

  • Restaurante
  • Piscina
  • Salão de jogos
  • Playground

Um belíssimo presente de Dia dos Pais é uma viagem a Corumbá. O pacote para a cidade fica a partir de R$ 1.841 (por hóspede), com passagem aérea e hospedagem no Lontra Pantanal Hotel, para três dias com todas as refeições incluídas. 

Outro agradável do município é a temperatura média anual de 26 ºC, podendo chegar a 32 ºC no verão e a 21 ºC no inverno.

Rio São Francisco, São Gonçalo do Abaeté (Minas Gerais)

Chamado também de Velho Chico, o rio São Francisco é uma importante bacia do Brasil, e seu curso natural engloba seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de parte do Distrito Federal

Viver uma experiência turística e explorar as riquezas naturais do São Francisco pode ser uma oportunidade única para desfrutar no Dia dos Pais

O Beira Rio, bairro do município de São Gonçalo do Abaeté, em Minas Gerais, é um ótimo destino para a prática de pesca esportiva no Velho Chico. A atividade pesqueira é de suma importância para quem mora nas margens do rio e aos que visitam a região, que fica a cerca de 370 km de Belo Horizonte, capital mineira. 

Por lá, existem mais de 150 espécies de peixe catalogadas, entre elas: dourado, pintado, traíra, piau, tucunaré. Mais do que o ato de pescar e soltar, a pesca esportiva abrange o intenso contato com a natureza e ainda garante incríveis histórias para serem contadas. 

É fundamental destacar que a pesca integra ainda a conscientização ambiental e conservação da fauna. Por isso, de outubro a fevereiro, a modalidade é proibida no local, para o período de defeso dos peixes. 

Aos apaixonados por lançar a isca e fisgar o peixe, o destino é o lugar certo! Com mais de 30 corredeiras, com profundidade entre 5 e 6 metros, o bairro Beira do Rio conta com ótima infraestrutura para a pesca turística.

Pesca esportiva: melhores destinos no Brasil para pais e filhos | São Gonçalo do Abaeté, Minas Gerais | Conexão123

O bairro Beira Rio, em São Gonçalo do Abaeté, fica às margens do rio São Francisco e é um excelente destino de pesca esportiva em Minas Gerais | Foto: Visite Beira Rio

Para tornar sua estada incrível, vale a pena contratar um condutor de pesca experiente da comunidade ribeirinha. Consulte preços e tempo de atividade no local ou no site Visite Beira Rio. 

A disponibilidade hoteleira em São Gonçalo do Abaeté pode ser um pouco restrita. Portanto, você pode aproveitar para passar um dia inteiro na cidade pescando e se hospedar em Patos de Minas, a aproximadamente 100 km do município. 

O Fratele Business Hotel é uma acomodação com bom custo-benefício em Patos de Minas. Os quartos dispõem de televisão, banheiro com chuveiro ou banheira e itens para banho. O valor inclui café da manhã, e três diárias para o fim de semana do Dia dos Pais custa a partir de R$ 400 (por adulto).  

Aliás, geralmente, ao longo do ano, a temperatura varia entre 13 °C e 33 °C. 

Gostou das sugestões de melhores destinos para pesca esportiva no Brasil? Aproveite para montar um roteiro turístico de pais e filhos para celebrar este dia tão especial.

Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.