Guia turístico

Tem que ir para Jericoacoara

Jericoacoara: um pedaço do céu localizado no Ceará

 

Jijoca de Jericoacoara… ou apenas Jericoacoara… ou, ainda, só Jeri. Nome oficial, como é mais conhecido e apelido carinhoso. De qual das três formas você prefere chamar esta vila que é um pedaço do céu localizado no Ceará? Tanto faz, você escolhe. Deixamos a unanimidade só mesmo para o melhor sinônimo existente para esse destino: paraíso. Neste post, descubra por que você tem que ir para Jericoacoara.

 

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, Jericoacoara entrou, há alguns anos, para a lista dos roteiros em alta de todo o planeta. Isso colocou o balneário cearense definitivamente no mapa dos destinos mais desejados do Brasil.

 

Mesmo com o boom turístico vivido nos últimos anos, Jeri continua sendo uma vila de pescadores que não possui sequer postes de luz para preservar a iluminação natural proveniente da lua e das estrelas. E se seu sonho é conhecer este lugar encantado das fotos de internet, ele começa a se realizar agora!

 

Jeri é considerada uma das praias mais bonitas do mundo

 

O que espera por você em Jeri

 

Até aos anos 1980, Jeri era uma bonita vila de pescadores desconhecida até de muitos brasileiros. A virada do paraíso cearense aconteceu quando o jornal Washington Post listou a praia como uma das 10 mais maravilhosas do mundo. De lá para cá, Jijoca ganhou infraestrutura de praia rústica-chique.

 

Apesar deste paraíso guardar ainda seu charme original de vila de pescadores, não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e do luxo em Jericoacoara, se assim o quiser. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri: desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranquilos a casas com música ao vivo, além de excelentes hotéis e pousadas.

 

E o melhor: Jeri é um destino que dá para visitar durante todo o ano. A temperatura varia entre 29°C e 35°C. A temporada de chuvas amenas é em fevereiro, março, abril e maio. Em julho, as lagoas estão cheias e é a época de se ver o principal cartão-postal de Jeri: quando o sol se põe na Pedra Furada.

 

De agosto a dezembro, a época de seca e os ventos são excelentes para praticantes de windsurf e kitesurf.

 

Ah, o pôr do sol… todos os dias, multidões sobem a gigantesca Duna do Pôr do Sol para apreciar o espetáculo lá de cima. Nem pense em não seguir o ritual. O pôr do sol acontece no mar por causa da sua localização no extremo norte do Ceará. Ao descer para a praia, uma roda de capoeira costuma aguardar pelos visitantes.

 

Gastronomia

 

Para dar conta de tanto sobe e desce, praticar esportes e nadar, a vila capricha no quesito restaurantes. São opções para todos os gostos e bolsos, com os frutos do mar se destacando nos cardápios.

 

Frutos do mar são protagonistas no cardápio.

 

E quando a noite chega, é hora de seguir para o forró. O bate-coxa rola até altas horas e, do salão, todo mundo segue para a famosa padaria Santo Antônio – a partir das duas da matina tem pão francês, pão de coco e pão de banana saindo quentinho do forno!

 

As famosas redes de Jericoacoara

 

Pensar em Jijoca é sinônimo de renovar as energias nas redes espalhadas pela água. O que muita gente não sabe é que elas estão dispostas em várias lagoas, e não no mar. Jeri reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. E nada se compara às suas lagoas, com jeitinho de Caribe. Elas são as estrelas do lugar!

Os famosos ventos de Jijoca criam ondas que embalam as redes dentro d´água. É um jeito inesquecível de relaxar!

 

Ver a vida passar no balanço da rede é indispensável na Lagoa do Paraíso.

 

A principal lagoa é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Em ambas, as águas azuis esverdeadas enfeitiçam a todos. A melhor maneira é ir de bugue.

 

As lagoas, porém, não são as únicas atrações da vila. A Pedra Furada atrai turistas e curiosos para apreciar a bela formação. Para quem visita o destino em julho, um encantamento a mais: o sol se põe do outro lado do “furo”, proporcionando um grande espetáculo.

 

A Pedra Furada é um dos principais pontos turísticos.

 

E então, pronto(a) para apreciar esse espetáculo ao vivo e a cores? Jeri está de braços abertos para você. O vilarejo é sinônimo de relaxamento, descanso, esportes, restaurantes incríveis, natureza fantástica e povo hospitaleiro.

 

Vem descobrir mais sobre este destino com a 123Milhas e saiba cada segredo que você tem que conhecer em Jericoacoara!