Notícias

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte projeta lançamento de Centro de Inovação

24 de outubro de 2022

Um aeroporto verde, instalado estrategicamente no coração do país, a uma hora de voo para cidades que concentram 70% do PIB nacional e um verdadeiro hub de conexões para 50 destinos brasileiros. Este é o perfil do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que está consolidando o conceito de smart airport no Brasil com o pioneirismo da tecnologia 5G.

Na última semana, foi lançado o projeto de um Centro de Inovação, que deverá entrar em operação no aeroporto em 2023. A proposta vem para consolidar a tecnologia e a sustentabilidade como pilares estratégicos do terminal mineiro.

Vamos conhecer mais sobre as inovações no Aeroporto Internacional de Confins? Continue lendo o Conexão123

Você vai ler sobre

Aeroporto Internacional de BH investe no conceito de smart airport

O Centro de Inovação será abrigado no segundo pavimento do aeroporto. Nesse potencial laboratório tecnológico, a inovação deixa de ser um diferencial para se tornar ferramenta estratégica, com foco na melhoria do aeroporto e da jornada do passageiro, com consequente redução de custos. 

O fio condutor da transformação e consolidação do conceito smart airport no terminal mineiro é o 5G e seus impactos no turismo, que irão permitir a aplicação de diversos recursos de inovação tecnológica e inteligência artificial, através de avançados equipamentos e sensores.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte lança projeto de Centro de Inovação | Imagem saguão aeroporto | Conexão123

O aeroporto inteligente irá aprimorar a experiência do passageiro, assegurando operações otimizadas durante o embarque e desembarque | Foto: Divulgação

“Nosso objetivo é consolidar o conceito de smart airport conectado ao ambiente de smart city, desenvolvendo o aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança”, afirma o CEO da BH Airport, Kleber Meira. 

Nesse cenário, o terminal mineiro protagoniza o papel de piloto de testes, abrindo espaço para se configurar como um grande campo de provas, conectando empresas, startups e universidades ao Aeroporto Internacional de BH.

Tecnologia 5G irá aprimorar a experiência do passageiro no Aeroporto Internacional de Confins

O aeroporto inteligente irá aprimorar a experiência do passageiro, assegurando operações otimizadas durante o embarque e desembarque, com inovações como a substituição do raio x por um túnel inteligente, antecipação de check-in, despacho de bagagem de autoatendimento, biometria, além das melhorias no escaneamento e no rastreio dos pertences, que poderão reduzir o risco de extravios de bagagens. 

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte lança projeto de Centro de Inovação | Foto aeroporto | Conexão123

Inovações como substituição do raio x por um túnel inteligente, antecipação de check-in e biometria no aeroporto mineiro | Foto: Divulgação

A expectativa é que o acesso ao portão tenha auto embarque, sem necessidade de intervenção humana, garantindo mais agilidade e segurança. Além dos benefícios para a logística, mobilidade e proteção, a tecnologia de inovação irá fortalecer o perfil sustentável do Aeroporto Internacional de BH, que é administrado pelo CCR Aeroportos, com aplicação em eficiência energética de dispositivos como painéis, sistemas de iluminação e de água. 

Curtiu as novidades em sustentabilidade do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte? A gente também. Na hora de escolher seu próximo destino, não se esqueça que a 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros. Boa viagem!