Guia turístico

Foz do Iguaçu: muito além das cataratas

30 de dezembro de 2021

As Cataratas do Iguaçu são o principal motivo de quem visita Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. O maior conjunto de quedas d’água do mundo tem tudo para cativar o seu coração e ficar registrado na sua mente. Mas está longe de ser a única atração da cidade. Venha com a 123Milhas e descubra todos os pontos turísticos que você tem que ir em Foz do Iguaçu.

Além de ser o berço das Cataratas, o destino oferece vários outros passeios para os amantes da natureza e muito entretenimento lúdico que vai mexer com a sua imaginação. 

O passeio de barco mais concorrido nas Cataratas deixa o visitante encharcado ao entrar nas águas agitadas.

 

Macuco Safari nas Cataratas de Foz do Iguaçu

Não é possível nadar nas Cataratas do Iguaçu. É muito perigoso, mas dá para tomar um banho dessas águas. O Macuco Safári é um passeio que proporciona essa experiência.

O passeio começa com um trajeto de 2 km pela selva. O instrutor descreve a fauna e a flora ao redor. Depois vem uma trilha de 600 metros para te levar mais adentro da floresta, de onde partem as embarcações.

Nesse local, antes de pegar um dos botes, os visitantes têm acesso a uma área com armários para aluguel, lanchonetes, lojas e banheiros. Muita gente prefere trocar de roupa para curtir a atividade porque certamente vai se molhar inteirinho. 

Vestidos com capa de chuva (opcional), um colete salva-vidas (obrigatório) e com os pertences protegidos, é hora de sair de barco para o momento mais emocionante do passeio. O banho nas Cataratas de Foz do Iguaçu é geladinho e super-revigorante! Já imaginou essa experiência?  

Mas se você não quiser se molhar, também é possível fazer o passeio seco. O barco fica um pouco distante das quedas e atende quem realmente não quer se molhar.

O ingresso ao Parque Nacional do Iguaçu não dá direito a essa experiência com o Macuco Safári. Você deve comprar o ingresso com antecedência no site.

O Macuco Safári funciona de terça a domingo, das 9h às 16h40. A atração oferece experiências fantásticas para os amantes de esportes radicais, como Rafting e Cachoeirismo.

Agora, se você gosta de adrenalina mesmo, outras empresas da região oferecem salto de paraquedas, rapel e passeio de helicóptero. Já pensou em se aventurar nas alturas com um cenário desses?

O passeio de barco é emoção garantida e pode ser feito por pessoas de todas as idades.   

 

Parque das Aves

Bem pertinho do Parque Nacional do Iguaçu está o Parque das Aves. É um local para imergir em conexão profunda com a natureza e expandir o conhecimento sobre as aves que habitam aquela parte da Mata Atlântica.

Muitas aves resgatadas ali não têm condições de retornar ao seu habitat. Cerca de 1,5 mil aves de 140 espécies estão lá para você apreciar e fazer belas fotos.

No Viveiro Cecropia é possível alimentar periquito, a experiência custa R$10.

Ao lado da portaria do Parque Nacional do Iguaçu, insira o programa no roteiro no  mesmo dia que deseja conhecer as cataratas. Separe de duas a três horas para visitar a atração.  O Parque das Aves funciona todos os dias, das 8h30 às 16h30. A venda do ingresso é on-line e custa R$60. Compre aqui. 

 

Itaipu Binacional

Uma das maiores obras da engenharia mundial é a usina hidrelétrica de Itaipu. Maior também é a capacidade de produção de energia limpa e renovável dessa hidrelétrica. A energia gerada ali vai para os dois países da fronteira: Brasil e Paraguai. 

Você vai se surpreender com o tamanho das vinte turbinas e da estrutura completa do local. Para se ter uma ideia, a vazão de água da usina é 40 vezes maior do que nas Cataratas. Apenas a barragem tem 8 km de extensão e 196 metros de altura, o que equivale a um edifício de 65 andares.  

É tudo tão grande que a quantidade de concreto usado na obra daria para construir 210 estádios de futebol. O número de atrativos por lá exige organização no roteiro.  O tour por Itaipu inclui  sessões de planetário, visita ao Ecomuseu, passeio noturno e aos bastidores da usina. Além de conhecer o Refúgio Biológico Bela Vista, criado para receber animais que fugiram da área alagada pela usina. 

A barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura. Crédito: Turismo Itaipu.

A visitação da barragem de Itaipu Binacional acontece das 8h30 às 17h com diferentes passeios que duram em média uma hora e meia.

 

Dreams Park Show

O universo lúdico também tem vez em Foz do Iguaçu. O Dreams Park Show é um complexo de entretenimento que abriga diversas atrações. Dentre elas estão o Museu de Cera, o Parque dos Dinossauros, as Maravilhas do Mundo, o Dreams Ice Bar e o Dreams Motor Show Café.

O Museu de Cera permite o encontro dos visitantes com esculturas de personagens famosos mundialmente. Sabe aquela foto tão sonhada com o seu ídolo? Pode ser mais fácil do que você imagina.

O Parque dos Dinossauros é uma atração a céu aberto com réplicas em tamanho real dos animais. O maior deles é o Giganossauro, com mais de 14 metros de altura.

Já o Maravilhas do Mundo  é uma réplica em tamanho pequeno das maiores atrações turísticas do mundo, como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, as Pirâmides do Egito e o Cristo Redentor.

O Dream Ice Bar  é um bar com temperatura a -15°C. Tudo lá é feito de gelo: copos, bancos, mesas, paredes e balcões. Os casacos e as luvas ficam por conta da casa.

E o Dreams Park Show Café  é um ambiente perfeito para quem ama motocicletas, bons drinks e comida boa. De sexta e sábado, tem rock acústico ao vivo, a partir das 19h.

O Vale dos Dinossauros é como uma viagem épica em que você caminha entre réplicas de feras pré-históricas de tamanho real. E elas produzem movimentos e sons.

Como a maioria das atrações do Dreams Park Show fica em áreas fechadas, você pode aproveitar para fazer a visita em um dia que o tempo estiver nublado, por exemplo. Os ingressos ficam mais atrativos quando comprados em combos. A dica é garantir sempre com antecedência.

Viu só como as imponentes belezas naturais dividem espaço com outras atrações interessantes na cidade? Confira agora dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, antes de reservar a sua passagem com a 123Milhas.