Lugares para conhecer

Carnaval de Ouro Preto: saiba como aproveitar

7 de fevereiro de 2023

Ouro Preto, cidade histórica mineira famosa pela arte e pela cultura barroca, é completamente tomada pela folia nos dias da maior festa popular do país, recebendo visitantes de todos os cantos do Brasil — e até estrangeiros — para viver uma experiência inesquecível!

Acompanhe o Conexão123 e descubra como é o Carnaval de Ouro Preto!

Você vai ler sobre

Carnaval de Ouro Preto 

A folia carnavalesca de Minas Gerais é conhecida por tradições e festas animadas nas cidades históricas. O Carnaval de Ouro Preto se destaca pelos blocos de rua tradicionais e festas organizadas pelos universitários, estudantes da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Não é à toa que é considerado o maior Carnaval universitário do Brasil. 

Há os mais diversos blocos e temas e até chuva de cerveja! É comum ver pessoas subindo e descendo as ladeiras da cidade colonial, curtindo os mais variados shows e atrações, dentro e fora das repúblicas estudantis. 

Dica: algumas repúblicas oferecem pacotes com open bar, alimentação, hospedagem e abadás para participar dos blocos parceiros. Além disso, da sexta-feira de Carnaval até a quarta-feira de Cinzas, são promovidas festas temáticas internas no período da tarde e à noite, regadas a muita cerveja e curtição. 

Em Ouro Preto existe também o Carnaval de rua organizado pela prefeitura, com eventos, atrações e shows espalhados pela cidade.

Já os blocos tradicionais do Carnaval de Ouro Preto são organizados por cidadãos ilustres e moradores, incluindo o bloco da agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, o Zé Pereira do Clube dos Lacaios, fundado em 1867.

As crianças também têm lugar garantido na folia da cidade, com cortejo dos blocos Bandalheira Mirim, Zé Pereira Mirim e Charanga de Lata Mirim, além de área de lazer e brincadeiras na Praça Tiradentes no domingo de Carnaval.

Principais atrações do Carnaval de Ouro Preto 

A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto é uma das principais atrações dos dias de folia da cidade. Criada em 2005, ela reúne os quatro maiores blocos carnavalescos da cidade: Bloco do Caixão, Bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Bloco Chapado. Grandes nomes da música atual, como Dennis Dj, Pabllo Vittar, MC Livinho e MC Kevinho, além do grupo Molejo, Alexandre Peixe e Tuca Fernandes, já passaram pelos palcos do evento organizado pelo grupo. 

Nas ladeiras da cidade histórica, a folia continua. Os blocos atravessam as ruas, passando por casarões e construções coloniais, e é isso que torna o Carnaval de Ouro Preto ainda mais incrível. Você curte a festa enquanto circula e passeia por parte da história do Brasil, na antiga capital de Minas Gerais. 

Quer dar um pulo em Ouro Preto para conhecer esse Carnaval? Anote as dicas de onde se hospedar.

Confira a seguir as principais atrações do Carnaval de Ouro Preto

Bloco Zé Pereira dos Lacaios

Um verdadeiro símbolo do Carnaval da cidade histórica, o bloco Zé Pereira dos Lacaios é a agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil. A manifestação conta com bonecos gigantes, além do uso de fraques, cartolas e lanternas, que são a marca do bloco. 

A figura do Zé Pereira inspirou o Clube dos Lacaios, formado por empregados do palácio do governo na antiga Província de Minas Gerais (Ouro Preto). O Clube produziu os bonecos em gesso, papel machê e taquara, com vestimentas parecidas com as roupas que os lacaios (mordomos) vestiam na época: o fraque e a cartola.

São três bonecos principais: o Catitão, a Baiana e o Benedito. Em 2001, novos bonecos passaram a fazer parte do bloco, representando personalidades de Ouro Preto, como Sinhá Olímpia, Bené da Flauta, Tiradentes, entre outros. Os catitões doados para o bloco foram fabricados em isopor, em uma oficina da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), ministrada pelo carnavalesco Joãosinho Trinta.

O bloco sai do bairro Antônio Dias, onde está localizada a sede, e desfila entre as ladeiras ouro-pretanas, cantando seu hino. É ele que abre o Carnaval na quinta-feira e retorna às ruas histórias no domingo, subindo as ladeiras da cidade e se reunindo na Praça Tiradentes. 

A tradição teve início em 1867 e, mesmo depois de várias mudanças, como novos bonecos e ritmos, continua encantando as novas gerações. 

O sapateiro português José Nogueira Paredes abriu o primeiro dia de Carnaval na Cidade do Rio de Janeiro em 1846, desfilando o Zé Pereira pelas ruas do centro. Seu bloco atraiu uma turma de foliões e músicos.

José mudou-se para a cidade de Ouro Preto em 1867, para trabalhar no Palácio do Governo — quando a cidade ainda se chamava Vila Rica e era a capital de Minas Gerais —, daí então surgiu o Bloco Zé Pereira e Clube dos Lacaios, organizado por funcionários do palácio. 

Na edição de 2023, após 2 anos sem Carnaval presencial em Ouro Preto, blocos universitários, escolas de samba e repúblicas se organizam para as novas festividades. Agora, de forma segura, o Carnaval já foi confirmado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Principais atrações do Carnaval de Ouro Preto | Bloco Zé Pereira dos Lacaios | Conexão123

Bloco Zé Pereira dos Lacaios | Foto: Divulgação

Festa da Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto

Criada em 2005, pela união dos blocos Cabrobró, da Praia e Chapado, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto vem, desde então, promovendo uma festa com duração de quatro dias, com os principais nomes da música nacional, que atraem milhares de visitantes para a cidade. Com pacotes fechados para pista e camarote, a liga oferece formas diferentes de curtir a folia, em que cada bloco mantém sua identidade original.

A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto apresenta atrações musicais para todos os gostos. Embora cada bloco ofereça experiências diferentes, as festas são sinônimo de muita animação e diversão.

Já foi o tempo em que todos os blocos percorriam as ladeiras da cidade, cada qual com seus instrumentos. Alguns desses blocos cresceram, se destacaram e passaram a fazer a concentração em locais fechados e com shows de grandes bandas. Tornou-se um megaevento, em espaços para até 8 mil foliões por dia, com venda de ingressos e bebida liberada.

Para entrar nos eventos, é possível comprar o “passaporte”, que dá acesso aos quatro blocos, ou ingresso somente para um. E são duas áreas: pista e camarote. Um diferencial da Liga dos Blocos são as bebidas liberadas nos dois ambientes, além de o espaço seguir todas as medidas de segurança, proporcionando ao público tranquilidade para curtir os quatro dias de folia.

Bloco Cabrobró

Formado por estudantes da UFOP — Universidade Federal de Ouro Preto —, o Bloco Cabrobró nasceu no ano 2000, como uma brincadeira. Estudantes, amigos e familiares desfilavam pelas ladeiras de Ouro Preto. Ele se tornou uma das maiores atrações do Carnaval da cidade e um dos maiores blocos universitários do país, com uma estrutura fantástica, tendo grandes atrações e uma folia que só pode ser vivenciada em Ouro Preto.

Em 2023, Cabrobró completará os seus 23 anos e garantirá uma experiência inesquecível!

O bloco sempre se apresenta nos domingos de Carnaval, tem um formato de show artístico e bebidas liberadas para seus participantes, identificados com abadá.

O bloco Cabrobró tem a finalidade de oferecer atrações de qualidade para os foliões que vão para a cidade curtir o Carnaval. O dinheiro arrecadado ajuda no custeio da manutenção dos imóveis onde moram estudantes da UFOP. O bloco também tem o compromisso de sempre converter uma parcela de suas receitas para projetos sociais do município.

Neste ano, as principais atrações confirmadas da festa promovida pelo Cabrobró são: Turma do Pagode, Luísa Sonza e Gabriel do Borel. A folia acontecerá no domingo de Carnaval (19/02), às 14h.

Bloco da Praia 

Combinando o turismo, o charme ouro-pretano e as principais atrações nacionais, o Bloco da Praia, há 22 anos, agita o Carnaval na cidade histórica.

O bloco surgiu no ano de 2000, a partir da ideia de nove repúblicas situadas na Praia do Circo de organizar um bloco carnavalesco com o objetivo de desfilar pelas ladeiras do centro histórico de Ouro Preto atrás do som da bateria ritmada, daí a origem do nome Bloco da Praia.

Inicialmente, o bloco se concentrava em uma das repúblicas organizadoras, em uma festa com cerca de 600 foliões. Em 2015, o Bloco da Praia completou 15 anos. Ao longo desse tempo, e devido ao grande sucesso, ele cresceu e hoje recebe mais de 5 mil pessoas.

A cada ano que passa, eles têm o objetivo de realizar um evento de qualidade, trazendo atrações renomadas, gerando uma atmosfera segura para os participantes de modo a promover o bloco, bem como a cidade de Ouro Preto.

Na edição de 2023, o bloco apresenta-se na segunda de Carnaval (20/02) às 14h. Grandes nomes já foram confirmados: Matheus Fernandes, DJ Lucas Beat, MC Jacaré. 

Bloco Chapado 

O Bloco Chapado surgiu no ano de 2008 em Ouro Preto, como uma alternativa às limitadas atrações na terça-feira de Carnaval na cidade. A festa organizada por estudantes universitários ganhou destaque já no ano seguinte. As inovações do bloco continuaram, e o seu sucesso naturalmente aconteceu.

Neste ano, o bloco realiza seu show na terça-feira de Carnaval (21/02), às 14h. Grandes artistas já confirmaram, como: Dennis Intense, KVSH, Pixote. 

No ano de 2023, haverá ainda a apresentação do Bloco do Caixão, com a cantora Ludmilla, no dia 18 de fevereiro (sábado). O evento é 100% open bar! 

Principais atrações do Carnaval de Ouro Preto | Bloco Chapado | Conexão123

Bloco Chapado | Foto: Divulgação

Dicas para curtir o Carnaval de Ouro Preto 

O ideal para curtir o Carnaval de Ouro Preto, é não sair com nada de valor. Afinal, por mais seguros que sejam alguns eventos, é melhor não ter com o que se preocupar.

Mas, é claro que alguns itens são indispensáveis para garantir uma boa experiência. Dê uma olhada neste checklist:

  • Garrafa de água 
  • Remédios 
  • Documentos 
  • Boné/Chapéu 
  • Protetor solar
  • Óculos de Sol 
  • Abadá (são oferecidos após comprar o ingresso das festas dos blocos tradicionais)

Se for levar dinheiro, cartão, celular ou qualquer outro item de valor, dê preferência para guardá-los em pochetes ou shoulder bags.

Programação do Carnaval 2023 de Ouro Preto 

Após dois anos sem Carnaval, a próxima edição da folia em Ouro Preto já está confirmada! 

E, por ser uma cidade histórica, e ao mesmo tempo universitária, Ouro Preto se torna um destino perfeito para quem curte muita festa, música, gente bonita; e que não abre mão de conhecer cidades diferentes nesse feriado tão aguardado. Por isso, confira a seguir a programação dos blocos do carnaval de Ouro Preto em 2023.

  • 16 de fevereiro a 22 de fevereiro – Desfile de blocos. Início na quinta-feira (16) com Vermelho i Branco – sai do bairro Rosário e vai arrastando foliões pelas ruas históricas de Ouro Preto; Shows no palco da praça Cesário.
  • 18 de fevereiro (sábado): Desfile das Escolas de Samba (gratuito); Bloco do Caixão com Ludmilla, a partir de R$ 250 (pista) e R$ 400 (camarote). 
  • 19 de fevereiro (domingo): Desfile das Escolas de Samba + avaliações das primeiras colocadas (gratuito); Bloco Cabrobró com Luísa Sonza, Gabriel do Borel e Turma do Pagode, preços a partir de R$ 235 (área VIP) e R$ 355 (camarote).
  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Bloco da Praia com Matheus Fernandes, DJ Lucas Beat. Preços: R$ 190 (área VIP) e R$ 320 (camarote). 
  • 21 de fevereiro (terça-feira):Bloco Chapado, com Dennis DJ. Preços: R$ 210 (área vip) e R$ 345 (camarote).

Gostou do Carnaval de Ouro Preto? 

Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços, hotéis e pacotes de viagem.