Lifestyle

Três exposições de artes visuais espalhadas pelo Brasil

Todos sabemos que o Brasil é um país rico em produções culturais e artísticas. Desde sempre, nossos artistas nacionais foram expoentes mundiais da pintura, escultura, entre outros. Neste post, vamos conhecer três exposições de artes visuais para visitar. 

 

Você vai ler sobre


Exposições de artes visuais com acervos fixos

Quando falamos de exposições de artes visuais podemos classificá-las em duas principais, de acordo com a periodicidade. 

  • Exposição periódica: é aquela realizada em um tempo determinado de maneira regular, por exemplo, mensalmente.
  • Exposição permanente: com obras fixas no acervo do museu, geralmente, essa exposição é fixa nos locais.

Para a nossa dica de hoje, vamos abordar um pouco mais dessas que chamamos permanentes. Assim, não importa a época em que você vai viajar, sempre será possível visitar o acervo fixo dos seguintes museus e casas de culturas.

 

Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)

Se estiver viajando pela capital do Paraná, coloque esta visita na lista do que fazer em Curitiba. O Museu Oscar Niemeyer (MON) é uma obra assinada pelo arquiteto que nomeia o local.

A construção por si só já vale a visita, tendo em vista que é o maior museu de arte da América Latina em extensão, assinado por um dos maiores profissionais da arquitetura mundial.

Além disso, tem em seu acervo fixo telas e produções de nomes como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, e muitos outros artistas visuais, brasileiros e internacionais.

A exibição permanente do MON está localizada no piso subsolo e lá você encontra projetos, fotos e maquetes de Niemeyer. O bom é que essa se trata de uma exposição de artes visuais em cartaz a todo momento. 

Museu Oscar Niemeyer (MON) | Exposição de artes visuais | Conexão123

Exposição permanente do MON traz obras de Oscar Niemeyer

 

Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)

O Instituto Ricardo Brennand é um dos museus de arte mais bonitos no Brasil. Isso se dá por causa de sua localização no antigo engenho São João, e também pela atração principal, que é o Museu Castelo São João.

Ao visitar o Instituto, você se depara com pinacoteca, biblioteca, auditório, galeria e jardim de esculturas, além do museu/castelo. Visitar Recife pede por um passeio por lá. 

O acervo permanente apresenta obras e objetos histórico-artísticos que remontam ou datam da era colonial, com ênfase na relação Brasil-Holanda, nos idos do século XVI.

É um lugar belíssimo e rico de cultura e história que vai deixar sua viagem com arte ainda mais especial. 

Instituto Ricardo Brennand | Exposição de artes visuais | Conexão123

Visite o acervo permanente do Instituto Ricardo Brennand em Recife (PE)

 

Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), Goiânia (GO)

Ao montar sua agenda cultural de exposições para visitar, baseando-se numa viagem para Goiânia, programe-se para passear pelo Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), localizado na capital do estado. 

Inaugurado na década de 70, o museu é pioneiro na região Centro-Oeste do Brasil. Entre suas maiores características estão as exposições temporárias de artistas locais.

Atualmente, o acervo conta com mais de mil e duzentas obras de artistas visuais como: Tomie Ohtake, Alfredo Volpi, Carybé, Tarsila do Amaral, Babinski e muitos outros. Com certeza, vale a pena conferir, principalmente, se o seu forte é o turismo cultural.

Museu de Arte Contemporânea de Goiás | Exposição de artes visuais | Conexão123

Confira as obras de artistas visuais renomados no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), Goiânia (GO)

 

Qual delas quer visitar primeiro? Garanta seu pacote de viagem com a 123milhas!