Lugares para conhecer

Dia de Ação de Graças: principal feriado nos Estados Unidos

24 de novembro de 2022

O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day, em inglês, é celebrado nesta quinta-feira, dia 25. Ao contrário de outros feriados ao redor do mundo, esse em particular não possui dia fixo, sendo sempre comemorado na última quinta-feira de novembro.

Nos Estados Unidos, onde o feriado é comemorado, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os entes queridos na data. E hoje o Conexão123 apresenta algumas curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças! Vamos lá! 

Você vai ler sobre

A história do Dia de Ação de Graças 

A origem do Thanksgiving se deu com as comemorações da fartura das colheitas, realizadas no outono. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, decretou oficialmente que a 4ª quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. O dia só se tornou feriado nacional nos Estados Unidos a partir de 1941.

Contudo, a tradição teve início com os fundadores da Nova Inglaterra, no estado de Massachusetts, em 1621. A população se organizou para celebrar a colheita produtiva após um inverno bastante rigoroso. Por isso, atualmente, o Dia de Ação de Graças se caracteriza por mesas fartas e famílias reunidas para fazer orações.

Dia de Ação de Graças: principal feriado dos Estados Unidos | Jantar de Ação de Graças | Conexão123

Outros pratos tradicionais que compõem a mesa são o purê de batata e as tortas de abóbora, maçã e nozes

Costumes e tradições

O peru é o alimento mais consumido no feriado, conhecido também como Turkey Day (Dia do Peru). Existe até uma cerimônia, realizada anualmente, na qual o presidente norte-americano “perdoa” dois perus, livrando-os da morte. Outros pratos tradicionais que compõem a mesa das festas são o purê de batata e as tortas de abóbora, maçã e nozes. Deseja estender a comilança pelas cidades americanas? Saiba onde comer bem e barato na capital dos Estados Unidos

No Brasil, a celebração tem se tornado mais notória nos últimos anos por conta da Black Friday, evento que sucede ao Dia de Ação de Graças e marca o início das compras natalinas, uma das principais épocas de vendas no varejo. Essa tradição acontece nos Estados Unidos desde 1932, e é tão fantástica que as empresas liberam os funcionários para irem às compras, as lojas abrem mais cedo e o caos nas cidades já começa logo na madrugada. Aproveitando, dê uma olhadinha nas principais cidades e passeios nos Estados Unidos.

Contudo, por aqui, o dia de agradecimento geralmente fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias de origem norte-americana. 

Dia de Ação de Graças: principal feriado dos Estados Unidos | Peru de Ação de Graças | Conexão123

Em todas as cidades norte-americanas você encontrará desfiles, missas, festas e celebrações para comemorar a data

Onde comemorar o Dia de Ação de Graças 

Que tal comemorar o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos? Em todas as cidades você encontrará missas, festas e celebrações. O Macy’s Thanksgiving Day Parade é o desfile mais famoso da data, que ocorre em Nova York. Todos os anos, mais de 3,5 milhões de pessoas na cidade – e 50 milhões de espectadores em casa – assistem carros alegóricos, balões da altura de um prédio de até cinco andares e artistas da Broadway, desfilarem pelas ruas do Central Park West e pela 6th Avenue em Manhattan.

Grandes paradas também ocorrem por todo país. Outros exemplos são a Dunkin’ Donuts Thanksgiving Day Parade, na Filadélfia, e a America’s Thanksgiving Parade, em Detroit. 

Além dos desfiles, uma das partes mais gostosas do feriado são as comidas preparadas especialmente para o dia. E, depois da deliciosa comilança, os americanos saem para as ruas em busca de ofertas, presentes e produtos para as festas natalinas. 

Deu vontade de fazer uma viagem para os Estados Unidos e aproveitar esse feriado nacional seguido de belas promoções? Sendo assim, é sempre importante se programar, pois o custo de uma viagem é relativo e depende dos municípios que deseja conhecer, além das instalações, restaurantes e pontos turísticos que pretende visitar!