Colunistas

Comer bem e barato na capital dos Estados Unidos

Por Nenel Neto

Quer comer bem e barato na capital dos Estados Unidos? Então saiba que para os amantes da baixa gastronomia, o principal local de Washington não é a Casa Branca, e sim o Ben’s Chili Bowl.

Aberta em 1958, a lanchonete da U Street ficou mundialmente conhecida quando recebeu a visita de Barack Obama, em 10 de janeiro de 2009, dez dias antes de sua posse como presidente dos Estados Unidos.

O carro-chefe é o hot dog de linguiça meio defumada (half-smoke) coberto por um caprichado chili caseiro (molho de carne apimentado). Se quiser fazer o mesmo pedido de Obama, basta acrescentar as batatas fritas com queijo como acompanhamento.

Clássico de Washington DC, a linguiça meio defumada é produzida com carnes de boi (50%) e de porco (50%). Supostamente, a receita foi criada pelo proprietário original da casa, Ben Ali.

A história de Ben’s Chili Bowl é lendária. A lanchonete sobreviveu aos coquetéis molotov dos distúrbios de 1968, aos interesses imobiliários que ameaçaram o imóvel onde ela fica e, mais recentemente, ao surto do Coronavírus.

Além do hot dog, a casa serve um bem falado hambúrguer com chili. O molho apimentado com carne – sem feijão – também é servido em caprichadas tigelas (bowls).

Este clássico da capital é absolutamente lindo, já que o balcão, as cabines e os bancos são todos originais. A chapa com dezenas de linguiças fica a vista dos clientes e, no som, sempre toca o melhor da “black music”.

Uma viagem a Washington só fica completa após uma visita ao Ben’s Chili Bowl, cujo funcionamento entra madrugada afora, para a alegria dos notívagos.

Existem algumas unidades do Ben’s espalhadas pela cidade, mas para uma experiência real, é aconselhável a loja original, na U Street.

Ah, só não cogite pendurar a conta, já que o cartaz pregado na parede é curto e grosso: “Fiado? Só para a família Obama e para o comediante Bill Cosby”.

BEN’S CHILI BOWL
Endereço: 1213 U Street NW (The Original).
Experimente: The half smoke.
Instagram: @benseverything