Dicas para o viajante

Como bombar na internet com suas fotos de viagem de ônibus

26 de janeiro de 2023

A cada dia que se passa, os celulares ganham dispositivos fotográficos mais aprimorados, que capturam imagens incríveis. São câmeras triplas, altos megapixels e inúmeros recursos, que às vezes nem sabemos como usar.Mesmo com tudo isso, seus olhos ainda são o seu melhor guia para fotos.

Eles conseguem notar detalhes que podem passar despercebidos, cenários dignos de um post no Instagram! E belas paisagens são elementos que existem de sobra no decorrer de uma viagem pelas estradas brasileiras.

Pensando nisso, o Conexão123 criou um guia para te ajudar a bombar na internet com suas fotos de viagem de ônibus!

Você vai ler sobre

Dicas práticas para tirar fotos da sua viagem de ônibus com o celular 

Os ônibus ainda são os principais meios de viagem entre cidades e entre estados no Brasil. Existem cerca de 5 mil rodoviárias espalhadas pelo país, o que faz com que esse transporte seja muito procurado.

Para facilitar a vida dos viajantes, a 123milhas lançou o 123ônibus, um espaço na plataforma que permite aos clientes adquirirem passagens de ônibus direto na plataforma, com as empresas de transporte rodoviário mais confiáveis do mercado e excelentes preços.

Vai fazer uma viagem de ônibus? Então, por que colecionar memórias somente do seu destino final? Já pensou em quanta coisa bonita passa por você ao longo do trajeto? 

Viajar, fotografar o que seus olhos veem e compartilhar com os amigos no Instagram pode ser uma tarefa bem simples. Confira as nossas dicas para fazer as melhores fotos da sua viagem de ônibus usando só o seu celular!

Como tirar boas fotos de viagem: sente-se na janela

O primeiro passo para fazer os melhores cliques ao longo da sua viagem de ônibus é escolher bem o local onde você irá se sentar no veículo. Se deseja fotografar a estrada e os elementos que fazem parte dela, pegar um lugar na janela é essencial. 

A melhor forma de garantir o assento é reservando com antecedência, na hora de comprar sua passagem. No site da 123milhas, por exemplo, essa opção é dada assim que o usuário seleciona a viagem desejada.  

Como tirar fotos de viagem: limpe a lente do celular

Mantenha a lente da câmera do seu celular sempre limpa. É um detalhe, mas faz toda a diferença nas suas fotos de viagem

Pode utilizar um paninho ou a roupa do corpo mesmo para limpar e remover qualquer marca ou poeira, assim você evita fotos embaçadas ou com manchas

De todas as dicas de fotos, essa é essencial para ter ótimas fotos da sua viagem nas redes sociais.

Como tirar boas fotos de viagem: atenção aos ângulos

Na imagem, as pessoas precisam enxergar o mesmo que você enxergou quando fez o click e para isso é necessária uma foto harmoniosa. Com a vista que se tem pela janela do ônibus dá para ter a noção de bom enquadramento e ângulo certo dos elementos visuais.

Por exemplo, se quer uma foto de uma árvore ou de uma montanha, foque nelas, os elementos em volta não podem chamar tanta atenção.

A regra dos terços é uma técnica que ajuda no enquadramento do que deseja. Normalmente nas configurações da câmera tem uma função chamada de “modo grade”, o nome pode variar dependendo do modelo do aparelho. São linhas quadriculadas que sobrepõem a imagem que você quer capturar e auxiliam na atenção aos ângulos, seja na vertical ou na horizontal.

Dica para postar fotos boas da viagem nas redes sociais: virar o celular ao contrário (de cabeça para baixo) faz com que tenha uma distribuição maior dos elementos no enquadramento da sua foto, principalmente se quer uma visão do chão e do céu ao mesmo tempo.

Como bombar na internet com fotos da sua viagem de ônibus| Exemplo com flor da regra dos terços em tela de celular | Conexão123

Exemplo com flor da regra dos terços

Como tirar boas fotos de viagem: evite flash

O flash é uma lanterna LED que não fornece luz de boa qualidade para as fotos, por isso o ideal é usá-lo apenas em momentos estritamente necessários, pois ele faz o objeto em foco ficar muito iluminado (estourado, como diz popularmente). Não tem como postar uma foto assim no Instagram, não é?

Uma foto com flash pelo vidro da janela do veículo reflete, causando o superfoco de luz e ofuscando o que você registra; caso sua viagem de ônibus seja à noite, opte pelo “modo noturno” do aparelho em vez de usar o flash. 

Dica de foto importante: o uso do flash em superfícies que refletem pode danificar o sensor de imagens da câmera, assim como a luz direta dos raios solares.

Como tirar boas fotos de viagem: use a luz natural ao seu favor

Mesmo se tratando de uma viagem de ônibus, a iluminação ainda é a principal aliada de uma foto, então atente-se à luz natural.

Se sua viagem for realizada antes do sol nascer ou após o sol se pôr, a tonalidade predominante será a de cores frias, como o verde, azul e violeta.

Se estiver viajando  na parte da manhã, depois que o sol nasceu, as cores predominantes serão as quentes, como o laranja, amarelo e vermelho.

Agora, se estiver viajando bem cedo ou no fim da tarde, terá o vislumbre da famosa golden hour, que é o tom dourado do sol nascente (por volta das 5:30 e 6h) ou poente (por volta das 18:30 e 19h) e dura entre 20 e 30 minutos. Fique atento para não perder esses momentos, que deixam os registros ainda mais especiais!

São detalhes a se pensar quando for escolher o horário para viajar de ônibus.

Como tirar fotos de viagem: atente-se à paisagem

Ter fotos que vão bombar nas suas redes requer atenção e um “olhar fotográfico” por onde estiver passando. 

O bom olhar para fotografias demanda visão criativa. Esteja atento e com o celular preparado, pois a qualquer momento um cenário surpreendente pode surgir em seu campo de visão e render uma foto deslumbrante. Se você adora capturar boas paisagens, vale pesquisar o itinerário com antecedência, e atentar-se para os cenários mais fotogênicos, ou os pontos mais famosos ao longo do percurso. 

Como tirar fotos de viagem: efeito borrado

Não tenha medo das fotos borradas, elas não são sua inimiga; você estará em movimento, nem sempre será possível ter uma foto 100% estática.

Apostar no modo retrato da sua câmera para dar esse efeito borrado pode ser um bom truque, dando às suas fotos uma identidade singular.

Como bombar na internet com fotos da sua viagem de ônibus| Exemplo de paisagem urbana desfocada | Conexão123

Exemplo de paisagem urbana desfocada

Álbum de fotos para guardar as melhores fotos da sua viagem de ônibus

Gostou do guia como tirar fotos e ter as melhores fotos de viagem nas redes sociais?

Então que tal revelar as fotos da sua viagem de ônibus e transformá-las em um Fotolivro Viagem? 

Essa é uma das mais novas parcerias da 123milhas, a Fotolivro Viagem, empresa especializada em montar álbuns de fotografias. Os clientes 123 ganham R$ 50 de desconto para montar seu álbum de fotos de suas viagens. Para isso, basta acessar a aba de Ofertas e Serviços aqui no Conexão123, clicar no banner da Fotolivro Viagem e utilizar o cupom “123milhas” antes de fechar sua compra.

As imagens passam por um tratamento criterioso e são  organizadas de uma  forma para  contar a história da viagem, revivendo o trajeto e os momentos inesquecíveis.

E lembre-se: você pode adquirir sua passagem de ônibus diretamente pela 123milhas.

É só acessar o site e clicar na opção “ônibus” no menu superior, ou simplesmente clicar aqui e ir direto para a página.

Preencha as lacunas com todas as informações necessárias, clique em “buscar ônibus” e escolha a opção que mais se adequa à sua viagem, partiu?