Lugares para conhecer

Carnaval de Belo Horizonte: como aproveitar

20 de janeiro de 2023

Blocos de rua, desfiles de escolas de samba e blocos caricatos, shows gratuitos, entre outras atrações fazem do Carnaval de Belo Horizonte, um dos melhores do Brasil. Com origem em manifestações espontâneas da população belo-horizontina, a festa reúne milhões de pessoas e se estende por todas as regiões da cidade. 

O Conexão123 separou as melhores dicas para curtir o Carnaval em Belo Horizonte, bora conferir?

Você vai ler sobre

História do Carnaval em Belo Horizonte 

O primeiro Carnaval de Belo Horizonte aconteceu há 126 anos, em fevereiro de 1897, quando homens fantasiados desfilaram atrás de carroças da Praça da Liberdade até a Avenida Afonso Pena, dando origem ao curso, em que foliões seguiam automóveis enquanto seus ocupantes jogavam confetes e serpentinas. 

Surgidas em 1899, as bandas carnavalescas ainda hoje desfilam nos bairros e fazem da ironia, da irreverência e do humor suas marcas registradas, com as clássicas marchinhas. 

Operários que pintavam os rostos e desfilavam, batendo latas e tambores em cima das carroças, criaram o que muitos anos depois passaram a ser conhecidos como blocos caricatos. 

No ano de 1947 surgiu o primeiro bloco de rua da cidade: o Leão da Lagoinha, ativo até hoje, sendo o mais tradicional da capital mineira. Ainda no mesmo ano e bem próximo do bairro da Lagoinha, aconteceu também o primeiro desfile de escola de samba: Agremiação Pedreira Unida, escola formada por moradores da Pedreira Prado Lopes. Pouco tempo depois surgiu a Banda Mole, segundo bloco de rua de Belo Horizonte.

Em 1980, um decreto municipal oficializou o Carnaval de Belo Horizonte. O primeiro desfile foi realizado na Avenida Afonso Pena, local usado até 1990, quando a prefeitura passou a promover somente bailes populares de Carnaval. 

Durante alguns anos da década de 1990, as escolas de samba não desfilaram, levando a imprensa a dizer que o Carnaval estava morto. O ressurgimento da folia em Belo Horizonte veio de um movimento do próprio povo, em 2010, com a pauta de ocupar a cidade e os espaços públicos.

A partir de 2013, mesmo sem o apoio do governo municipal, os blocos de rua começaram a atrair um grande número de foliões, principalmente na região central. Em 2014, o desfile das escolas de samba e blocos caricatos volta para a avenida mais importante da cidade, a Avenida Afonso Pena, depois de 24 anos sendo realizado em outros locais.

Carnaval em Belo Horizonte: saiba o que fazer e como aproveitar | Foliões nas ruas de Belo Horizonte | Conexão123

Atualmente o carnaval de Belo Horizonte segue os moldes do modelo lançado em 2010

Hoje, os desfiles da cidade contam com 12 escolas, sendo a mais antiga o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES), Inconfidência Mineira, criada em 1951, e a mais nova o GRES Galoucura, criada em 2007, pelos torcedores do Clube Atlético Mineiro. 

Já em 2015, o Carnaval de Belo Horizonte entrou para a história, atraindo mais de 1 milhão de pessoas, com mais de 200 blocos de rua, nove blocos caricatos e seis escolas de samba. E, desde então, o Carnaval de Belo Horizonte vem se destacando, considerado hoje o terceiro maior Carnaval do Brasil.

Principais atrações do Carnaval em Belo Horizonte 

O Carnaval de Belo Horizonte ressurgiu na última década e já se tornou um dos maiores do país. A capital mineira, que ficava deserta durante o feriado, hoje recebe inúmeros turistas, que junto dos belo-horizontinos, enchem as ruas e movimentam dezenas de blocos carnavalescos pela cidade.

Se você está pensando em curtir o incrível Carnaval em Belo Horizonte, não deixe para a última hora e confira as melhores hospedagens!

Nos anos de 2019 e 2020, a cidade recebeu quase 5 milhões de foliões, um número bem alto, considerando que a população de Belo Horizonte é de 2,5 milhões de habitantes. A pandemia de covid-19 interrompeu a festa por dois anos, porém a expectativa da prefeitura é de que o Carnaval 2023 seja o maior da história.

O Carnaval em Belo Horizonte é de rua. Não existe corda, abadá ou camarote. Os desfiles de blocos ocorrem principalmente pela manhã e início da tarde, e são gratuitos e livres para todos participarem. Os foliões costumam usar fantasias, roupas leves, brilhantes e coloridas. À noite, existem festas privadas que incorporam o clima do Carnaval. 

O Conexão123 te mostra como é o Carnaval em Belo Horizonte, bora lá? 

Bloco Então, Brilha! 

O bloco Então, Brilha! foi criado em 2010, caracterizado de muito rosa e dourado e com o objetivo de fazer ressurgir o Carnaval de rua. A agremiação levanta a bandeira da alegria e da diversidade através de muita música boa! Os principais estilos tocados pelo grupo são o axé, a MPB, o funk e outras variações dos ritmos brasileiros.

Tradicionalmente, o bloco desfila bem cedo, ao raiar do sol da manhã do Sábado de Carnaval, como já anunciam no hino: “Um raio de luz se abriu no clarão, estrela da manhã me dê a mão”. 

Principais atrações do Carnaval em Belo Horizonte | Bloco de rua Então Brilha! em BH | Conexão123

Um dos mais tradicionais de BH, leva o leva “gente é pra brilhar” às ruas da capital mineira | Foto: Divulgação

Bloco da Calixto 

Comandado pela cantora e sambista Aline Calixto, o Bloco da Calixto é um dos blocos de rua que mais atraem foliões em Belo Horizonte. Com discurso contra o assédio e a favor da diversidade, o trio elétrico percorre a região centro-sul da cidade desde 2014, com uma megaprodução artística. Samba, axé, funk, forró, e diversos ritmos que dialogam com o Carnaval embalam o público. 

Chama o Síndico 

Homenageando dois grandes artistas brasileiros, Tim Maia e Jorge Ben Jor, o bloco Chama o Síndico é um dos maiores do Brasil. Nascido no Carnaval de 2012, seu desfile já levou 100 mil pessoas para o centro da cidade. 

Tradicionalmente o bloco abria os trabalhos do Carnaval de BH, pois saía sempre na quarta-feira que antecede a data. O cortejo cresceu tanto que ganhou novas datas e horários, dentro da programação carnavalesca. Porém, em 2023, celebrando os 10 anos de bloco, eles prometem voltar às origens, com a tradicional festa de quarta-feira. Siga o trio para ouvir uma variação de ritmos como samba, funk, afoxé, soul e reggae power. 

Baianas Ozadas

Parte do Carnaval belo-horizontino desde 2012, o Baianas Ozadas é inspirado pela Tropicália. Vestidos de branco, com adereços da cultura afro-brasileira e muita animação, os integrantes do bloco entoam o amor pela Bahia em cada esquina. Axé Music é o principal ritmo tocado pelo grupo.

Em 2016, alguns integrantes da formação original do bloco saíram do projeto, e fundaram o Havayanas Usadas, que desfilou pela primeira vez em 2017. Também é uma excelente opção para os fãs de axé, principalmente dos anos de 1990 e 1980. 

Pacato Cidadão 

Estreando no Carnaval em 2017, o Pacato Cidadão é um bloco que homenageia a música mineira, contando com um repertório de sucessos das bandas Skank, Jota Quest, Tianastácia e Pato Fu. Os 11 integrantes do bloco dão um toque a mais às canções, com arranjos de arrocha, MPB, axé, reggae, rock e samba.

Blocos infantis

Criança também quer pular Carnaval, sim, senhor! Alguns blocos fazem a festa dos pequenos nas ruas de Belo Horizonte. Confira os principais:

  • Bloco da Família
  • Bloco dos Super-Heróis
  • Os Besourinhos
  • Cenário Kids
  • Padecendo no Paraíso 
Principais atrações do Carnaval em Belo Horizonte | Bloco dos Super Heróis em Belo Horizonte | Conexão123

O Bloco dos Super Heróis faz a alegria da criançada em BH

Desfile de blocos caricatos 

Em 2020, último ano em que a folia foi realizada na capital mineira, antes das medidas de restrição por conta da covid-19, nove blocos caricatos se apresentaram na segunda-feira do feriado de Carnaval. Os blocos caricatos de Belo Horizonte possuem uma característica muito interessante: a de representar regiões ou bairros da cidade. Confira alguns dos principais:

  • Bloco caricato Inocentes de Santa Tereza

Surgiu em 1973, com um grupo de amigos que tinham vontade de desfilar no Carnaval oficial de Belo Horizonte. Um dia, esses garotos resolveram ir até a avenida onde ocorriam os desfiles, com um caminhãozinho cheio de brinquedos. Foi então que os organizadores lhes convidaram para entrar na avenida. Assim nascia a essência do bloco, mantida até hoje. Para se ter ideia da influência e da força que ganharam, nomes conhecidos, como o músico Samuel Rosa e alguns membros do famoso Clube da Esquina, já integraram o bloco. 

  • Bloco caricato Real Grandeza 

As cores azul, vermelho, branco e dourado, uma coroa e uma águia formam a identidade visual do bloco. O nome, além de uma referência, é uma homenagem ao bairro Anchieta, na região centro-sul de BH, cujo nome anterior era Parque Real Grandeza. O grupo tem fortes raízes na região, criado entre 2017 e 2018, numa dissidência do bloco Aflitos de Anchieta, que tem mais de 50 anos na folia belo-horizontina. 

  • Mulatos do Samba 

Mulatos do Samba foi fundado em 2000, com inspiração no antigo bloco Mulatos do Carlos Prates, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, que desfilou de 1953 até a década de 80. A princípio, Mulatos do Samba se chamava Demônios do Santo André, mas desagradou a muitos da comunidade. Mais tarde, em 2008, foi rebatizado e hoje coleciona cinco campeonatos no Carnaval de Belo Horizonte.

Escolas de samba 

Na última edição, em 2022, nove agremiações trouxeram uma verdadeira oportunidade de conhecer e admirar um pouco mais da beleza do Carnaval de passarela de Belo Horizonte. Cada ala contém uma quantidade de integrantes, dividida por temas ou características de acordo com o enredo da escola. Assim como cada ala também tem seu diretor garantindo que ensaios, fantasias e desfiles tenham total fluidez e bom funcionamento na passarela. 

As principais escolas de samba de Belo Horizonte são:

  • Acadêmicos de Venda Nova
  • Canto da Alvorada
  • Estrela do Vale
  • Imperavi de Ouros
  • Cidade Jardim
  • Bem Te Vi
  • Raio de Sol
  • Unidos dos Guaranys
Principais atrações do Carnaval em Belo Horizonte | Escola de Samba Canto da Alvorada | Conexão123

Escola de Samba Canto da Alvorada no ano de 2014

Os desfiles acontecem, tradicionalmente, na terça-feira de Carnaval, tendo como palco a Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade, localizada bem no coração da capital mineira.

Dicas para curtir o Carnaval em Belo Horizonte 

  1. Esteja atento aos horários do metrô. Algumas estações trabalham em horário estendido para atender os foliões.
  2. No centro, cartazes em paradas de ônibus informam aos usuários os pontos mais próximos para cada uma das linhas.
  3. O Carnaval de Belo Horizonte ocorre principalmente de dia. Por isso, chegue cedo. 
  4. Leve apenas os documentos necessários e, se possível, não leve celular. Opte por uma pochete ou doleira. 
  5. Os foliões precisam estar preparados para caminhar bastante por conta das ruas bloqueadas. Um calçado confortável é fundamental para evitar lesões, aguentar a maratona e não perder nenhum dia. 
  6. O uso de protetor solar é indispensável!
  7. Responsáveis que forem levar crianças aos blocos devem identificá-las com crachás ou adesivos com um número de telefone para emergências. 
  8. Na hora de cair na folia, não dá para deixar a saúde de lado: beber água é essencial. Hidrate-se ao longo do dia. Faça uma alimentação leve antes de sair de casa e se precisar fazer um lanchinho dê preferência para as frutas. Evite alimentos expostos ao sol nas barraquinhas!

Programação do Carnaval 2023 em Belo Horizonte

Alô, alô, pode vir, Carnaval 2023! Confira a programação do Carnaval 2023 de Belo Horizonte!

A folia de Carnaval acontece entre os dias 4 e 26 de fevereiro de 2023 e contará com os desfiles de blocos de rua, apresentações de artistas regionais no palco oficial e os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos. 

Marcando a abertura oficial do Carnaval na cidade de Belo Horizonte, especificamente entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2023, deverá ser montado na Praça da Estação, região central, um palco oficial que viabilizará o acontecimento de várias apresentações artísticas. 

No coração de Belo Horizonte, a avenida Afonso Pena, uma das mais importantes da cidade, na segunda e terça-feira de Carnaval, recebe os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos. A avenida é tomada por estruturas robustas, como arquibancadas, telões, sonorização e iluminação especiais para permitir que moradores e turistas curtam uma experiência da cultura popular mais tradicional do país.

Mas, atenção, a programação pode sofrer modificações. Confira algumas apresentações:

  • 18/02 (sábado): Ô Bloco com Chama o Síndico e Quem é essa aí, papai 

Horário: 13h 

Localização: São Bento

  • 19/02 (domingo) : Ô Bloco com Beiço do Wando 

Horário: 13h

Localização: São Bento 

  • 19/02 (domingo) : We Love Carnaval com Ivete Sangalo 

Horário: 18h

Localização: Gameleira 

  • 20/02 (segunda-feira): Ô Bloco com Quando Come se Lambuza e Então, Brilha! 

Horário: 13h

Localização: São Bento 

  • 21/02 (terça-feira): Carnaval do Porcão com Bloco Chama o Síndico 

Horário: 21h 

Localização São Bento

Os desfiles de blocos caricatos vão acontecer no dia 20/02 (segunda-feira), das 18h às 5h, na Avenida Afonso Pena. Terá a apresentação de um bloco de afoxé abrindo o desfile e estimativa de participação de nove blocos caricatos.

Já os desfiles das escolas de samba vão acontecer no dia 21/02 (terça-feira), das 18h às 6h, também na Avenida Afonso Pena. Quem abre o desfile também é um bloco de afoxé e a estimativa é que 12 escolas irão se apresentar.

Acompanhe sempre os canais oficiais de Belo Horizonte para ficar atento às programações, que podem sofrer alteração sem aviso prévio! 

Gostou da programação do Carnaval em Belo Horizonte? Não perca tempo e faça sua reserva com antecedência! A 123milhas oferece aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu carnaval?