Guia turístico

Descubra Dubai 2022: dicas de melhores passeios!

Cidade de grandes superlativos nos Emirados Árabes, Dubai é um destino que se destaca pela arquitetura ultramoderna e por atrações luxuosas. Quer se planejar para conhecer o lugar que é a maior tendência para as férias pós-pandemia? Neste artigo fundamental, descubra Dubai 2022! As dicas incluem os melhores passeios, locais onde comer e hospedagens com muito conforto. 

O design arrojado da arquitetura local se destaca no horizonte de Dubai

Se você já se perguntou por que a cidade de Dubai é tão rica, saiba que a economia local se baseia na larga produção e exportação de petróleo. O emirado também se beneficia da movimentação financeira de empresas transnacionais e da Zona Franca Jebel Ali. 

Dubai também é conhecida por ter um dos mais elevados índices de desenvolvimento humano (IDH) de todos os Emirados Árabes Unidos. Outro destaque: é a cidade mais populosa da região, com cerca de quatro milhões e 600 mil habitantes. Por lá, o idioma oficial ainda é o árabe, mas, pela forte e crescente presença de turistas nos últimos anos, a cidade de Dubai está bem adaptada ao inglês. 

Continue a descobrir informações sobre Dubai e saiba o que fazer no emirado, que é muito mais do que um ponto de parada para os visitantes das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico. No lugar, você vai encontrar muitas atrações turísticas, que, dentre outras coisas, apresenta uma vida noturna agitada nessa parte do Oriente Médio!

 

Qual o valor de uma viagem a Dubai?

Definir o valor de uma viagem é uma tarefa complicada. Isso porque tudo depende do perfil do visitante e das escolhas dele no destino. De fato, Dubai não está entre os locais mais baratos que existem. Mas o lugar oferece experiências completamente únicas e, em alguns quesitos, o turista consegue economizar. 

De forma geral, você vai encontrar a informação de que o preço médio de uma viagem de sete dias a Dubai é de U$ 1.498 para um viajante individual,U$ 2.690 para um casal e U$ 5.044 para uma família de 4 pessoas.

Contudo, esse total pode variar principalmente em relação ao preço das passagens aéreas e ao dos hotéis. Outro ponto também é em qual moeda vale mais a pena comprar um pacote de viagem. 

Atualmente a moeda oficial em Dubai é o Dirham (AED). A variação para o real brasileiro gira em torno R$ 1,38. Dessa forma, no momento é mais interessante evitar comprar as atrações de sua viagem em dólar ou em euro. Essas moedas estão com cotação mais elevada.

 

O que fazer em Dubai?

Conhecer o “topo do céu” no Burj Khalifa 

O arranha-céu Burj Khalifa reserva atualmente a vista mais alta de um edifício no mundo. Na Arábia Saudita, o Jeddah Tower busca atingir 1.008 metros de altura e bater o recorde dos 828 metros do prédio em Dubai. No entanto, não só em termos de altitude, a atração nos Emirados Árabes continua a ser uma das mais surpreendentes de todas. 

Distribuídos entre os 163 andares do Burj Khalifa, estão escritórios, apartamentos residenciais, uma luxuosa área com o Hotel “Armani” e o frequentado deck de observação “At the top“. 

Neste último ponto, situado no 124º andar, você pode ter acesso a uma vista de 360° do oceano e do deserto de Dubai. Também é possível avistar de lá as magníficas ilhas desenhadas da cidade, como a da Palm Jumeirah, cujo formato é de uma enorme palmeira.

O Burj Khalifa é o principal cartão-postal de Dubai. O prédio foi inserido no Guinness, o livro dos recordes, por sua altura

A entrada para o “topo” do Burj Khalifa é feita pelo subsolo do Dubai Mall. Durante a subida, você receberá explicações sobre a arquitetura, a engenharia e a logística do edifício, feitas por meio de exibições multimídia. O passeio custa a partir de AED 125 em horários menos concorridos. Já nos horários entre 15h30 e 18h, considerados nobres, o preço sobe para uma média de AED 200 por pessoa.

 

Excursão para as Dunas Vermelhas de Dubai

Não dá para ir à Dubai e não conhecer a região do deserto, não é mesmo? As chamadas “dunas vermelhas” oferecem opções de passeios que vão desde a realização de um safári à noite, andar de camelo, praticar sandboard e ainda saborear um jantar com churrasco, preparado em um acampamento beduíno. 

Normalmente os pacotes com algumas dessas atrações são vendidos pelo preço de €40 (euros) por pessoa. Os grupos formados para a excursão são pequenos ou particulares. O programa tem em média de quatro a sete horas de duração e é acompanhado por um guia falante de inglês. 

O trajeto pelas ondas das dunas vermelhas de Dubai costuma ser feito a bordo de um veículo 4 x 4

 

Passear de barco na Marina de Dubai 

Também muito procurado, o tour de barco pela Marina de Dubai é talvez a indicação de passeio mais relaxante e glamuroso que você pode experimentar durante a sua viagem. O local é um bairro residencial da cidade, situado na região central.

Por lá, foi formado um grande complexo de lazer. Ele conta com a presença de cafés requintados, mercados pop-up de artesanato (loja montada de forma temporária), um shopping e a famosa Marina Náutica com muitas embarcações. 

Dentre as opções, estão os luxuosos iates com café da manhã incluso, as lanchas que proporcionam uma volta mais rápida e emocionante e os cruzeiros que costumam oferecer jantares e shows para uma noite especial em Dubai. Os valores variam a depender da embarcação, trajeto e atividades. Na maioria dos casos, as reservas precisam ser feitas com no mínimo 24 horas de antecedência. 

Realize um passeio de barco pela Marina de Dubai e tenha a experiência de olhar, de fora do continente, para os arranhas-céus mais famosos do destino

 

Fazer compras no maior shopping do mundo (Dubai Mall)

Imagina ter à disposição mais de 500 mil metros quadrados e cerca de 1.200 lojas? Isso e muitas atrações é o que encontra o visitante do Dubai Mall, considerado o maior e mais completo shopping center construído até hoje. 

Para começar, é praticamente impossível conhecer todo o espaço em um só dia. Afinal de contas, são mais ou menos 50 campos de futebol recheados de varejo de todos os tipos para percorrer e comprar. Por isso mesmo, um dos serviços do local são os carrinhos de golf que ajudam os visitantes na hora de carregar sacolas. 

Além do mais, são 120 restaurantes, 250 quartos de hotel e estacionamento com capacidade para até 14.000 veículos. Dentro do Dubai Mall, você ainda se depara com o maior aquário indoor do planeta. E mais do que apreciar as espécies marinhas do Golfo Pérsico, lá é dada a chance de o visitante realizar mergulhos com supervisão. 

Mais entretenimento nesse passeio fica por conta do parque de diversões, da pista de patinação, do cinema e de um espaço de ópera. Na parte das lojas, destacam-se a Galeries Lafayette e a Bloomingdale’s, excelentes pontos para adquirir presentes com a cara de Dubai. 

O Dubai Mall é um dos principais pontos turísticos de Dubai. Por ano ele recebe aproximadamente 75 milhões de visitantes

Se divertir no Parque Aquático (Aquaventure Dubai)

Pelas altas temperaturas e região desértica, uma atração muito buscada em Dubai é passar um dia se refrescando em um dos Parques Aquáticos do destino. Maior de todos e fortemente indicado, o Aquaventure Waterpark Dubai fica no bairro Palm Jumeirah e tem acesso pelo complexo de hotéis Atlantis The Palm (indicado no final deste artigo). 

O Aquaventure Waterpark Dubai oferece experiências radicais em frente a uma área de 1 km de praia

Você vai encontrar mais de uma dezena de piscinas, tirolesas de tirar o fôlego e 105 toboáguas, com modalidades que passam por dentro de um lago cheio de tubarões, no Aquaventure. No local ainda existe uma área especial kids e por perto está uma grande diversidade de restaurantes e lojas de compras. 

O day pass (bilhete diário) no Parque Aquático custa a partir de AED 249 por pessoa. A categoria de super day pass que inclui visita ao Aquário de Dubai sai pelo valor de AED 329. 

Uma das atrações mais diferenciadas em Dubai é a expedição com tubarões do Aquaventure Waterpark
Créditos: Reprodução / Página Oficial Aquaventure Waterpark Dubai

 

Onde comer em Dubai?

Zaroob, Dubai

Para começar um tour gastronômico por Dubai, o Zaroob Restaurante é uma dica com comida saudável. A princípio é uma cozinha com a pegada de fast-food libanês, mas também apresenta receitas que levam ingredientes frescos e são mais elaboradas e balanceadas. 

Prove a refeição de feijão misturado com grão-de-bico e molho tahine, uma das principais na casa. Reúna toda a família e escolha um combo que leva uma variedade de itens para comer junto, de uma só vez. Entre o que não falta nessa modalidade de pedido, está muito pão árabe, homus, falafel recheado e o fatteh (carne e frango em uma base de pasta de grão-de-bico). 

As opções nos combos família e de café da manhã no Zaroob ainda podem incluir frios, chás e saladas de frutas 

Os sanduíches do tipo shawarma (carne grelhada e pão folha), que são outra grande especialidade do Zaroob, também não podem faltar se a sua necessidade for por lanches rápidos em Dubai. Estacione no local ou retire o pedido de forma rápida e aproveite a sua viagem com iguarias típicas no paladar. 

O restaurante fica no Jumeirah Tower, região do centro financeiro de Dubai. A faixa de preço das refeições gira em torno de AED 35. Os shawarmas custam até AED 10 na promoção. 

 

Ravi’s Restaurante

A cerca de 9 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Dubai, o Ravi Restaurant Satwa é uma opção com comida indiana e paquistanesa super bem temperada. Tanto é que o lugar, apesar de considerado como simples, figura entre os pontos de alimentação com parada obrigatória nessa região dos Emirados Árabes. 

Uma particularidade do Ravi’s Restaurante é o fato de ele ser muito frequentado por moradores, visitantes e expatriados em Dubai 

O preço dos pratos também chamam a atenção por serem mais baixos do que o padrão no destino, média de AED 28 cada um. O ambiente tem mesas e cadeiras para dividir com outros clientes, e o cardápio não está em inglês. 

Dentre as refeições, não deixe de pedir os currys apimentados, as carnes grelhadas e os naans de queijo (pão indiano). Há muitas preparações de base vegana e vegetariana. Além disso, as misturas da gastronomia chinesa marcam presença no menu do Ravi’s Restaurante. Imperdível!

Desde 1978, a lendária casa de curry do Ravi Satwa serve suculentas receitas e massas caseiras preparadas no local

 

Nusr-Et Steakhouse

Você já deve ter ouvido falar no famoso restaurante de carnes liderado pelo teatral chef turco Nusret Gökçe em Dubai, né? O lugar é nada mais do que o Nusr-et Steakhouse. Ele está localizado na orla da região praiana Jumeirah 2. É muito procurado por turistas e necessita de reserva com antecedência. 

Além do show e das extravagâncias das refeições com folhas de ouro, as carnes macias e suculentas que são o carro-chefe da casa recebem muitos elogios. Deguste as opções de hambúrgueres artesanais e as porções com carnes de primeira. E prepare-se! A média de preços dos pratos no Nurs-et Steakhouse não costuma sair por menos do que AED 300.

As performances do chef no Nusr-et Steakhouse viralizaram na internet. Elas podem acontecer durante o serviço com a presença dele cortando ou temperando as carnes na mesa

 

Society DXB

Quer uma ótima dica de restaurante com cozinha contemporânea em Dubai? O Café Society DXB é uma opção aberta apenas para almoço, das 9h às 11h, na Praia de Jumeirah. Por lá você vai conferir um cardápio repleto de opções com uma culinária artística e criativa. 

Desde itens para um dos melhores cafés da manhã no destino até incríveis bolos e especialidades de confeitaria. Também estão à disposição petiscos de entrada muito saborosos como os croquetes de cogumelos trufados (AED 45) e os tacos calientes recheados com guacamole e sour cream (AED 69). 

Uma das características do Café Society é misturar, no mesmo ambiente, refeições tradicionais de diferentes cozinhas internacionais

Na parte de carnes, o cardápio conta com um autêntico “picadinho carioca” (AED 130). O prato brasileiro acompanha arroz branco e batatas assadas. Para quem prefere peixes e frutos do mar, uma sugestão é escolher as refeições da parte de especialidade asiática do restaurante. 

Os valores das iguarias como camarões e anéis de lula empanado saem por aproximadamente AED 65. Continue explorando alternativas de saborosas massas e risotos, saladas e sopas, pizzas e sobremesas no Society DXB e saia desse espaço de alimentação muito satisfeito. 

 

Craft Café

O Craft Café é uma deliciosa cafeteria e lanchonete que serve uma das mais comentadas pink lemonade de Dubai. Fica localizado na região do D3 – Design District, onde se encontram muitas lojas e outros restaurantes desejados no destino. 

O ambiente moderno do Craft Café chama a atenção na região do centro, Dubai Creek

Experimente um brunch completo, com opções na parte de lanches e bebidas. Um destaque são as refeições que reúnem avocado e salmão. Sanduíches, saladas, sobremesas e bowls saudáveis com frutas e cereais também podem ser provados na casa. 

O restante do menu ainda inclui pãezinhos, vitaminas, smoothies, café cold brew (extraído a frio) e mocktails (drink sem álcool). A média de preços dos pratos gira em torno de AED 38. Para as bebidas, você deve desembolsar cerca de AED 20. 

A variedade de pratos e o ambiente tranquilo do Craft Café tornam esse espaço um dos queridinhos de Dubai

 

Melhores hotéis para ficar em Dubai

Jumeirah Mina A’Salam

O Jumeirah Mina A’Salam é uma luxuosa acomodação em Dubai classificada com cinco estrelas. Fica na região da Praia de Jumeirah, uma das mais badaladas do destino. Também está a aproximadamente 3,9 km do Ski Dubai (estação de esqui) e do “Mall dos Emirados (shopping center). 

Essa bem localizada acomodação tem instalações inteiramente decoradas. Em alguns ambientes, você terá à disposição uma vista panorâmica para o mar e o impressionante prédio em forma de vela, Burj Al Arab

Nos 292 quartos, há TVs com programas via satélite e DVD player. Ainda estão incluídos cofres e escrivaninhas. Em determinadas acomodações, hidromassagem e banheiro privativo completam o ambiente. 

A área de lazer do Jumeirah Mina A’Salam também é uma das mais equipadas. Encontre relaxamento na área de spa com serviço de massagens. Curta bastante as mais de 15 piscinas externas e o acesso à praia particular. Se quiser explorar ainda mais a parte das diversões na água, visite o Parque Aquático Wild Wadi a sete minutos de carro. 

Surpreenda-se igualmente na parte gastronômica dessa estadia. O espaço conta com seis restaurantes, incluindo o Hanaaya que oferece diversidades de pratos tradicionais de Dubai. Experimente os petiscos da cafeteria e os drinks de um bar que fica em um lounge e outros dois na área das piscinas. O buffet de café da manhã é um dos mais repletos e está disponível diariamente diante de uma taxa. Aproveite!