Guia turístico

Conheça as três melhores praias da cidade do Rio de Janeiro

6 de fevereiro de 2022

É indiscutível: Copacabana é a praia mais famosa do Rio de Janeiro. Também localizadas na zona sul, Ipanema e Leblon são, cada uma à sua maneira, também deliciosas praias na Cidade Maravilhosa. Elas merecem sua visita em qualquer época do ano e nem dá para enjoar de aproveitá-las. Mas o litoral carioca tem tantos atrativos que é uma ótima escolha conhecer outros cantos para relaxar, tomar banho de mar e até surfar. Neste Guia, você vai conhecer as 3 melhores praias do Rio de Janeiro.

O Rio segue entre os destinos mais populares entre brasileiros e pessoas do mundo inteiro. Encabeça a lista de desejos para quem gosta de sol e das cidades mais badaladas no planeta. Mas você sabe quais são as praias mais calmas, fechadas e selvagens no Rio de Janeiro?

Insira as dicas no seu roteiro de férias, de feriado prolongado e até mesmo para uma escapada de fim de semana. Com elas, você vai aproveitar lugares lindos à moda carioca: bem tranquilo na areia e tomando caipirinha. Se você quer saber mais sobre os pontos turísticos clássicos do Rio de Janeiro, leia também nosso roteiro completo aqui.

Praia da Joatinga

Entre São Conrado e Barra da Tijuca, fica um paraíso escondido. É a Praia da Joatinga, situada no bairro Joá, na Zona Oeste do Rio. Essa é uma opção de lazer para quem procura uma praia mais tranquila e cercada de natureza por todos os lados.

A pequena faixa de areia tem apenas 300 metros de extensão. De um lado, é banhada pelo mar de azul intenso e que recebe até baleias, dependendo da época do ano. Do outro, a bela paisagem é emoldurada por mansões, pelo verde da Mata Atlântica e por um paredão de rochas.

É um bom local para praticar futevôlei e pegar sol. Também é uma ótima praia para crianças na Cidade Maravilhosa. Uma piscina bem legal é formada no lado direito, ideal para os pequenos se divertirem.

A Praia de Joatinga é ótima opção de praia fechada e mais calma no Rio de Janeiro.

A Praia de Joatinga é ótima opção de praia fechada e mais calma no Rio de Janeiro.

Chegar lá é mais difícil do que acessar Ipanema ou Copacabana, mas não é nada restrito apenas aos atletas. É preciso enfrentar uma trilha de baixa dificuldade, que começa no condomínio fechado Pascoal Segreto, localizado na Estrada do Joá. O acesso é livre para todos.

A portaria fica na Rua Lasar Segall, s/nº. Há estacionamento próximo à entrada da guarita. Para passar por ela, basta informar a ida à praia e ter um pouco de pique. Esse cantinho isolado conta com três barracas que oferecem comidas, bebidas, cadeira e guarda-sol.

Mas, antes de ir, confira se está em dia de maré baixa. Caso contrário, o mar cobre quase toda a faixa de areia, e a entrada fica proibida. É preciso ter cuidado com os trechos de pedras muito altas e escorregadias, principalmente na região do Clube Costa Brava.

Ainda que seja uma praia reservada, Joatinga fica cheia nos fins de semana e no verão.

Ainda que seja uma praia reservada, Joatinga fica cheia nos fins de semana e no verão.

 

Praia da Macumba

A Praia da Macumba é um dos lugares mais especiais do Rio de Janeiro. A paisagem faz parte do bairro Recreio dos Bandeirantes, entre a Praia do Recreio e a Prainha (point do ecoturismo).

A cor do mar varia entre o verde e o azul. A areia fofa e branca é perfeita para fazer caminhada ou apenas para você ir bem cedinho, sentar sobre a toalha e esperar o sol nascer. A orla é extensa e linda, com vários quiosques instalados e longa ciclovia.

Esse é um famoso reduto do surfe por causa das ondas constantes e do vento perfeito para a prática do esporte. Não à toa, é bem fácil esbarrar com nomes importantes da modalidade, como Marcelo Freitas, tricampeão mundial de longboard; Gabriel Medina, bicampeão mundial do surfe; além de artistas apaixonados por subir na prancha, a exemplo de Cauã Reymond e Humberto Martins.

Para os iniciantes, é uma oportunidade de fazer aulas e arriscar pegar onda. Além de ter várias escolinhas de surfe, o bairro concentra hospedagens, lojas especializadas no esporte e guarderia de lanchas. Nos dias de mar calmo, dá para combinar stand up paddle (SUP) e caiaque.

A Praia da Macumba é ideal para praticar surfe, caminhar na orla e ver o sol nascer.

A Praia da Macumba é ideal para praticar surfe, caminhar na orla e ver o sol nascer.

O mar é mais calmo perto da Pedra do Pontal. Ela separa a Praia da Macumba da Praia do Recreio. Quando a maré está baixa, forma-se um caminho de areia até a grande formação rochosa. A caminhada até o topo, de 125 metros de altura, leva cerca de uma hora para ser feita. Lá de cima, é espetacular a visão destas praias: Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, Pontal, Secreto e Prainha.

No point dos surfistas, passear pelas ruas do bairro permite a você viver o modo de vida carioca. Dá para curtir os restaurantes na Estrada do Pontal, que fica paralela à praia. Experimente pratos saborosos com peixes e frutos do mar nos estabelecimentos Sallero e Cocotão.

Uma trilha curta e íngreme a partir da Praia da Macumba dá acesso à piscina natural da Praia do Secreto. E, como está a apenas 11 km de distância do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, é um bom destino para casar com o Rock in Rio 2022.

Famosa na voz de Tim Maia, a pedra do Pontal é acessada por uma trilha de cerca de 520 metros de caminhada e garante vista maravilhosa no Rio.

Famosa na voz de Tim Maia, a pedra do Pontal é acessada por uma trilha de cerca de 520 metros de caminhada e garante vista maravilhosa no Rio.

A Praia da Macumba é uma das melhores do Rio de Janeiro para visitar e está fora do roteiro trivial no destino carioca. Há quem diga que o nome veio das oferendas jogadas nas águas para os orixás, por adeptos da Umbanda e do Candomblé.

Outra versão explica que o batismo foi feito em homenagem ao instrumento chamado Maakumba, tocado pelos negros na África, semelhante ao formato da praia.

 

Praia do Recreio

Longe das praias cartões-postais do Rio, a cerca de 37 km de Copacabana, a Praia do Recreio fica do lado direito da Pedra do Pontal. Também é vizinha da Barra da Tijuca. Normalmente, é menos frequentada do que as praias da zona sul. É considerada uma das mais bonitas da capital fluminense.

A areia plana e fofa é boa para caminhar. O mar é agitado e as águas limpas. A estrutura conta com quiosques ideais para tomar drinks no calçadão. Leve apenas seus pertences e protetor solar. Na orla, barracas alugam cadeiras e guarda-sol. Se preferir restaurantes e bares, há bons pontos de gastronomia na Rua Gilka Machado, em frente à Pracinha do Pontal.

A Praia do Recreio atrai banhistas que querem tomar drinks à beira-mar, nadar e caminhar na areia.

A Praia do Recreio atrai banhistas que querem tomar drinks à beira-mar, nadar e caminhar na areia.

O principal atrativo é a Pedra do Pontal, que, como explicamos, vale a pena o esforço de subir até ela quando a maré está baixa. Evite fazer o trajeto se a água bater acima da canela e em dias de chuva.

Lá as paisagens parecem desenhadas de tão bonitas. Os mais aventureiros podem praticar rapel. Para viver a adrenalina com mais segurança, contrate uma equipe especializada no esporte e um guia local.

O melhor acesso para a Pedra do Pontal é pela Praia do Recreio.

O melhor acesso para a Pedra do Pontal é pela Praia do Recreio.

Para chegar até a Praia do Recreio, a melhor maneira é ir de carro. O acesso é feito pela Avenida das Américas ou a partir da Rua Gilka Machado. O BRT é a opção de transporte público mais acessível. A estação mais próxima fica na altura do Recreio Shopping.

A Cidade Maravilhosa reúne 46 praias ao longo de 70 km de litoral. Neste Guia, indicamos como escolher a melhor praia do Rio para visitar. Dá para fugir do agito das praias da zona sul em direção à oeste, que possui as praias mais calmas do Rio e paisagens lindas. Elas merecem a sua visita e vão deixar você muito feliz.

A 123milhas oferece as melhores hospedagens em destinos nacionais e internacionais. Planeje a sua próxima viagem com a gente.