Notícias

Quando fazer o teste de Covid-19 para viagens internacionais

2 de março de 2022

Bagagem, passaporte, visto e… teste de covid! A pandemia nos acrescentou uma nova preocupação na hora de pegar um voo para outro país. Um dos documentos que não podem faltar é o teste de Covid-19. Com o resultado negativo para o vírus, é claro!  Mas você sabe quando fazer o teste de Covid-19 para uma viagem internacional?

Bom, depende do seu país de destino. Alguns lugares, como os estados membros da União Europeia e a Argentina, já até aboliram essa exigência! Mas a maioria dos países que o exige costuma aceitar teste RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque. Já os testes antígeno geralmente possuem uma validade menor. Eles são aceitos quando realizados nas 24 horas que antecedem a viagem. Esse é o caso do Brasil, por exemplo.

Guarde bem esses prazos para saber como proceder quando estiver voltando pra cá! Ah, e antes de ir, lembre-se de se resguardar com um seguro-viagem com cobertura para Covid-19. 

Uma das principais dúvidas dos viajantes é como fazer o exame quando o voo é num domingo ou numa segunda-feira cedo. É preciso fazer um teste com 24 de antecedência?

Primeiramente, verifique se o país de destino não possui um prazo maior do que 24 horas para outros tipos de testes de Covid. Uma grande parte deles costuma aceitar o RT-PCR realizado até 72 horas antes da viagem. 

Se esse for o caso, você consegue fazer o exame na sexta-feira anterior ao voo, e estará respeitando o período solicitado. Mas se a exigência para cruzar a fronteira especificar que são aceitos apenas os testes realizados 24 horas antes da partida, não há motivos para se desesperar.

Existem muitos laboratórios que funcionam aos sábados e domingos. Dá até para fazer o teste de Covid no aeroporto! Lá eles podem cobrar um pouco mais caro pelo exame (os valores ficam por volta de R$ 380), mas são uma boa alternativa na hora do aperto.

Nos aeroportos de Guarulhos e do Rio Galeão, por exemplo, você vai encontrar pontos de testagem que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Eles realizam os testes moleculares (RT-PCR), com entrega do resultado em até 4 horas, e de antígeno, com resultado em até 2 horas. 

Geralmente não é necessário fazer agendamento prévio, mas para evitar surpresas, entre em contato diretamente com eles. Saiba aqui sobre a unidade de Guarulhos ou confira tudo sobre a do Aeroporto Internacional Tom Jobim neste link.

Testes de Covid-19 com resultados rápidos são uma opção um pouco mais cara, mas que podem salvar quem tem prazos muito apertados

Testes de Covid-19 com resultados rápidos são uma opção um pouco mais cara, mas que podem salvar quem tem prazos muito apertados

Agora que você já sabe com que antecedência fazer o teste de Covid para viagens internacionais, não se esqueça de levar sua máscara! O equipamento de proteção ainda é exigido nos vôos e aeroportos. Saiba tudo sobre essas diretrizes aqui.