Lugares para conhecer

Celebrações de Páscoa: conheça algumas das principais festividades ao redor do mundo

5 de abril de 2023

O feriado da Páscoa é uma das celebrações religiosas mais importantes para muitas culturas ao redor do mundo. Cada país e região tem suas próprias tradições e particularidades que tornam o momento uma experiência única. 

Neste texto, vamos explorar algumas das principais celebrações de Páscoa e da Semana Santa em diferentes partes do mundo, entre elas as festas no Brasil, no México e em Israel. Descubra como essas culturas celebram a data religiosa de maneira única e emocionante com o Conexão123. Boa leitura!

Conheça com o Conexão123

Origem da Páscoa

A Páscoa é uma data que transcende fronteiras e culturas, unindo pessoas de diferentes origens e crenças. Tanto a Páscoa Judaica quanto a Páscoa Cristã têm suas origens em eventos históricos importantes.

A Páscoa Judaica, também conhecida como Pessach – “passagem” em hebraico, comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, liderada por Moisés, enquanto a Páscoa Cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, um evento central na fé cristã.

Uma das características mais interessantes da Páscoa é sua mobilidade. A Páscoa Judaica é celebrada no primeiro mês do calendário hebraico, geralmente em março ou abril. Já a Páscoa Cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no hemisfério sul (ou equinócio de primavera no hemisfério norte).

A data é lembrada por povos em todo o mundo e geralmente envolve a troca de ovos de chocolate e a realização de missas, cultos, procissões e até encenações teatrais. Além disso, muitas culturas também possuem tradições de Páscoa específicas, como a decoração de ovos e a preparação de pratos típicos.

Cada país tem sua forma de celebrar a Páscoa. Conhecer estes destinos durante as festividades é uma oportunidade de mergulhar na história, na tradição e na cultura dos mais diversos povos, além de sentir a energia da renovação e esperança que essa data traz. A Páscoa é um evento único e inesquecível que nos conecta com o mundo e com os outros de uma forma especial.

Confira agora no Conexão123 algumas das principais celebrações de Páscoa pelo planeta. Boa viagem!

Páscoa no Brasil

No Brasil, a Páscoa é uma celebração religiosa e cultural que envolve diversas tradições e rituais. Uma das principais tradições é a programação especial da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa. Durante esse período, são realizadas procissões, missas e encenações da Paixão de Cristo em várias cidades do país.

Além disso, a troca de ovos de chocolate é uma tradição muito popular, especialmente entre as crianças. Também é comum a preparação de pratos típicos, como o bacalhau e o cordeiro.

Celebrações de Páscoa: conheça algumas das principais festividades ao redor do mundo | Páscoa no Brasil | Conexão123

No Brasil, a troca de ovos de chocolate é uma tradição muito popular, especialmente para as crianças

Algumas regiões do país têm suas próprias tradições de Páscoa. No Sul, por exemplo, é comum a realização da Osterfest, uma festa que mistura tradições alemãs e brasileiras e inclui a decoração de ovos gigantes e a apresentação de grupos folclóricos.

Em Salvador, na Bahia, a celebração da Páscoa tem uma forte influência das religiões de matriz africana, com a realização de rituais e festas em homenagem aos orixás.

Páscoa no México

No México, a celebração de Páscoa mistura tradições católicas e pré-hispânicas, o que a torna uma festa colorida e animada. Como no Brasil, uma das principais tradições é a Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa.

São realizadas procissões, missas e encenações da Paixão de Cristo em várias cidades do país. Uma das celebrações mais marcantes é a La Judea, que acontece em diversas regiões e recria a captura e o julgamento de Jesus Cristo.

Outra tradição importante é a decoração de tapetes de flores em várias cidades, especialmente em Puebla e Oaxaca. Os tapetes são feitos com pétalas de flores e outros elementos naturais e formam desenhos elaborados que representam cenas religiosas.

A comida também desempenha um papel importante na celebração da Páscoa no México. Um prato típico é o bacalao, um ensopado de bacalhau com batatas, pimentões e azeitonas. Além disso, são comuns os doces de amêndoas, as rosquinhas de anis e as bebidas como o atole, feito com milho e canela.

Páscoa na Grécia

Na Grécia, a Páscoa é uma celebração religiosa muito importante que envolve tradições e rituais específicos. Durante a Semana Santa, são realizadas missas e procissões em várias cidades do país. Um dos eventos mais marcantes é a Procissão do Enterro, que acontece na Sexta-Feira Santa e simboliza o enterro de Jesus Cristo.

Outra tradição importante é a decoração das casas e das igrejas com flores e ramos de oliveira. Além disso, é comum a troca de ovos vermelhos, que simbolizam o sangue de Cristo, e a preparação de pratos típicos como o “magiritsa”, uma sopa feita com miúdos de cordeiro.

O ponto alto da celebração da Páscoa na Grécia é a Noite de Ressurreição, que acontece no sábado à noite. As igrejas ficam lotadas de fiéis e, à meia-noite, o padre anuncia a ressurreição de Jesus Cristo com a frase “Cristo ressuscitou!”. Em seguida, os fiéis acendem velas e fogos de artifício e celebram o milagre com uma grande festa.

Celebrações de Páscoa: conheça algumas das principais festividades ao redor do mundo | Páscoa na Grécia | Conexão123

A queima de fogos na Páscoa Grega ilumina o céu de Agios Nikolaos, em Creta, enquanto os fiéis celebram a ressurreição de Cristo

Páscoa na Polônia

Na Polônia, a Páscoa envolve tradições religiosas e culturais específicas. Por lá, a semana da Páscoa também é chamada de Semana Santa e começa com o Domingo de Ramos.

Durante o período ocorrem missas e procissões por todo o país. Uma das celebrações mais conhecidas é a Procissão de Ramos, em que os fiéis levam ramos de salgueiro para a igreja.

Outra tradição importante é a preparação de pratos típicos como o borscht, uma sopa de beterraba, e o pierogi, um tipo de pastel recheado com batata, queijo ou carne. Já na Noite de Páscoa, que acontece no sábado à noite, as famílias se reúnem para compartilhar a ceia de Páscoa, que inclui pratos como cordeiro assado, ovos cozidos e um bolo chamado mazurka.

Outra tradição importante é a benção dos alimentos, que acontece no domingo de Páscoa. Os fiéis levam cestas com alimentos típicos pascais para a igreja, onde o padre os abençoa.

Páscoa nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, as celebrações de Páscoa ocorrem de diversas formas, seja com ritos religiosos ou com atividades culturais e familiares. Uma das tradições mais conhecidas é a caça aos ovos de Páscoa, em que as crianças procuram ovos decorados com cores vibrantes escondidos em jardins ou parques. Outra tradição popular é a decoração de ovos cozidos com tintas e adesivos.

Além disso, muitas famílias americanas se reúnem para um almoço ou jantar de Páscoa, em que o prato principal é geralmente o presunto assado. As sobremesas típicas incluem bolo de cenoura e torta de limão.

No aspecto religioso, muitas igrejas realizam missas especiais de Páscoa, que incluem a representação da crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo.

Uma celebração particularmente interessante é a Easter Parade, realizada na cidade de Nova York. Nesse evento, as pessoas desfilam pelas ruas usando chapéus extravagantes e roupas coloridas, em uma tradição que remonta ao final do século XIX.

Páscoa em Israel

Em Israel, a Páscoa é conhecida como Pessach e é uma das principais celebrações do calendário judaico. A festa é celebrada por sete dias e marca a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Uma das principais tradições de Pessach é a Seder, uma refeição cerimonial que acontece na primeira noite da festa. Durante a Seder, são lidos trechos da Torá que contam a história da libertação do povo judeu e são servidos alimentos simbólicos como o matzá (pão sem fermento) e o maror (erva amarga).

Celebrações de Páscoa: conheça algumas das principais festividades ao redor do mundo | Páscoa na Israel | Conexão123

O matzá é um pão sem fermento tradicional da Páscoa em Israel, simbolizando a pressa dos judeus ao deixarem o Egito na época de Moisés

Além da Seder, há também uma série de outras tradições que marcam a festa de Pessach em Israel, como a limpeza da casa antes da comemoração, a abstenção de alimentos fermentados e a realização de orações especiais nas sinagogas.

Uma das celebrações mais conhecidas é o Birkat Kohanim, ou Bênção Sacerdotal, que acontece no Muro das Lamentações, em Jerusalém. Durante essa cerimônia, os sacerdotes judeus abençoam a congregação com a bênção tradicional de “Que o Senhor te abençoe e te guarde”.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as principais celebrações de Páscoa ao redor do globo? Na hora de planejar suas próximas férias, lembre-se de que a 123milhas tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros. Boa viagem!