Conheça o México

O México é um país vibrante, colorido, cheio de paisagens incríveis e com um povo amigável que encanta a todos que o visitam. Seja para conhecer sua capital, a Cidade do México ou para mergulhar de cabeça nas praias de Cancún, o país é destino certo para curtir em família, com amigos, a dois ou mesmo em viagens solo. 

Através deste guia de turismo no México, o Conexão123 separou as melhores informações sobre tudo o que você precisa saber da terra dos antigos maias e astecas. Boa viagem! 

Conheça com o Conexão123

Turismo no México 

Repleto de belezas naturais, o México reserva aos viajantes um mundo inteiro de opções, que vão desde praias banhadas pelo Mar do Caribe até monumentos históricos e ruínas impressionantes. Você terá uma das melhores experiências ao viajar para o México, isso porque além de suas belezas naturais, o país tem uma estrutura impecável para receber visitantes de todo o mundo. 

São diversas opções de passeios, destinos e seria preciso mais de um mês para aproveitar tudo o que o país tem para oferecer em termos de atrações. Listamos os pontos imperdíveis para curtir o turismo no México: 

  • Teotihuacan (Cidade do México) 
  • Oaxaca (Cidade do México)
  • Cabo San Lucas (Cidade do México)
  • Puerto Vallarta (Cidade do México)
  • Cancún (Guerrero)
  • Tulum (Quintana Roo)
  • Cozumel (Ilha no México)
  • Ixtapa (Cidade do México)
  • Zihuatanejo (Cidade no México)
Turismo no México | Cancún | Conexão123

Cancún, cidade mexicana muito procurada pelos turistas, conhecida por suas praias e seus vários resorts | Foto: Divulgação

Como planejar sua viagem ao México

O México é enorme, diverso e encantador. Por isso, fazer uma viagem para o México é o sonho de turistas de todo canto do mundo.

O país tem praias paradisíacas, como as famosas Cancún, no Caribe, e Acapulco, na costa do Pacífico. Possui uma história incrível, com relíquias das civilizações pré-colombianas. E ainda, uma gastronomia riquíssima! 

Para adquirir sua passagem aérea com os melhores preços e condições especiais, confira os pacotes de viagem que a 123milhas preparou para você realizar o seu sonho de conhecer o México

Quer saber tudo para ter uma viagem de sucesso? Continue conosco: 

Entrada no México

O México exige visto dos brasileiros. Para adquirir o documento, é necessário que o viajante, primeiramente, agende um horário para atendimento na embaixada do México, em Brasília, ou nos consulados, em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Há uma taxa de US$ 48.

Além disso, para ingressar no país, é preciso estar com o passaporte com pelo menos seis meses de validade. Atualmente, eles não exigem nenhuma vacina, mas é bom checar com antecedência. 

Anote: 

  • Leve tudo impresso, já que não há internet na área da imigração e podem proibir o uso de celular;
  • Leve a passagem de volta impressa;
  • Esteja com todas as reservas de hotéis para todos os dias de viagens impressas;
  • Se for ficar na casa de alguém, apresente a carta convite com endereço, dados pessoais, telefone, tempo de permanência e cópia do documento mexicano de identificação;
  • Leve impresso algum documento que comprove seu vínculo com o Brasil, por exemplo, um contrato com a sua empresa, holerite ou até mesmo a carteira de trabalho ou uma matrícula da faculdade; 
  • Esteja com uma prova que você consegue se manter financeiramente no país pelo tempo em que estará visitando. Você precisa levar dinheiro em espécie (preferencialmente em dólares norte-americanos ou pesos mexicanos) e cartões de crédito internacionais para comprovar isso;
  • Dica bônus: se você tiver passeios já contratados, imprima os comprovantes, pois há casos em que eles solicitam essa comprovação. 

É importante destacar que o documento de identidade (RG) deve estar em boas condições de conservação e com foto atual, ou seja, com menos de 10 anos de emissão. 

Seguro-viagem no México 

Diferentemente de outros países, o seguro viagem para o México não é obrigatório. Contudo, não deixa de ser importante a sua contratação uma vez que imprevistos podem acontecer.

O seguro viagem é essencial para quem vai viajar para o México ou qualquer outro lugar do mundo, pois ele inclui vários serviços, como assistência médica, seguro de vida e até reembolso em caso de extravio de bagagens. 

Dica: no momento, o melhor seguro viagem para o México é um que cubra despesas médicas com coronavírus.

Moeda, tomadas e outras dicas para sua viagem ao México

Saber qual moeda levar para o México, se dólar, real ou peso mexicano, é uma das primeiras dúvidas que surgem quando se programa uma viagem para esse país.

Talvez você pense o mais óbvio: que seria levar a moeda local, o peso mexicano (MXN), mas isso depende. Realmente é interessante levar pesos mexicanos, pois muitas vezes você pode encontrar lugares que não aceitam cartão de crédito. Ou ainda, pode ser que você precise usar o dinheiro local para pagar algo na rua. 

Moeda, tomadas, idioma e outras dicas para sua viagem ao México | Peso Mexicano | Conexão123

Peso Mexicano é a moeda oficial do México

Além do peso mexicano, pode ser interessante levar também alguns dólares. Por exemplo, nas praias do Caribe Mexicano, além da moeda local, o dólar também é muito bem aceito.

Em Cancún, por exemplo, a moeda estadunidense é aceita em todos os estabelecimentos, e geralmente os preços ficam expressos em pesos mexicanos e em dólares. 

Um dado importante a ser levado em consideração é que o peso mexicano não costuma ser vendido por uma boa cotação nas casas de câmbio do Brasil. Ou seja, talvez o mais interessante seria levar seu dinheiro em dólares e trocar por alguns pesos no próprio destino. 

Para regiões como a capital Cidade do México, a dica é: não leve dólares para usar nos destinos, mas sim para trocar por pesos! 

Isso porque nesses locais você precisará muito mais do peso mexicano, mas como não é interessante comprar no Brasil, você precisará de dólares mesmo assim!

Outra dica: dê preferência para casas de câmbio fora dos aeroportos. Veja mais dicas sobre como pagar gastos em viagens internacionais.

As tomadas no México e outras regiões do país costumam ser de dois tipos:

  • Tomada tipo A: têm dois pinos chatos paralelos e são muito comuns em países como Estados Unidos. 
  • Tomada tipo B: além dos pinos chatos paralelos, possuem um terceiro pino redondo usado como fio terra. Ela é muito comum nas Américas do Norte e Central, além de ser encontrada em tomadas para computadores no Brasil.

Se no Brasil a tensão elétrica pode variar de acordo com a cidade, a voltagem no México normalmente é de 127 V e a frequência é de 60 Hz. Ou seja, se seus aparelhos forem daqueles que “chamamos de 110 V”, eles irão funcionar normalmente. 

A dica é levar uma tomada múltipla ou um adaptador universal, pois com ele é possível conectar seus aparelhos sem risco.

Idioma no México 

O idioma oficial do México é o espanhol. Diga-se de passagem, é um dos mais falados do mundo, e, para nossa sorte, um tanto semelhante ao português falado no Brasil. 

Agora, se você não tiver tanto domínio do espanhol, fique tranquilo, pois eles também usam bastante o inglês, a língua universal. 

Para aqueles que ainda quiserem arriscar com um “portunhol”, saiba que é super possível utilizá-lo e se comunicar sem maiores problemas nos estabelecimentos.

Em geral, não é difícil falar com as pessoas por lá. Além disso, o povo mexicano, em sua maioria, costuma ser bastante gentil e atencioso. Eles não costumam ter problemas para explicar novamente um determinado assunto ou até mesmo se disponibilizar para ajudar os turistas brasileiros no México.

Capital do México: Cidade do México 

Considerada uma das maiores cidades do mundo, a capital mexicana foi formada por um misto de civilizações que, até hoje, conferem uma enorme diversidade ao destino. 

Muito antes de ser explorada pelos espanhóis, a Cidade do México foi capital do Império Asteca. Se for pra lá, prepare-se para explorar sítios arqueológicos, visitar muitos museus, dançar ao som dos famosos Mariachis, experimentar pratos únicos e a famosa tequila mexicana! 

Com cerca de 8 milhões e 700 mil habitantes, a metrópole supera Nova York e detém o título de cidade mais populosa da América do Norte! Qualquer roteiro de viagem por lá deve começar pelo Centro Histórico, bairro em que funciona o principal ponto comercial da capital, com prédios de arquitetura colonial e boa parte dos pontos turísticos da metrópole.  

O primeiro passeio recomendado é pela Praça de Constituição, mais conhecida como Zócalo. É ali que os turistas começam a se orientar na cidade e a montar seu roteiro ao planejar o que fazer na Cidade do México. Os arredores da praça têm boas opções de hotéis e albergues, facilitando que os turistas se orientem numa cidade tão grande. 

O Bosque de Chapultepec é um oásis dentro da imensa Cidade do México, um parque tão grande que nos esquecemos que estamos em uma metrópole. Ótimo para relaxar, tomar um sorvete e apreciar a vida.

Ao planejar o que fazer na Cidade do México, um nome vem logo à cabeça: Frida Kahlo. A artista nasceu, viveu e morreu na cidade, no local conhecido como Casa Azul — hoje Museu Frida Kahlo, uma das maiores atrações da cidade. 

O museu fica no descolado bairro de Coyoacán, uma área nobre na zona sul da Cidade do México. É um bairro repleto de restaurantes e lojas de grife. Além disso, a estação de metrô que leva o nome do bairro funciona junto a um enorme shopping center, uma atração a mais para quem curte esse tipo de passeio. 

Cidade do México, capital do México | Museu Frida Kahlo | Conexão123

O Museu Frida Kahlo conta com uma coleção de obras de arte da artista

O Museu Nacional de Antropologia é o mais importante da cidade do México. Possui um acervo fantástico das civilizações pré-hispânicas dos povos Maias e Astecas, entre outros. Inaugurado em 1964, o museu oferece 24 salas repletas de obras. Um dos destaques é a Pedra do Sol, com 25 toneladas, conhecida como Calendário Asteca.

Outro ponto turístico importante é a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, um dos maiores santuários católicos do mundo, recebendo mais de 20 milhões de visitantes por ano. O santuário possui um pátio gigantesco e é formado por um conjunto de várias igrejas, capelas e jardins.

Principais cidades do México

Além da capital, o México abriga outros importantes centros urbanos e destinos turísticos muito procurados. Conheça agora as principais cidades do México. Cada uma oferece uma experiência única e inesquecível para os viajantes!

Localizada no estado de Quintana Roo, no sudeste do país. Tulum é uma cidade litorânea famosa por suas ruínas maias, que estão entre as mais bem preservadas do México. Banhada pelo mar do Caribe, a cidade fica a cerca de 1600 km de distância da capital do país. 

Outra cidade do estado de Quintana Roo, Cancún é um dos destinos turísticos mais famosos do México. Localizada no Caribe Mexicano, a cidade é conhecida por suas praias de areia branca e mar azul-turquesa. Cancún está a cerca de 1.550 km de distância da capital do país. 

Situada no estado de Guerrero, na costa do Pacífico. Com praias paradisíacas, montanhas verdes e um centro histórico encantador, Acapulco é um destino turístico popular para quem busca história, cultura e beleza natural. A cidade fica a cerca de 380 km da capital do país.

  • Guadalajara

A cidade de Guadalajara é conhecida como o berço da cultura mexicana. É a casa do mariachi, da tequila, além de ter uma arquitetura colonial espanhola impressionante. Está localizada a cerca de 540km de distância da Cidade do México.

  • Oxaca

Localizada no estado de Oxaca, no sul do México, a cidade é um destino turístico popular por sua história, cultura e gastronomia. As atrações incluem o Zócalo, o Templo de San Francisco e o Museu de Arte Contemporânea de Oxaca. A cidade está a cerca de 460 km de distância da Cidade do México.

História do México 

A história do México é rica e diversificada, tendo sido construída por muitos povos antes da chegada dos colonizadores espanhóis. A região foi o berço de várias civilizações antigas, incluindo os maias, toltecas, zapotecas e astecas, cujas ruínas de suas construções ainda são uma grande atração turística.

Os povos pré-hispânicos que habitaram o México deixaram um legado duradouro, com avanços significativos na arquitetura, engenharia, matemática, astronomia e arte. Os maias, por exemplo, desenvolveram um sistema de escrita hieroglífica e criaram grandes cidades como Tikal e Chichen Itza, enquanto os astecas construíram a impressionante capital de Tenochtitlán, onde atualmente está localizada a Cidade do México.

Com a chegada dos espanhóis, em 1519, o território enfrentou um período de colonização de mais de 300 anos. Os conquistadores trouxeram doenças e armas que dizimaram grande parte da população indígena, além de terem imposto a eles a religião católica e a cultura europeia. 

Durante o período colonial, o México se tornou uma importante colônia espanhola, rica em minerais e produtos agrícolas. A independência do país veio em 1821, em meio a turbulências políticas e sociais. O México lutou em várias guerras, incluindo a Guerra Mexicano-Americana, que resultou na perda de grande parte de seu território para os Estados Unidos.

Hoje, o México é um país vibrante, com uma rica herança cultural e histórica. As ruínas pré-hispânicas e as tradições das civilizações antigas ainda fascinam boa parte dos visitantes. A arte, culinária e música mexicanas também são celebradas em todo o mundo, tornando o México um destino turístico popular para quem quer explorar a história e a cultura deste país encantador.

Geografia do México 

México, ou Estados Unidos Mexicanos, é um país localizado na América do Norte. Ele faz fronteira com os Estados Unidos, Guatemala e Belize, além de ser banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico a leste e a oeste, respectivamente. No extremo sul do país ficam as cidades banhadas pelo deslumbrante Mar do Caribe, muito buscadas por turistas de todo o mundo.

No território mexicano se desenvolveram algumas das mais importantes civilizações pré-colombianas, sendo ele hoje um dos países mais populosos da região, com mais de 130 milhões de habitantes, e a segunda maior economia da América Latina.

Apresenta clima que varia de árido a tropical úmido e relevo marcado pela presença de montanhas e planícies. Ao norte se estende uma ampla região desértica.

Cultura do México 

A cultura mexicana é riquíssima, graças aos seus ritos e tradições, influenciados pelos três séculos de colonização espanhola misturados às práticas indígenas pré-colombianas, e que se mantém viva através de seu incrível povo.

Uma importante tradição mexicana são as festas religiosas, como o Dia da Virgem Guadalupe, em 12 de Dezembro, data em que milhares de pessoas aproveitam para adorar a imagem da santa na Basílica de Guadalupe, no norte da Cidade do México. 

Outra importante festa típica do país é o Dia dos Mortos, que corresponde às festas católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e de Todos os Santos. O Dia dos Mortos é comemorado no dia 02 de novembro. 

Na cultura mexicana, as pessoas que partiram são lembradas com muita saudades e alegria, diferentemente de outras regiões, em que esse dia é marcado pelo sofrimento de não ter mais o ente querido. Por isso, as cidades do país ficam repletas de cores, música e dança nesta celebração.

Cultura do México | Dia dos Mortos - México | Conexão123

O Día de los Muertos, no México, tem como foco a celebração da passagem da vida para a morte

A culinária mexicana também deriva da mistura entre as antigas tradições indígenas e a cozinha espanhola. Se delicie com preparos típicos muito saborosos, como:

  • Tortilla
  • Burrito
  • Nacho
  • Guacamole
  • Mixiote
  • Chilli 

Mas lembre-se que no país os pratos costumam ser bem apimentados! A culinária mexicana foi considerada patrimônio mundial pela Unesco, em 2006. As principais bebidas do México são: Cerveza Mezcal, Piña Colada, Rum e Tequila. 

Não podemos esquecer do famoso gênero musical do México, o Mariachi, que também é o nome dado aos cantores que o interpretam. Eles se apresentam em grupos de mais ou menos cinco pessoas, vestidos com roupas típicas mexicanas conhecidas como “traje de charro”. 

Esses artistas cantam e tocam instrumentos que chamam a atenção, como trompete e Vihuela, um pequeno violão. 

A música é animada e não é difícil ver os moradores locais e viajantes se juntarem próximos aos grupos para dançarem ao som desse ritmo contagiante. E, se você quer encontrar os Mariachis ao visitar o México, vai aqui nossa dica: há sempre algum na Plaza Garibaldi, na Cidade do México, principalmente à noite.

Economia no México

A economia do México é a segunda maior da América Latina, baseada em uma mistura de indústrias e sistemas agrícolas antigos e modernos, ambos cada vez mais dominados pelo setor privado. 

As bases da economia mexicana são: serviços, indústria, comércio, agricultura e exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas, cereais, feijão, cana-de-açúcar e algodão. A indústria mexicana se destaca nos setores automotivo, petroquímico, têxtil e papelaria, cimento e construção, alimentos e bebidas. 

O turismo, é claro, destaca-se em meio ao setor de serviços. A ampla procura de viajantes por destinos paradisíacos do Caribe, como Cancún e Tulum, coloca o país na rota dos mais procurados em todo o mundo.

Balneários famosos como Acapulco e outras grandes metrópoles, como a capital, Cidade do México, também movimentam a economia do setor e fazem crescer o número de pessoas que visitam o país.

Curtiu nosso guia sobre o México?  A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem e passagens. Partiu México?

RESERVAR

RESPOSTAS123

É um destino repleto de atrativos culturais e nacionais, com paisagens que vão de praias paradisíacas banhadas pelo mar do Caribe a montanhas, além das famosas zonas arqueológicas e ruínas.

Tanto a primavera (principalmente os meses de abril e maio) quanto o outono (especialmente entre setembro e outubro) são períodos extremamente agradáveis para visitar a Cidade do México.

  1. O nome oficial do país é Estados Unidos Mexicanos.
  2. O verde da bandeira do México representa a esperança, o branco, sua união, e o vermelho, o sangue dos heróis nacionais.
  3. O Chichén Itzá, no estado de Yucatán, é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo
  4. A Hierve el Agua é uma formação rochosa natural localizada no estado de Oaxaca, sul do México, que parece uma ​​cachoeira.
  5. Os mexicanos não cantam Feliz Aniversário, mas sim, Las Mañanitas.