Lugares para conhecer

O que é Hanukkah: festa e celebração

16 de dezembro de 2022

O Hanukkah (também Chanucá ou Hanucá) é um grande evento de fim de ano para a comunidade judaica, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Também conhecida como Festa das Luzes, a celebração remonta as tradições do povo judeu, como oito dias de duração, coincidindo com os meses de novembro ou dezembro no calendário gregoriano. Hoje, no Conexão123, vamos descobrir o que é Hanukkah, sua história e celebração ao redor do mundo. 

Você vai ler sobre

História do Hanukkah

Mas, então, o que é Hanukkah? A festa judaica celebra a vitória da luz sobre a escuridão, fazendo uma metáfora sobre o bem que vence o mal. É também a comemoração da vitória da pureza sobre a degeneração e da espiritualidade sobre o materialismo.

A história começa no século II A.C., quando o Império Selêucida ocupava o Oriente Médio. Nesse período, o rei Antíoco Epifânio emitiu decretos contra os judeus, proibindo-os de cumprirem seus ritos. 

Ameaçados com a violação de sua fé, o povo de Israel começou a luta pela liberdade religiosa e política. Após formar um exército e derrotar o Império em Jerusalém, os judeus reinauguraram um de seus templos sagrados na cidade, mas se depararam com um cenário de destruição.

Ao verem o candelabro do recinto apagado, o acenderam novamente, mas havia óleo suficiente para manter a chama apenas por um dia. Porém, milagrosamente, reza a lenda que a vela permaneceu acesa durante oito dias, e houve tempo suficiente para preparar mais óleo. Por isso o Hanukkah é também conhecido como Festa das Luzes. 

Para relembrar o acontecimento, anualmente a comunidade judaica realiza uma bela celebração, repleta de simbologia. As datas do Hanukah variam de acordo com o calendário judaico. Este ano, o Hanukah começa na noite de 22 de dezembro e termina na noite de 30 de dezembro. 

As famílias judias acendem velas no chanukiá, que é um candelabro de nove de braços, onde diariamente se acende uma vela da direita para esquerda, até que no 8º dia o candelabro está completamente acesso. Essa tradição remete às luzes guardiãs da comunidade judaica. 

O que é Hanukkah | Chanukiá | Conexão123

As famílias judias acendem velas no chanukiá, um candelabro de nove braços. Todos os dias acendem uma, da direita para a esquerda. Até que, no 8º dia, as nove velas estejam acesas

Uma curiosidade é que, na verdade, o Hanukkah não é considerado a festa mais importante do calendário judaico. Existem outras, como o Rosh Hashaná (Ano-Novo) e o Yom Kipur (Dia do Perdão), mais relevantes para a tradição. Entretanto, por coincidir com a época do Natal, a celebração do Hanukkah acabou ganhando mais popularidade.

Costumes e celebração do Hanukkah

O maior símbolo do Hanukkah é o candelabro chanukiá, para nove velas, sendo que uma delas fica num lugar mais alto que as demais, chamada de shamásh. É costume colocar o objeto na janela das casas, de maneira que todos possam ver e se lembrar do milagre.

Também é comum, nas noites de Hanukkah, o uso de jogos. Esse costume surgiu na Idade Média, quando os judeus eram proibidos de guardar as tradições e as festas. Eles, então, utilizavam de variados jogos, para que se alguém estranho os visse não desconfiasse de que se tratava de judeus realizando alguma cerimônia. 

Entre esses jogos, os mais usados eram dama e dreidel. Este último acabou se tornando um dos símbolos da celebração. Ele se parece com um pião de quatro faces, com as seguintes letras do alfabeto hebraico: nun, guímel, hêi e shin. Juntas, elas formam um acrônimo para “Nés gadól haiá shâm”, que significa “Um grande milagre ocorreu lá!”, expressando a alegria em ser judeu.

 A culinária também é um ponto forte da comemoração. São servidos sufganiots (um doce parecido com o sonho) e latkes (bolinhos de batata). Ambos são fritos em óleo – alusão ao milagre que manteve o candelabro de velas aceso.

Hanukkah em Israel 

As crianças estão sempre no centro da festividade. Por isso, em muitas cidades de Israel existem inúmeras atividades voltadas aos pequenos durante a celebração. Para este ano, por exemplo, Jerusalém tem uma programação especial durante o Hanukkah, que em 2022 começa no dia 18 de dezembro, e se estende até o dia 26. 

No Western Wall Squad Museum, um quiz para testar os conhecimentos das crianças será feito durante todos os dias da celebração. Oficinas criativas com óleo também estão na programação. 

No centro Menachem Begin acontece um “family happening”, com oficinas de teatro e de arqueologia. Além disso, há o “Brichnukkah”, uma sala no Davidson Center, na qual um grupo usa headsets de realidade virtual para imergirem nas histórias da Bíblia hebraica e de Jerusalém. 

Também é organizado um tour por lugares sagrados da cidade, explicando, por exemplo, a relação entre o Hanukkah e a igreja do Santo Sepulcro. O tour responde a essa e outras questões, passando por lugares históricos. 

O que é Hanukkah | Jerusalém | Conexão123

Liturgia do Hanukkah na cidade de Jerusalém

Hanukkah nos Estados Unidos 

O Hanukkah é um evento que ganhou muito espaço nos Estados Unidos pela forte influência e grande número de judeus no país. A festa, geralmente, mistura-se com duas grandes celebrações: o Natal e o Dia de Ação de Graças.

O uso da expressão “happy holidays” durante o fim de ano é justamente para respeitar a cultura dos imigrantes que formaram o país. Mesmo os EUA sendo um território com a maioria da população cristã, há o uso da expressão para preservar a realidade religiosa de seu povo.

As crianças que jogam dreidel em Israel cantam as palavras hebraicas “Nes gadol haya po”, que significa “um grande milagre ocorreu aqui”. Nos Estados Unidos e nas residências judaicas fora de Israel, as crianças dizem: “Nes gadol haya sham”, que significa “um grande milagre ocorreu lá”.

Em todos os Estados Unidos, as sinagogas realizam ceias com latke e contam a história do Hanukah. Anualmente, na Casa Branca, em Washington, é realizada a Cerimônia Nacional de Iluminação da Menorá, que inclui apresentações musicais, latkes quentes e rosquinhas. 

E, claro, se você estiver a passeio por lá, não esqueça de conferir nosso conteúdo sobre como comer bem e barato na capital dos Estados Unidos

Hanukkah em Toronto, Canadá

As comunidades judaicas no Canadá também celebram o Hanukkah no dia 25 do mês de Kislev no calendário judaico. A primeira noite da festa começa com bênçãos especiais ao pôr do sol. Muitos judeus acendem o hanukiah (ou chanukkiyah), que é uma espécie de candelabro, assim como em outras cidades que seguem essa tradição.

Hanukkah é um momento para presentear, então é comum dar e receber cestas de presentes. Algumas organizações coordenam eventos, como festas de Hanukkah, para crianças. Muitos canadenses judeus preparam e comem refeições fritas em azeite, como bolos de batata e vários tipos de pães fritos. Também é tradição que o primeiro-ministro canadense se junte aos judeus do país para acender uma vela para celebrar o Hanukkah.

O primeiro dia de Hanukkah não é um feriado nacional no Canadá, porém, algumas escolas judaicas têm suas férias escolares na mesma época da celebração.

Agora que você está por dentro de o que é Hanukkah, conte com a 123milhas para celebrar e comemorar essa incrível tradição. Contamos com top ofertas, hotéis, voos, pacotes e muito mais!