Além das belíssimas praias, construções arquitetônicas formidáveis e pontos turísticos cheios de história, a gastronomia de João Pessoa também merece destaque. A culinária local é uma viagem à parte, com muitas oportunidades para descobrir uma nova cultura. Vem com a gente conhecer melhor a cidade e saber o que você tem que comer em João Pessoa!
Uma das comidas mais típicas de João Pessoa é o rubacão. Esta é uma variação do baião-de-dois, que leva arroz, feijão (de preferência verde ou branco) e carne de charque. No rubacão, a receita acrescenta o leite para deixar a iguaria ainda mais cremosa. Algumas variações podem levar nata ou creme de leite. O prato fica similar a um risoto. Hummm, é uma delícia!
Para comer as iguarias paraibanas, incluindo o rubacão, vá ao Restaurante Taberna. Fica próximo à Praia de Tambaú, e é elogiado pela feijoada e carne seca. O lugar é famoso por sua limonada e também pela caipirinha. Anota a dica, ok?
Este estabelecimento fica aberto de segunda a sábado, das 11h às 22h. Aos domingos, das 11h às 16h. A boa experiência acontece em mesas ao ar livre e é acessível para cadeirantes.
A culinária paraibana também é expert em peixes e frutos do mar, com opções e preparos diversos. De frutos do mar, você encontra principalmente camarão, além de lula, caranguejo e lagosta. Os pescados são servidos fritos, assados, ensopados, tipo moqueca, em risoto e massas, por exemplo.
O Estaleiro, próximo à Praia do Seixas, conta com muitas opções e combinações. Um dos queridinhos da casa é a Chapa Comandante, com lagosta, filé de pescada, camarões, anéis de lula e polvo. É uma ótima escolha para quem quer experimentar diferentes tipos de frutos do mar.
Igualmente elogiado, é o prato Frutos do Mar Comodoro. A requintada opção é composta por arroz cremoso de pimentão e parmesão com camarão, polvo e anéis de lula grelhados. Deu água na boca?
O espaço do restaurante é amplo e muito arejado, com mesas dispostas em um terraço. O Estaleiro funciona diariamente, das 12h às 16h. No cardápio tem opções sem glúten.
Confira aqui o cardápio completo.
O Estaleiro tem muitas opções de frutos do mar.
Que tal um restaurante com muitas opções de camarão? O Camarada Camarão, localizado no Mag Shopping, oferece pratos sofisticados e deliciosos. Você pode experimentar o camarão na moranga, tipo bobó, gratinado e com massa fettuccine, por exemplo.
O funcionamento é das 11h30 às 22h00. Os drinks são deliciosos! Confira aqui o cardápio.
Deliciosas opções de camarão.
A buchada de bode é uma iguaria de João Pessoa. O prato é feito com as entranhas do bode, todas elas lavadinhas, cortadas e temperadas. Depois, são cozidas em bolsas preparadas com o estômago do animal.
A famosa buchada de bode.
Para experimentar sabores paraibanos, o Mangai é uma boa alternativa. Este estabelecimento é muito variado. Serve café da manhã, almoço e jantar, com opção de buffet e a la carte.
A padaria fica aberta todos os dias, das 11h30 às 22h. O café da manhã acontece apenas aos sábados e domingos, das 7h às 10h. O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 22h. Aos finais de semana, das 7h às 22h.
A buchada é muito elogiada, assim como a chapa de carne de sol. Para os vegetarianos, há muitas opções no cardápio.
O restaurante fica no bairro Manaíra, próximo à praia de Tambaú.
A galinha capoeira é conhecida em outros lugares como galinha caipira. O nome é dados à ave criada solta no quintal, ao invés de ser em uma granja ou indústria. Em João Pessoa, a galinha capoeira é comida “guisada”. O prato é um tipo de cozido, geralmente com pimentão, batata e tomate.
O Boteco da Villa é famoso pelo preparo da galinha capoeira, e leva junto baião de dois, pirão, vinagrete e farofa.
Além do menu, este restaurante se destaca pelo ambiente aberto e arborizado, com mesas ao ar livre e parquinho para crianças. Quem gosta de cerveja bem gelada não vai se decepcionar!
Fica aberto de quarta a domingo, das 11h às 16h.
Outra iguaria é a fava, geralmente servida em bares como tira gosto. A fava é um grão similar ao feijão, porém de tamanho um pouco maior. Geralmente, a receita leva com miúdos, carne de charque e linguiça.
A fava é similar ao feijão.
O Fava do Hugo é um dos bares mais tradicionais e frequentados pelos moradores. Ambiente simples e descontraído, com mesas ao ar livre, cerveja gelada e preços acessíveis. Localizado no bairro Torres, fica aberto diariamente, das 10h às 15h.
A carne de charque está presente em vários pratos nordestinos. No preparo do charque, a carne de boi, salgada e seca ao sol, passa por um processo de desidratação com sal grosso. O procedimento garante o sabor delicioso e característico da carne. Muitos pratos usam esta iguaria como recheio ou acompanhamento.
Carne de charque.
Uma das sobremesas mais típicas de João Pessoa é a cartola. Ela é feita com banana frita na manteiga, com queijo coalho e coberta com canela e açúcar. Você pode encontrar no menu de sobremesas de vários restaurantes.
O mungunzá é um doce feito com milho-branco cozido com leite, açúcar e canela. Às vezes, pode ser preparado com leite de coco e leite condensado. Na região sudeste do Brasil, é conhecido como canjica.
Em alguns lugares do Brasil, o mungunzá é chamado de canjica.
A tapioca – ou melhor, o beiju – é uma iguaria muito presente em João Pessoa! É simples de fazer e há várias opções de recheios. Preparado com tapioca, ou seja, uma espécie de farinha de mandioca, o ingrediente vai à frigideira para virar uma massa. No calor, a manteiga derrete e a farinha forma uma espécie de panqueca.
Na versão salgada, leva recheio de queijo coalho e charque, por exemplo. Na doce é acrescentado leite condensado, coco ralado ou chocolate.
Tapioca com recheio de leite condensado e coco ralado.
Quem nunca ouviu falar do cuscuz? Pois é, o prato é muito popular no nordeste. Geralmente, é servido no café da manhã ou como acompanhamento das refeições. É feito com flocão de milho, temperado com sal e preparado em uma panela própria, chamada cuscuzeira.
Quem prefere a versão doce, adiciona leite de coco. É servido puro, com manteiga ou recheado com carne de charque ou queijo, por exemplo.
O cuscuz é muito consumido no café da manhã.
Você tem que comer em João Pessoa as Empadinhas do Barnabé! Segundo os moradores, esses salgadinhos são os melhores do mundo. Existem várias unidades espalhadas pela cidade, como nos shoppings Mangabeiras e Manaíra. Todos os endereços estão disponíveis aqui.
O cardápio é muito variado, com opções de charque com catupiry, camarão e tomate seco com ricota. E para os fãs de doce: chocolate, doce de leite e banana com canela. Delícia!
Não deixe de comer as Empadinhas do Barnabé.
A Feirinha de Tambaú é uma parada obrigatória para quem visita João Pessoa. Apesar de o foco ser artesanato, você também encontra alguns pratos típicos por preços acessíveis. É um ótimo lugar para comer tapiocas recheadas, anota aí! Também tem lanches, como pizza e crepe.
Feirinha de Tambaú // Créditos: Prefeitura de João Pessoa
Agora que você já conhece os pratos típicos e alguns restaurantes, só falta escolher o hotel, certo? Vem com a 123Milhas e descubra onde você tem que ficar em João Pessoa!
20 de maio de 2022
03 de maio de 2022
29 de abril de 2022
13 de abril de 2022
10 de janeiro de 2022
27 de outubro de 2021
27 de outubro de 2021
27 de outubro de 2021
21 de maio de 2022
20 de maio de 2022
13 de maio de 2022
12 de maio de 2022
11 de maio de 2022
10 de maio de 2022
07 de maio de 2022
06 de maio de 2022