Todos

Festivais de cinema mais famosos do Brasil

5 de novembro de 2021

Música, gastronomia, debates culturais, oficinas e muitas opções de filmes na telona são os principais atrativos dos festivais de cinema do Brasil. Muitos deles entraram para o calendário das cidades onde são realizados, arrastando público de todos os tipos. Por isso, mapeamos os festivais de cinema mais famosos do Brasil para você marcar na sua agenda e não perder nada!

Exibição de filmes ao ar livre são uma marca dos festivais de cinema brasileiros.
Créditos: Divulgação / Universo Produção

Antes de tudo, sabe o que diz muito sobre a paixão dos brasileiros pela sétima arte? O Dia do Cinema Nacional ser duplamente comemorado no país. Os primeiros registros cinematográficos já realizados em território brasileiro – a vista da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro – são do italiano Afonso Segreto, em 1898. E é por causa deles que a data é celebrada no dia 19 de junho.

Já em 5 de novembro, a homenagem vai para dois grandes nomes da nossa cinematografia, o roteirista Paulo César Saraceni e o cineasta Humberto Mauro. O primeiro nasceu e o segundo faleceu exatamente nesta data. Muita coincidência, não é?

Além disso, em 2021, outra grande razão para festejar o dia do cinema brasileiro é o aniversário de 90 anos do filme “Limite”. O longa-metragem lançado em 1931 é uma produção silenciosa e em preto e branco de Mário Peixoto. A obra é eleita o clássico mais importante de todos os tempos do cinema nacional.

Com tantos motivos assim é impossível não entrar no clima da pipoca e poltrona. Por isso, neste texto, vamos te contar tudo sobre os festivais de cinema mais famosos do Brasil e um pouco da história do cinema no país. São muitos destinos e curiosidades incríveis para você conhecer. Vem com a gente!

O enigmático “Limite” é o único filme na carreira do poeta Mário Peixoto. O longa-metragem foi lançado quando o cineasta tinha apenas 23 anos

A tradição dos festivais de cinema no Brasil

Em 1954, com o lançamento do “Festival Internacional de Cinema do Brasil”, começou uma nova era de valorização das produções cinematográficas nacionais. Nesse momento, a intenção já era promover a cultura cinematográfica brasileira para o mundo, tradição que se arrasta até os dias atuais.

Hoje, ocorrem aproximadamente 359 mostras e festivais de cinema por quase todas as regiões do Brasil. Normalmente, os filmes projetados nesses eventos são aqueles que estão fora do circuito comercial de cinema. Já as exibições, durante mais ou menos 15 dias de programação, costumam ultrapassar a marca de 250 títulos por cada realização.

Os festivais de cinema brasileiros são responsáveis por divulgar a força do cinema nacional e movimentar a economia de cada região onde o evento é realizado.

Mas, muitos segredos e curiosidades guardam a organização de um festival de cinema. Em primeiro lugar, você sabia que organizadores e críticos passam horas assistindo cópias e mais cópias de filmes para selecionar quais serão exibidos durante a mostra?

Ou que alguns festivais têm votação estabelecida por um júri popular, que determina o que vai ser visto pelo júri internacional? Em seguida, são esses estrangeiros que escolhem os favoritos que chegarão a um júri especializado? Pois é!

É por esses e outros motivos que estes eventos brasileiros são muito especiais e atrai cinéfilos do mundo todo. Ainda, eles acontecem em cidades belíssimas com muitas opções para curtir antes, durante e depois. Confira a nossa seleção dos festivais de cinema mais famosos do Brasil e por que você deve fazer parte dessa festa!

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O festival de cinema é uma oportunidade para aproveitar também as belezas arquitetônicas de Brasília.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é a maior e mais antiga mostra de cinema que ainda ocorre no país. Realizado no histórico Cine Brasília, desde 1965, o evento, também chamado de Festival de Brasília, possui grande relevância para a cultura cinematográfica nacional.

Entre as principais atrações, a vasta programação do evento conta com cerimônias de abertura e encerramento, uma “Mostra Competitiva” e outra “Mostra Brasília”, que reúne e exibe produções locais.

O prêmio oferecido no festival é o “Troféu Candango” (nome que faz referência ao apelido dos brasilienses), para diversas categorias da produção cinematográfica, tais como, melhor longa-metragem, direção, roteiro, trilha sonora, atores e atrizes, etc.

O Troféu Candango já premiou artistas como Leila Diniz e Louise Cardoso.
Créditos: Reprodução / Agência Brasília

Palco revelador de grandes produções nacionais, um diferencial do Festival de Brasília é dar preferência para exibição de obras inéditas, nunca projetadas em outros festivais. Ainda, além da programação que acontece no escurinho do cinema, a mostra explora a boa estrutura da cidade.

As sessões de cinema e debate costumam acontecer nos teatros “Nacional”, na Asa Norte, “Paulo Autran”, em Taguatinga, e “Newton Rossi”, em Ceilândia. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e estacionamentos também entram na agenda da mostra.

Exibição de curta-metragens, documentários, realização de debates e cursos relacionados à produção de cinema, enfim. De fato, essa é uma época para se entregar e aproveitar esse encontro especial.

O Teatro Nacional é um dos mais tradicionais e visitados de Brasília.

Bares e restaurantes promovem rodadas gastronômicas temáticas, lojas se dedicam a vender produtos com o assunto do festival e até o metrô da cidade é alterado para atender os participantes e visitantes nesse período. Programe-se, pois não dá para perder tudo isso!

O Festival de Brasília normalmente acontece na segunda metade do ano.
Créditos: Reprodução / Agência Brasil

Festival de Cinema de Gramado

Tapete vermelho, muita graça e elegância! Imagine viver uma experiência digna das premiações de Hollywood aqui mesmo no Brasil? É o que acontece no Festival de Cinema de Gramado, realizado na cidade mais importante da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Esse é o endereço perfeito para você! Mais famoso que o chocolate e a festa do Natal Luz realizada por lá, só esse momento de honrarias para filmes nacionais e latinos. O festival movimenta a cidade e é um dos mais consagrados do cinema. E não é para menos.

Artistas de grande destaque da cena cultural da América Latina se reúnem no Palácio dos Festivais, sede do evento, para celebrar a importância e premiar as melhores produções do cinema dessa região. Reconhecido internacionalmente, o Kikito, prêmio oferecido durante o Festival de Gramado, foi carinhosamente batizado de “Oscar brasileiro” e é uma atração à parte.

O Festival de Gramado acontece desde 1973 e se tornou o principal festival brasileiro de cinema.
Créditos: Divulgação / Gramado Oficial

De forma tradicional, em agosto, na cidade de Gramado, os visitantes são convidados a conferir os circuitos competitivos e mostras informativas. Além, é claro, de viverem a mais linda estação de inverno do Brasil. É muita pipoca e chocolate quente! Por isso, não deixe de passar em alguma das inúmeras cafeterias espalhadas por lá.

A atração completa a rota turística de Gramado para quem viaja para o destino no mesmo período.

Outro ponto que você precisa conhecer nessa época do ano, em Gramado, é o próprio Museu do Festival. O espaço é o primeiro museu de cinema interativo contemporâneo da América Latina. São quatro décadas de história do cinema nacional distribuídas de forma cronológica em telas, fotos, documentos e cartazes. Uma viagem no tempo pra deixar qualquer apreciador de cinema emocionado!

Ainda por cima, o lugar é a casa dos debates do Festival de Cinema de Gramado. Dessa forma, muita programação e visitas ilustres passam por lá.

O Museu do Festival concentra história de grandes nomes e produções do cinema brasileiro e latino americano.
Créditos: Divulgação / Eu amo Gramado Oficial

Mostra de Cinema de Tiradentes

Toda a cidade de Tiradentes recebe os preparativos para o festival de cinema.

Tiradentes! Cidade das igrejas, do trem “Maria Fumaça” e de um delicioso doce de leite, em Minas Gerais. Para muita gente é a mais charmosa das cidades históricas mineiras. De toda forma, é o cenário perfeito para apreciar o melhor da sétima arte no país.

A Mostra de Cinema de Tiradentes une a beleza arquitetônica e cultura local com rodas de conversa e sessões de cinema. Assim, ela proporciona uma das experiências mais importantes da história da cinematografia brasileira!

No mês de janeiro, apaixonados por cinema do mundo todo se encontram no Largo das Forras, onde a maioria das tendas com exibições de filmes e debates ficam montadas na cidade. À noite, esse mesmo espaço se transforma em palco para shows e apresentações artísticas.

É um espetáculo em praça pública, regado a uma das melhores gastronomias do mundo! A comida mineira está presente nos muitos restaurantes e bares do entorno.

O “Cine Praça” recebe grande público na Mostra de Cinema de Tiradentes.
Créditos: Divulgação / Universo Produção.

Uma outra característica da Mostra de Cinema de Tiradentes é prezar pela pluralidade e diversidade da cinematografia brasileira. Grandes estreias do cinema nacional já aconteceram em alguma das edições do evento, que em 2021 completou 24 anos de existência. E você, vai ficar de fora dessa!?

O “Cine Drive-in” e a “Sessão da meia-noite”, focada no cinema de horror e ficção científica, são atrações diferenciadas para curtir a mostra!
Créditos: Divulgação / Universo Produção

Mostra de Cinema de Ouro Preto

Conhecida como a “Europa Brasileira do século XVIII”, a cidade de Ouro Preto acolhe muito bem os telões, carrinhos de pipoca e toda a atmosfera de cinema por entre suas ruas de pedra e praças históricas.

O cenário do tradicional Cine Vila Rica, palco principal da Mostra de Cinema de Ouro Preto, enaltece ainda mais essa celebração do cinema nacional. Trata-se de uma construção de 1953, uma das mais antigas da América Latina! São 396 poltronas e muita história dedicada à arte, cinema, teatro e educação.

O histórico Cine Vila Rica oferece programação gratuita para a comunidade acadêmica e local.
Créditos: Divulgação / Jornal O Tempo (Jackson Romanelli)

O festival CineOP, como também é conhecido, ainda se destaca pela dedicação de sua programação em relação à preservação de materiais e arquivos cinematográficos. Assim, se você é daquelas pessoas que gosta de revisitar grandes produções do cinema nacional, a “Mostra Preservação” entretém bastante.

Esse espaço costuma realizar homenagens temáticas a décadas importantes e discutir o impacto delas no cinema brasileiro. Na 16ª edição, última realizada, por exemplo, foi ressaltado o trabalho em cinema nacional produzido nos anos 1990. Demais, né!?

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) também é responsável por oficinas e workshops de muita qualidade e que valem a sua inscrição. Então já sabe, né? Tem que ir a Ouro Preto na época do festival de cinema e participar desses encontros enriquecedores!

Geralmente, a Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece na segunda metade do ano, principalmente nos meses de junho.

O magnífico Centro Histórico de Ouro Preto recebe muitas atrações durante a realização do CineOP.

Festival Internacional do Rio

A vista cinematográfica do Rio de Janeiro é o cenário perfeito para a realização do festival.

O Rio de Janeiro é palco de um renomado festival de cinema internacional. A mostra é realizada desde 1999 e oferece uma agenda de 12 dias de programação repleta de filmes inéditos, nacionais e estrangeiros, projetados em diversos pontos emblemáticos da cidade maravilhosa!

Diante disso, o Festival Internacional do Rio se tornou um destino obrigatório para grandes produções do cinema mundial. Por lá, já passaram nomes como os diretores Roman Polanski (O bebê de Rosemary) e Peter Greenaway (O livro de cabeceira). Além dos atores e atrizes S​​amuel L. Jackson, Ricardo Darín, Helen Mirren e Marisa Paredes.

O impactante Cinema Odeon é palco para diversas exibições do Festival Internacional do Rio.
Créditos: Divulgação / Festival Varilux.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Apostando em criações inovadoras e filmes internacionais de difícil acesso, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresenta grande número de títulos, à altura da pluralidade cultural da maior cidade da América Latina.

De outubro a novembro, muitas salas de cinema e espaços de entretenimento da capital são ocupados com obras cinematográficas vindas de outros países. São muitos cantinhos para curtir apresentações e debates!

Além disso, a programação do evento conta com a premiação do Troféu Bandeira Paulista, votada por júri popular e internacional. Desse modo, você pode apreciar o melhor do cinema brasileiro e analisar o que vem de fora. Tudo ao mesmo tempo e com uma estrutura que envolve até 50 tradutores sincronizando manualmente as legendas das obras projetadas. Coisa de cinema no melhor uso do termo!

Algumas projeções acontecem em pontos turísticos da capital, como no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Cine PE – Festival Audiovisual

As ruas históricas de Recife são um convite a mais para aproveitar o festival de cinema.

A representação da vida cotidiana de Recife, capital de Pernambuco, tem se destacado nos últimos anos no cinema. Basta citar filmes como “O som ao redor” e “Aquarius”, de Kléber Mendonça Filho, que os amantes do cinema nacional vão reconhecer que essa cidade é um destino muito importante para abordar e celebrar
a cinematografia do país.

Os números impressionantes do Cine PE – Festival Audiovisual, ou Festival do Recife, como é popularmente chamado, não nos deixam mentir. Só na última edição, o público chegou a quase meio milhão de pessoas. Foram 706 horas rodadas de exibição de filmes e mais de 400 artistas. Sem dúvida, esse evento transporta o público para a cultura local!

Além de mostras competitivas no Cinema Parque, oficinas e seminários, o festival ainda entrega honrarias, como o troféu “Calunga Dourada” e o “Jubileu de Prata”, a produções e artistas pelos serviços prestados ao audiovisual.

A programação do Cine PE valoriza a cultura do audiovisual brasileiro.
Créditos: Divulgação / Universo Produção

Cada vez mais os festivais de cinema deixam de arrastar apenas o público do próprio nicho para oferecer atrações para todos os gostos. Por isso, bora planejar a sua próxima viagem para um desses destinos maravilhosos com cinema e muitas conversas? Temos certeza que você encontrará em alguns desses festivais mais famosos do Brasil muita cultura, atividades e histórias para contar!