Lugares para conhecer

Trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego

7 de maio de 2022

Sol, praia e diversão. Essas três palavras são a cara da cidade maravilhosa, não são? Porém, a cidade conta com lindas cachoeiras que vale a pena conhecer! Acompanhe o guia do Conexão123 de três trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego

Você vai ler sobre

Cachoeiras no Rio de Janeiro

Que tal dar um tempo da cidade grande e se conectar com a natureza? São muitas cachoeiras e trilhas para se fazer no Rio de Janeiro. As mais tranquilas são ótimas para ir com crianças. Mas se você busca algo mais desafiador, as caminhadas de nível mais alto vão. 

As cachoeiras mais famosas do Rio de Janeiro são:

  • Cachoeira do Primata (Floresta da Tijuca)
  • Cachoeira do Camorim (Camorim-Parque da Pedra Branca)
  • Cachoeira do Sorimã (Pedra da Gávea)
  • Cachoeira da Serra do Mendanha (Campo Grande)
  • Cachoeira das Almas (Floresta da Tijuca)

Trilhas incríveis no Rio de Janeiro 

Além de ser um ótimo exercício físico, fazer trilha no Rio de Janeiro te conecta com a natureza. Às vezes, é bom se desligar e estar em contato com belezas naturais. As caminhadas, inclusive, te levam a lugares com vistas magníficas e surpreendentes.

Mesmo que não esteja acostumado a fazer esse tipo de atividade, basta ir com calma pelos percursos mais fáceis. Não se esqueça de calçar tênis confortáveis, levar sua garrafinha de água e protetor solar. O celular também precisa estar carregado para você fotografar tamanha beleza. 

 Três trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego | Homem fazendo trilha | Conexão123

Tênis confortáveis são essenciais para fazer trilha

Pedra Bonita

A trilha da Pedra Bonita fica no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Ela é bem tranquila, sem necessidade de escaladas ou grandes esforços. Embora haja trechos íngremes, a trilha é de baixa dificuldade. Ideal para quem está iniciando na atividade e busca o que fazer no Rio de Janeiro

O início do percurso parte de São Conrado e sobe na Estrada das Canoas. Para quem deseja ir de carro, é bom chegar cedo para garantir um lugar no estacionamento. O tempo de conclusão é de aproximadamente 30 minutos.

A vista do topo da Pedra Bonita é realmente espetacular! De lá é possível apreciar boa parte das zonas sul e oeste do Rio e a imensidão verde da Floresta da Tijuca.

Costão de Itacoatiara (Morro do Tucum)

Costão de Itacoatiara é uma trilha no Rio de Janeiro que fica em Niterói, cidade vizinha da capital. Um bate e volta rápido é o suficiente para conhecer o local. Para chegar, é preciso ir até a praia de Itacoatiara e buscar o costão, que está ao lado esquerdo da faixa de areia.

A trilha fica em uma reserva natural. A natureza intacta é um agrado aos olhos durante a caminhada. A área de preservação também inclui o Morro das Andorinhas e a Pedra do Elefante. 

O percurso é considerado mediano e tem cerca de 2 km de extensão, com ida e volta. São aproximadamente 200 m de altitude. Você vai se deparar com alguns trechos íngremes e uma rocha grande. Há corrimão de apoio tanto na subida quanto na descida. 

É possível chegar ao final da trilha em 30 minutos. Mas depende muito do esforço e condicionamento físico do visitante. Muitos dizem que a jornada é cansativa, mas com certeza a vista vale muito a pena.

Três trilhas no Rio de Janeiro com vistas de tirar o fôlego | Mulher sentada no Costão de Itacoatiara | Conexão123

A vista do Costão de Itacoatiara é deslumbrante e vale a caminhada

Circuito das Grutas

A trilha do Circuito das Grutas tem quase 5 km de extensão. A caminhada dura cerca de 3 horas e é de dificuldade mediana. Pode ser facilmente feita por iniciantes, desde que tenha cuidado e atenção. O bom condicionamento físico é bem importante também. 

O caminho é repleto de rochas, muitas úmidas. As formações rochosas são espetáculos da natureza. Uma pequena cachoeira complementa a paisagem do percurso. O interessante é que muitas grutas possuem nomes próprios, como Gabriela, Bernardo, Pedro e Belmiro. 

A vista do Almirante fecha o Circuito das Grutas com chave de ouro. De lá é possível ter uma visão panorâmica do Rio de Janeiro. Na paisagem estão a Pedra Bonita, a Pedra da Gávea, a Agulhinha e grande parte da Floresta da Tijuca. 

A entrada do setor Floresta fica na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. As linhas de ônibus indicadas são 301, 302 e 345. 

Ficou com vontade de calçar seus tênis e fazer trilha na cidade maravilhosa? Embarque com a 123milhas! Reserve seu pacote de viagem para o Rio de Janeiro e aproveite para se conectar com a natureza.