Conheça o estado de Mato Grosso
Considerado o terceiro maior estado do país, Mato Grosso reserva lugares incríveis e muito turismo para ser explorado. A biodiversidade natural é enorme e traz ao viajante a oportunidade de conhecer três biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Portanto, inclua o território em seu roteiro de viagem e surpreenda-se. Vamos viajar?
Você vai ler sobre
- Estado do Mato Grosso
- Capital do estado de Mato Grosso
- História do estado de Mato Grosso
- Geografia do estado de Mato Grosso
- Cultura do estado de Mato Grosso
- Economia do estado de Mato Grosso
Estado do Mato Grosso
Passear pelo centro histórico, nadar em rios de águas cristalinas, vislumbrar diversas espécies de aves e provar deliciosos pratos típicos são algumas das opções que integram o turismo em Mato Grosso.
O estado localizado no centro-oeste do Brasil tem 903.357 km² de extensão territorial. A população local soma 3.567.234 milhões de habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (2021).
Peculiaridades e características distintas compõem a viagem pelas terras mato-grossenses, aliás, 141 municípios formam a estrutura do terceiro maior estado do país. Além da capital Cuiabá, Mato Grosso tem mais quatro cidades com população acima de 100 mil pessoas, são elas: Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
Outra importante curiosidade é o privilégio do destino em ter três biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Planeje seu turismo em Mato Grosso com o Conexão123.
Capital do estado de Mato Grosso
Atrativos culturais, boa gastronomia e arquitetura colonial fazem parte da visita à capital de Mato Grosso. Cuiabá é um dos primeiros locais em que o turista tem contato com a história e diversidade do estado mato-grossense. A cidade foi fundada oficialmente em 8 de abril de 1719 por bandeirantes paulistas com liderança de Pascoal Moreira Cabral.
A população da região conta com 623.614 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE (2021). Às margens do rio Cuiabá, o município possui 3.292 km quadrados e faz divisa com cinco cidades: Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Acorizal.
O clima predominantemente tropical continental caracteriza-se por duas estações bem definidas durante o ano, um verão quente e chuvoso, e um inverno ameno e seco. A propósito, a temperatura média varia entre 22º C e 27º C, com máximas que podem chegar até 40º C.
Viajar para a capital de Mato Grosso pode ser uma oportunidade única. Saiba tudo sobre Cuiabá!
História do estado de Mato Grosso
A história de Mato Grosso iniciou antes do processo de colonização portuguesa no Brasil. O atual território pertencia à Espanha devido ao Tratado de Tordesilhas de 1494. Porém com o descobrimento das terras brasileiras, Portugal teve interesse no solo mato-grossense pelas reservas minerais.
As indefinições e incursões de forças estrangeiras resultaram na assinatura de um novo documento. Em 1750 foi assinado o Tratado de Madri, o qual assegurava que Mato Grosso pertencia ao Brasil, sob a colonização dos portugueses.
Durante o período colonial, a região teve exploração de recursos minerais, como ouro. O crescimento populacional deu-se pela expansão da mineração, por isso, após a decadência da atividade, o estado sofreu isolamento político e econômico.
Já nos anos 1970 muitos sulistas migraram para a região para praticar a agropecuária, devido aos incentivos oferecidos pelo governo para ocupação territorial. Em 1979, após divisão do território em dois estados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as terras tornaram-se destaque de desenvolvimento do agronegócio.
Um breve panorama sobre a história do estado de Mato Grosso mostra a riqueza cultural que o local proporciona também aos turistas. Se você é um viajante que aprecia conhecer mais sobre o destino, listamos alguns pontos turísticos que valem a visita:
- Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - Cuiabá
- Igreja Matriz Santuário De Sant'Ana - Chapada dos Guimarães
- Igreja Nossa Senhora de Santana - Chapada dos Guimarães
- Aldeia Quatro Cachoeiras - Campo Novo do Parecis
- Beco do Candeeiro - Cuiabá
- Ponte de Ferro - Cuiabá
- Centro Geodésico da América do Sul - Cuiabá
- Museu do Morro da Caixa D’Água Velha - Cuiabá
- Palácio da Instrução - Cuiabá
- Museu de História Natural de Alta Floresta - Alta Floresta
Antes de avançar ao próximo tópico, outra curiosidade é sobre a bandeira de Mato Grosso. Após a Proclamação da República, Antônio Maria Coelho, primeiro governador do estado, criou o símbolo estadual em 1890.
Todas as tonalidades têm significados diferentes e que vão de encontro com a história do Brasil:
- Azul - remete ao céu carioca na noite da Proclamação da República
- Verde - relaciona-se à esperança, à saúde e à natureza
- Amarelo - simboliza as ideias republicanas
- Branco - em razão da paz
Geografia do estado de Mato Grosso
Localizado na região centro-oeste do Brasil e na porção central da América do Sul, o estado de Mato Grosso faz divisa com Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Goiás. E também faz fronteira internacional com a Bolívia.
O relevo estadual é considerado de baixa altitude com formação de planaltos aplainados. Porém em algumas regiões há ocorrências de áreas mais elevadas e em outras encontram-se planícies rebaixadas, como no Pantanal, reduto do ecoturismo brasileiro.
Além disso, os principais rios que passam por Mato Grosso são Araguaia, Cuiabá, Paraguai, Teles Pires e Xingu. O clima predominante é o tropical caracterizado pelo verão quente e chuvoso, e inverno ameno e seco. A diversidade natural para o turismo é enorme e torna o estado um destino único com possibilidade de registros surpreendentes.
O destino reserva para você momentos de lazer e descanso. Alguns lugares turísticos se destacam quando o assunto é planejar uma viagem pelo estado, entre eles a Chapada dos Guimarães e Nobres.
Cultura do estado de Mato Grosso
A cultura de Mato Grosso possui costumes trazidos pelos colonizadores e também influências indígenas e africanas. O sertanejo é o ritmo mais popular, além do lambadão cuiabano com raízes paranaenses também. As apresentações tradicionais são conhecidas como: Siriri, uma dança indígena, e o Cururu, desafio de rimas musicais. Além disso, a viola de cocho e o ganzá são os instrumentos tradicionais mato-grossenses. Listamos quatro festivais mais conhecidos:
- Festa de São Gonçalo Beira Rio - Cuiabá (janeiro)
- Festa de São Benedito - Cuiabá (junho)
- Cavalhada - Poconé (junho)
- Festival de Quadrilhas do Araguaia (junho)
A gastronomia de Mato Grosso garante diversas opções e muitas delícias! Com influências da África, Portugal, Síria, Espanha, dos indígenas e também, após a migração da população, de outros estados brasileiros, os pratos típicos recebem ingredientes locais, como o peixe.
A culinária destaca alguns preparos gastronômicos como: Maria Isabel (carne seca com arroz), pacu assado com farofa de couve, farofa de banana-da-terra madura, além do churrasco pantaneiro. Aliás, os doces mato-grossenses trazem mais sabor ao cardápio local, como: Furrundu (doce feito de mamão e rapadura de cana), doce de mangaba, doce de goiaba, doce de caju em calda, doce de figo e muito mais.
O Mato Grosso reserva muitas oportunidades de turismo, desde atrativos e atividades até gastronomia e festividades.
Economia do estado de Mato Grosso
A economia de Mato Grosso baseia-se principalmente no setor primário. Afinal, o estado é um grande produtor agrícola de soja, milho e algodão, com a maior parte da produção voltada para o mercado externo. Além disso, o território também dedica-se ao setor pecuário com a criação de bovinos e, em especial, na área pesqueira, que garante a melhor posição no Brasil em pescados de água doce.
Em relação ao extrativismo, a região mato-grossense é o maior produtor de diamantes do país, e ainda atua com a extração de ouro, pedras coradas, seivas e madeira. A área de serviços e comércios é importante para a geração de emprego no estado. A propósito, o turismo vem se destacando nos últimos anos, principalmente com a alta procura do ecoturismo, muito praticado no Pantanal e na Chapada dos Guimarães, por exemplo.
Este roteiro Mato Grosso: Turismo, cultura e muito mais trouxe a história e curiosidades sobre o estado do centro-oeste brasileiro. Vimos a imensidão de conhecimento que você pode apreciar durante sua estada na região.
Você ainda pode conferir o Turismo na Chapada dos Guimarães: Guia de Viagem e também o que fazer em Nobres - MT. Além de outros destinos e atividades dentro do território mato-grossense.
Ficou com vontade de viajar para Mato Grosso? Conte com a 123milhas!
Aproveite para comprar hotel e passagem aérea em um só clique com os pacotes de viagem.
Mas, se preferir, veja o aluguel de carros para desbravar as fronteiras brasileiras e vivenciar experiências únicas.
RESPOSTAS123
A capital de Mato Grosso é a cidade de Cuiabá que abriga diversos pontos turísticos do estado.
O terceiro maior estado do Brasil está localizado no centro-oeste do país e reserva muitas atrações turísticas incríveis.
Além da capital Cuiabá, as cidades mais populosas do estado são: Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Além disso, existem outros municípios que são procurados para o turismo na região, como Chapada dos Guimarães e Nobres.
A Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital do estado de Mato Grosso.
A particularidade do destino é agregar três biomas diferentes, são eles Amazônia, Cerrado, Pantanal. Opções turísticas são diversas em Mato Grosso. Vale a pena visitar.