Lugares para conhecer

O que fazer na Bahia: pontos turísticos e passeios

22 de abril de 2022

Com cenários de tirar o fôlego, a Bahia é um dos destinos na região nordeste mais desejados pelos turistas, por isso selecionamos os principais pontos turísticos e os melhores passeios para você saber o que fazer na Bahia e transformar sua viagem num momento inesquecível.

É quase impossível decidir qual o melhor lugar para visitar na Bahia, já que o estado possui uma das costas litorâneas mais belas do país, além de um clima agradável, sempre com sol a pino e altas temperaturas.

Nesse destino você ainda pode contar com a beleza natural, o tempero único que só a Bahia tem e um povo alegre e acolhedor.

Por isso, se você sempre desejou saber o que conhecer na Bahia, comece a preparar as malas, pois aqui vai encontrar pontos turísticos e informações que vão te fazer levantar da cadeira e sair voando agora mesmo para um cantinho baiano só seu!

 

Você vai ler sobre

 

Conheça a Bahia

Com o clima quente aliviado pelo frescor do litoral, típico das cidades do nordeste brasileiro, a Bahia fica localizada ao sul da região. É o maior Estado nordestino, com 417 municípios, que vão desde o litoral repleto de exuberantes praias à aridez do sertão, oferecendo inúmeras opções de cidades turísticas na Bahia.

Historicamente marcante, a Bahia é o Estado mais antigo do país. Conhecido também pelo sincretismo religioso, é a terra do candomblé, embora a presença da religião católica também seja muito forte entre os baianos, o que explica as centenas de igrejas espalhadas pelo Estado, refletindo a diversidade cultural do lugar.

E quando se fala de culinária, a Bahia é um espetáculo à parte, pois embora tenha muito da cultura nordestina, existe uma singularidade na cozinha baiana que só esse povo tem! Por isso, fique com a gente para saber quais os melhores lugares para conhecer na Bahia.

Se quiser conhecer os melhores lugares para comer em todo o Estado, veja esse guia completo com os melhores restaurantes baianos.

 

Principais cidades da Bahia

Por ser um dos maiores Estados do país e tão rico em cultura e atrações, seria preciso meses para conhecer e desfrutar de tudo o que ele oferece. Selecionamos as principais cidades baianas para quem deseja saber o que fazer na Bahia, montar seu roteiro de viagem e aproveitar um pouco do melhor que esse destino oferece.

Veja as cidades baianas que não podem faltar em seu roteiro de viagens!

 

O que fazer na Bahia: Salvador

Como parte do Estado mais antigo do país, Salvador foi a primeira capital brasileira. Conhecida por ser uma cidade que preserva sua característica histórica, com uma arquitetura colonial proveniente do século XVII e lugares icônicos como o Pelourinho e o próprio centro histórico da capital, Salvador possui muitos encantos que fazem dela um dos mais desejados lugares para visitar na Bahia.

Seu centro histórico é um dos mais bonitos e preservados do país. Mesmo contando com feiras, bares e restaurantes típicos, o local não deixa de lado os sinais de suas raízes e história.

Além desse fator, a cidade também é muito conhecida e procurada por causa de suas festividades de carnaval, que reúnem foliões do Brasil e do exterior ao som dos trios elétricos, numa das maiores festas de rua do mundo.

Dentre os principais passeios na capital, os mais pedidos são as belas praias, das quais podemos destacar:

  • Praia do Forte, uma das mais procuradas de Salvador;
  • Ilha dos Frades presenteia o turista com um mar calmo e cristalino;
  • Praia do Flamengo, cujo destaque são os belíssimos coqueiros que contornam a região;
  • Praia de Itapoã, muito famosa em Salvador, já foi até tema de música;
  • Praia do Buracão, para quem busca uma praia mais tranquila;
  • Praia da Paciência, pequena e cheia de charme.

Já as atrações da cidade são diversas. Você pode conhecer um pouco da história do nosso país no centro histórico da capital, que abriga o famoso bairro do Pelourinho, coberto por ruas de paralelepípedo, construções que remetem ao Brasil colônia e praças com músicos tocando ao vivo e capoeiristas dançando a deliciosa mistura afro-brasileira de arte marcial, música e dança.

Lá também é possível desfrutar de barzinhos ao ar livre e lojas de souvenirs baianos, todos situados em construções preservadas como patrimônio histórico, fazendo com que o turista experimente o antigo e o novo no mesmo ambiente.

Outro ponto muito tradicional é a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador. Fundadas pelos portugueses, possuem beleza digna de realeza, com seus azulejos vindos de Portugal e esculturas banhadas a ouro.

Na mesma região também é possível conhecer a Praça da Sé, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, e a Fundação Casa de Jorge Amado.

E para uma experiência completa em Salvador, vale a visita à famosa Basílica Nosso Senhor Bonfim, onde turistas do mundo inteiro deixam suas marcas pendurando nas grades as famosas fitinhas coloridas.

Esses e outros lugares você tem que conhecer em Salvador!

Pontos turísticos na Bahia: conheça os 10 principais destinos | Salvador – BA Bahia | Conexão123

Vista da cidade de Salvador – BA

 

O que fazer na Bahia: Porto Seguro

Queridinho entre os turistas mais jovens, por conta da agitação das baladas à beira-mar que acontecem em algumas praias o dia inteiro, Porto Seguro é mais um local que não pode faltar em seu roteiro.

Apesar da agitação, a cidade também é uma boa opção para quem deseja um destino de descanso ou curtir em família, já que tem praias e passeios para todos os gostos e públicos.

E para comprovar isso, um destaque em Porto Seguro é o Centro Histórico da cidade, que é um dos mais importantes da Bahia. Lá é possível conhecer o Marco do Descobrimento do Brasil, a Igreja Nossa Senhora da Penha, toda construída em estilo barroco, entre outros pontos turísticos históricos. 

E se você tem pique para curtir a noite baiana, Porto Seguro também é o lugar ideal! Um dos pontos é a Passarela do Álcool, uma imensa rua repleta de bares e restaurantes que proporcionam diversas atrações para os visitantes. 

E além de todas essas atrações, o que mais encanta os turistas que chegam à cidade são as praias, como Taperapuã, um lugar cheio de cultura e belezas naturais, que ainda conta com inúmeras barracas que oferecem shows de música ao vivo e bebidas para curtir o calor.

O Parque Marinho de Recife de Fora, a Ilha dos Aquários e a Reserva Indígena da Jaqueira e passeios para observar as baleias são outros pontos que você tem que conhecer em Porto Seguro.

Pontos turísticos na Bahia: conheça os 10 principais destinos | Porto Seguro - BA | Conexão123

Praia em Porto Seguro – BA

 

Trancoso e Arraial d’Ajuda

E já se você incluiu Porto Seguro no seu roteiro, certamente vale a pena estender a visita para conhecer mais dois distritos do município: Trancoso e Arraial d’Ajuda, famosos por serem verdadeiros paraísos naturais.

Considerado um dos mais belos destinos do Brasil, Trancoso tem diversas atrações que valem a visita, e uma das principais é o Quadrado, uma pracinha bem colorida da cidade com artesanato e comidas típicas.

Vale destacar a Praia do Rio Verde, Praia do Espelho e a mais famosa do distrito: a Praia do Rio Barra. Você tem que conhecer em Trancoso essas e outras praias.

Pontos turísticos na Bahia: conheça os 10 principais destinos | Praia de Trancoso - BA | Conexão123

Praia em Trancoso – BA

 

Já em Arraial d’Ajuda é possível conhecer pontos como a Praia de Pitinga, que possui águas tranquilas e quentinhas; Praia do Mucugê, que além das belezas do mar, possui muitas árvores para aproveitar à sombra o calor baiano. E a Praia do Taípe, local mais afastado da multidão, para quem deseja privacidade e descanso.

Veja um roteiro mais aprofundado sobre as principais atrações de Arraial d’Ajuda.

 

O que fazer na Bahia: Caraíva

Caraíva é mais um destino recheado de praias paradisíacas e inúmeras belezas naturais. Por lá, você pode curtir lugares imperdíveis como:

  • Praia da Barra
  • Praia de Caraíva
  • Praia do Satu
  • Praia do Espelho
  • Ponta do Corumbau

Nesses locais, você pode curtir passeios de buggy, feirinhas de artesanato, bares e restaurantes de comida típica e é claro, conhecer mais sobre a história e a cultura local com os pontos turísticos de cada uma. 

No centro urbano da cidade, você pode conferir igrejas, museus, casas de forró e muito mais. Além disso, se deslocando para o Parque Nacional do Monte Pascoal, você consegue visitar a Aldeia Barra Velha.

Esses são somente alguns dos passeios e lugares que você tem que conhecer em Caraíva.

 

O que fazer na Bahia: Ilhéus

Outro destino que vale muito visitar é Ilhéus. Conhecida pelas obras de Jorge Amado, a cidade baiana ainda possui um clima agradável e várias opções de lazer.

As praias ao sul do município possuem além de paisagens incríveis, uma excelente infraestrutura para receber os turistas, por isso são as mais procuradas.

Já ao norte, a cidade oferece praias mais intimistas, perfeitas para quem busca descanso e tranquilidade. Entre as mais visitadas estão a Praia de Cururupe, a Praia dos Milionários, a Praia Backdoor e a Praia do Cristo.

Ilhéus também conta com várias fazendas de cacau, conhecidas como Estrada de Chocolate e a primeira fábrica de chocolate caseiro da região.

Reserve algumas horas do seu passeio para conhecer o belíssimo Centro Histórico da cidade e a Lagoa Encantada, um passeio ecológico com paisagens encantadoras e diferentes das praias.

Pontos turísticos na Bahia: conheça os 10 principais destinos | Ponte Jorge Amado – Ilhéus - BA | Conexão123

Vista da Ponte Jorge Amado em Ilhéus – BA

 

O que fazer na Bahia: Feira de Santana

Segunda maior cidade do estado, Feira de Santana é um importante centro econômico, urbano, financeiro e industrial do país. Tudo isso sem perder a essência cultural da Bahia.

Com destaque para o maior e mais antigo carnaval fora de época do Brasil, realizado desde 1937, a micareta dura quatro dias e é uma ótima opção para curtir a festa.

Além da festa carnavalesca, você pode gostar de pontos turísticos como o Paço Municipal Maria Quitéria, onde estão vários prédios públicos com características da história local, o Mercado de Arte Popular, perfeito para comprar lembrancinhas da região, a Catedral Metropolitana de Sant’Ana e o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.

Outros pontos que você pode conhecer em Ilhéus são:

  • Igreja Senhor dos Passos;
  • Museu Parque do Saber, que exibe um teatro virtual para os visitantes;
  • Observatório Astronômico Antares, uma atração bem diferente das demais e muito divertida, especialmente para as crianças;
  • Parque Municipal Erivaldo Cerqueira, perfeito para aproveitar uma tarde em meio à natureza.

 

O que fazer na Bahia: Camaçari

Conhecida por manter intactas as suas belezas naturais, apesar do avanço como uma cidade com um grande polo industrial, Camaçari é mais um destino que vale a pena incluir no roteiro para a Bahia.

Com merecido destaque, estão as praias locais, que fascinam pelas areias fininhas e mar tranquilo.

Barra de Jacuípe, Arembepe e Praia do Forte são algumas, que com suas piscinas naturais encantam os visitantes. Outra praia queridinha entre os turistas é a Praia do Japonês, ideal para quem gosta da prática do surfe.

A Villa Hippie e o Projeto Tamar ficam na praia de Arembepe e tem unidades para visitação, já em Vila Abrantes, você pode conhecer as construções do período colonial ainda intactas.

 

O que fazer na Bahia: Paulo Afonso

E para fugir um pouco do cenário de praias, a cidade de Paulo Afonso é famosa por suas cachoeiras, cânions, reservas ecológicas e muita mata verde.

Com mais de 100 sítios arqueológicos repletos de pinturas rupestres com mais de 9 mil anos, a região é um verdadeiro paraíso para quem curte uma viagem pela história.

Você ainda pode aproveitar o destino para passear de barco pelo Rio São Francisco, ou praticar esportes, como rapel, rally e trilhas em Paulo Afonso.

Outros pontos a conhecer na cidade são a Igreja de São Francisco de Assis, a Cachoeira de Paulo Afonso, a Ilha do Urubu, a Serra do Umbuzeiro e o Raso da Catarina.

Pontos turísticos na Bahia: conheça os 10 principais destinos | Rio São Francisco, Paulo Afonso - BA | Conexão123

Rio São Francisco – Paulo Afonso – BA

 

O que fazer na Bahia: Barreiras

Próximo ao Rio São Francisco, você encontra a cidade de Barreiras, um outro grande polo econômico da região

Seu centro histórico possui construções do século XIX e lá é possível visitar a Catedral de São João Batista e o Mercado Municipal.

Já as atrações naturais são inúmeras, especialmente para quem curte a prática de esportes, pois Barreiras tem montanhas para trekking e rapel ou cachoeiras para um banho relaxante. A cidade ainda oferece atividades como pescaria e canoagem .

Outros pontos naturais em destaque são: Cachoeira do Acaba Vida, Cachoeira do Redondo e Serra da Bandeira.

 

O que fazer na Bahia: Itacaré

Voltando para as cidades praianas da Bahia, temos Itacaré, que além das belas praias possui muita área verde e passeios incríveis nessa região, como a escuna e muitos outros.

A cidade também tem um forte apelo cultural e conta com praias urbanas muito bonitas como a Praia do Resende, Praia da Ribeira e Praia da Tiririca. Há também as opções de praias mais afastadas do centro, onde é possível chegar através de trilhas pela mata, como Praia da Engenhoca, Praia do Itacarezinho e Praia Gamboa. Itacaré ainda brinda o turista com belas cachoeiras, como a Cachoeira do Tijuípe e a Cachoeira da Usina.

 

O que fazer na Bahia: Bom Jesus da Lapa

Conhecida como a capital baiana da fé, a cidade fica a 8 km de Salvador e conta com uma das maiores festas católicas do Brasil, que acontece de julho a setembro e enche a cidade de turistas.

No dia 6 de agosto ocorre a procissão ao Bom Jesus da Lapa, uma manifestação cultural muito bonita que marca o ápice das festas religiosas.

Fora desses períodos, a cidade possui pontos turísticos como o passeio pelo famoso Rio São Francisco e um tour pelo Santuário de Bom Jesus da Lapa, um complexo com 15 grutas com belezas naturais a serem aproveitadas.

 

Então, já escolheu as cidades preferidas para sua próxima viagem à Bahia? Confira os pacotes promocionais e as condições especiais que a 123milhas preparou para você aproveitar o melhor desse destino incrível!

 

Respostas123

1: Quais são as melhores atrações para visitar na Bahia?

Entre as melhores atrações da Bahia (que são todas), podemos destacar:

  • Belezas naturais de Camaçari
  • Trilhas e passeios arqueológicos em Paulo Afonso
  • Passarela do Álcool à noite em Porto Seguro
  • Praia de Itapoã em Salvador
  • Praia do Buracão em Salvador
  • Lagoa Encantada em Ilhéus

2: Quais são as melhores atividades ao ar livre da Bahia?

Quem vai para a Bahia, com certeza, pensa em fazer atividades ao ar livre, de modo a apreciar tudo que o Estado tem a oferecer. Por isso, os passeios pelos centros históricos das cidades não podem faltar no roteiro de viagem. Se você vai para Salvador, o indicado é que um tempo seja destinado para uma caminhada ao ar livre pelo Pelourinho.

3: Onde passar o domingo na Bahia?

As visitas às feirinhas de comidas típicas e artesanato são ótimos passeios para se fazer no domingo na Bahia, seja com a família, amigos, sozinho ou com seu amor.