Dicas para o viajante

Prazo de validade de cada passaporte

23 de janeiro de 2022

Entre comprar passagens aéreas pelo melhor preço, montar o roteiro e escolher o hotel, um ponto super importante da viagem é verificar se todos os documentos estão em dia. O prazo de validade de cada passaporte varia de acordo com a finalidade e a idade do titular. 

Até 2015, os passaportes comuns tinham validade máxima de cinco anos. De lá pra cá, podem expirar em até dez anos. Esse prazo é aplicado apenas para documentos de pessoas maiores de idade. 

Crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos incompletos podem usar o documento por cinco anos. Em relação àquelas entre 3 e 4 anos, o passaporte vale quatro anos. Entre 2 e 3 anos de idade, esse dura três anos. 

Passaportes emitidos para bebês entre 1 e 2 anos incompletos têm validade de dois anos. Para os de até 1 ano incompleto, vale pelo período de um ano. 

No caso do passaporte de emergência, a validade máxima é de um ano. O mesmo é emitido por questões profissionais ou de saúde para uma pessoa que não pode esperar o tempo regular de entrega. A regra é válida para todas as idades. 

Para estrangeiros de qualquer idade, o documento vale dois anos. O passaporte do tipo laissez-passer, concedido no exterior por missões diplomáticas ou repartições consulares brasileiras e pela Polícia Federal em território nacional, também tem validade de dois anos. 

O prazo começa a ser contado a partir do momento em que a solicitação foi finalizada, quando a foto e as digitais são tiradas. E não é possível estendê-lo.

Tenha todos os documentos em dia para viajar com tranquilidade.

A fim de evitar transtornos, é recomendado que sua passagem de retorno esteja marcada para pelo menos três meses antes do vencimento do seu passaporte. Renove o documento caso a validade esteja próxima do prazo estipulado. 

Clique aqui para mais informações sobre os prazos de passaporte.  

 

Vistos

Nem sempre a data de expiração do passaporte coincide com a dos vistos de entrada em outros países. No entanto, não é possível transferir o visto de um para outro. 

Caso você precise do visto e ele esteja em um passaporte vencido, será necessário apresentar, no momento da imigração, tanto o antigo quanto o renovado. Lembre-se de que essas autorizações também têm data de validade. O visto dos Estados Unidos, por exemplo, dura até uma década, enquanto o da China tem o prazo de cinco anos. 

Seu passaporte deve sempre estar com você em viagens internacionais.

 

Como tirar um passaporte? 

Para tirar o passaporte, você deve preencher um formulário virtual e ter em mãos documentos como aqueles de identificação com foto, situação eleitoral (para solicitantes com idade entre 18 e 70 anos na eleição anterior), comprovante de regularidade no serviço militar (para homens de 19 a 45 anos), dentre outros. Confira  aqui todas as certificações exigidas. É necessário pagar uma taxa de R$257,25. 

Depois que o pagamento for realizado, você deve solicitar aqui o agendamento em uma das unidades disponíveis em sua cidade. Quando  estiver pronto, o passaporte será retirado no mesmo local. O prazo de entrega é de seis a dez dias úteis. 

Agora que você sabe tudo sobre a validade do passaporte, aproveite para descobrir como planejar uma viagem incrível ao exterior e conferir dicas para a primeira viagem de avião.