Carnaval de Florianópolis: como aproveitar
Depois de dois anos sem Carnaval oficial na capital catarinense, por conta da pandemia de Covid-19, os foliões poderão voltar a curtir a festa em 2023. E se você já está ouvindo o retumbar das baterias do Carnaval de Florianópolis, o Conexão123 separou as melhores dicas para curtir a folia no município. Bora conferir?
Você vai ler sobre
- História do Carnaval de Florianópolis
- Principais atrações do Carnaval de Florianópolis
- Dicas para curtir o Carnaval de Florianópolis
- Programação do Carnaval 2023 de Florianópolis
História do Carnaval de Florianópolis
O Carnaval de Florianópolis se iniciou com o entrudo, por volta do século XIX,, uma diversão nas ruas, cultivada por pessoas pobres, escravizadas e alforriadas, que arremessavam líquidos umas nas outras. Mesmo após a prática ser proibida, só perdeu força no começo do século XX..
Tentaram impedir a brincadeira de várias maneiras, mas depois de coibirem o uso dos limões-de-cheiro, vieram as seringas feitas de latas, que eram acionadas por um pistão. Então, diante das tentativas de proibição, chegaram ao consenso de que a melhor saída era organizar a festa.
No fim da década de 50, começaram a surgir as primeiras sociedades carnavalescas, como a “Carnaval Desterrense” e a “União Carnavalesca”, agregando pessoas da elite que organizavam os desfiles pelas ruas centrais da cidade sob autorização policial e acompanhadas por uma banda musical.
Quando a alta sociedade achou que o entrudo havia sido vencido, em 1877 um grupo de foliões se fantasiou de soldados de artilharia e foi às ruas da Ilha da Magia em uma carreta com uma grande seringa que se assemelhava a um canhão. A pessoa que comandava a carreata gritava “fogo”, e seus soldados atiravam água em quem estava por perto; um jornal local definiu a festa como “Carnaval e entrudo de mãos dadas para satisfazer os apaixonados por ambos”.
Hoje, o Carnaval de Florianópolis combina todos os elementos da celebração tipicamente brasileira em ambientes seguros e saudáveis.
Principais atrações do Carnaval de Florianópolis
Com a estimativa de reunir 1 milhão de foliões no Carnaval de 2023, Florianópolis se prepara para abrigar turistas e movimentar a festa, com grandes destaques carnavalescos. Os bloquinhos tomam conta das ruas, e os desfiles das escolas de samba acontecem no sambódromo Nego Quirido, além de shows nacionais e internacionais pela cidade.
Se você está planejando curtir o Carnaval de Florianópolis, aproveite e confira as melhores hospedagens.
Blocos de Carnaval em Florianópolis
A programação da folia neste ano em Floripa conta com blocos gratuitos e pagos, e cada um tem um itinerário diferente. Dentre eles, muitos são chamados de “blocos de sujos”.
Caracterizados pela tradicional brincadeira de homens se vestirem de mulheres e vice-versa (e não é obrigatório), os blocos de sujos são famosos até os dias de hoje na capital catarinense, e, seguindo a tradição, tomam o centro de Florianópolis durante a folia.
Mas eles não são os únicos! Tem festa nas ruas para todos os gostos. Conheça alguns dos principais bloquinhos da capital de Santa Catarina para o Carnaval de 2023:
Berbigão do Boca
Patrimônio cultural imaterial de Florianópolis, o bloco começou com um grupo de oito foliões preocupados com a apatia que tomava conta do Carnaval local. Inspirados no bloco pernambucano “Bacalhau do Batata”, os foliões se reuniram na Quarta-feira de Cinzas de 1992, e decidiram revolucionar a folia na cidade.
Assim nasceu o Berbigão do Boca, há cerca de trinta anos. Seu desfile, proclamado pela prefeitura como abertura oficial do Carnaval da Ilha da Magia, através do Decreto 2.150, exibe bonecos gigantes — semelhantes aos de Olinda —, além de promover um festival gastronômico e shows com bandas. O bloco vai às ruas sempre na sexta-feira antecedente a semana em que inicia o reinado de Momo.
O bloco de rua “abre-alas” do Carnaval de Florianópolis, Berbigão do Boca, desfila dia 10 de fevereiro às 12h, no centro histórico de Florianópolis.
Bloco Sou + Eu
O Sou + Eu é o mais antigo e o último dos grandes blocos de sujos que ainda desfilam no Carnaval do centro da cidade. Em 2023, completa 46 anos de folia.
Criado por um grupo de amigos, ex-alunos de um tradicional colégio de Florianópolis, esse bloco tem como maior atração os homens que se vestem de mulher — alguns totalmente a caráter, outros apenas com alguns detalhes que fazem alusão à figura feminina. Eles saem pela Praça XV com todo brilho e glamour!
A concentração do bloco de rua Sou + Eu está prevista para o dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, às 12h, no centro de Florianópolis, para descer a Praça XV.
Batuqueiros do Limão
Para acompanhar a folia dos Batuqueiros do Limão, é preciso ter pique. O bloco de rua desfila nos cinco dias de Carnaval. Também é um dos mais antigos de Florianópolis, originado nos anos 70, nos ranchos e cordões.
É considerado um bloco de família e união, pois atualmente já possui integrantes da quarta geração de seus fundadores. Até mesmo aqueles que não moram mais na região sempre se deslocam até lá para manter a tradição.
O bloco está previsto para desfilar de 17 a 21 de fevereiro no centro de Florianópolis e Saco dos Limões, das 14h às 23h.
Pauta que Pariu
O bloco criado pelos jornalistas de Santa Catarina é uma homenagem em forma de deboche para os profissionais desse setor. A realização do desfile é do Sindicato dos Jornalistas SC e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj.
Popularmente chamado de Bloco PQP, ele nasceu no início dos anos 90, no Bar da Alfândega.
O bloco está previsto para desfilar a partir das 12h, no dia 18 de fevereiro, na Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis.
Escolas de samba de Florianópolis
Outro clássico do Carnaval da Ilha da Magia é o desfile das escolas de samba de Florianópolis, no sambódromo Passarela Nego Quirido, no bairro Prainha.
É um show de tradição, arte, criatividade e, claro, muito samba, com os carros alegóricos, passistas, rainhas de baterias e porta-bandeiras.
Cada escola traz uma história em seu desfile, nos chamados samba-enredos, que podem homenagear uma pessoa, um time de futebol, um artista ou um lugar.
O desfile de 2023 começa às 17h do dia 18 de fevereiro. A organização é realizada pela LIESF – Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, e as principais escolas participantes são:
- Acadêmicos do Sul da Ilha
- Amocart
- Amigos do Bom Viver
- A Nossa Turma
- Consulado
- Embaixada Copa Lord
- Dascuia
- Filhos da Lua
- Futsamba Josefense
- Império Vermelho e Branco
- Jardim das Palmeiras
- Imperadores de Jurerê
- Nação Guarani
- Os Protegidos da Princesa
- Unidos da Coloninha
- União da Ilha da Magia
- Unidos do Morro do Céu
Em 2019 a escola Consulado levou o título de campeã, e em 2020 foi a Unidos da Coloninha. Em 2021 e 2022 não houve desfiles por conta da pandemia de Covid-19.
Os ingressos para assistir às apresentações no sambódromo Nego Quirido custam a partir de R$ 22 para os assentos na arquibancada, e não há estacionamento no local.
Dicas para curtir o Carnaval de Florianópolis
O Conexão123 separou cinco dicas para você aproveitar o Carnaval em Floripa da melhor forma possível, seja nos bloquinhos de rua, com trio elétrico, nos camarotes ou acompanhando os desfiles das escolas de samba.
- Olha a água: hidrate-se — água de coco e sucos naturais de frutas também são boas opções. E não espere sentir sede para beber água.
- Se beber, não dirija: bebida e direção não combinam, então opte pelos carros de aplicativo e atente-se ao remanejamento do transporte público para os dias de folia.
- Autocuidado: o calor de Florianópolis pode chegar a 30 ºC, então invista num protetor solar (a partir de 60 FPS) e uma loção pós-sol, para manter a pele hidratada.
- Alimentação: para curtir a folia sem problemas posteriores, estar bem alimentado é tão importante quanto estar bem hidratado.
- Beba com moderação: a frase pode ser clichê, mas é importantíssima para o seu corpo, divirta-se com saúde.
Programação do Carnaval 2023 de Florianópolis
Confira a programação do Carnaval 2023 de Florianópolis com o desfile das escolas de samba e blocos de rua. Atrações para todos os gostos!
Desfile das escolas de samba de Florianópolis no sambódromo Passarela Nego Quirido, 18 de fevereiro:
- Das 17h às 18h10: Jardim das Palmeiras
- Das 18h15 às 19h25: Império Vermelho e Branco
- Das 19h30 às 20h40: Acadêmicos do Sul da Ilha
- Das 20h45 às 21h55: Nação Guarani
- Das 22h às 23h10: União da Ilha
- Das 23h15 à 0h25: Os Protegidos da Princesa
- Da 0h30 à 1h40: Dascuia
- Da 1h45 às 2h55: Consulado
- Das 3h às 4h10: Unidos da Coloninha
- Das 4h15 às 5h25: Embaixada Copa Lord
Agenda de blocos de Carnaval de Florianópolis
- Sexta-feira, 10/02 – Abertura oficial do Carnaval, com a Festa do Berbigão do Boca, das 12h à 0h, no Largo da Alfândega.
- Sábado, 11/02 – Bloco Pauta que Pariu às 9h no centro; Bloco Quesh Ketchup às 13h no centro e Bloco da Comadre Zuma CC Rio Tavares às 19h no Rio Tavares
- Quinta-feira, 16/02 – Bloco do Baixio às 16h na Costeira do Pirajubaé e Enterro da Tristeza, centro
- Sexta-feira, 17/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Vento Encanado às 18h no centro; Bloco da Inclusão às 14h no Bolsão Trapiche Beira Mar Norte; Bloco Esculhambloco às 16h no Jurerê Internacional e Blocos Afro Floripa às 19h no centro
- Sábado, 18/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Bloco Vexame às 12h no centro; Bloco Mixturinha às 15h no Ingleses; Balança Mais Não Cai às 19h no Ingleses; Bloco dos Sujos às 13h no centro; Pauta Que Pariu às 9h na Escadaria do Rosário e Bloco União da Ilha de SC às 20h na Cachoeira do Bom Jesus
- Domingo, 19/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Bloco União da Ilha de SC às 20h na Cachoeira do Bom Jesus; Bloco Baba Saco às 14h na Praça do Saco dos Limões; Bloco Onodi às 15h no Campeche; Bagaço da Laranja às 15h no centro; Bloco da Zica às 15h na Avenida Hercílio Luz e Bloco da Maricota às 18h no Santinho
- Segunda-feira, 20/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Carnaval Lagoa Uim às 19h na Praça Bento Silvério; Caramujo Africano às 19h na Barra da Lagoa; Bloco Xegay às 18h no centro; Bloco Bicharada às 12h no centro e Bloco Os Mareados às 16h na Armação do Pântano do Sul
- Terça-feira, 21/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Bloco Não Me Kahlo às 15h no Hercílio Luz; Chama No Boca A Boca às 14h no centro e Bloco Deca Rafael às 16h no Campestre
Gostou da programação do Carnaval 2023 de Florianópolis? Não perca tempo e faça sua reserva com antecedência! A 123milhas oferece aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu carnaval?