Lugares para conhecer

Carnaval de Florianópolis: como aproveitar

10 de fevereiro de 2023

Depois de dois anos sem Carnaval oficial na capital catarinense, por conta da pandemia de Covid-19, os foliões poderão voltar a curtir a festa em 2023. E se você já está ouvindo o retumbar das baterias do Carnaval de Florianópolis, o Conexão123 separou as melhores dicas para curtir a folia no município. Bora conferir?

Você vai ler sobre

História do Carnaval de Florianópolis

O Carnaval de Florianópolis se iniciou com o entrudo, por volta do século XIX,, uma diversão nas ruas, cultivada por pessoas pobres, escravizadas e alforriadas, que arremessavam líquidos umas nas outras. Mesmo após a prática ser proibida, só perdeu força no começo do século XX..

Tentaram impedir a brincadeira de várias maneiras, mas depois de coibirem o uso dos limões-de-cheiro, vieram as seringas feitas de latas, que eram acionadas por um pistão. Então, diante das tentativas de proibição, chegaram ao consenso de que a melhor saída era organizar a festa.

No fim da década de 50, começaram a surgir as primeiras sociedades carnavalescas, como a “Carnaval Desterrense” e a “União Carnavalesca”, agregando pessoas da elite que organizavam os desfiles pelas ruas centrais da cidade sob autorização policial e acompanhadas por uma banda musical.

Quando a alta sociedade achou que o entrudo havia sido vencido, em 1877 um grupo de foliões se fantasiou de soldados de artilharia e foi às ruas da Ilha da Magia em uma carreta com uma grande seringa que se assemelhava a um canhão. A pessoa que comandava a carreata gritava “fogo”, e seus soldados atiravam água em quem estava por perto; um jornal local definiu a festa como “Carnaval e entrudo de mãos dadas para satisfazer os apaixonados por ambos”. 

Hoje, o Carnaval de Florianópolis combina todos os elementos da celebração tipicamente brasileira em ambientes seguros e saudáveis. 

Principais atrações do Carnaval de Florianópolis 

Com a estimativa de reunir 1 milhão de foliões no Carnaval de 2023, Florianópolis se prepara para abrigar turistas e movimentar a festa, com grandes destaques carnavalescos. Os bloquinhos tomam conta das ruas, e os desfiles das escolas de samba acontecem no sambódromo Nego Quirido, além de shows nacionais e internacionais pela cidade.

Se você está planejando curtir o Carnaval de Florianópolis, aproveite e confira as melhores hospedagens.

Blocos de Carnaval em Florianópolis

A programação da folia neste ano em Floripa conta com blocos gratuitos e pagos, e cada um tem um itinerário diferente. Dentre eles, muitos são chamados de “blocos de sujos”.

Caracterizados pela tradicional brincadeira de homens se vestirem de mulheres e vice-versa (e não é obrigatório), os blocos de sujos são famosos até os dias de hoje na capital catarinense, e, seguindo a tradição, tomam o centro de Florianópolis durante a folia.

Mas eles não são os únicos! Tem festa nas ruas para todos os gostos. Conheça alguns dos principais bloquinhos da capital de Santa Catarina para o Carnaval de 2023:

Berbigão do Boca

Patrimônio cultural imaterial de Florianópolis, o bloco começou com um grupo de oito foliões preocupados com a apatia que tomava conta do Carnaval local. Inspirados no bloco pernambucano “Bacalhau do Batata”, os foliões se reuniram na Quarta-feira de Cinzas de 1992, e decidiram revolucionar a folia na cidade.

Assim nasceu o Berbigão do Boca, há cerca de trinta anos. Seu desfile, proclamado pela prefeitura como abertura oficial do Carnaval da Ilha da Magia, através do Decreto 2.150, exibe bonecos gigantes — semelhantes aos de Olinda —, além de promover um festival gastronômico e shows com bandas. O bloco vai às ruas sempre na sexta-feira antecedente a semana em que inicia o reinado de Momo. 

O bloco de rua “abre-alas” do Carnaval de Florianópolis, Berbigão do Boca, desfila dia 10 de fevereiro às 12h, no centro histórico de Florianópolis.

Bloco Sou + Eu

O Sou + Eu é o mais antigo e o último dos grandes blocos de sujos que ainda desfilam no Carnaval do centro da cidade. Em 2023, completa 46 anos de folia.

Criado por um grupo de amigos, ex-alunos de um tradicional colégio de Florianópolis, esse bloco tem como maior atração os homens que se vestem de mulher — alguns totalmente a caráter, outros apenas com alguns detalhes que fazem alusão à figura feminina. Eles saem pela Praça XV com todo brilho e glamour!

A concentração do bloco de rua Sou + Eu está prevista para o dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, às 12h, no centro de Florianópolis, para descer a Praça XV. 

Principais atrações do Carnaval de Florianópolis | Bloco de sujos Sou + Eu em Florianópolis | Conexão123

Vestindo-se a caráter, com roupas e acessórios femininos, o Bloco Sou + Eu desfila pela Praça XV

Batuqueiros do Limão

Para acompanhar a folia dos Batuqueiros do Limão, é preciso ter pique. O bloco de rua desfila nos cinco dias de Carnaval. Também é um dos mais antigos de Florianópolis, originado nos anos 70, nos ranchos e cordões.

É considerado um bloco de família e união, pois atualmente já possui integrantes da quarta geração de seus fundadores. Até mesmo aqueles que não moram mais na região sempre se deslocam até lá para manter a tradição.

O bloco está previsto para desfilar de 17 a 21 de fevereiro no centro de Florianópolis e Saco dos Limões, das 14h às 23h. 

Pauta que Pariu 

O bloco criado pelos jornalistas de Santa Catarina é uma homenagem em forma de deboche para os profissionais desse setor. A realização do desfile é do Sindicato dos Jornalistas SC e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj.

Popularmente chamado de Bloco PQP, ele nasceu no início dos anos 90, no Bar da Alfândega. 

O bloco está previsto para desfilar a partir das 12h, no dia 18 de fevereiro, na Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis.

Escolas de samba de Florianópolis

Outro clássico do Carnaval da Ilha da Magia é o desfile das escolas de samba de Florianópolis, no sambódromo Passarela Nego Quirido, no bairro Prainha.

É um show de tradição, arte, criatividade e, claro, muito samba, com os carros alegóricos, passistas, rainhas de baterias e porta-bandeiras.

Cada escola traz uma história em seu desfile, nos chamados samba-enredos, que podem homenagear uma pessoa, um time de futebol, um artista ou um lugar.

O desfile de 2023 começa às 17h do dia 18 de fevereiro. A organização é realizada pela LIESF – Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, e as principais escolas participantes são:

  1. Acadêmicos do Sul da Ilha
  2. Amocart
  3. Amigos do Bom Viver
  4. A Nossa Turma
  5. Consulado
  6. Embaixada Copa Lord
  7. Dascuia
  8. Filhos da Lua
  9. Futsamba Josefense
  10. Império Vermelho e Branco
  11. Jardim das Palmeiras
  12. Imperadores de Jurerê
  13. Nação Guarani
  14. Os Protegidos da Princesa
  15. Unidos da Coloninha
  16. União da Ilha da Magia
  17. Unidos do Morro do Céu

Em 2019 a escola Consulado levou o título de campeã, e em 2020 foi a Unidos da Coloninha. Em 2021 e 2022 não houve desfiles por conta da pandemia de Covid-19.

Os ingressos para assistir às apresentações no sambódromo Nego Quirido custam a partir de R$ 22 para os assentos na arquibancada, e não há estacionamento no local.

Dicas para curtir o Carnaval de Florianópolis 

O Conexão123 separou cinco dicas para você aproveitar o Carnaval em Floripa da melhor forma possível, seja nos bloquinhos de rua, com trio elétrico, nos camarotes ou acompanhando os desfiles das escolas de samba.

  1. Olha a água: hidrate-se — água de coco e sucos naturais de frutas também são boas opções. E não espere sentir sede para beber água.
  2. Se beber, não dirija: bebida e direção não combinam, então opte pelos carros de aplicativo e atente-se ao remanejamento do transporte público para os dias de folia.
  3. Autocuidado: o calor de Florianópolis pode chegar a 30 ºC, então invista num protetor solar (a partir de 60 FPS) e uma loção pós-sol, para manter a pele hidratada.
  4. Alimentação: para curtir a folia sem problemas posteriores, estar bem alimentado é tão importante quanto estar bem hidratado.
  5. Beba com moderação: a frase pode ser clichê, mas é importantíssima para o seu corpo, divirta-se com saúde.
Principais atrações do Carnaval em Florianópolis | mulher manuseando uma doleira com notas de dólares e um passaporte | Conexão123

Não deixe de se hidratar enquanto curte a folia

Programação do Carnaval 2023 de Florianópolis

Confira a programação do Carnaval 2023 de Florianópolis com o desfile das escolas de samba e blocos de rua. Atrações para todos os gostos!

Desfile das escolas de samba de Florianópolis no sambódromo Passarela Nego Quirido, 18 de fevereiro:

  • Das 17h às 18h10: Jardim das Palmeiras
  • Das 18h15 às 19h25: Império Vermelho e Branco
  • Das 19h30 às 20h40: Acadêmicos do Sul da Ilha
  • Das 20h45 às 21h55: Nação Guarani
  • Das 22h às 23h10: União da Ilha
  • Das 23h15 à 0h25: Os Protegidos da Princesa
  • Da 0h30 à 1h40: Dascuia
  • Da 1h45 às 2h55: Consulado
  • Das 3h às 4h10: Unidos da Coloninha
  • Das 4h15 às 5h25: Embaixada Copa Lord

Agenda de blocos de Carnaval de Florianópolis

  • Sexta-feira, 10/02 – Abertura oficial do Carnaval, com a Festa do Berbigão do Boca, das 12h à 0h, no Largo da Alfândega.
  • Sábado, 11/02 – Bloco Pauta que Pariu às 9h no centro; Bloco Quesh Ketchup às 13h no centro e Bloco da Comadre Zuma CC Rio Tavares às 19h no Rio Tavares
  • Quinta-feira, 16/02 – Bloco do Baixio às 16h na Costeira do Pirajubaé e Enterro da Tristeza, centro 
  • Sexta-feira, 17/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Vento Encanado às 18h no centro; Bloco da Inclusão às 14h no Bolsão Trapiche Beira Mar Norte; Bloco Esculhambloco às 16h no Jurerê Internacional e Blocos Afro Floripa às 19h no centro
  • Sábado, 18/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Bloco Vexame às 12h no centro; Bloco Mixturinha às 15h no Ingleses; Balança Mais Não Cai às 19h no Ingleses; Bloco dos Sujos às 13h no centro; Pauta Que Pariu às 9h na Escadaria do Rosário e Bloco União da Ilha de SC às 20h na Cachoeira do Bom Jesus
  • Domingo, 19/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Bloco União da Ilha de SC às 20h na Cachoeira do Bom Jesus; Bloco Baba Saco às 14h na Praça do Saco dos Limões; Bloco Onodi às 15h no Campeche; Bagaço da Laranja às 15h no centro; Bloco da Zica às 15h na Avenida Hercílio Luz e Bloco da Maricota às 18h no Santinho 
  • Segunda-feira, 20/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Carnaval Lagoa Uim às 19h na Praça Bento Silvério; Caramujo Africano às 19h na Barra da Lagoa; Bloco Xegay às 18h no centro; Bloco Bicharada às 12h no centro e Bloco Os Mareados às 16h na Armação do Pântano do Sul
  • Terça-feira, 21/02 – Batuqueiros do Limão às 14h no centro; Bloco Não Me Kahlo às 15h no Hercílio Luz; Chama No Boca A Boca às 14h no centro e Bloco Deca Rafael às 16h no Campestre

Gostou da programação do Carnaval 2023 de Florianópolis? Não perca tempo e faça sua reserva com antecedência! A 123milhas oferece aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu carnaval?