Lugares para conhecer

O que fazer em Acapulco: pontos turísticos e passeios

14 de março de 2023

Um dos destinos turísticos mais procurados do México, Acapulco destaca-se pela irradiante beleza de suas praias, lagoas e falésias. A cidade ainda dispõe de excelentes hotéis e restaurantes e, sem deixar de mencionar, a habitual alegria e receptividade do povo mexicano.

Quer descobrir o que fazer em Acapulco? Confira este guia que o Conexão123 preparou com os principais passeios e pontos turísticos!

Conheça com o Conexão123

A cidade de Acapulco

Acapulco de Juárez é um porto natural situado numa baía semicircular, com mais de seis quilômetros de largura, no estado de Guerrero, na costa sudoeste do território mexicano. Banhada pelo Oceano Pacífico, a baía é um dos mais belos ancoradouros naturais do mundo, e foi descoberta pelo explorador espanhol Hernán Cortés em 1531. O primeiro núcleo colonial da região foi fundado em 1550.

Acapulco foi o ponto de partida de diversas expedições dirigidas ao norte do continente americano e ao oceano Pacífico. Mais tarde, tornou-se importante porto de abastecimento para as frotas espanholas que faziam a rota México-Filipinas. 

O Forte de São Diego, considerado um dos principais pontos turísticos de Acapulco, também teve grande importância no passado, servindo como defesa, contra ataques de piratas ingleses e neerlandeses. 

O balneário mexicano se divide em três grandes zonas turísticas conhecidas como: Acapulco Tradicional, Acapulco Dourado e Acapulco Diamante.

Acapulco Dourada é considerada a melhor área para se ficar na cidade, por apresentar alternativas de hospedagem interessantes para praticamente todos os turistas. Além de contar com uma praia muito agradável, é a zona que ocupa a maior parte da costa.

O que fazer em Acapulco: passeios e pontos turísticos | Zonas turísticas de Acapulco | Conexão123

Existem muitas atrações e cartões postais na zona turística de Acapulco

Acapulco Diamante é a região mais nova e chique da cidade. É por aqui que estão os restaurantes de primeira linha, além das redes hoteleiras internacionais e condomínios de alto padrão. Como não poderia deixar de ser, é na Zona Diamante também que se encontram os campos de golfe, SPAs, centros comerciais requintados e vilas particulares do município mexicano. 

Já a Acapulco Tradicional está localizada na parte oeste da Baía de Acapulco. É aqui que se encontra o centro histórico da cidade de onde ainda o viajante pode sentir um pouco da nostalgia do passado. 

A última atualização sobre a população de Acapulco somou mais de 600 mil habitantes, com visitação de milhares de turistas todos os anos. Um dos motivos para ser um polo de destaque da região é seu clima agradável em grande parte do ano, sem contar, claro, por sua extensa lista de pontos turísticos,  incríveis restaurantes, além de ótimas hospedagens.

Quer conhecer mais sobre a cidade de Acapulco? Confira nosso guia turístico.

O que fazer em Acapulco: pontos turísticos 

Acapulco reserva muitas lembranças históricas e possui pontos turísticos famosos. Vamos conhecer alguns?

Forte de San Diego 

Considerado um verdadeiro cartão postal da cidade e a maior fortaleza marinha do Oceano Pacífico, esta atração foi erguida em 1616, sendo encontrada bem ao alto de uma colina – com vista para o Porto de Acapulco. 

Apesar da estrutura ter sofrido vários danos, decorrentes de um terremoto que aconteceu no local em 1776, ela foi reconstruída com maiores dimensões em 1778, mantendo o formato pentagonal com baluartes nos vértices. Hoje, é parada obrigatória de turistas do mundo inteiro.

O que fazer em Acapulco: pontos turísticos | Forte de San Diego em Acapulco | Conexão123

O Forte de São Diego é uma histórica fortificação espanhola que está situada no centro de Acapulco | Foto: Divulgação

O Forte de San Diego está localizado no coração da Velha Acapulco e se destaca por sua arquitetura em forma de estrela de cinco pontas. 

Ele abriga o Museu Histórico de Acapulco, que exibe o passado do porto de Guerrero: as batalhas enfrentadas, o comércio com o Oriente, bem como a pirataria, entre muitos outros capítulos da história da costa. São diferentes esculturas e documentos, dispostos em 13 salas.

O valor de entrada no forte é de M$ 83,71 por adulto. Já crianças de 4 a 7 anos pagam apenas M$ 58,23.

Endereço: Hornitos s/n, Centro, 39300 Acapulco de Juárez, Guerrero, México.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 15h.

Catedral de Nossa Senhora da Solidão

Ponto de referência para visitantes que gostam de lugares tradicionais, a catedral dedicada à Virgen de La Soledad (Nossa Senhora da Solidão) se destaca no zócalo de Acapulco por seu estilo bizantino.

A Catedral de Nossa Senhora da Solidão é a principal igreja católica no coração do centro da cidade, com arquitetura não tradicional e decoração deslumbrante por dentro. Do lado de fora, você verá um design intrigante com uma cúpula azul e torres de topo arredondado. Em contraste, no interior, o piso de ladrilhos amarelos justaposto às paredes brancas e azuis brilhantes é de tirar o fôlego. 

A igreja foi projetada pelo arquiteto Frederico Mariscal e construída na década de 1940. Muitas pessoas apreciam suas esculturas, bem como a principal atração artística da igreja: a imagem da Virgem da Solidão.

A entrada para o templo é gratuita e há outras opções para fazer nas redondezas, como tomar um capuccino nos deliciosos cafés que se espalham pela região, descansar nas sombras das árvores, comer algo da tradicional culinária mexicana em um dos estabelecimentos da área, ou até mesmo fazer uma boa caminhada. 

Endereço: Independencia 1, Centro, 39715 Acapulco de Juárez, Guerrero, México.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 19h

La Quebrada 

Área deslumbrante e um ponto turístico em Acapulco bastante famoso por reunir mergulhadores profissionais, que se apresentam para multidões desde 1934, La Quebrada é uma atração emocionante. Trata-se de um grande penhasco localizado na encosta do mar.

Para você ter uma noção da adrenalina do salto, realizado pelos profissionais no local, a distância entre o topo da atração até a região marítima é de cerca de 45 km de altura. Loucura, não é mesmo? Eles devem calcular o momento perfeito para pegar uma onda enquanto mergulham em direção à água.

Diariamente, há 5 apresentações, incluindo opções noturnas, nas quais você verá saltadores com tochas de fogo e muito mais.

O que fazer em Acapulco: pontos turísticos | La Quebrada - Acapulco | Conexão123

Em La Quebrada, os turistas se reunem para observar mergulhadores saltarem de grandes penhascos em direção ao Oceano Pacífico

O mergulho em penhascos é uma longa tradição em Acapulco e muitos profissionais vêm do mesmo grupo familiar. La Quebrada fica a apenas 30 minutos a oeste do centro da cidade.  

Endereço: La Quebrada 25, Centro, 39300 Acapulco de Juárez, Guerrero, México.

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h30, sábado das 9h às 15h. 

A atração é gratuita, então não tem porque não dar uma passadinha rápida até lá para conferir. 

Os saltos acontecem diariamente, nos seguintes horários: 13h, 19h30min, 20h30min, 21h30min, 22h30min.

O que fazer em Acapulco: passeios 

Provavelmente, quando falam em Acapulco, você lembra do famoso episódio do seriado mexicano Chaves em que a vila tira uns dias de férias por lá, certo? Você deve se lembrar que a turma fica em hotéis com várias opções de entretenimento, além das piscinas e praias.

Mas essa cidade litorânea do México vai muito além disso, com diversas opções de passeios, desde os radicais até os mais simples, como conhecer as belas praias e aspectos naturais e históricos. 

Por isso, conheça agora os melhores passeios em Acapulco!

Curtir as praias em Acapulco 

As praias em Acapulco são paradas obrigatórias para todos os turistas, além de serem um passeio bastante econômico! Confira as mais famosas:

  • Praia Pichilingue: localizada nas proximidades do Porto Marqués, essa praia não é muito extensa, porém muito charmosa e especial. Por lá, você terá cerca de 350 metros de extensão costeira para curtir, sendo que a praia exibe águas cristalinas, areia branquinha e ótima estrutura. Chegar até a Pichilingue, não é nada difícil: basta ir caminhando ou de carro através da estrada Escénica no Km 14 e pegar a Calle Baja Catita. 
  • Praia La Condesa: está localizada na zona turística de Acapulco Dorado. Alguns dos destaques dessa praia é que ela é bem grande, organizada, limpa e com um público alto astral, portanto, excelente para todo o tipo de roteiro e perfil de viajante. Além disso, esta é uma praia onde há muita prática de esportes aquáticos, bem como: snorkel, windsurf e outros.
  • Praia Caletilla: considerada uma das melhores e mais populares praias de Acapulco, a praia Caletilla é uma ótima opção para quem quer dar aquele mergulho! Tranquila e de mar calmo, a praia atende muito bem todos os seus visitantes, estejam eles em um roteiro mais familiar, com os filhos ou amigos. Pode ficar despreocupado!
O que fazer em Acapulco: passeios | Praia de Caletilla em Acapulco | Conexão123

Nos dias ensolarados em Acapulco, turistas e locais se reúnem na Praia de Caletilla para se refrescar perto do mar | Foto: Divulgação

La Roqueta (Ilha da Roqueta) 

A primeira dica de passeio em Acapulco é a visita para a magnífica Ilha da Roqueta. De acordo com a lenda, esta é uma área onde os piratas, no passado, escondiam seus tesouros. Isso confere à região uma aura bastante mística. 

Por lá, você vai se deparar com um mar super limpo e cristalino, muita vegetação, fauna e flora preservadas. O legal é separar um dia da sua viagem para fazer este passeio, e desenvolver atividades como: mergulhar com o snorkel, explorar a natureza através de trilhas, tirar muitas fotos e se divertir com a família e/ou amigos. 

Para acessar esta maravilhosa ilha é preciso pegar um bote, que, geralmente, sai da linda praia de Caletilla, em um percurso de meia hora. As travessias estão disponíveis diariamente no valor de M$ 109,18 por pessoa.

O legal é que, além do trajeto ser belíssimo e paradisíaco, você tem a oportunidade de avistar a capela Virgem dos Mares no caminho, que é dedicada à Virgem de Guadalupe (padroeira do México). 

Veja o que fazer por lá: 

  • Passeio de caiaque com almoço em Acapulco: a partir de M$ 869,82 por pessoa.
  • Excursão de mergulho com snorkel: a partir de M$ 1346,58 por pessoa. 
  • Trilhas privadas e snorkeling: a partir de M$ 1055,43 por pessoa. 

Esses valores já incluem o deslocamento para a ilha. Não esqueça de verificar antes com o seu hotel ou agência de viagens para fazer a reserva antecipadamente.

Parque Papagayo

Muito bem localizado em Acapulco, mais precisamente na avenida principal que compreende a orla da cidade, este é um parque super agradável para ir curtir um pouco de lazer e entretenimento. O parque Papagayo é um passeio que as crianças adoram, pois há muitas opções de atividades! 

Nesta reserva, você terá à sua disposição: brinquedos aquáticos, piscinas, parquinho, zoológico, pista de corrida e muito mais. Além disso, há várias barracas com comidas e bebidas para se deliciar. 

Para quem gosta de levar uma lembrancinha, o parque também possui diversas lojas. E o melhor de tudo isso: a entrada é gratuita! Incrível né?

Endereço: Av Niños Heroes de Veracruz 27, Alta Costa Azul, 39830 Acapulco de Juárez, Guerrero, México.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h24 às 20h.

Gostou das nossas sugestões sobre o que fazer em Acapulco? 

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagempassagens. Vamos?!

RESPOSTAS123

  • Forte San Diego
  • Catedral de Nossa Senhora da Solidão
  • La Quebrada

Entre janeiro e maio.

500 a 1000 reais em espécie convertidos para a moeda local, por pessoa.

Acapulco é um dos balneários mais populares do México.