Lugares para comer

Veja como ter descontos em restaurantes alemães no sul do Brasil

25 de julho de 2023

Em 25 de julho se celebra o Dia da Imigração Alemã no Brasil, que se refere à chegada dos primeiros imigrantes alemães, fundadores da colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. 

A cultura germânica influenciou a arquitetura, o comércio e, principalmente, a gastronomia, primeiro nos estados sulistas, depois se espalhou pelo país. Em comemoração, o Conexão123 traz uma relação de restaurantes alemães no sul do Brasil para você conhecer e utilizar os descontos do aplicativo Prime Gourmet. Guten Appetit!

O que é bom é melhor em dobro! Pague 1 prato, saboreie 2.

Conheça com o Conexão123

A culinária alemã

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda no reinado de D. Pedro I e fundaram colônias no sudeste e sul do país. Em 25 de julho de 1824 foi fundada a colônia alemã de São Leopoldo, RS. A partir dessa chegada, é notável a influência da cultura alemã no Brasil, especialmente na gastronomia dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  

A culinária alemã é conhecida pelos pratos à base de carne suína, salsichas, pães, tortas e preparações que valorizam a técnica de defumação. Um dos pratos mais conhecidos é o “eisbein”, também chamado de “joelho de porco”, que consiste em um corte suíno defumado e cozido, acompanhado de chucrute e purê de batata. 

Outro prato popular é o “kassler”, um lombo suíno defumado e grelhado, servido com molho de mostarda e batatas cozidas. As salsichas também são muito apreciadas na culinária alemã e podem ser encontradas em diferentes variações nos estados do sul do Brasil. A “bratwurst” é uma salsicha grelhada, geralmente servida com mostarda e pão, enquanto a “weisswurst” é uma salsicha branca cozida, acompanhada de mostarda doce e pretzel.

Outros pratos típicos da Alemanha são:

  • Marreco recheado:  o marreco é desossado e recheado com uma mistura de carnes, pão, temperos e especiarias. É assado até ficar crocante por fora e suculento por dentro, servido geralmente com chucrute e batatas. 
  • Hackepeter: carne de porco moída crua, temperada com especiarias, cebola e servida como uma espécie de tartare. É consumido com pão e acompanhamentos como cebola, alcaparras e ovo.
  • Apfelstrudel: torta feita com uma massa fina e recheada com maçãs fatiadas, canela, passas e nozes. É geralmente servida com sorvete de baunilha ou chantilly.
  • Spätzle: massa caseira semelhante a uma massa de macarrão, feita com ovos, farinha e sal. É cozida em água fervente e pode ser servida como acompanhamento de diferentes pratos, como carnes e molhos.

Vamos conhecer restaurantes típicos da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina para experimentar essas e outras delícias que foram incorporadas à nossa cultura?

Restaurantes de comida típica alemã no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul tem forte presença da cultura alemã, especialmente em São Leopoldo, Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Nessas cidades há construções com a típica arquitetura enxaimel, que utiliza vigas de madeira nas posições horizontal, vertical ou inclinada. Nelas, e também na capital, Porto Alegre, é possível encontrar restaurantes que servem pratos tradicionais, como marreco recheado, salsichas, joelho de porco e deliciosas tortas típicas. 

Vamos ver onde comer comida alemã no Rio Grande do Sul.

Restaurante Paradouro

O restaurante Paradouro é um dos lugares para experimentar a culinária alemã. Seu cardápio é baseado em assados de porco, grelhados, carnes nobres e o famoso eisbein. O estabelecimento serve também os tradicionais bolinhos de batata feitos na hora, acompanhados de geleias caseiras. 

No almoço colonial, você vai se servir do eisbein, salsichão, chucrute, gemüse (saladas verdes), marreco recheado, purê de maçã, pernil de porco, spätzle e goulash (molho de carne). 

O restaurante Paradouro está localizado na encosta da Serra, no coração da Rota Romântica, no aconchegante município de Morro Reuter. A bela paisagem, formada por morros, o clima de Serra e um manancial de águas atraem turistas há mais de 40 anos. Morro Reuter fica a 39 km de Gramado e a 103 km de Porto Alegre. 

Com o aplicativo Prime Gourmet, na compra de um almoço colonial você ganha outro de igual ou menor valor. 

Endereço: Rua do Paradouro, 63 – Morro Reuter (RS)

Veja como ter descontos em restaurantes alemães no sul do Brasil | Almoço colonial alemão | Conexão123

O restaurante Paradouro serve o típico almoço colonial alemão

Choperia Heinz Beer

Na gastronomia alemã também estão presentes as bebidas, especialmente a cerveja. Mas uma bebida de origem alemã que tem muitos fãs no Brasil é o steinhaeger. O drinque surgiu no século XV, na região da Vestfália, na aldeia de Steinhagen. A produção consiste em esmagar grãos de zimbro e trigo, criando-se uma pasta, que depois é fermentada e em seguida destilada em alambiques, o que resulta numa bebida cristalina e de alto teor alcoólico. 

Na Choperia Heinz Beer, em São Leopoldo, você pode provar uma das combinações mais apreciadas pelos brasileiros: cerveja com steinhaeger. Uma das formas de provar a combinação é o famoso submarino: você coloca uma dose do destilado dentro do copo de cerveja. Na Choperia Heinz Beer, ao pedir o submarino, você ganha uma canequinha com o logotipo da casa. 

Além das bebidas, a choperia tem porções de assados, como a “Na medida” (coração, calabresa, frango, fritas e farinha), a porção de “polenta do Heinz” e lanches. Destaque para o “bauru do Heinz” (180 g de filé-mignon, ovo e muçarela). 

Se você quiser um acompanhamento para seu submarino, a pedida é o “Quarentena” (hambúrguer de 180 g de costela, acompanhado de queijos e quatro fatias de bacon). 

Na Choperia Heinz Beer, ao usar o aplicativo Prime Gourmet, na compra de um hambúrguer ou bauru, você ganha outro de igual ou menor valor. 

Endereço: Rua Independência, 1315, São Leopoldo (RS)

Veja como ter descontos em restaurantes alemães no sul do Brasil | Hambúrguer com bacon | Conexão123

Na Choperia Heinz Beer o hambúrguer com bacon acompanha sua cerveja

Restaurantes de comida típica alemã em Santa Catarina

Santa Catarina também é conhecida pela marcante presença da cultura germânica. A culinária típica da Alemanha desempenha um papel significativo na herança cultural do estado. Cidades como Blumenau, Joinville, Pomerode e Brusque são exemplos de lugares para experimentar a culinária alemã

Conheça restaurantes especializados na cozinha da Alemanha que o Conexão123 destaca para você.

Moinho Velho 

O Moinho Velho é a dica de onde comer pratos da culinária típica alemã em Blumenau. Além da decoração, de inspiração germânica, o local é conhecido por preservar a autenticidade dos pratos.

Veja como ter descontos em restaurantes alemães no sul do Brasil | Hackepeter | Conexão123

O hackepeter defumado é a atração do Moinho Velho

O eisbein, o suculento joelho de porco assado e crocante, servido com chucrute e purê de batata, está entre as especialidades do restaurante. No Moinho Velho você pode provar outro prato tradicional da gastronomia alemã: o marreco recheado, que combina a maciez da carne de marreco com o recheio de farofa de miúdos.

Outra pedida típica da cozinha alemã é o hackepeter defumado — um prato consumido pelos bárbaros: carne bem picada na ponta da faca, que pode ser acompanhada por gema de ovo e especiarias. No Moinho Velho a carne é defumada com folhas de laranjeira.

Além dessas delícias, o Moinho Velho oferece uma ampla variedade de salsichões, linguiças e embutidos artesanais. Para acompanhar, peça uma cerveja de produção local.  

Com a promoção Prime Gourmet, na compra de um prato principal individual adulto, você ganha outro de igual ou menor valor. 

Endereço: Rua Porto Rico, 66, Blumenau (SC)

Parque Vila Germânica 

Quem está em Santa Catarina e quer viver a experiência da cultura alemã precisa visitar o Parque Vila Germânica, uma réplica de uma vila alemã tradicional, com as casas feitas em arquitetura enxaimel e ruas de paralelepípedos. 

Veja como ter descontos em restaurantes alemães no sul do Brasil | Mulher segurando cervejas | Conexão123

No Parque Vila Germânica acontece a tradicional Oktoberfest

Localizado no centro da cidade de Blumenau, o Parque Vila Germânica abriga diversos eventos e festivais ao longo do ano, com destaque para a famosa Oktoberfest. A festa foi inspirada na Oktoberfest original, de Munique, na Alemanha, e foi realizada pela primeira vez no Brasil em 1984. Desde então, tornou-se uma tradição, realizada anualmente.

Durante a Oktoberfest de Blumenau, os visitantes podem desfrutar de uma grande variedade de cervejas artesanais, incluindo tipos tradicionais alemães, como Märzen, Pilsen e Weissbier. Além disso, há uma abundância de comidas típicas, como salsichas, joelho de porco, pretzels e chucrute, servidas em barracas de alimentação espalhadas pelo evento.

A festa é marcada por desfiles tradicionais, com grupos folclóricos apresentando danças típicas alemãs, vestidos com trajes coloridos e animados. Há também competições de chope em metro, música ao vivo, concursos de trajes típicos, bandas alemãs e demais atrações culturais.

No Parque Vila Germânica, além dos pavilhões temáticos, estão bares e restaurantes, como o Vila Germânica, que serve pratos típicos alemães e também oferece produtos para venda, com salsichões e outros embutidos.

Com o Prime Gourmet, você adquire um prato individual à la carte no Restaurante Vila Germânica e ganha outro prato individual de igual ou menor valor. 

Endereço do restaurante Vila Germânica: rua Alberto Stein, 199, Blumenau (SC)

Aproveite o Dia da Imigração Alemã para experimentar essas delícias germânicas.  Conte com a 123milhas para pesquisar passagens aéreas ou até mesmo alugar um carro para ir até as cidades do sul do país e aproveitar os descontos do Prime Gourmet.  

RESPOSTAS123

A primeira leva de imigrantes alemães chegou ao Brasil em 1824, quando foi fundada a colônia alemã de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A imigração alemã no Brasil teve influência no processo de diversificação da agricultura, como também nos processos de urbanização e de industrialização. Além da gastronomia, a arquitetura das cidades colonizadas por alemães tem influência da cultura germânica.

Os imigrantes alemães trouxeram ao Brasil a preparação de receitas que contém nata, manteiga, bacon, carne de porco, queijos, conservas e embutidos.