Lugares para conhecer

Mirantes de Belo Horizonte: conheça BH por novos ângulos

4 de julho de 2023

Não restam dúvidas que BH é uma cidade incrível. A capital mineira tem uma cultura diversa, com várias opções de entretenimento, lazer e gastronomia. 

E como não poderia deixar de ser, também oferece paisagens deslumbrantes. Os mirantes de Belo Horizonte fazem sucesso entre turistas e moradores – afinal, a cidade não possui esse nome à toa!

Se você gosta de observar paisagens ou é um amante de fotografia, os mirantes de BH oferecem uma vista e tanto para guardar aquela lembrança ou postar nas redes sociais. 

Continue lendo e descubra mais sobre esses pontos turísticos da capital mineira com o Conexão123.

Conheça com o Conexão123

Mirantes de Belo Horizonte

Se você procura por um destino onde pode encontrar tudo que uma grande metrópole tem com uma atmosfera de cidade do interior, acabou de achar o lugar ideal! Estamos falando de Belo Horizonte, a capital do pão de queijo. Ou “Beagá”, para os íntimos. 

A cidade tem em sua essência um tom histórico e poético, embalado por um sentimento que envolve tudo e a todos que nasceram ou amam esse lugar. Aliás, esse jeitinho já foi até definido com um sentimento chamado de “mineiridade”. E para você que quer apreciar as belezas que BH possui, preparamos um roteiro de viagem (ou um “roteirin”, no bom “mineirês”) com passeios que apresentam o melhor dos mirantes de Belo Horizonte.

Venha com a gente e conheça os melhores pontos turísticos de BH por outro ângulo!

Mirante do Mangabeiras

Vamos começar por um dos pontos turísticos mais bonitos de BH, o Mirante do Mangabeiras. Você sabia que o local surgiu sem a proposta de se tornar um ponto turístico? Em 1976, na rua sem saída onde hoje fica o mirante, foi implantada a Rádio Jornal do Brasil, a primeira emissora FM de BH. 

Os funcionários da emissora ficaram encantados com a vista e, aos poucos, foram levando amigos e parentes para conhecerem. Assim, no boca a boca, nasceu o que hoje conhecemos como o Mirante do Mangabeiras, que já teve o nome de “Alto das Mangabeiras”.

Com aproximadamente 1.170 metros de altitude, oferece uma vista privilegiada e é um dos espaços mais procurados para se admirar o pôr do sol em Belo Horizonte. De lá, o turista consegue avisar outros pontos simbólicos de BH, como o Mineirão, a Pampulha, os arranha-céus do Centro e a vista de cima da cidade abraçada pela Serra do Curral.

O Mirante do Mangabeiras ainda fica próximo a vários outros cartões postais de BH, como a Praça do Papa, o Parque da Serra do Curral e o Parque das Mangabeiras. Dá para aproveitar a visita e aproveitar para conhecer outros pontos da região.

O mirante possui dois decks de madeira que possibilitam essa visitação. Após a portaria, não é possível subir no mirante de carro; então se prepare para enfrentar um pequeno morro.

Mirantes de Belo Horizonte: conheça BH por novos ângulos! | Visão da cidade de Belo Horizonte a partir do deck do mirante do Mangabeiras | Conexão123

Fazer uma viagem para Minas Gerais e não visitar o Mirante do Mangabeiras é impossível!

O melhor momento para ir ao Mirante do Mangabeiras depende da preferência do visitante: apesar de não ser possível ver o sol nascer do topo, já que ele abre às 9h, dá para aproveitar uma manhã tranquila com uma vista linda, principalmente em dias de semana.

Durante a tarde, dá para apreciar a dinâmica de toda a cidade, com as pessoas, os carros, as motos e os ônibus transitando pelas ruas. Outra opção é assistir ao pôr-do-sol, chegando às 17h, e ao início da noite, com uma vista panorâmica que não se encontra em nenhum outro lugar de BH.

No alto do Mirante do Mangabeiras fica a maior tirolesa de Minas Gerais, operada pelo Parque das Mangabeiras. A atração garante um ângulo único para se apreciar os 337 hectares da maior área verde da capital.

Contudo, é preciso se atentar, pois o Mirante do Mangabeiras não está dentro do parque. São pontos diferentes. A atração é destinada a adultos e crianças a partir de 5 anos e percorre um dos mais belos cartões postais da cidade, começando no Mirante do Mangabeiras e terminando na Praça de Esportes do parque.

Os interessados poderão comprar os ingressos que serão liberados no site da Tirolesa BH ou no próprio Mirante do Mangabeiras. 

Ao efetuar a compra, o cliente escolhe o dia e horário da descida, podendo ser entre terça-feira e domingo, das 10h às 18h. Os saltos custam a partir de R$ 50.

Como chegar no Mirante do Mangabeiras

Se você pretende fazer uma viagem para Belo Horizonte, é bom montar um roteiro e se planejar, ok?

O Mirante fica no bairro Mangabeiras, um bairro nobre aos pés da Serra do Curral. 

O acesso ao mirante é gratuito e chegar lá é fácil. Se você for de carro, basta subir a Avenida Afonso Pena até o final, na Praça da Bandeira. Depois, continue subindo, agora pela Avenida Agulhas Negras, até a Praça do Papa.

Vale lembrar que não é possível estacionar lá dentro, exceto para veículos com idosos e pessoas com necessidades especiais, devidamente credenciados. Dá para parar o carro nas ruas anteriores à portaria.

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 18h – mas a entrada só é permitida até 17h.

Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000.

Praça do Papa

Vai fazer uma viagem para Belo Horizonte e não vai passar na Praça do Papa? Não faça isso… a calmaria e a vista da cidade que você encontrará por lá é certamente encantadora.

Isso se deve à sua localização: esse ponto turístico também fica no bairro das Mangabeiras, uma região alta de BH, que proporciona visões panorâmicas espetaculares. Por isso, o local também é conhecido como mirante, já que está localizado a cerca de 1100 metros de altitude. 

A praça possui um enorme espaço plano e é convidativa para jovens e famílias que queiram apreciar a vista, fazer um piquenique ou até mesmo andar de bicicleta. A visão que se tem desse ponto da cidade é incomparável, já que contempla tanto os prédios da área central e centro-sul, com uma enorme área verde que faz parte da Serra do Curral.

Além disso, existem outros pontos próximos para uma visita completa.

  • Parque das Mangabeiras
  • Mirante das Mangabeiras
  • Praça JK
  • Rua do Amendoim

Uma breve curiosidade sobre esse ponto turístico é que o real nome do espaço é Praça Governador Israel Pinheiro, mas foi batizado de Praça do Papa após o Papa João Paulo II ter realizado uma missa no local, na década de 1980.

Como chegar à Praça do Papa

A Praça do Papa fica localizada no bairro Mangabeiras, a cerca de 20 minutos do centro de Belo Horizonte. Se você tiver a possibilidade de alugar um carro, essa é uma excelente opção. Assim, pode ir até a Praça do Papa com maior facilidade.

Horário de funcionamento: a entrada é gratuita e sem restrição de data ou horário.

Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras.

Restaurante Topo do Mundo

Localizado na arrojada Torre Alta Vila, no Vila da Serra em Nova Lima, polo gastronômico da Grande BH, esse restaurante não se trata exatamente de um mirante, mas chama a atenção de turistas e visitantes locais pela vista alta e panorâmica.

O restaurante fica no último andar da construção, a 140 metros de altura, além de estar numa região alta da região metropolitana, deixando a vista ainda mais incrível!

Desde que o restaurante deixou a cidade de Brumadinho e abriu mais próximo da capital mineira, mais clientes e visitantes foram atraídos para o local. Agora, o Topo do Mundo está na famosa Torre Alta Vila.

Além da vista de tirar o fôlego, que pode ser contemplada por meio de uma parede de vidro panorâmica que circunda todo o ambiente das mesas, o estabelecimento oferece um prato que atrai muitos clientes para lá: os fondues de carne ao vinho, de queijo e de chocolate. Para a entrada, a sugestão fica para a seleção de queijos mineiros com mel e melado.

Como chegar no Restaurante Topo do Mundo

O restaurante está localizado em Nova Lima, a mais ou menos 40 minutos do centro de BH, logo após o BH Shopping. Para sua comodidade, o restaurante possui estacionamento no local.

Horário de funcionamento: terça a sexta das 17h às 22h. Sábados e domingos, das 12h às 18h.

Endereço: Rua Senador Milton Campos, 145, segundo andar, Torre Alta Villa – Belo Horizonte.

Mirantes do Buritis

Se você pretende fazer uma viagem para Belo Horizonte, precisa conhecer o bairro Buritis. Trata-se de um local famoso por seu lazer gastronômico e área boêmia.

De restaurantes, passando por serviços e comércios e chegando até à segunda maior área verde da capital, com o parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, não falta nada! E claro que também sobram opções para ver a cidade do alto.

O pôr do sol visto dos mirantes do Buritis é inconfundível! Essas belas paisagens podem ser contempladas de dois pontos do bairro. Ambos não são mirantes oficiais, mas são de fácil acesso e, por conta da localização, em ruas bem altas, exibem um cenário panorâmico da região. 

Mirantes de Belo Horizonte: conheça BH por novos ângulos! | Visão do mirante da Rua Ji Paraná presente nos mirantes do Buritis | Conexão123

Falou em mirantes de Belo Horizonte, pensou nos mirantes do Buritis. Um passeio imperdível!

Tem opção para quem gosta de caminhar, mas também para quem deseja apreciar as vistas em um passeio de carro:

  • Mirante da Rua Ji Paraná

O mirante da rua Ji Paraná é um dos mirantes dos Buritis. Fica localizado em uma rua sem saída e proporciona uma visão incrível do bairro aos seus moradores. Por não ser um mirante oficial, o local não oferece uma estrutura para visitantes. 

É um local realmente para apreciar a vista, que com certeza compensa o resto!

Horário de funcionamento: a entrada é livre e gratuita e o mirante está aberto durante o dia e a noite.

Endereço: Rua Ji Paraná, 125-141 – Belo Horizonte.

  • Mirante da Rua Henrique Furtado Portugal

O mirante da Rua Henrique Furtado Portugal é o tipo perfeito de atração para os aventureiros que gostam de uma caminhada. A trilha para chegar até o local, conhecida como Trilha do Cercadinho faz parte de um pedacinho da Serra do Curral, e pode ser acessada a pé.

O caminho começa atrás do Colégio Magno e tem menos de 4 km de distância, com elevação máxima de 1.229 metros.

De certo ponto da caminhada é possível chegar a um espaço aberto, de onde é possível ter uma visão privilegiada do pôr do sol na cidade! O mirante não possui restrição de horário, é gratuito e pode ser visitado durante todo o dia. À noite, como o local é aberto, fique atento aos arredores e mantenha-se seguro.

Horário de funcionamento: entrada gratuita e sem restrição de data e horário.

Endereço: Rua Henrique Furtado Portugal, Buritis – Belo Horizonte.

Aproveite para fechar um pacote de viagem para Belo Horizonte com a 123milhas e conheça BH e seus encantos! 

Mirante da Sapucaí

Uma das ruas mais antigas da cidade, a Rua Sapucaí, que faz a divisão entre o centro e o bairro Floresta, abriga um dos mirantes de Belo Horizonte mais interessantes da capital mineira.

Localizada acima do nível das linhas do trem, do canalizado Ribeirão Arrudas e da enorme Praça da Estação, a Sapucaí foi durante muito tempo um local de passagem e nada mais. Até ser redescoberta como um dos lugares mais legais da capital mineira, passando a abrigar o agora conhecido mirante da Sapucaí.

Com uma visão maravilhosa de BH, que inclui os prédios históricos do centro até o outro lado da metrópole, o mirante da Sapucaí encanta o visitante. Nessa paisagem maravilhosa, a Serra do Curral aparece emoldurando a cidade, assim como o Parque Municipal e suas milhares de árvores.

Mirantes de Belo Horizonte: conheça BH por novos ângulos! | Homem em sua bicicleta observando a visão de BH pelo mirante da Sapucaí | Conexão123

Uma das visões mais deslumbrantes dos mirantes de Belo Horizonte, conheça o mirante da Sapucaí!

A transformação da via para um point gastronômico é recente. Aliás, foi o Circuito Urbano de Arte (CURA) que transformou a Sapucaí em um dos pontos culturais e gastronômicos mais importantes de Belo Horizonte.

O primeiro festival de pinturas urbanas de Belo Horizonte foi realizado em 2017, quando quatro prédios e dois muros da região central da cidade foram pintados. Foi assim que um dos mirantes de Belo Horizonte, o da Rua Sapucaí, se tornou o primeiro mirante de arte urbana do mundo.

Os murais têm entre 450 e 1700 m² e podem ser observados a partir da rua. A lista de obras do CURA inclui o mural mais alto pintado por uma mulher na América Latina.

Depois do sucesso de sua primeira edição, o Circuito passou a ser organizado anualmente, com a realização de novas obras em empenas e paredões de edifícios da região central de BH. Após mapear quais prédios têm espaço para receber os trabalhos, o CURA procura os síndicos, donos ou responsáveis pelos edifícios e abre edital para os artistas interessados em deixar sua marca no coração da capital mineira.

Como chegar ao Mirante da Sapucaí

Horário de funcionamento: 24 horas com acesso gratuito.

Endereço: Rua Sapucaí – Bairro Floresta.

Após conhecer os mirantes de Belo Horizonte mais famosos por sua estrutura e aqueles que ficam escondidos, mas reservam experiências surpreendentes, já escolheu qual deles vai visitar primeiro? 

Se você pretende ficar um tempinho a mais na cidade, organize a sua viagem para Belo Horizonte começando com a hospedagem. É sempre bom se programar com antecedência para não se complicar. Aproveite e descubra o que fazer e onde ficar na capital mineira com a 123milhas!

RESPOSTAS123

O lugar mais alto de BH é a Serra do Curral. Um de seus picos, localizado no Parque do Rola Moça, passa de 800 metros de altura.

Os mirantes em BH são uma ótima pedida para quem quer ver o pôr do sol da capital em um lugar privilegiado! Recomendamos o Mirante do Mangabeiras, a Praça do Papa e o Mirante da Sapucaí.