Lugares para conhecer

Aniversário do Rio de Janeiro: quatro curiosidades sobre a cidade

1 de março de 2023

Dia 1º de março é aniversário do Rio de Janeiro, uma das mais famosas e visitadas cidades do país.

Além das belas praias, da animada vida noturna e da rica cultura, o Rio também guarda curiosidades fascinantes, que muitos visitantes desconhecem.

O Conexão123 preparou uma lista com quatro curiosidades que vão te surpreender e te inspirar a conhecer ainda mais a Cidade Maravilhosa. Vamos lá?

Você vai ler sobre

História do Rio de Janeiro 

A história do Rio de Janeiro remonta ao século XVI, quando os portugueses fundaram a cidade. O município viveu momentos de prosperidade com o cultivo da cana-de-açúcar, a construção do porto e a chegada da corte portuguesa, em 1808. No entanto, a cidade também enfrentou períodos de turbulência, como as revoltas populares e as epidemias de febre amarela.

Durante o século XX, o Rio de Janeiro consolidou sua posição como um dos principais centros culturais do país, com a criação de importantes instituições, como a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal. A cidade também foi palco de importantes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 1950 e as Olimpíadas de 2016.

O Rio de Janeiro é um local vibrante e diverso, com uma rica herança cultural e um patrimônio natural e histórico que atrai visitantes de todo o mundo.

Desde as praias de Copacabana e Ipanema até os monumentos do centro, a história do Rio de Janeiro está presente em cada esquina e continua a encantar e inspirar pessoas de todas as idades.

Conheça quatro curiosidades sobre a cidade

Desde sua história até os hábitos dos moradores, há muito o que aprender com esse encantador destino.

Então, que tal embarcar nessa jornada conosco e desvendar quatro curiosidades sobre o Rio de Janeiro? Fique ligado!

Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil 

Você sabia que o Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil? Durante grande parte da história do país, a Cidade Maravilhosa exerceu esse importante papel. A mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro ocorreu em 1763, quando a cidade passou a ser o centro político e administrativo do Brasil Colônia.

Durante mais de um século, o Rio de Janeiro, enquanto sede do governo federal, viveu um período de intensa atividade política e cultural, recebendo importantes personalidades e lideranças. 

A Cidade Maravilhosa deixou de ser a capital em 1960, com a construção de Brasília. À época, os governantes acreditavam que a localização da cidade, apesar de ser estratégica para o escoamento de diversos produtos por via marítima (como o ouro, no período colonial), também fazia com que ela fosse suscetível a ataques estrangeiros.

Ainda assim, o Rio de Janeiro continua sendo um símbolo da história e da cultura brasileira. Seja pela sua rica arquitetura colonial, pelos seus monumentos históricos, pelas suas festas populares ou pelas belas praias, a cidade fascina turistas de todo o mundo.

Cristo Redentor e a importância da França na sua construção 

Você sabia que a construção do Cristo Redentor, um dos principais símbolos do Rio de Janeiro, contou com a participação da França? A ideia de construir o monumento surgiu em 1921, como forma de celebrar o centenário da independência do Brasil. A obra foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa em parceria com o escultor francês Paul Landowski.

A colaboração da França foi fundamental para o sucesso da edificação. Landowski trouxe sua expertise em esculturas monumentais, contribuindo com a criação da figura do Cristo e do conjunto escultórico que a envolve. Ademais, a França forneceu matéria-prima, como o bronze, que foi utilizado na criação das placas que revestem o monumento.

Quatro curiosidades sobre a cidade: Cristo Redentor e a importância da França na sua construção | Cristo Redentor RJ | Conexão123

Um monumento para a Cidade Maravilhosa: o Cristo Redentor é a prova de que a fé e a engenhosidade humana podem construir maravilhas | Foto: Divulgação

O Cristo Redentor é uma das maiores estátuas do mundo, com 30 metros de altura e mais 8 de pedestal, totalizando 38 metros. A obra foi inaugurada em 1931 e desde então é um dos principais pontos turísticos do Brasil, recebendo milhões de visitantes todos os anos.

Além da sua importância histórica e cultural, o Cristo Redentor é também um marco da engenharia, pois foi erguido em uma época em que as tecnologias ainda eram bastante limitadas. A estátua é sustentada por uma complexa estrutura de concreto armado, que permitiu a sua construção em um terreno de difícil acesso.

Pedra do Sal é considerada o berço do samba 

A cidade do Rio de Janeiro completa mais um ano de vida, e uma de suas maiores riquezas é a música, que pode ser encontrada na Pedra do Sal, o berço do samba carioca. O local, situado na zona portuária do Rio, foi palco de um movimento cultural que deu origem a um dos gêneros musicais mais importantes e influentes do Brasil.

No século XIX, a Pedra do Sal foi um ponto de encontro de africanos escravizados que trabalhavam nos armazéns do porto. Eles se reuniam para tocar e cantar músicas da terra natal, dando origem a um novo estilo musical: o samba. 

Hoje em dia, a Pedra do Sal é um dos lugares mais procurados por turistas e moradores do Rio de Janeiro que querem conhecer um pouco mais da história da cidade e se divertir com a música. Se você está em busca de lugares para curtir um samba no Rio, é pra lá que deve ir!

Quatro curiosidades sobre a cidade: Pedra do Sal é considerada o berço do samba | Pedra do Sal | Conexão123

Das ruas de pedra da Pedra do Sal aos compassos do samba, a Cidade Maravilhosa tem sua história escrita em cada canto

Durante o Carnaval do Rio de Janeiro, a região fica ainda mais agitada, com diversos blocos desfilando pelas ruas. A música e o Carnaval estão intimamente ligados à cultura e à história do Rio, e a Pedra do Sal é um exemplo disso. Não deixe de visitar esse lugar tão especial!

Bondinho do RJ foi o primeiro teleférico do Brasil 

O primeiro teleférico do Brasil foi construído no Rio de Janeiro! O famoso Bondinho do Pão de Açúcar é até hoje uma das atrações mais procuradas por aqueles que visitam a cidade, e sua história começa quando o engenheiro Augusto Ferreira Ramos teve a ideia de construir o teleférico.

O Bondinho do Pão de Açúcar foi inaugurado em 1912, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca e este ao famoso Morro Pão de Açúcar. Desde então, é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro. A construção foi um desafio, já que a montanha é muito íngreme. Mas Augusto Ferreira conseguiu superar todos os obstáculos, e o resultado é o que vemos hoje: um teleférico que proporciona uma vista deslumbrante da cidade.

Quatro curiosidades sobre a cidade: Bondinho do RJ foi o primeiro teleférico do Brasil | Bondinho do Pão de Açúcar | Conexão123

Do alto do Pão de Açúcar, o bondinho nos mostra que a cidade do Rio de Janeiro é tão grandiosa e encantadora quanto a vista panorâmica que ele oferece

O bondinho já foi utilizado como cenário para diversos filmes, como “007 Contra o Foguete da Morte” e “Velozes e Furiosos 5”. 

Se quiser saber mais sobre esse transporte por cabos, visite o Museu do Bondinho, que conta um pouco da sua história. Venha conhecer mais curiosidades sobre esse cartão-postal da cidade maravilhosa!

Se você está planejando visitar o Rio de Janeiro, não deixe de incluir o Bondinho do Pão de Açúcar em seu roteiro. É uma experiência única e inesquecível. E, para facilitar ainda mais sua visita, adquira seu ticket com antecedência. Clique aqui e garanta seu ingresso.

Aproveite e conheça também as melhores opções de hospedagem no Rio de Janeiro.

Gostou de saber as curiosidades do Rio de Janeiro?  O que está esperando para conhecer a Cidade Maravilhosa? 

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Vamos?