Guia turístico

Turismo em Goiás: Guia de Viagem

21 de abril de 2022

Cachoeiras, trilhas, paisagens naturais, parques, museus e monumentos, o estado de Goiás traz muita história e oportunidades de imersão cultural aos viajantes. Reserve alguns dias e planeje seu turismo em Goiás. 

 

Você vai ler sobre


Estado de Goiás

O estado de Goiás está localizado no centro-oeste do Brasil. Berço de riquezas naturais, paisagens deslumbrantes, regiões históricas e muito mais, as terras goianas conquistam os adeptos por viagens. A viagem para Goiás pode ser vivenciada desde o planalto das cidades às serras das regiões montanhosas. 

O destino oferece aos turistas diversas atrações, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, point do ecoturismo local. Viajar é pra todos. Então aproveite e conheça o estado de Goiás. 

 

Viagem para Goiás

Viajar ao centro do país é aproveitar as belezas da natureza e aprofundar os conhecimentos. Afinal, a região teve forte exploração de ouro e passou por transformações sociais e políticas. Uma das principais buscas para o turismo é onde ir na Chapada dos Veadeiros com opções de rios, quedas d’água e paredões de pedra rodeados pela vegetação do Cerrado.  Para todos os gostos de viajantes, o Conexão123 separou alguns pontos turísticos para você se encantar em solo goiano. 

Turismo em Goiás: Guia de Viagem | Chapada dos Veadeiros | Conexão123

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido pelas paisagens e desfiladeiros deslumbrantes, além da formação de cristais de quartzo

 

Cidades histórias 

A formação de um estado conta com diversos aspectos, desde populacional, político e cultural aos movimentos que contemplam a história do lugar. Goiás propicia aos viajantes a chance de conhecer sua construção e curiosidades através das cidades históricas. 

Os municípios Cidade de Goiás e Pirenópolis são os principais destinos históricos. Com grande importância durante o período de exploração de ouro, em conjunto com os atrativos turísticos atuais, as cidades são opção para os turistas. 

Cidade de Goiás

Fundada em 1727 por Bartolomeu Bueno da Silva Filho e antiga capital do estado, a Cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, está a 148 km de Goiânia. O município ainda conserva mais de 90% da arquitetura barroco-colonial original. Em 2001, o destino ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Unesco.

Parte da história local passa pelo nascimento da poetisa e uma das maiores referências da literatura em todo o Brasil, Cora Coralina. O lugar agrega igrejas, museus, praças e escolas como pontos de visitação durante a estadia na região. Veja alguns destaques:

  • Museu Casa de Cora Coralina
  • Centro Histórico – UNESCO
  • Palácio Conde dos Arcos
  • Monumento Cruz do Anhanguera

 

Pirenópolis

Localizada às margens do Rio das Almas, Pirenópolis está a 120 km da capital de Goiás. A cidade foi fundada pelo português e minerador de ouro Manoel Rodrigues Tomás, em 1727. O povoamento teve início após a descoberta das minas de metal precioso. 

Além disso, entre os séculos XVIII e XIX, o município era um importante centro urbano do estado. A influência da arquitetura barroca integra as construções mais antigas. Listamos alguns passeios imperdíveis, veja!

  • Parque Estadual dos Pirineus
  • Cachoeira do Abade
  • Cachoeira do Rosário
  • Cavalhadas de Pirenópolis
  • Centro Histórico de Pirenópolis
  • Fazenda Babilônia

 

Destinos urbanos 

A viagem a Goiás pode reservar uma diversidade de atividades ao ar livre ou em locais fechados, como em museus. O maior município do estado, Goiânia oferece um estilo de arquitetura moderna aliada aos pontos turísticos que carregam a história da região. Por lá, o Centro Cultural Oscar Niemeyer garante um espaço com muitas manifestações artísticas, entre exposições de arte, shows e eventos.

Aliás, outra parada é o Parque Vaca Brava, no centro da cidade, que proporciona ambiente para praticar exercícios físicos e espaços para aproveitar um delicioso piquenique. Há também feiras livres com venda de artesanatos, roupas e pratos típicos. 

Turismo em Goiás: Guia de Viagem | Goiânia | Conexão123

O monumento “Eu Amo Goiânia” está localizado na Praça do Sol e vale a pena fazer seu registro turístico

O município de Caldas Novas também merece destaque em nosso turismo em Goiás: guia de viagem. É considerado um dos melhores destinos com águas termais com temperaturas que variam de 43° C a 70° C. A economia local é voltada exclusivamente para o turismo, já que a cidade chega a comportar cerca de 500 mil turistas na alta temporada. 

Os visitantes contam com uma gama de opções para curtir dias de descanso e diversão. O Water Park, por exemplo, oferece várias piscinas para um dia de lazer completo. Além disso, hotéis da região também trazem a oportunidade de mergulhar em águas aquecidas. 

 

Turismo em Goiás: quando ir?

O clima tropical na região traz duas estações bem definidas, uma quente e úmida, e outra amena e mais chuvosa. Aliás, a média térmica é de 26° C, com temperaturas mais altas nas regiões oeste e norte, e mais baixas a sudoeste, sul e leste. Apesar desses pontos, a viagem para Goiás pode ser mais proveitosa se for realizada entre agosto e outubro, para você não se preocupar com tempo ruim ou frio. 

Há também os meses de maior busca pelos destinos goianos. De março a junho, e de agosto a novembro são os meses de baixa temporada. A propósito, podem ser as datas ideais aos viajantes que optam por encontrar menor público e aproveitar melhor os atrativos turísticos. 

A partir dessa abordagem, fica a dúvida: onde ficar em Goiás? Pensando nisso e na maior comodidade do turista, a 123milhas tem o tópico de hotel destinado a pesquisa de hospedagem. 

 

Turismo em Goiás: como chegar?

Após diversas possibilidades turísticas apresentadas no turismo em Goiás: guia de viagem, vamos agora abordar sobre os trajetos e meios de transporte. Os aviões são opções aos turistas oriundos de outros estados e até países. Há mais de 20 aeroportos, o principal deles é o Aeroporto Internacional de Santa Genoveva, em Goiânia. Veja a lista de locais de pouso municipais de destaque para o turismo:

  • Aeroporto de Anápolis
  • Aeroporto de Buriti Alegre
  • Aeroporto de Campos Belos
  • Aeroporto de Catalão
  • Aeroporto de Cavalcante
  • Aeroporto de Formosa
  • Aeroporto Brigadeiro Araripe Macedo, em Luziânia
  • Aeroporto de Mineiros
  • Aeroporto de Morrinhos
  • Aeroporto de Rio Verde

Saindo de Guarulhos, em São Paulo, para Goiânia o tempo de voo é de 1 hora e 35 minutos. Já de Manaus para a capital de Goiás a viagem leva em torno de 5 horas, pela necessidade de conexão. 

Há a opção de viajar de ônibus pelas rodovias federais que interligam o estado às outras localidades nacionais. Do Rio de Janeiro para Caldas Novas (GO) dura cerca de 20 horas.

O turista ainda pode optar por fazer a viagem de automóvel. O trajeto de 1.286 km, do Paraná para Goiânia, passando pelas rodovias Transbrasiliana e BR-153, pode ser concluído em 18 horas. 

O deslocamento em veículo próprio ainda facilita “turistar” pelo destino final. Conte também com aluguel de carros da 123milhas. 

Já em solo goiano, a locomoção pode ser feita por transporte público. Na capital de Goiás, os turistas podem utilizar ônibus, BRT (ônibus de trânsito rápido), VLT (veículo leve sobre trilhos) e metrô de superfície durante a estadia. Para outras regiões do estado, vale consultar se existe essa opção. 

 

Turismo em Goiás: quanto custa viajar?

Com tantas oportunidades mostradas pelo roteiro Goiás de turismo, chegou o momento de definir e finalizar o planejamento da viagem às terras goianas, certo? Entre os pontos importantes para viajar, está o custo total. Aliás, tudo isso vai depender da escolha de transporte, hospedagem, alimentação e as visitas aos pontos turísticos. 

Turismo em Goiás: Guia de Viagem | Aeroporto de Goiânia | Conexão123

Capital de Goiás, a cidade de Goiânia é um dos destinos de turismo no estado

 

Em uma pesquisa rápida, a cerca de um mês antes do embarque, no site da 123milhas tem pacotes de viagem para Goiânia na baixa temporada (maio/2022) com hospedagem e passagem aérea a partir de R$ 1.100. Para te ajudar nesta etapa de decisão, temos duas postagens especiais com onde comer em Goiás e o que fazer em Goiás para você definir também a cidade e os atrativos que mais deseja conhecer. 

 

Pacotes de turismo para Goiás

Depois dessa prévia de turismo em Goiás, falta você embarcar para esse destino que fascina pelas paisagens naturais e oferece muito conhecimento em suas peculiaridades históricas. Além de oferecer lazer e diversão a todos os gostos de viajantes, de ecoturismo a regiões mais agitadas, Goiás vai cativar você em cada detalhe!

Portanto, conte com a 123milhas e os pacotes de viagem para você escolher passagem aérea e hotel em um só clique! A propósito, no top ofertas o viajante também encontra oportunidades únicas de turismo a preços imperdíveis.

Vamos viajar à terra goiana? A 123milhas te ajuda a planejar sua próxima viagem!

 

Respostas123

1: O que tem de turismo em Goiás?

O turismo em Goiás apresenta uma diversidade surpreendente. Para viajantes de todos os gostos, o estado tem paisagens deslumbrantes, como na Chapada dos Veadeiros, e muita história como na cidade interiorana Pirenópolis. Vale a pena visitar cada destino. 

2: Onde passar as férias em Goiás?

Aos viajantes que apreciam história, os municípios de Pirenópolis e Cidade de Goiás oferecem dias de lazer, descanso e imersão cultural. Para os turistas aventureiros, a Chapada dos Veadeiros é um point do ecoturismo, e Caldas Novas é um município termal com parques e hotéis. Além dos centros urbanos, como a capital Goiânia que garante boa estrutura através dos restaurantes, parques, museus e praças. 

3: Qual o ponto turístico mais importante de Goiás?                  

A Chapada dos Veadeiros é o lugar mais conhecido de Goiás e um dos pontos turísticos no estado que mais tem recebido viajantes nos últimos anos. Além disso, a Cidade de Goiás é uma das mais antigas e carrega a história regional em suas construções arquitetônicas. Cada lugar tem um ponto especial!    

Bônus: Quais tipos de turismos existem no estado de Goiás?

Como dissemos, Goiás tem um espaço exclusivo para cada turista. Listamos as principais práticas turísticas da região:

  • Turismo ecológico
  • Turismo histórico
  • Turismo cultural
  • Turismo esotérico
  • Turismo religioso