Lugares para conhecer

Aniversário de Salvador: quatro curiosidades sobre a cidade

28 de março de 2023

No dia 29 de março, Salvador, a primeira capital do Brasil, celebra seu aniversário. Em 2023, a cidade comemora 474 anos.

De sua arquitetura peculiar ao sincretismo religioso, Salvador é um destino turístico rico e diverso em cultura e tradições.

Para celebrar o aniversário de Salvador, o Conexão123 trouxe algumas curiosidades que tornam essa cidade tão especial. 

Viaje com o Conexão123

História de Salvador

A história de Salvador está intimamente ligada à chegada dos colonizadores portugueses ao país, em 1500. A cidade foi fundada por meio da ação do Império português, que aproveitou as condições geográficas favoráveis do território soteropolitano, tornando-o assim a primeira capital do Brasil.

A instauração da cidade de Salvador foi promovida por Tomé de Sousa, representante da coroa portuguesa no Brasil, em 1549. A partir de então, Salvador se tornou o principal centro político e econômico brasileiro, até a transferência da capital do Brasil para o Rio de Janeiro, em 1763.

As atividades econômicas na Baía de Todos os Santos desenvolveram-se porque a cidade era uma importante área portuária, utilizada pelos colonizadores para a exportação de matérias-primas.

A cidade também foi o principal meio do tráfico negreiro no Brasil durante o período da escravidão, uma época muito triste para a história do Brasil. A população negra teve um papel importantíssimo no desenvolvimento do município. Por essa razão, Salvador é reconhecida como centro da cultura afro-brasileira no Brasil.

Salvador tem um rico acervo histórico e cultural e conta com pontos turísticos importantes, que remontam o passado da cidade, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e o Pelourinho, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985.

História de Salvador | Pelourinho | Conexão123

O centro de Pelourinho, imagem icônica de Salvador, é um marco da história e da cultura da cidade, que merece ser preservado e valorizado | Foto: Divulgação

Curiosidades de Salvador 

Se você é apaixonado por viajar e conhecer novas culturas, Salvador não pode ficar de fora do seu roteiro.

Com sua culinária típica e suas tradições religiosas únicas, Salvador é repleta de surpresas e mistérios a serem explorados.

Confira a seguir algumas curiosidades de Salvador que nos deixam ainda mais encantados por essa cidade tão diversa. 

Cidade com a maior comunidade negra fora do continente africano

O censo de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Salvador tem quase 3 milhões de habitantes. E, de acordo com um estudo de várias universidades brasileiras, a capital baiana tem a maior ancestralidade africana no Brasil, verificada a partir de estudos genéticos: 50,8% da população é descendente de povos vindos do continente, sendo a cidade mais negra fora da África.

A capital da Bahia abriga uma série de lugares que contam a história da cultura afro-brasileira, como o Pelourinho, o principal centro histórico da cidade. Antigamente, o espaço era utilizado para a punição e tortura de negros escravizados, mas esse passado foi ressignificado com o tempo. Hoje, o local abriga museus, igrejas e diversos equipamentos culturais.

Além disso, o Pelô é conhecido pela sua gastronomia, com estabelecimentos que oferecem  pratos como acarajé, vatapá e caruru, e suas festas populares, como o Carnaval e a Festa de Iemanjá, que foram influenciadas pela cultura africana.

Na cidade, é possível encontrar diversas opções de apresentações musicais, como shows de samba, axé e outros ritmos afro-brasileiros, bem como feiras de artesanato que vendem peças produzidas por artistas locais. 

A origem do samba de roda foi no Pelourinho

Considerado o berço do samba de roda, Pelourinho é um dos bairros mais conhecidos de Salvador.

Acredita-se que o samba de roda, uma das mais tradicionais manifestações culturais do Brasil, teve sua origem nas rodas de capoeira que aconteciam no Pelourinho durante o século XIX. Essas rodas eram frequentadas por pessoas escravizadas e libertas que, ao som dos instrumentos percussivos, dançavam e cantavam como um ato de resistência cultural.

Com o passar do tempo, o samba de roda foi ganhando cada vez mais espaço na cultura brasileira. A música e a dança passaram a ser incorporadas em festas populares, como o Carnaval, e em shows de artistas consagrados, como Cartola, Noel Rosa e tantos outros. 

Conheça os melhores lugares para curtir o samba de roda na Bahia e em outros destinos Brasil afora!

A origem do samba de roda foi no Pelourinho | Samba de roda no Pelourinho | Conexão123

O samba de roda no Pelourinho é um exemplo da riqueza cultural da cidade, que atrai turistas do mundo inteiro em busca de experiências autênticas

O primeiro elevador urbano do mundo está em Salvador 

Salvador, na Bahia, é conhecida como uma cidade histórica cheia de pontos turísticos, excelentes restaurantes e rica em cultura. Uma de suas atrações mais famosas é o Elevador Lacerda, considerado o primeiro elevador urbano do mundo.

Inaugurado em 1873, o Elevador Lacerda foi criado para facilitar a locomoção dos moradores de Salvador, que frequentemente precisavam subir a ladeira que separa a cidade alta da cidade baixa. A construção foi uma iniciativa do empresário Antônio Francisco de Lacerda, que viu a oportunidade de lucrar com o transporte de pessoas entre as duas partes da cidade.

Neste mesmo ano, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros. 

Hoje o Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo visitantes de todos os cantos. Ele ainda é utilizado pelos moradores, mas a maior parte de sua função é turística. O elevador conta com duas torres de 72 metros de altura, que transportam cerca de um milhão de pessoas por mês.

O elevador pode ser visitado por turistas e moradores, sendo que o valor do ingresso para utilizá-lo é de apenas R$ 0,15. Ele está localizado no centro histórico de Salvador, próximo ao Mercado Modelo, e funciona 24 horas por dia. Para quem deseja ter uma vista panorâmica da cidade, o Elevador Lacerda é imperdível.

Endereço:  Praça Tomé de Souza, S/N – Centro.

Salvador tem uma das igrejas mais famosas do Brasil

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é uma das mais famosas do Brasil. Ela foi construída em 1745 e é um importante ponto turístico da cidade. A famosa Lavagem do Bonfim, uma festa promovida pelo templo, ocorre anualmente no segundo domingo do mês de janeiro e reúne milhares de pessoas.

Além da festa, a  Igreja de Nosso Senhor do Bonfim também é conhecida por sua arquitetura peculiar. Sua fachada é marcada pelas escadarias e pelas colunas pintadas em amarelo e branco. No interior, destaca-se o altar-mor, que abriga a imagem do Senhor do Bonfim, uma das mais antigas e importantes do país. 

Se você já foi até lá ou viu alguma foto, com certeza vai se lembrar de algumas “fitinhas” coloridas.

As fitas são amarradas pelos fiéis nas grades que cercam a igreja. Segundo a crença popular, a fita deve ser amarrada com três nós enquanto a pessoa faz um pedido ou agradece ao Senhor do Bonfim pela graça alcançada. Dizem que quando a fita se desfaz sozinha o pedido é atendido.

Salvador tem uma das igrejas mais famosas do Brasil | Igreja de Nosso Senhor do Bonfim | Conexão123

A tradição das fitas coloridas na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é uma manifestação da fé e da cultura do povo baiano, que atrai milhares de visitantes todos os anos

Endereço: Largo do Bonfim, s/n – Bonfim.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h.

Gostou de conhecer as curiosidades de Salvador? Então venha planejar sua viagem com a 123milhas! Oferecemos excelentes preços de passagens aéreas, hospedagem, ônibus e aluguel de carros!