Conheça o estado do Amazonas

O maior estado do Brasil, em extensão territorial, é também um dos mais ricos e diversos do país. Com paisagens pitorescas e extensa variedade de fauna e flora, o território do Amazonas guarda uma boa parte de um dos patrimônios naturais mais valiosos do mundo: a Floresta Amazônica. A cultura dos povos originários, ribeirinhos e nativos do estado também ganha destaque, em festivais e até mesmo na cozinha.

Situado na região Norte do país, o destino oferece ao turista uma experiência inesquecível em meio à natureza local, como o Museu da Amazônia, em Manaus, e a Praia de Itaracuera, banhada pelo rio Uaicurapá, em Parintins. 

Você vai ler sobre

Estado do Amazonas

O turismo no Amazonas é procurado pelos viajantes em virtude da beleza e grandiosidade presente no bioma que a região abriga. Seja no Museu da Amazônia, em Manaus, ou nas praias banhadas pelos rios, como a Praia de Itaracuera, visitar o território é desfrutar de dias tranquilos e de muito lazer. 

O Amazonas acolhe parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Dentre a variedade da fauna, alguns animais encontrados são: onça, suçuarana, jaguatirica, peixe-boi, pirarucu, ariranha, arara, jiboia e sucuri. 

Seu bioma é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e do clima do planeta Terra. A floresta ocupa cerca de 7 milhões de km². Sua maior porção concentra-se na região Norte do Brasil, especialmente nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Roraima, além de parte dos territórios de Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Ainda integra outros países, como Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. 

E, com 1,5 milhão de km², o estado faz fronteira com cinco unidades federativas: Roraima (ao norte), Pará (a leste), Mato Grosso (a sudeste), Rondônia (ao sul) e Acre (a sudoeste). 

Além disso, a região abriga cerca de 60 municípios, entre eles: Manaus (capital), Parintins e Itacoatiara, cidades com mais de 100 mil residentes. 

A população do Amazonas é composta de mais de 4,2 milhões de habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021).  

Mais uma curiosidade é que o gentílico de quem nasce no Amazonas é amazonense, povo agraciado pelas belezas da Floresta Amazônica. 

Outros aspectos integram a formação do estado, como história, geografia, cultura e atrativos turísticos. O Conexão123 preparou um guia completo com detalhes para você.

Conheça o estado do Amazonas: história, turismo e cultura | Rio na Amazônia | Conexão123

Cenários deslumbrantes em meio à natureza proporcionam uma experiência turística única no Amazonas

Capital do Amazonas: Manaus

A capital do estado de Amazonas, Manaus, é uma ótima opção para conhecer de perto os atrativos da Floresta Amazônica.  

Hoje com aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE (2021), a cidade foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar o domínio português na região amazônica. Na época, o local era considerado posição estratégica no território brasileiro. 

O núcleo urbano teve início com a construção do Forte da Barra de São José, às margens do Rio Negro. A obra foi idealizada pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que também foi instituída como o nascimento da cidade. 

Ao redor do Forte de São José do Rio Negro, se desenvolveu o povoado do Lugar da Barra, que, devido à localização estratégica, passou a pertencer à Comarca do São José do Rio Negro. 

Em 1832, transformou-se em vila e mais tarde, no ano de 1848, em cidade. Pouco tempo depois, mais precisamente em 1856, com a mudança de Comarca para categoria de Província, a região passou a ser chamada de Cidade de Manaus.

Que tal conhecer de perto os encantos da capital amazonense? Separamos alguns pontos turísticos para você visitar por lá:

  • Museu da Amazônia
  • Teatro Amazonas
  • Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Conheça o estado do Amazonas: história, turismo e cultura | Teatro Amazonas, em Manaus | Conexão123

O Teatro Amazonas é um importante símbolo histórico do território e o principal cartão-postal de Manaus

Cidades do Amazonas

Amazonas engloba aproximadamente 60 municípios, mas alguns destinos se destacam.

O turismo em Manaus reserva atrativos para todos os gostos, de monumentos e construções históricas a regiões excelentes para a prática de ecoturismo. Dentre as opções, o Museu da Amazônia, que dispõe de uma torre de cerca de 42 metros construída para observação da fauna e flora ao redor, perfeita para saber ainda mais sobre a floresta. 

Procurando se encantar pelas belezas naturais e atrações tradicionais? A cidade de Parintins está situada a cerca de 370 km de Manaus. Por lá, ainda é possível desfrutar do famoso Festival Folclórico, uma das festas mais populares brasileiras. Além dos mais, a Praia de Itaracuera, banhada pelo rio Uaicurapá, propõe deliciosos mergulhos entre agosto e fevereiro. 

Conheça o estado do Amazonas: história, turismo e cultura | Parintins, Amazonas | Conexão123

A Praia de Itaracuera oferece bela paisagem, cercada pela mata e de água morna | Foto: Estevan Bartoli

História do Amazonas

Você sabia que o nome Amazonas vem de língua indígena? Procede da palavra “amassunu”, que significa “ruído de água” ou “água que retumba”. 

A história do Amazonas está entrelaçada com as tradições dos povos originários e o período do Brasil Colônia.

Portugal e Espanha foram precursores na expansão marítimo-comercial no século XV e XVI, e nessa época houve uma disputa pela posse dos novos territórios. Em 1494, o Amazonas passou a pertencer à Espanha, devido ao Tratado de Tordesilhas, assinado por portugueses e espanhóis.

O limite estabelecido pelo Tratado caiu em desuso quando houve a União Ibérica, de 1580 a 1640. Tanto Portugal como suas possessões passaram a fazer parte da Coroa espanhola.

Em 1850, Dom Pedro II criou a província do Amazonas. No início do século XX, a exploração da borracha gerou grande riqueza para a região, mas houve um momento de decadência devido à exploração do mesmo produto na Malásia, pelos ingleses e holandeses.

Após a fase de estagnação econômica, o crescimento do território foi retomado em 1950, através de incentivos do Governo Federal. Inclusive, esse movimento gerou a origem da Zona Franca de Manaus, em 1967, que trouxe o processo de industrialização na região Amazônica. 

Outro fato histórico diz respeito à bandeira do Amazonas. Ela apresenta as cores branca, azul e vermelha e tem 25 estrelas brancas, que representam os 25 municípios existentes no estado até 1897

Geografia do Amazonas

O estado do Amazonas é o mais extenso do Brasil, tendo, inclusive, uma porção de seu território localizada no hemisfério Norte, uma vez que é cruzado pela Linha do Equador. A região ainda faz fronteira internacional com Peru, Colômbia e Venezuela. 

Já o clima do Amazonas é o equatorial, que se caracteriza pela elevada umidade do ar e altas temperaturas ao longo do ano. Apenas no decorrer do outono e da primavera as temperaturas costumam cair no sul amazonense, devido ao avanço de frentes frias. 

O bioma característico do destino é o da Floresta Amazônica. Essa vegetação pode ser dividida em três categorias:

  • Matas de Terra Firme: com espécies de grande porte
  • Matas de Várzea: situadas nas planícies de inundação 
  • Matas de Igapó: em locais alagados

Além do mais, o relevo regional é agraciado por planaltos, depressões e planícies. A maior parte do território é marcada por terras baixas e relativamente planas. O ponto mais alto do Brasil fica no estado: é o Pico da Neblina, com 2.995 metros. 

O principal rio da região é o Amazonas, com nascente no Peru, chega ao Brasil com nome de Solimões. Então, a partir da confluência com o Rio Negro, em Manaus, ele é nomeado como Amazonas, e assim segue até desaguar no oceano Atlêntico. Ele é o principal curso fluvial do estado, ao lado dos rios Madeira, Purus, Juruá, Japurá e Içá.

Conheça o estado do Amazonas: história, turismo e cultura | Rio Amazonas | Conexão123

O rio Amazonas é o principal curso d’água do estado

Cultura do Amazonas

O Amazonas tem uma rica e variada cultura. As tradições derivam-se dos povos que compõem e originaram a população local, entre eles: indígenas, africanos, europeus, portugueses e dos imigrantes de países vizinhos ou pessoas de outros estados do Brasil. 

O Festival de Parintins, por exemplo, é a principal e mais tradicional festa realizada no Amazonas, que ocorre anualmente em junho. O Festival atrai turistas do Brasil e do mundo para conhecer a celebração do folclore amazônico que engloba danças, músicas e encenações, que giram em torno da rivalidade entre os bois-bumbás.

Separamos três comemorações populares para você conhecer:

  • Boi Manaus (outubro)
  • Festa do Pirarucu, em Fonte Boa (novembro e dezembro)
  • Festa do Guaraná, em Maués (dezembro)

A cultura local também é vista no artesanato. As peças são produzidas com  diversas matérias-primas, como sementes, fibras, folhas e penas. E, claro, a gastronomia amazonense é outro atrativo importante. 

Os pratos típicos do estado levam em seus preparos peixes, entre eles pacu, tucunaré e tambaqui. Já os frutos mais característicos são o guaraná e o açaí. Quando estiver por lá, não deixe de provar:

  • Tapioca
  • Tambaqui
  • Jaraqui

Economia do Amazonas

A economia do Amazonas é baseada nos ramos de serviços, indústria e agropecuária. O polo industrial de Manaus, lugar onde está a Zona Franca, tem grande importância econômica na região, com produção de eletrodomésticos, produtos de informática, equipamentos de transporte, motocicletas e derivados da metalúrgica.

Já o extrativismo vegetal, a pesca e o cultivo de grãos, entre eles milho, feijão e arroz, além de frutas, como laranja, banana, abacaxi e açaí, se sobressaem no setor primário. 

A viagem ao Amazonas é repleta de contato com a natureza, construções históricas e atividades turísticas para todos os estilos de visitantes. Que tal curtir os encantos amazonenses de perto?

Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros. Ah, se precisar, te ajudamos também com o seguro-viagem!

RESERVAR

RESPOSTAS123

São mais de 60 municípios no estado do Amazonas. Mas alguns deles se destacam, como Manaus e Parintins pelos atrativos turísticos e passeios.

Há muito o que fazer no Amazonas. Por isso, separamos as cidades de Manaus, pelas atrações turísticas e históricas, e Parintins, pelas belezas naturais e culturais.

O clima do Amazonas é o equatorial, que se caracteriza pela elevada umidade no ar e altas temperaturas ao longo do ano.