Lugares para conhecer

Tem que conhecer em Pomerode

10 de dezembro de 2021

Pomerode é um município que fica no interior de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. As tradições trazidas pelos colonizadores estão por todo lado: na arquitetura, na culinária, e nas festas alemãs, claro, regadas a muita cerveja. Para te ajudar a preparar a viagem, nós vamos te mostrar tudo o que você tem que conhecer em Pomerode!

O jeitinho de viver dos moradores de Pomerode é muito acolhedor aos turistas. Esse destino, onde é possível fazer tudo caminhando, reserva inúmeras atrações para quem gosta de apreciar a natureza e tem interesse pela cultura germânica. Uma experiência que você deve viver ao menos uma vez na vida.

A cidade começou a ser colonizada pelos alemães em 1863. A região, até então, era inabitada.

O que fazer em Pomerode?

Uma das principais atrações do destino são as construções enxaimel, caracterizadas por estruturas de madeiras encaixadas, sem uso de pregos ou parafusos e preenchidas com tijolos. Pomerode concentra a maior quantidade delas – depois da Alemanha, é claro, – são mais de trezentas distribuídas em toda a cidade.

Ao chegar por lá, logo na entrada, você já encontra uma dessas construções, no Portal Turístico Sul, considerado um dos cartões-postais do local!

O Portal Turístico Sul abriga o Centro de Informações Turísticas, onde você pode pegar o mapa da cidade e comprar peças do artesanato local.

O Portal Turístico Sul fica na rua 15 de Novembro, 818, no centro. Abre todos os dias, das 8h às 18h.

Rotas culturais

Para se aprofundar na herança dos imigrantes alemães, vale visitar as rotas culturais – Rota do Enxaimel, Rota do Imigrante, Rota Romântica Liebestal, Rota Raízes Germânicas e a Rota dos Museus – para conhecer de perto os costumes, as tradições, a arquitetura, as paisagens e a gastronomia desse recanto catarinense.

Na Rota Enxaimel você vai conhecer a comunidade de Testo Alto, onde se concentram 52 casas ao longo de 16 quilômetros. O percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reserva muitas belezas naturais. Aproveite o passeio para experimentar pratos típicos e levar para casa produtos produzidos na região, como porcelanas.

A Rota Enxaimel foi reconhecida como uma das melhores vilas turísticas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021.

Vá até à rua Testo Salto, no Portal Norte, para conhecer a rota Enxaimel. Os estabelecimentos ficam abertos diariamente, das 9h às 18h.

Festas tradicionais de Pomerode

Se você quer ver Pomerode animada, procure visitar a cidade no mês de dezembro, quando acontece a Weihnachtsfest, a tradicional festa de natal alemã. De fevereiro a abril, próximo à Páscoa, é celebrada a Osterfest.

A programação da Weihnachtsfest garante diversão para pessoas de todas as idades contagiadas pelo espírito natalino. Já imaginou visitar a fábrica do Papai Noel? Em Pomerode isso é possível.

A festa também tem feira de doces natalinos, oficina de produção de bolachas, bosque de pinheiros, pirâmide natalina, brinquedoteca, artesanato típico, praça de alimentação, passeios de charrete, espetáculos no Teatro Municipal, coroa de advento e muito mais!

A Osterfest é outro marco da cidade, porém na Páscoa. Na época, é montada uma Vila de Páscoa no Centro Cultural de Pomerode, com muitas atrações que vão desde artesanato a apresentações de grupos folclóricos, além de toda a cidade se enfeitar.

O símbolo da festa é a Osterbaum, uma árvore cheia de casquinhas de ovos decorados. Segundo a tradição alemã, os galhos secos retratam a tristeza, a agonia e a morte de Jesus Cristo. A ressurreição é simbolizada com ovos coloridos.

A Osterbaum entrou para o Guinness Book em 2017, como a maior árvore de Páscoa do mundo.

E não para por aí, outra atração da festa é o ovo de Páscoa gigante, que tem 15 metros de altura e oito metros de diâmetro, todo colorido, lindo de se ver!

Em 2019 foi a vez da cidade ser reconhecida pelo maior ovo decorado do mundo pelo Guinness Book.

O Centro Cultural de Pomerode fica na rua Hermann Weege, 111, no centro.

Pedaladas pela natureza

É muito comum ver pessoas circulando de bicicleta na região central. A cidade conta com ciclofaixas que possibilitam um passeio com belas paisagens que também atraem os turistas.

Já o Vale Europeu Catarinense, conhecido pelo famoso circuito do cicloturismo, é para quem quer um pouco mais de aventura sobre duas rodas!

Já o Vale Europeu Catarinense, conhecido pelo famoso circuito do cicloturismo, é para quem quer um pouco mais de aventura sobre duas rodas!

O roteiro de 300 quilômetros tem duração de sete dias e inclui passagem por outros municípios, como: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. O caminho ainda promete cachoeiras, arquitetura colonial e muito, muito contato com a natureza.

Cervejaria Schornstein

Como a Alemanha é reconhecida pela qualidade de suas cervejas, não podia faltar uma cervejaria para resgatar a tradição. Nascida em Pomerode, a Cervejaria Schornstein tem uma enorme variedade de sabores. Experimente a cerveja escura de chocolate com pimenta para saborear uma combinação inusitada.

É possível agendar uma visita à fábrica e ser guiado por um mestre cervejeiro por todas as etapas e seus processos produtivos, fazer a degustação de alguns rótulos da marca e ainda encerrar o passeio saboreando petiscos e chopes especiais.

A cerveja Schornstein, produzida em Pomerode, está presente em todo Brasil.

A cervejaria fica na rua Hermann Weege, 60 , no centro. Abre às 11h todos os dias da semana, exceto segunda-feira. A fábrica fecha as portas às 22h, de terça a quinta, às 23h, às sextas, à meia-noite, aos sábados, e às 21h, aos domingos.

Bom, o que não falta é o que fazer em Pomerode. Entre muitos pontos turísticos e passeios culturais, o destino é uma excelente oportunidade de mergulhar fundo na cultura alemã. A cidade é cheia de lojinhas de souvenirs para levar recordações. Agora, que tal descobrir onde você tem que ficar em Pomerode? Encontre as melhores hospedagens com a 123Milhas!