Guia turístico

Eslovênia: saiba tudo sobre o país que ganhou destaque no BBB

A 22ª edição do Big Brother Brasil começou em 17 de janeiro e uma das participantes já virou assunto até na Europa. Além do carisma, a sister Eslovênia ficou nos holofotes pelo nome curioso e já foi chamada pelo nome da nação vizinha, Eslováquia. Muitas pessoas ficaram interessadas em conhecer melhor o local e entender o que ele tem de especial. 

A repercussão foi tanta, que inclusive a Embaixada da Eslovênia declarou torcida em sua conta do Twitter: “Boa sorte Eslovênia! Sister do BBB22 com o nome mais lindo!” Descubra tudo sobre o país que ganhou destaque no BBB. 

A paraibana Eslovênia, de 25 anos, já foi chamada de Eslováquia pelo participante Eliezer.

 

Eslovênia, o país

Com apenas 20 mil metros quadrados de território, a Eslovênia fica no Leste Europeu e faz fronteira com a Croácia, Áustria, Itália e Hungria. Por estar na região dos Alpes, é um dos destinos mais procurados pelos esportes de inverno, principalmente o esqui. Lá você encontra várias estações para a prática da modalidade, frequentadas por atletas profissionais, amadores e iniciantes. Algumas, inclusive, oferecem aulas para todas as idades. 


A Eslovênia é procurada por praticantes de esqui.

A mais famosa é a Kranjska Gora, que oferece 18 pistas. Dá para se hospedar lá na intenção de curtir as férias, e inclusive ficar dentro de um iglu! Os bares e restaurantes deixam as noites mais animadas. 

Quem gosta de praia pode aproveitar a Eslovênia durante o verão. O país tem uma área costeira de 45 km no mar mediterrâneo. A mais popular é a Portorož, que recebe turistas e eslovenos para aproveitar os balneários e restaurantes. 

As praias eslovenas são ótimas para curtir o verão.

A capital do país é a Liubliana, que encanta pelo clima bucólico. As extensas áreas verdes e os prédios históricos – com direito a um castelo – são as principais atrações, além da vida boêmia. A cidade é perfeita para quem adora bares e tomar cerveja. A produção da bebida é bem forte e tradicional na Eslovênia, com várias opções de fábricas da região.  


O Castelo de Liubliana é o local mais alto da cidade.

Falando em bebidas, na cidade de Zalec está uma fonte pública que jorra cerveja ao invés de água. Para visitar é necessário pagar € 8 (aproximadamente R$ 50). Você ganha uma caneca e pode experimentar seis tipos diferentes. A fonte de cerveja fica a apenas 66 km de Liubliana, então você pode fazer um bate e volta quando estiver na capital. 

A fonte se chama Fontana Zeleno Zlato.

 

Comidas típicas

O prato mais famoso na Eslovênia é o kranjska klobasa, uma linguiça feita com carnes especiais de porco, bacon, pimenta, alho e sal e acompanhada de pães e molhos. Combina muito com cerveja, hein?!

O kranjska klobasa é servido com molhos e pães.

Não deixe de comer o kremsnita, um bolo cremoso. A receita mais famosa do país foi inventada em 1953 em um hotel, na cidade de Blend. Em outubro de 2009, o empreendimento chegou à marca de 10 milhões de bolos assados. Imperdível! 

 

Independência

Apesar de ser um local bem antigo, com registros de ocupação humana há 250 mil anos, o território esloveno só virou um país independente em 1991. Ao longo da história, já fez parte do Império Romano e do Bizantino, da República de Veneza, do Sacro Império Romano-Germânico, Monarquia de Habsburgo e da República Socialista Federativa da Iugoslávia.

 

Outras informações

Ao viajar para outro país, é importante saber algumas informações básicas sobre ele, certo? 

O idioma oficial é o esloveno, mas muitas pessoas também falam italiano e húngaro. É possível viajar sem tantas preocupações com a língua. Se você tem um domínio básico do inglês, consegue se comunicar bem com as pessoas. Mais de 60% da população adulta eslovena compreende o idioma. 

Outro ponto importante: não precisa de visto para entrar no país.Tenha um passaporte atualizado e você pode viajar com tranquilidade. 

Após a independência, a Eslovênia foi reconhecida pela União Europeia e adotou o euro como moeda oficial. Mais fácil ainda de viajar, pois o euro é encontrado em qualquer casa de câmbio no Brasil. 

 

Eslovênia, a sister 

A participante do reality tem 25 anos e é modelo e estudante de marketing. Nasceu em João Pessoa, porém cresceu em Caruaru, Pernambuco, onde, inclusive, ganhou o concurso de Miss em 2018. 

O nome foi uma escolha do seu pai, inspirado pelos conflitos durante a divisão da Iugoslávia em seis países – dentre eles, a Eslovênia. A ideia inicial era Bósnia-Herzegovina, mas a mãe da sister não deixou. Em casa é chamada de Duda, mas os companheiros do programa e os espectadores apelidaram de Eslô

Inicialmente o emoji oficial da sister era um raio, mas acabou sendo trocado pela bandeira da Eslovênia.

Ela foi tão comentada que até virou matéria no 24ur, um portal de notícias na Eslovênia. O texto explica que o nome da jovem significa Slovenija, como é chamado na língua oficial do país. 

Agora deu muita vontade de viajar para a Eslovênia, né?! Quem sabe o destino não vira um dos queridinhos dos brasileiros, que poderão se encantar com os Alpes, parques, arquitetura e outras atrações do país?