Lugares para conhecer

Comemore o Dia Nacional da Mata Atlântica: conheça parques que preservam o bioma

26 de maio de 2023

Em 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, uma homenagem ao importante bioma brasileiro que já ocupou mais de 1 milhão de quilômetros quadrados do território nacional. 

Marcar a data é uma forma de conscientizar, ainda mais, sobre a necessidade de proteção da mata atlântica. E para contribuir com esta corrente de preservação, o Conexão123 destaca três destinos com parques que abrigam e conservam a mata atlântica. Vamos conhecer um pouco mais?

Conheça com o Conexão123

Dia Nacional da Mata Atlântica

O Dia Nacional da Mata Atlântica foi definido por decreto presidencial em 1999. A data faz referência à Carta de São Vicente, de 1560, em que o missionário espanhol Padre José de Anchieta descreveu as belezas naturais que encontrou no Brasil. Segundo os pesquisadores, esta foi a primeira descrição da biodiversidade brasileira. 

Infelizmente, hoje há apenas 12,4% de todo esse bioma registrado há quase cinco séculos. Por isso, não faltam iniciativas para conscientização e preservação da mata atlântica

A mata atlântica é um dos biomas mais ricos do mundo, abrangendo uma extensa área ao longo da costa brasileira. Ela se estende desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e abriga diversos ecossistemas, como florestas, manguezais, restingas e brejos.

Com uma diversidade impressionante de espécies da flora e da fauna, muitas das quais são endêmicas (ou seja, não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo) a mata atlântica desempenha um papel fundamental na regulação do clima, fornecimento de água, conservação do solo e na manutenção da qualidade do ar.

Ao longo dos séculos, o bioma sofreu com a devastação causada pela ação humana. A urbanização desenfreada, a exploração madeireira, a expansão agrícola e a ocupação irregular são algumas das principais ameaças enfrentadas por esse bioma.

No entanto, existem iniciativas de conservação em andamento para preservar e restaurar a mata atlântica. Diversas organizações não governamentais, instituições de pesquisa, empresas e governos estão trabalhando juntos para proteger esse patrimônio natural.

Nesse sentido, uma excelente forma de contribuir para a conservação da mata atlântica é conhecer, de perto, as ações de preservação. Você pode organizar uma visita aos parques com a família ou com os amigos, registrar as belezas do bioma em fotos e reviver, no século XXI, a experiência do Padre Anchieta! 

Dia Nacional da Mata Atlântica: veja parques com o bioma | Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba | Conexão123

A data de 27 de maio se refere à Carta de São Vicente, em que o Padre Anchieta descreve as belezas do Brasil

Há diversos parques no Brasil que ainda preservam a mata atlântica. O Conexão123 destaca três iniciativas: uma municipal, em São Paulo, uma estadual no Espírito Santo e uma federal, em Minas Gerais. 

Com a 123milhas, além de passagens aéreas e hotéis, você pode alugar um carro para visitar esses parques com mais conforto. Aproveite as melhores ofertas com o 123carros. Vamos lá?

Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (São Paulo)

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma área de preservação localizada na região metropolitana de São Paulo, mais especificamente no município de Santo André, no ABC Paulista. Com uma área de aproximadamente 38 hectares, a reserva tem o objetivo de proteger e conservar as nascentes e o ecossistema da mata atlântica da região.

Ao passear pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a rica biodiversidade desse importante ecossistema. 

O local conta com árvores centenárias, bromélias, orquídeas e uma vasta gama de espécies de aves. Também há trilhas bem sinalizadas no local para que os visitantes apreciem a natureza e conheçam as nascentes e cursos d’água junto com os guias locais.

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba está situado próximo à vila histórica de Paranapiacaba, conhecida pela arquitetura inglesa e patrimônio cultural. Dessa forma, os visitantes também podem aproveitar para conhecer a riqueza histórica e cultural da região.

Para chegar em Santo André, você pode desembarcar na capital paulista, aproveitando os voos para São Paulo.

Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Espírito Santo)

O Monumento Natural Estadual Serra das Torres, com cerca de 10 mil e 500 hectares, é a maior unidade de conservação criada pelo Estado do Espírito Santo. A área foi reconhecida como prioritária para a conservação da biodiversidade no Estado e está localizada entre os municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul, próxima à divisa com o Rio de Janeiro.

Dia Nacional da Mata Atlântica: veja parques com o bioma | Monumento Natural Estadual Serra das Torres | Conexão123

No Monumento Natural Estadual Serra das Torres há diversas trilhas para conhecer a Mata Atlântica | Foto: Divulgação

O nome Serra das Torres está ligado ao seu relevo montanhoso, que pode atingir até 1.260 metros de altitude, e que, avistado ao longe, lembra uma série de torres perfiladas. Além dessa belíssima formação, o monumento apresenta grande diversidade de flora e fauna.   

Neste local, a população residente associa o turismo rural à preservação do ambiente. O plantio sustentado do café já garantiu títulos de mérito ao café especial da cidade de Muqui. 

O patrimônio cultural e histórico está presente nos casarios coloniais, nas tradicionais festas do Boi-Pintadinho e no Encontro Nacional de Folia de Reis, que acontece anualmente. Os habitantes também oferecem serviços para o turismo, como guias para trilhas e outros passeios.  

Atualmente, os atrativos abertos para visitação são:

  • Circuito de Cicloturismo: conjunto de rotas para a prática de ciclismo. 
  • Pedra Estrela Dalva: um dos mais bonitos mirantes naturais da região, o pico pode ser alcançado por trilha a pé partindo da comunidade do Farol no distrito de São José das Torres em Mimoso do Sul.  
  • Pedra da Linda Aurora: é o ponto mais alto do município de Atílio Vivacqua e pode ser alcançado por trilha a pé a partir da comunidade de Linda Aurora.
  • Pedra de Santa Maria: é o ponto mais alto de todo o monumento, com 1.243 metros de altitude. O acesso é pela localidade de Candura, no município de Muqui e a trilha é recomendada para pessoas com experiência em caminhadas.
  • Poços Candura: poços naturais para banho no rio Candura, no município de Muqui.
  • Pedra do Farol: localizada na comunidade do Farol, a pedra é uma das rochas em forma de torre que dá nome ao Monumento Natural.  

Para conhecer esses atrativos, a melhor dica é ir até Vitória e alugar um carro. Aproveite as passagens rodoviárias até Vitória com o 123ônibus.

Parque Nacional da Serra do Gandarela (Minas Gerais)

O Parque Nacional da Serra do Gandarela é uma unidade de conservação localizada em Minas Gerais, Brasil. Criado em 2014, o parque abrange uma área de, aproximadamente, 31 mil hectares e tem como objetivo preservar a biodiversidade, os recursos hídricos e os patrimônios naturais e culturais presentes na região.

Localizado a cerca de 40 quilômetros de Belo Horizonte, o Parque Nacional da Serra do Gandarela é um importante remanescente de mata atlântica, que abriga uma variedade impressionante de espécies de fauna e flora.  

Ao conhecer o Parque Nacional da Serra do Gandarela, os visitantes terão a oportunidade de explorar paisagens deslumbrantes, com montanhas, vales, cachoeiras e rios. A região é conhecida por sua riqueza em nascentes, que alimentam importantes bacias hidrográficas do Estado.

Dia Nacional da Mata Atlântica: veja parques com o bioma | Parque Nacional da Serra do Gandarela | Conexão123

Quem procura por cachoeiras deve visitar o Parque Nacional da Serra do Gandarela | Foto: Divulgação

Entre as principais atrações do Parque Nacional da Serra do Gandarela estão:

  • Cachoeira do Índio: localizada no município de Rio Acima, a atração faz parte de um complexo de cachoeiras formado por quatro grandes quedas, com mais de 200 metros de altura. É possível chegar de carro até o mirante no topo, mas, para chegar ao poço da cachoeira, o turista deve fazer o percurso final caminhando por um trecho de 900 metros.
  • Cachoeira do Viana: é uma das cachoeiras mais visitadas do parque, por conta do fácil acesso a partir do centro de Rio Acima, tanto para a vista panorâmica, como para o poço. Para visitar o local, há cobrança de ingresso para entrada. 
  • Mirante da Serra do Gandarela: ponto mais alto do parque, localizado no município de Rio Acima. Apresenta um belíssimo ponto de observação da paisagem da porção norte do Parque. A partir dele é possível avistar trechos da Estrada Real.
  • Cachoeira Santo Antônio: localizada na divisa dos municípios de Caeté e Raposos, a cachoeira tem tons azulados que contrastam com os paredões rochosos avermelhados.

Para conhecer todas as cachoeiras, você pode alugar um carro em Belo Horizonte, que é mais confortável para percorrer as trilhas. 

A mata atlântica é um tesouro brasileiro que precisa ser preservado para as gerações presentes e futuras. O Dia Nacional da Mata Atlântica marca a importância desse bioma e da urgência em protegê-lo.

Que tal aproveitar a data para conhecer destinos onde a mata é protegida? Na 123milhas tem pacotes, voos e hotéis que ajudam a viver experiências neste e em outros biomas brasileiros.

RESPOSTAS123

Dia 27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é usada para incentivar a conscientização sobre a preservação deste bioma.

No dia 27 de maio comemoramos o Dia Nacional da Mata Atlântica. A mata atlântica é um dos biomas mais ricos do mundo em termos de diversidade biológica.