Lugares para conhecer

Descubra onde realizar eventos corporativos em São Paulo

28 de agosto de 2023

A pouco mais de três meses das festas de fim de ano, este é o momento ideal para começar a organizar eventos corporativos, como convenções, congressos, simpósios e treinamentos. Para ajudar você e sua empresa no planejamento, o Conexão123 traz as melhores dicas de onde realizar eventos corporativos em São Paulo.

Conheça com o Conexão123

Momento certo para organizar eventos corporativos

No início do segundo semestre, muitas empresas começam a organizar eventos corporativos, tanto as convenções de encerramento como as de início das atividades do próximo ano. Se os lugares mais requisitados já estão ficando com a agenda lotada, há outras opções para fazer eventos institucionais em São Paulo. Confira mais informações sobre as modalidades e dicas de onde realizar eventos corporativos.

Quais os tipos de eventos corporativos

No caso das instituições, os eventos corporativos podem ser voltados para o público interno —  para promover a integração dos setores da empresa — ou para o público externo — com o objetivo de fortalecer a marca.  

Entre os eventos corporativos mais comuns estão:

  • Congressos: reuniões promovidas por entidades associativas e de classe para debater assuntos de interesse de determinado ramo profissional. Durante a execução podem acontecer várias atividades (palestras, mesas redondas e debates). O objetivo é o aprimoramento (técnico, científico ou cultural) dos participantes.
  • Convenções: eventos semelhantes aos congressos, mas com participação mais intensa dos presentes. É uma reunião promovida por empresas, setores industriais e partidos. As convenções congregam todos os setores da empresa. Há também convenções de vendas, de lançamento de produto ou  apresentação de um novo plano de expansão no mercado. As convenções podem ser de congraçamento, comemorativas ou de fim de ano.

Além desses mais comuns, as empresas podem organizar seminários, workshops e oficinas, simpósios, mesas-redondas, painéis, feiras, treinamentos e cursos.

Vamos conhecer os melhores lugares para realizar eventos corporativos

Onde fazer eventos corporativos em São Paulo

São Paulo é um excelente destino para realizar eventos corporativos. A cidade reúne muitos hotéis com capacidade para receber cerimônias de diferentes tamanhos. Além disso, tem espaços (públicos e privados) que podem ser alugados por empresas de diversos segmentos. Sem contar que São Paulo é servida de diferentes modais para deslocamento, tanto viário como por trilhos.

As instituições que querem organizar eventos em São Paulo podem optar por alugar grandes espaços de eventos ou realizar reuniões em um dos diversos hotéis da cidade.

Onde fazer eventos corporativos em São Paulo: centros de convenções

São Paulo abriga diversos centros de convenções de renome que oferecem infraestrutura de ponta e serviços de alta qualidade para a realização de eventos de diferentes portes e naturezas. Veja os principais locais para realização de eventos em São Paulo:

São Paulo Expo Imigrantes

Próximo ao Aeroporto de Congonhas, o Expo Imigrantes se destaca por sua localização conveniente e infraestrutura moderna. Com uma área total de cerca de 70 mil m², oferece uma série de salas de diferentes tamanhos e configurações para a realização de congressos, feiras, exposições e convenções. Seu auditório principal tem capacidade para até mil pessoas e conta com equipamentos audiovisuais de última geração. 

O espaço, inaugurado em 2016, tem estacionamento amplo e serviços de catering de alta qualidade, e desde então tem sido um local muito utilizado para sediar eventos de grande porte. 

Endereço: rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Jabaquara

Expo Center Norte

O Expo Center Norte é um dos maiores complexos de eventos da América Latina, composto de cinco pavilhões que totalizam uma área de mais de 100 mil m². Ele é conhecido por sediar uma grande variedade de eventos, desde feiras setoriais até convenções internacionais. 

Cada pavilhão é equipado com infraestrutura versátil, sistemas de iluminação e som avançados, além de áreas de apoio para exposições. O centro também possui espaços para reuniões e convenções, bem como amplo estacionamento e opções para alimentação.

Endereço: rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme

Transamérica Expo Center

O Transamérica Expo Center é um espaço multifuncional que atende a uma variedade de eventos, desde feiras e exposições até congressos e convenções corporativas. Com uma área total de aproximadamente 100 mil m², o complexo dispõe de salas modulares e espaços amplos que podem ser adaptados de acordo com as necessidades dos organizadores. O Transamérica Expo Center se destaca pela moderna infraestrutura tecnológica e serviços de catering de alto nível.

Endereço: av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro 

Centro de Convenções Rebouças

Especializado em eventos científicos, médicos e técnicos, o Centro de Convenções Rebouças é uma referência na cidade de São Paulo. Sua localização, próxima à Avenida Paulista, o torna uma opção atraente para eventos acadêmicos e corporativos. 

O centro possui auditórios com capacidade variada, salas de reunião equipadas com tecnologia avançada e espaços de exposição. A infraestrutura é voltada para congressos, simpósios e encontros de caráter mais técnico, com serviços especializados para atender às necessidades específicas desses eventos.

Endereço: av. Rebouças, 600, Pinheiros

Centro de Convenções do Anhembi

Um dos espaços mais icônicos de São Paulo, o Centro de Convenções do Anhembi é conhecido pela versatilidade e tamanho impressionante. Com uma área de mais de 400 mil m², ele é composto de diversos pavilhões e espaços modulares que podem acomodar desde feiras e exposições de grande porte até convenções, shows e eventos esportivos. 

Sua localização estratégica próxima ao centro da cidade e ao Terminal Rodoviário Tietê o torna facilmente acessível. O Anhembi também oferece infraestrutura tecnológica avançada, amplas áreas de estacionamento e serviços de catering.

Endereço: av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana

Auditório Simón Bolívar

Localizado no Memorial da América Latina, o Auditório Simón Bolívar é uma preciosidade da arquitetura moderna em São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer, o espaço oferece uma atmosfera sensacional para eventos culturais, apresentações musicais, conferências e seminários. Grandes empresas, como Sephora, ESPN e Shimano, entre outras, realizam eventos corporativos por lá. 

O auditório tem uma singularidade: a capacidade total é de 1.800 pessoas e pode ser dividida em duas plateias — uma de 1.100 e outra de 700 pessoas — , com o palco no centro. O ambiente é conhecido pela acústica excepcional e design elegante. Além desse espaço principal, o Memorial da América Latina oferece áreas ao ar livre e outras, como o Espaço Gabo e a Galeria Marta Traba, para atividades de networking e exposições.

Endereço: av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda

Melhores dicas de onde realizar eventos corporativos em São Paulo | Bourbon Convention Ibirapuera | Conexão123

O Auditório do Memorial da América Latina tem excelente localização, ótima estrutura e pode ser alugado para eventos corporativos | Foto: Governo do Estado de São Paulo/Aline Iovasso

Onde fazer eventos corporativos em São Paulo: hotéis

São Paulo tem uma variedade de hotéis equipados para sediar eventos de diversos tipos e tamanhos. Esses estabelecimentos não só proporcionam acomodações confortáveis para os hóspedes, mas também disponibilizam espaços de eventos modernos e serviços especializados para garantir o sucesso de conferências, reuniões, seminários, convenções e celebrações. 

Canopy by Hilton São Paulo Jardins

Localizado a dez minutos da Avenida Paulista, em uma charmosa rua no bairro dos Jardins, o Canopy by Hilton São Paulo Jardins conta com 98 quartos, fitness center e dois espaços para reuniões, além de um rooftop para convenções. Seu restaurante, o Stella, traz cardápio com pratos que exaltam a culinária paulistana e evocam as diversas culturas que influenciaram a gastronomia da cidade. 

A decoração do hotel busca unir elementos de sofisticação, diversão e frescor, além de exaltar a arquitetura, o design e a história de São Paulo. O Canopy by Hilton São Paulo Jardins torna-se uma excelente opção para aqueles que buscam um local próximo à cena cultural, parques e centros comerciais. 

Endereço: rua Saint Hilaire, 40, Jardim Paulista 

Hotel Panamby São Paulo

O Hotel Panamby São Paulo é um dos mais novos hotéis na região da Barra Funda. Localizado na avenida Ordem e Progresso, junto à avenida Marquês de São Vicente e da Ponte do Limão, tem fácil acesso à Marginal Tietê e aos principais centros de convenções, exposições e eventos de São Paulo como o Anhembi, o Expo Center Norte e o Memorial da América Latina. 

O Hotel Panamby São Paulo na Barra Funda é a escolha perfeita para quem pretende participar de eventos em São Paulo com segurança e agilidade e também para fazer reuniões corporativas e pequenas convenções nas dependências do hotel.

Endereço: avenida Ordem e Progresso, 115, Barra Funda 

Bourbon Convention Ibirapuera

Localizado em Moema, um dos bairros com melhor qualidade de vida na cidade de São Paulo, o Bourbon Convention Ibirapuera está ao lado do Shopping Ibirapuera e da estação Eucaliptos da linha lilás do metrô. Está também a apenas 2 km do Parque Ibirapuera e a 3 km do Aeroporto de Congonhas. Se você pretende organizar saídas para os principais centros de eventos e exposições, ele está localizado a apenas 8 km do São Paulo Expo Imigrantes e do Transamérica Expo Center, a 14 km do Salão de Exposições Anhembi. 

Com 656 apartamentos, bem equipados, possui também unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. É a opção ideal para a realização de eventos, hospedagem de grupos e para quem está na cidade de São Paulo a negócios. O hotel conta ainda com o Zillis Bar Lounge & Restaurante, um amplo espaço com arquitetura rústica e moderna, elogiado pela imprensa gastronômica local.

Endereço: av. Ibirapuera, 2.927, Moema

Melhores dicas de onde realizar eventos corporativos em São Paulo | Auditório Simón Bolívar | Conexão123

O Bourbon Convention Ibirapuera é um hotel de luxo com instalações ideais para eventos

Com tantos espaços e centros importantes, São Paulo é um excelente destino para receber eventos corporativos. Este é o melhor momento para começar a organizar a convenção de fim de ano, portanto, conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas, reservar hotéis e alugar carros.