Lugares para conhecer

Aniversário de São Luís: conheça curiosidades sobre a capital do Maranhão

6 de setembro de 2022

Localizada no Nordeste brasileiro, São Luís é uma cidade de muitos contrastes. A começar por sua belíssima paisagem, que mescla um mar de azul profundo com construções antigas e históricas. O aniversário de São Luís é comemorado em 8 de setembro, e, por isso, o Conexão123 preparou um conteúdo exclusivo para homenagear a capital do Maranhão

O destino nordestino é ideal para quem deseja vivenciar uma experiência histórica, cultural e gastronômica em uma viagem só! Afinal, o município une todos esses aspectos, proporcionando uma estada inesquecível aos turistas. 

O local foi fundado por franceses, em 8 de setembro de 1612, com objetivo de fortalecer a economia mercantilista da França. Aliás, uma peculiaridade: o nome da cidade é uma homenagem ao rei francês Luís XIII, que comandava o país europeu à época. 

Em 2022, a cidade completa 410 anos, de intensa contribuição cultural e histórica ao Brasil. Para celebrar, reunimos curiosidades de São Luís para você conhecer e se encantar. 

Você vai ler sobre

São Luís é uma das três ilhas-capitais do Brasil

Localizada na Ilha de Upaon-Açu, com 583,063 km², São Luís é uma das três ilhas-capitais do Brasil, você sabia? Isso mesmo! Da mesma maneira são Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo.

Uma das formas de acessar e sair do destino por via terrestre é através da Ponte Marcelino Machado, conhecida também como Ponte do Estreito dos Mosquitos, que na verdade é um conjunto de duas pontes. A primeira foi inaugurada em 1970, e a segunda, em 2006. As duas somam aproximadamente 900 m de extensão. 

Além dessa opção, há como chegar à cidade por ar e água: avião, no Aeroporto Internacional de São Luís, barco ou ferry boat.

Inclusive, outros municípios do estado também fazem parte da ilha: Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. 

Aniversário de São Luís: conheça curiosidades sobre a capital do Maranhão | Praia em São Luís | Conexão123

A capital do Maranhão é banhada pelo oceano Atlântico e oferece lindíssimas praias para o turismo local

São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses

Foi em 8 de setembro de 1612 que o tenente da marinha francesa Daniel de La Touche e o almirante François de Rasilly fundaram o município. A região era considerada estratégica para fortalecer a economia mercantilista da França. 

Aliás, uma curiosidade incrível sobre o local é que o seu nome é uma homenagem ao rei da época da sua criação, Luís XIII. Porém a ocupação da França não durou muito tempo. Poucos anos depois, os portugueses venceram a batalha de Guaxenduba e expulsaram os fundadores. 

Pouco após esse fato histórico, São Luís foi invadida novamente, e passou ao domínio dos holandeses. Mas, em 1645, assim como os franceses, os imigrantes da Holanda sucumbiram ao poderio lusitano. A partir disso, teve início de fato a colonização portuguesa na região. Todos esses desdobramentos sobre a história e a real formação da capital do Maranhão influenciaram na construção cultural do povo maranhense

São Luís também é chamada de “Cidade dos Azulejos”

A forte influência europeia em São Luís, no Maranhão, principalmente dos portugueses, holandeses e franceses, resultou à capital o apelido de “Cidade dos Azulejos”. 

O motivo advém da ampla utilização de azulejos originários das nações da Europa na arquitetura da maioria de suas construções históricas, datadas essencialmente do século XIX.

O centro histórico, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, tombado em 1997, pela UNESCO, abriga casarões e prédios com fachadas azulejadas. Visitar o centro histórico local é quase como fazer uma viagem no tempo, além da oportunidade de garantir belíssimos registros fotográficos. 

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão, inaugurado em 1960, acolhe o maior acervo de azulejos da região e é o lugar certo para o turista apreciar essas lindas peças. Instalado numa edificação do século XIX, o espaço cultural abre de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16h, e domingo, das 9h às 14h. O valor do ingresso é de     R$ 5. Anote o endereço: Rua do Sol, 302 – Centro. 

Aniversário de São Luís: conheça curiosidades sobre a capital do Maranhão | Azulejos São Luís | Conexão123

O centro histórico de São Luís abriga edificações com fachadas de azulejos | Foto: Divulgação

Aniversário de São Luís: centro histórico é cenário de novela e casamento

O centro histórico de São Luís reúne encanto em cada detalhe. As construções dos séculos XVIII e XIX contam a história da capital do Maranhão e integram um cenário belíssimo. 

Inclusive, em 1997, a UNESCO reconheceu o local como Patrimônio Mundial da Humanidade, devido às edificações imponentes. Além de ser o ambiente perfeito para lindos registros fotográficos e proporcionar uma imersão cultural, o centro também foi palco de gravações de novelas. 

Por lá, atores renomados já fizeram filmagens para conhecidas dramaturgias nacionais, como Lázaro Ramos e Camila Pitanga para a novela Lado a Lado (2012); Marcos Palmeira para Cama de Gato (2009); e Reynaldo Gianecchini, Taís Araújo e Matheus Nachtergaele, em cenas que passaram em Da Cor do Pecado (2004).

Ademais, o ponto turístico acolhe igrejas antigas e importantes para o povo maranhense, locais que servem ainda para realização de casamentos. Afinal, o cenário garante memórias inesquecíveis. Confira:

  • Igreja Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos – Rua do Egito 
  • Catedral Nossa Senhora da Vitória – Avenida Pedro II 
  • Igreja do Carmo – Praça João Lisboa, 350 
  • Igreja de São João Batista – Rua São João 
  • Igreja de Santo Antônio – Rua Santo Antônio, s/n 
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Matriz) – Praça Gonçalves Dias 
Aniversário de São Luís: conheça curiosidades sobre a capital do Maranhão | Igreja de Nossa Senhora dos Remédios | Conexão123

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi inaugurada no início do século XX | Foto: Divulgação

Aniversário de São Luís: reggae é o ritmo musical mais popular da cidade

O reggae é o ritmo mais popular de São Luís. A influência do estilo na região é tão grande que na década de 80 a cidade ganhou o apelido de “Jamaica brasileira”. 

No destino, existem barzinhos que proporcionam experiência musical aos viajantes, como o Bar do Nelson, que possui duas unidades: na Avenida Litorânea e no centro histórico, e abre de quinta e sábado, das 20h às 2h. 

Além disso, São Luís abriga o Museu do Reggae, espaço cultural que conta a história do ritmo e é considerado o primeiro museu temático fora da Jamaica. Inaugurado em 2018, o atrativo conta com cinco ambientes. 

Aniversário de São Luís: conheça curiosidades sobre a capital do Maranhão | Museu do Reggae | Conexão123

O Museu do Reggae é um importante espaço cultural de São Luís e representa a popularidade do ritmo musical no estado

A Sala dos Imortais busca homenagear grandes nomes do reggae maranhense que já morreram. Já as outras quatro partes trazem os tradicionais clubes do ritmo que conquistou São Luís: Clube Pop Som, Clube Toque de Amor, Clube União do BF e Clube Espaço Aberto.

O local ainda promove algumas atividades, entre elas aulas de dança, rodas de conversa, projeção de filmes e Quinta do Reggae, que ocorre de julho a dezembro. Consulte informações durante sua viagem. 

O ponto turístico funciona de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 15h. A entrada é gratuita. Anote o endereço: Rua da Estrela, 124 – Centro histórico. 

Curtiu as curiosidades de São Luís? Aproveite para conhecer de pertinho todos os atrativos naturais e históricos em uma viagem incrível!

Conte com a 123milhas para garantir as melhores condições de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagem, e curta os encantos de São Luís, no Maranhão.