Lugares para comer

Conheça cinco pizzarias temáticas pelo Brasil

9 de julho de 2023

Para comemorar o Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, o Conexão123 traz uma relação de pizzarias pelo Brasil bem inusitadas: são casas temáticas, criativas e formas diferentes de preparar uma das paixões nacionais. Andiamo!

Conheça com o Conexão123

Pizzarias temáticas pelo Brasil

A pizza é um dos pratos mais consumidos no Brasil. De acordo com a entidade que reúne as pizzarias do Brasil, a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), são cerca de 4 milhões de pizzas produzidas por dia no país. 

Essas verdadeiras delícias chegaram junto com os imigrantes italianos no final do século XIX e se popularizaram pelo país, principalmente em São Paulo

A fama é tão grande que, em alguns locais, existem casas temáticas e formas inusitadas de servir essa paixão brasileira. 

Vamos conhecer algumas dessas pizzarias pelo Brasil?

Lembre-se: com a 123milhas você pode adquirir passagens aéreas e reservar hotéis nestes destinos que trazem as melhores e mais divertidas pizzarias temáticas.

Pizzaria Cara de Mau, Gramado

Quem não se lembra daquela musiquinha: “eu sou o pirata da perna de pau, do olho de vidro, da cara de mau”?  O mundo dos piratas também inspira essa pizzaria temática em Gramado, na Serra Gaúcha, que também tem outra unidade em Porto Alegre.

Na Cara de Mau você vai viver a experiência temática dos sete mares. São várias atrações entre shows ao vivo, decoração e temas das pizzas feitas no forno a lenha.

Veja pizzarias pelo Brasil para comer de um jeito diferente | Pizzaria Cara de Mau | Conexão123

As crianças podem se vestir como piratas, enquanto os mais velhos apreciam o forno a lenha assar a pizza lentamente

A casa trabalha no sistema de rodízio de pizza. O serviço é feito por piratas muito bem fantasiados, que, de tempos em tempos, fazem pockets shows para os frequentadores do local.

As pizzas recebem nomes e sabores inspirados nas aventuras dos sete mares, entre eles: piratas do Caribe (combinação do sabor tropical do Salmão assado à lenha e a cremosidade do cream cheese com molho de frutas vermelhas e gergelim); mestre dos mares (“roubada” diretamente do navio do pirata Barba Negra, leva molho de filé, bacon, cheddar e batata ruffles); Capitao Gancho (feita com muçarela, presunto, cebola, azeitonas, ovos, pimentão e orégano) e Capitao Salazar (frango grelhado, alho poró, gergelin, cream chesse e molho tarê).

Com o aplicativo Prime Gourmet, ao comprar um ingresso para o rodízio, você ganha outro de igual ou menor valor. Atenção aos horários das sessões, que são adquiridas pelo próprio app.

Endereços: Rua Coronel João Corrêa, 432, Gramado | Pizzaria Porto Cara De Mau (unidade Porto Alegre). Av. Dos Estados, 111 Loja X, Porto Alegre.

Pizzaria Sova Fermentação Natural, Rio de Janeiro

A pizza napolitana original é feita com massa de fermentação natural, um processo em que a massa cresce naturalmente, utilizando os próprios microrganismos da farinha e do ambiente. Já o nome sova vem do ato de sovar a massa tornando-a mais elástica, com um sabor diferenciado. Esses métodos inspiraram a pizzaria Sova Fermentação, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O restaurante trabalha tanto no sistema a la carte como delivery e, seguindo a tradição da pizza napolitana, não faz a divisão em fatias (você precisa fazer esse pedido no momento da compra, se quiser). 

Entre os sabores, destaque para calabresa curada (molho de tomate pelati italiano, muçarela, calabresa artesanal curada, cebola e orégano), carbonara trufada (gema de ovo caipira, bacon artesanal, queijos pecorino, parmesão e grana padano, finalizado com azeite trufado) e  biquinho (molho de tomate pelati italiano, muçarela, abobrinha, pimenta biquinho, tomilho e grana padano). Todas, claro, com massa de fermentação natural.

Além de pizzas, você também pode encontrar pães de fermentação natural, como o famoso sourdough. A massa de pão é feita com a combinação de farinha branca, farinha italiana tipo 00, farinha de centeio e malte.

O estabelecimento abre para café da manhã, das 8h às 12h. Daí em diante, até 19h, servem lanches também feitos com pães de fermentação natural. As pizzas saem do forno a partir das 17h.

Essa pizzaria está no aplicativo Prime Gourmet: ao comprar uma pizza pequena, você ganha outra de igual ou menor valor. 

Endereço: R. Xavier da Silveira, 34, Copacabana, RJ.

Pizzaria Toca da Bruxa, Canela

A Toca da Bruxa, em Canela, é uma das pizzarias temáticas na Serra Gaúcha que proporcionam uma experiência única. O estabelecimento fica em frente à Catedral de Pedra e tem um ambiente que transporta os visitantes para um mundo de magia: caldeirões, vassouras, chapéus pontudos e outros elementos relacionados à bruxaria.  

Além do espaço tematizado, a Toca da Bruxa conta com rodízio de pizzas, com mais de 60 sabores. Entre eles: baba de bruxa (banana com canela, chocolate branco e muçarela), gótica (costela suína desfiada ao molho barbecue), mandrágora (presunto, azeitona, ovos, cebola, pimentão e catupiry) e vampiresca (pepperoni com cebola).

As crianças e adultos vão se divertir nas áreas temáticas, como a Casa da Sogra, o cemitério e também na pizzaria kids, espaço para os “aprendizes de feiticeiro” fabricarem a própria pizza. 

A matriz da Toca da Bruxa fica em Canela e você pode conhecer também as unidades em Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Florianópolis.

Endereços: Rua Teixeira Soares, 413, Canela | Av. Saturnino de Brito, 1032, Porto Alegre | Rua Alfredo Chaves, 1234, Caxias do Sul | Rua Prof. Tolentino de Carvalho, 270, Florianópolis | Rua Dr. Montauri, 20, Bento Gonçalves.

Pizzaria Cipó Brasil, Natal

A inspiração dessa pizzaria temática em Natal, Rio Grande do Norte, são as praias e mangues brasileiros. Tapete de areia, móveis rústicos e cipós dão a quem visita a pizzaria a sensação de comer num ambiente doméstico. 

Por isso, foi eleita por três vezes como a melhor pizzaria da Praia de Ponta Negra, um dos principais destinos turísticos de Natal. Com certeza um ambiente bem diferente para comer pizza! 

Além da decoração tropical, o destaque do restaurante são os sabores brasileiros conferidos às pizzas. Entre eles estão: a de camarão (coberto com mussarela); Cipó Brasil (frango defumado, ervilha, tomate seco, manjericão e cebola) e regional (camarão com queijo de manteiga e manjericão). Vale também experimentar as caipirinhas servidas na casca seca do coco.

A pizzaria não trabalha com rodízio, apenas entregas e sistema à la carte.

Endereço: Rua Aristides Porpino Filho 3111, Natal, RN.

Pizzaria Grazie Napoli, Santo André

Diferente das outras pizzarias temáticas que o Conexão123 trouxe para você, a inspiração desta aconchegante pizzaria no ABC Paulista é a cultura da cidade-berço das pizzas: Nápoles, na Itália. 

Dos uniformes dos garçons aos ingredientes das pizzas, passando pela decoração, tudo é vindo da cidade italiana. 

O próprio forno foi construído com tijolos feitos de cinzas vulcânicas do Monte Vesúvio, o que permite que a pizza seja assada a aproximadamente 450°C, com o objetivo de tornar a produção da casa fiel à verdadeira pizza napolitana. As paredes trazem referências da cultura de Nápoles, principalmente do time de futebol de mesmo nome da cidade, no qual jogou o craque Maradona.

Veja pizzarias pelo Brasil para comer de um jeito diferente | Pizzaria Grazie Napoli | Conexão123

Na Grazie Napoli a inspiração é a cultura napolitana, onde nasceu a pizza

As pizzas são feitas com massa de fermentação natural, seguindo a receita italiana: o centro da massa é fino, enquanto o corniccione (borda) é alto. O molho de tomate é produzido a partir dos frutos importados. 

O sistema da casa é à la carte. Os garçons até recomendam que você expeimente a pizza a moda napolitana: peça a pizza individual e dobre-a, comendo com a mão. Mas, claro, você também pode usar o garfo e a faca.

Entre os sabores que você encontra na Grazie Napoli estão a tradicional Margherita (muçarela fresca, parmesão e manjericão) e Calabria (calabresa artesanal, muçarela fresca, parmesão e manjericão), além de sabores de inspiração italiana como a Cosanara (muçarela fresca de búfala e presunto crú italiano) e Figone (molho pesto, muçarela fresca, provolone artesanal, tomates assados, presunto cru italiano e parmesão em lascas).

Endereço: R. das Aroeiras, 317, Santo André, SP.

Pizzaria Hector Dragão, Gramado

A pizzaria se inspirou na saga do bruxo Harry Potter, mas por lá, o bruxinho é Hector, um simpático e jovem dragãozinho azul. Muito curioso, Hector veio da ilha de Trélion e está em uma jornada para aprender a ser bruxo na Escola de Magia Ônyra.

Por isso, a Hector Pizzaria Temática, une experiências entre a temática da magia e a gastronomia. O local é considerado uma das maiores atrações turísticas da Serra Gaúcha e reconhecido como um dos maiores e melhores restaurantes temáticos da América Latina.

O estabelecimento afirma que conhecer a Escola de Magia, onde vive Hector, o mago Dragão, é uma “experiência Disney” na Serra Gaúcha. Recomenda-se a compra antecipada de ingressos pelo site

A casa funciona no sistema de rodízio, chamado de “rodízio de discos do sabor”. Ao adquirir o ingresso, você terá acesso à experiência completa: recepção dos personagens, rodízio de pizzas, interação e show com os personagens da história.

As pizzas, ou melhor, os discos do sabor, são assados em forno a lenha, o legítimo fogo do dragão! São dez cenários em que as crianças e adultos podem aprender poções mágicas e feitiços, além de experimentar a sensação de voar numa vassoura.

 Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1791, Centro, Gramado, RS.

Veja pizzarias pelo Brasil para comer de um jeito diferente | Pizzaria Hector Dragão | Conexão123

Localizada em Gramado, a Hector Dragão é uma das pizzarias temáticas mais famosas do Brasil

Os brasileiros amam tanto a pizza que criaram dezenas de pizzarias temáticas para você saborear o prato e ainda se divertir com o ambiente.

Confira também os países que tem as pizzas mais famosas do mundo!

Para conhecer todos esses destinos, conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas e hotéis e se deliciar nas diferentes pizzarias pelo Brasil.

RESPOSTAS123

A pizza chegou no Brasil com os imigrantes italianos.

A pizzaria Hector Dragão, pizzaria temática em Gramado, está entre as mais famosas do Brasil.

A pizza como conhecemos hoje é originária de Nápoles, na Itália.